Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Endocrinologista ou Nutricionista ??? Eis a Questão


Kid_Musculo

Post Destacado

PODE PARAR.

ENDOCRINOLOGISTA:

Primeiro passo, ok?

Ele vai te fazer exames para saber se tuas taxas de hormônios, se tua tireóide, se enfins, todo o esquema hormonal e glandular do seu organismo está em equilíbrio, pois são fatores que podem alterar teu ganho/perda de peso.

Em alguns casos ele mesmo pode te ajudar com uma dieta, eu tenho um que me passou uma dietinha muito boa, mas esta não é a área foco dele, ok?

Sò que é primordial passar por ele.

NUTRICIONISTA:

Sim, ele também pode lhe pedir estes exames, mas volto a dizer, NÃO é a área foco dele, o foco dele é, de posse dos exames do endócrino, vendo que está tudo ok na opinião do primeiro profissional, te passar uma rotina de dieta de acordo com as tuas necessidades, com o teu quadro genético, indicar substituições, lhe ajudar com uma reeducação alimentar, enfim, trabalhar na área em que ele é formado para te ajudar.

No mais amigo, TODOS NÓS somos apenas pessoas de boa vontade, curiosos, e em alguns casos, como o NINGA, como o PHARMABIO, estudiosos e/ou profissionais qualificados para lhe dar dicas.

E no mais, sem stress por favor, hein gente...não vão zuar o tópico do cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Como estudante de Medicina, me vejo obrigado a meter o bedelho neste tópico, que por sinal, ficou meio bagunçado depois que iniciou essa discussão "off-topic"

Vamos por partes:

1). DBRITTO: exagerou ao presumir que o trabalho de um Fisioterapeuta é dispensável em relação ao de um Ortopedista... estou acabando de concluir o curso de Ortopedia (minha última prova é depois de amanhã) e em tudo o que aprendi, consta muito pouca coisa a respeito de reabilitação física do modo com que o profissional de Fisioterapia trabalha. Inclusive, existem encaminhamentos do Ortopedista ao Fisioterapeuta para algumas reabilitações. O trabalho de um Ortopedista é relacionado à reduções de fraturas, aplicação de aparelhos gessados para imobilização, avaliação de tumores ósseos, avaliação da qualidade óssea de um indivíduo, gravidade de lesões como fraturas, entorses, luxações, malformações congênitas, entre outras, apenas para começar.

2). ninga: parece que se inspirou no deslize do colega DBRITTO para continuar essa linha pobre de raciocínio, coisa que eu não o vi fazer em outros tópicos. Citando que o Endocrinologista entende apenas de glândulas e que a classe médica é "a mais unida" e está "dominando" alguém... por favor né... cada um dentro de suas possibilidades.

3). DBRITTO: "Em direito de resposta" - Bem, eu concordo com algumas coisas e discordo de outras... o seu texto nesse post ficou muito longo (apesar de bem redigido) e eu não vou entrar em detalhes, porém a sua idéia em relação ao Nutricionista é de se pensar. Existem profissões que ultimamente estão "correndo por fora" da raia da Medicina, para formar uma gama de profissionais, cuja qualidade eu não questiono. Porém, vamos pensar, seria coerente substituir um Nutrólogo, que estudou o curso básico de Medicina, Clínica Médica e depois Nutrologia, por um Nutricionista, que iniciou-se na Faculdade e aos 4 anos de estudos está atuante no mercado de trabalho? Por favor pessoal, me interpretem da melhor forma possível, não estou desmerecendo o trabalho dos Nutricionistas, apenas questionando se eles teriam conhecimentos profundos de fisiologia humana e de tanta estrada que o Médico percorreu até chegar lá... o MEC inclusive exige que nós façamos curso de Clínica Médica antes de certas especializações, o que torna a coisa ainda mais complicada - o que sinceramente não sei se é necessário. Alguns cursos estão novamente sendo readmitidos sem o pre-requisito de Clínica Médica. Parece que o MEC está meio confuso...

4). Nina19 "Endocrino vai pesar vc, calcular o IMC e te dar uma folha de dieta impressa q ele tem... a maioria faz isso... ou entao te dar alguma formula... " Você acha que eu (futuro Endocrinologista, se Deus me permitir...) estudei 5 anos e vou estudar mais 3 para dar essa receita de bolo decorada? Se o seu "Médico" faz isso, denuncie-o ao Conselho Regional de Medicina, pois receitar uma dieta associada a alguma fórmula sem saber como anda o sistema hormonal do paciente é crime até para um clínico geral. Eu confesso que alguns Médicos (que sujam o nome dessa profissão) estão capitalizando demais a Medicina e tratando os pacientes com descaso e falta de devida atenção, isso é inegável. Muitas pessoas que têm dificuldades para emagrecer têm algum distúrbio endócrino (como disfunção tiroidiana) ou propensão genética, o que deve ser investigado. Assim como você pediu indicação a um bom profissional de Nutrição, poderia ter pedido um bom profissional de Endocrinologia, que certamente iria te tratar com respeito e interesse. Lembre-se que do outro lado da mesa está uma pessoa comum, a índole dela é que a tornará profissional melhor ou pior, junto com seu conhecimento, claro.

5).Sherazade: Você falou pouco mas disse coisas importantes. O Endocrinologista não estudou para ficar passando dieta de emagrecimento para as pessoas... para isto basta ler Ana Maria ou revistas similares, nem precisa estudar. O Nutricionista tem um conhecimento maior que o do Endocrinologista em relação às propriedades dos alimentos. O Endocrino fica muito concentrado nos distúrbios metabólicos - com certa razão - e pode ficar 'enferrujado' nessa questão da alimentação avançada. Isso depende da atualização do profissional, do interesse do mesmo, dos cursos que ele fez, da graduação, etc... mas eu particularmente acho mais fácil um Médico correr atrás do prejuízo estudando as propriedades dos alimentos do que um Nutricionista se imergir na vastíssima gama de doenças, metabólicas ou não, ou mesmo da ultra-complexa fisiologia humana, coisa que passei a maior parte do curso estudando. Como eu já disse aqui, atrás da mesa tem um ser humano, não um estereótipo de ser humano, basta ter iniciativa e correr atrás.

Até mais! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está agora destravado para futuros posts.




×
×
  • Criar novo...