Jump to content
Sign in to follow this  
RAMBO-PM

Pfaffia Paniculata - Anabolizante natural...

Rate this topic

Recommended Posts

Bom galera, é minha primeira vez no fórum e site, tenho 20 anos, moro em Curitiba. Tava pesquisando sobre proteína de isolada de soja e acabei batendo no site.

Resolvi então compartilhar um "achado" que eu fiz com vocês já que aqui parece ser o lugar apropriado pra isso. O texto abaixo é um tanto comprido mas eu recomendo que vocês leiam, para entender o que eu quero dizer.

No começo do ano eu comecei um rotina de treinamento de força administrada por um instrutor na minha academia, seguindo o padrão de pirâmide. Ao mesmo tempo eu estava pesquisando sobre plantas medicinais e acabei lendo sobre uma chamada 'Pfaffia paniculata'. O que me chamou a atenção sobre ela é uma pequena menção sobre o uso dela devido a abundância de uma substância chamada Beta-ecdisterona (Beta-ecdysterone) para ganho de massa muscular. A partir daí eu fiz uma grande pesquisa na internet sobre esses efeitos... pra minha decepção nenhuma página brasileira abrange esse lado da planta, ficando mais nas aplicações estritamente medicinais.

Então resolvi fazer a mesma pesquisa em sites estrangeiros e pra minha surpresa, encontrei 100 vezes mais páginas sobre a planta do que em sites nacionais, uma coisa especialmente estranha considerando o fato de que essa planta é de origem na América do Sul, abundante no Brasil tanto no sul como na amazônia.

Também conhecida como Ginseng Brasileiro e vendida na China e exterior como "genérico" do 'Panax ginseng' (verdadeiro ginseng). Não há ligações entre o Panax e Pfaffia exceto a aparência da planta e o uso popular. É pesquisada especialmente na área médica por suas propriedades anti-cancerígenas e do aumento da resistência imunológica, bem como o aumento da longevidade e preservação celular. Sua primeira aparição na TV no Brasil foi numa reportagem da Band no começo da década de 80 onde entrevistaram um garimpeiro de 75 anos aparentando 50, que dizia consumir a planta desde os 25 quando um pajé de uma aldeia próxima do garimpo, receitou para curar um começo de artrite.

Os russos foram os primeiros a descobrir o uso anabolizante da planta e usaram-na em seus atletas nas olímpiadas de 88 e 92 e ela ficou conhecida nessa época como "segredo russo". Houve um grande marketing para promover essa planta como anabolizante, em especial nos EUA, mas devido ao fato de não haver uma grande procura, o preço da planta era muito alto e não havia o conhecimento para o seu uso para esse sentido, o que frustou muitos que tentaram investir nela. Os japoneses então desenvolveram uma técnica para isolar o componente anabólico (Beta-ecdysterone) da planta e então começou a ser difundido o uso apenas da substância isolada. Cada 30 a 50 mg da substância diários garante um ganho muscular de 1,5 a 2,5 de kilos de massa magra, porém um frasco com 200mg da substância custa na média de 150 dólares. O preço alto se justifica por ser muito caro o processo de extração e também pelo fato de ser o único anabolizante sem efeitos colaterais relatados em mais de 10 anos de estudo.

Voltando a planta, eu encontro o pó dela (raiz) em comprimidos de 400mg num pote de 50 cápsulas a 7 reais, e pelas minhas pesquisas esse é o preço padrão. Também é possível encontrar lascas da casca para se fazer chá, mas não recomendo pois não é indicado para o ganho muscular. Cada 100mg da planta contém em média 2,5 mg de Beta-ecdysterone, logo 1 cápsula de 400 contém 10mg. Fazendo-se os calcúlos ingerir 6 comprimidos diários deve dar resultados. Porém eu tomei 9 cápsulas diária durante 4 meses + treinamento de força + suplementação leve com Nutrysoy e obtive os seguintes resultados: 1º Mês 1,8 kilos de ganho muscular e 2 kilos de perda de gordura; 2º Mês 2 kilos de ganho muscular e 1,5 de perda de gordura; 3º Mês 2,4 kilos de ganho muscular e 1 kilo de perda de gordura; 4º Mês 2,6 kilos de ganho muscular e 0,8 kilos de perda de gordura. Vale lembrar que eu não fiz treinamento aeróbico durante esse período, e nem nunca tinha feito rotina de força antes. Durante todo o tempo eu consumi 9 cápsulas diárias, divididas em 3 séries de 3 cápsulas, 1 séria assim que acordo, 1 depois do almoço e 1 antes de dormir. Tive que para de consumir depois de um problema gástrico que eu tive, e segundo minhas pesquisas a planta em si, pode causar problemas de gastrite dependendo da dosagem e da pessoa, então eu resolvi parar por um tempo. Tenho 1,80 de altura, e quando comecei tinha 90 kilos, agora tenho 93,5 kilos, porém minha massa muscular aumentou consideravelmente e apesar de mais pesado eu emagreci.

Não é recomendada o uso anabólico dessa planta ou da substância isolada sem uma dieta rica em proteínas. É recomendado além da dieta uma rotina de treino de força para melhores resultados, além do consumo logo antes de dormir.

A Beta-ecdysterone age como um transportador das proteínas para as células. Ela fica apenas 6 horas no organismo até ser eliminada, por isso a necessidade e um uso continuo e intercalado, ou seja, 9 cápsulas de uma vez só não fazem efeito melhor, pois a substância só vai ficar 6 horas, sem ter tempo suficiente para agir.

Efeitos colaterais da planta: possível gastrite (se houver, diminuir a dosagem). Não é recomendado que pessoas asmáticas inalem o pó. E não é recomendado para mulheres grávidas pois não foi estudado esse caso.

Outros efeitos da planta incluem: aumento da libido (desejo sexual) ; aumento da oxigenação no sangue, promovendo melhor respiração e capacidade pulmonar; aumento da resistência imunológica; indicado para mulheres com problemas hormonais; indicado para homens com baixa produção de espermatozóides.

Li em algum lugar também que uma rotina boa de uso da planta é a cada 4 semanas tomando, passe 2 sem tomar. Isso pode evitar também complicações com gastrite.

Bom, fica aí um breve resumo da minha experiência com a planta.

Dúvidas e etc, postem aqui.

Legal hein, mas acho dificil.

Aonde voce achou isso?

Nao entendi porque primeiro ele fala que ela eh cara, mas acha por um preco bem barato...

O que é caro é a Beta-Ecdysterona isolada. Ela é a substância anabólica da planta.

A planta aqui no Brasil pode ser comprada em cápsulas e custa 7 reais na quantidade que eu compro: 50 cápsulas de 400mg.

Se quiser entender mais, releia o texto com mais cuidado.

É pesquisada especialmente na área médica por suas propriedades anti-cancerígenas e do aumento da resistência imunológica, bem como o aumento da longevidade e preservação celular.

Isso é uma verdade; porque tomei o pó desta planta quando tinha 6 anos de idade; foi o que curou um reumatismo infeccioso no sangue, que os médicos não conseguiam tratar com remédios convencionais.

E era muito, mas muito caro isso na época, pq era comprada por pessoas com câncer.

Eu mando manipular em uma farmácia homeopática.

Qualquer loja de remédios naturais ou que trabalhe com isso deve ter.

*CUIDADO* : Por ela ser conhecida como Ginseng Brasileiro, podem querer te empurrar o 'Panax ginseng' que NÃO TEM EFEITO ANABOLIZANTE. Conselho aos que forem compra, verificar se realmente é a 'Pfaffia paniculata' ou algum outro tipo de 'Pfaffia' mas tem que ser 'Pfaffia' caso contrário não sei o que pode acontecer com o consumo nessas quantidades.

Realmente Maria, era muito caro antigamente, porém desde que o Brasil começou a exportar essa planta pro exterior como Ginseng e para as empresas japonesas (aquelas que isolam o anabolizante) o preço baixou consideravelmente.

Um detalhe interessante: Beta-ecdysterone também é encontrado no Espinafre, de preferência cru (alguém lembra do Popeye? :lol:), porém em quantidades menores do que na Pfaffia. Existem outras plantas que possuêm a mesma substância, mas a Pfaffia é de longe a com maior concentração (2,5% da planta é Beta-ecdysterone).

Praqueles interessados em usar a planta, aqui vai a melhor rotina para conseguir resultados:

1) Consumir 3600mg de pó de raiz de Pfaffia por dia, dividido em 3 doses de 1200mg, 1 ao acordar, 1 depois do almoço ou antes do treino, 1 antes de dormir.

2) Consumir pelo menos 2 ovos fritos ou cozidos por dia, de preferência 1 ao acordar e 1 antes de dormir.

3) Consumir pelo menos 2 colheres cheias de Nutrysoy ou outro tipo de proteína isolada de soja com leite, de preferência antes de dormir.

4) Dieta balanceada com carnes e vários tipos de verduras, a carne pode ser excluída por + 2 ovos por dia ou + 2 colheres de Nutrysoy. Comer muita banana e mamão, além de outras frutas.

5) Treino com rotina de força, baseado em pirâmide (ganho de fibras brancas, que são as fibras musculares responsáveis pela força. As fibras vermelhas são responsáveis pela resistência) acompanhado de preferência por um instrutor ou alguém competente.

6) Correr pelo menos 40 minutos por dia, de preferência 6 horas antes do treino de força, para ganho de resistência muscular cardíaca, pois o excesso de fibras brancas pode causar insuficiência cardíaca (possível infarto, e morte, além de perda de resistência pulmonar e muscular ao longo do tempo) caso não seja feito corrida.

Bom, é isso. Para ser sincero, essa rotina acima que eu descrevi não foi a que eu usei durante os 4 meses que eu citei (que consistia apenas em 2 colheres de Nutrysoy e Pfaffia, além do treino de força sem corrida), porém é a rotina que eu estou adotando agora, e creio que os efeitos serão maximizados pois preparei essa rotina com a ajuda de um instrutor formado em Educação Física e outro em Nutrição.

Complementando a rotina acima, os interessados podem também:

7) Tomar 3 ou 2 vezes ao dia chá de folha de espinheira-santa (encontrado em lojas de produtos naturais) antes das refeições, para minimizar ou anular qualquer problema gástrico (de estômago) que o interessado tem ou possa ter. O chá é preparado com 2 a 4 folhas de espinheira-santa cortadas em pedaços pequenos, adicionando uma xícara de aguá fervendo, tampando a xícara e esperando de 10 a 20 minutos (método de infusão)

8) Tomar uma colher de chá com pó de guaraná diluída em água ao acordar, ou depois do almoço, como preferir, para ajudar na respiração e pique na hora do treino e no dia-dia. Também ajuda a evitar problemas de circulação sanguínea. Não recomendo o consumo próximo do horário de sono, e também não mais do que 2 colheres de chá por dia.

Então resolvi fazer a mesma pesquisa em sites estrangeiros e pra minha surpresa, encontrei 100 vezes mais páginas sobre a planta do que em sites nacionais, uma coisa especialmente estranha considerando o fato de que essa planta é de origem na América do Sul, abundante no Brasil tanto no sul como na amazônia.

Muito interessante esse texto q vc escreveu.

Esse trecho aqui me chamou atencao... vcs se lembram de um Globo Reporter de uns indios na Amazonia, que num certo momento eles trancavam os indiozinhos numa oca e eles ficavam ali dentro tipo uns meses soh consumindo uma "raiz misteriosa" que era segredo da tribo, daih qdo saiam de la, tavam maior gigantes?

Eu pensei na hora se essa Pfaffia nao seria essa tal raiz.... :roll:

Vai saber?

Eu mando manipular em uma farmácia homeopática.

Rambo, vc manda manipular a Pfaffia ou a substancia Beta-ecdysterone?

Abracao! :lol:

Pelo preco eu arriscaria meu dinheiro... mas vai sabe se nao vai dar nenhum colateral :/

Nao tem esse risco nao? De um jeito ou de outro, eh um PH neh nao?

Na verdade eu não mando manipular, porque na farmácia onde eu compro eles manipulam e deixam a pronta-entrega na prateleira pra qualquer um. Vocês podem pedir assim: Ingrediente Pfaffia paniculata, 50 cápsulas de 400mg cada cápsula. Existem embalagens comerciais da planta, mas não recomendo porque normalmente é 30 a 40 cápsulas com 250mg de Pfaffia e sai por volta de 15 a 20 reais. Não sei se as farmácias da região de vocês vão exigir receita com visto de um profissional.

Na farmácia "A Fonte" no bacacheri, rua méxico, aqui em Curitiba, não é necessário receita, a menos que você peça acima de 400mg por cápsulas. Existem outras farmácias e loja de produtos naturais que vendem sem receita, recomendo que vocês as procurem.

Eu mando manipular a planta, não é possível nesse momento mandar manipular somente a substância, e tenho que lembrar que a planta traz outros benefícios, pois age como suplemento também devido a uma enorme gama de minerais, aminoácidos e vitaminas que ela possui. A menos que você seja alérgico a ela, não recomendo perder tempo procurando a substância, até porque a mesma custa por volta de 150 dólares se você encontrar e não dura nem 1 mês. Também devo lembra que nunca encontrei ela isolada para venda aqui no Brasil.

edit: avian, eu escrevi quase tudo que eu sei da planta e alertei para os possíveis efeitos colaterais, a conta e risco é sua. Eu garanto que eu testei, não me arrependi. Tive um problema de gastrite em julho que me fez parar de tomar por precaução, pois eu não sei se está ligado a planta. Agora em Setembro eu estou voltando a treinar e estou seguindo os 8 passos que eu já escrevi, quem quiser ter os melhores resultados, recomendo segui-los.

edit 2: Taurino, eu creio que deva ser ela mesma. Não vi a tal reportagem, mas tenho quase certeza de que é a Pfaffia só pelo que você me disse. Os índios antes dos russos já usavam a planta para esse propósito como eu já escrevi.

GALERA! Quem entende inglês, e quer comprovar o que eu tô falando, percam 1 hora de suas vidas e pesquisem no www.google.com.br essa linha aqui: +"Pfaffia" +"Beta ecdysterone"

(incluindo as aspas e os sinais de +)

Pessoal, tô vendo que muita gente não tá lendo direito o que eu escrevi. Leiam minhas mensagens, desde a primeira até essa aqui, com cuidado e paciência para tirarem todas as dúvidas possíveis!

Quero também aproveitar para que o pessoal interessado na planta, siga os 8 passos que eu sugeri (ou apenas os 6 primeiros), afim de garantir melhores resultados. Quem aqui tiver disposto a seguir os 8 (ou 6) passos, me avise, no próprio forum. Aos que apenas se interessaram na planta e não querem seguir minhas indicações, eu os aviso que é inteiramente risco de vocês. Que isso fique claro para que depois eu não seja agredido com o tipo de mensagens: "você não falou nada disso" ou "eu tentei assim do meu jeito e não deu certo".

Ta, mas tipo desses passos, algum sao pura suposicao nao eh?

Como por exemple falar que deve-se treinar piaramide, pessoalmente nao acho o melhor tipo de exercicio com pesos, na verdade voce esta indicando ALGUM exercicio de levantamente de pesos nao eh?

Sobre a corrida tambem nao acho ideal fazer 40 minutos, mas voce soh falou isso porque voce confia nesse treino aerobico.

E sobre as proteinas tambem acho voce meio equivocado, a proteina de soja ao meu ver nao eh tao interessante quanto a whey protein, abulmina ou mesmo caseina. Voce soh deu exemplos de proteinas para se ingerir nao eh?

Ou tem alguma explicacao logica para as suas preferencias?

avian, nesse ramo muita coisa é suposição e muita coisa tem base científica. Existem muitos artigos e estudos que suportam essa rotina. Já falei antes pra alguém que não existe 100% nesse caso, tudo se adapta. Eu propus pirâmide porque é o que eu usei, e vi muita gente usando e li muita teoria suportando o sucesso dela, se você conhece outra feita por um profissional de qualidade da área e sustentada por um estudo e conhece casos de sucesso, então vá em frente. Como o fórum se trata de treinamentos, gostaria que o pessoal que se interesse, também treine numa base sólida que nem essa.

A corrida de 40 minutos é opcional, porém algum exercício aeróbico eu recomendo, assim como recomendam 90% dos fisiculturistas e profissionais da área que eu conversei ou li a respeito, alguns propoem 20 minutos no máximo, outros sustentam que 40 é o limite, e tudo isso depende daquilo que você procura, porém o fato é que algum exercício aeróbico regular junto com uma rotina de força (em pirâmide ou não) traz resultados mais saudáveis. Se você quiser alguns detalhes científicos eu posso até escrevê-los aqui para você ler, mas acho que você pode procurá-los sozinho também.

O que eu realmente quero que façam, é não tomar as doses da Pfaffia de forma irregular e manter uma dieta de proteína elevada junto com o treino supervisionado. E peço um pouco de razão para não exagerarem em nenhum aspecto. Proteína de soja é só um suplemento simples, barato e eficaz que eu recomendo, qualquer outro é opção do usuário.

E como eu só conheço eu mesmo aqui no Brasil que usa Pfaffia para esse propósito (lembre-se, AQUI NO BRASIL, não significa que não usem em outros lugares) meu interesse é difundir o uso e recolher resultados, caso eles apareçam. De preferência resultados com base na rotina que foi estabelecida, não apenas por mim, mas por 2 outros profissionais como eu já falei.

Fora dessa rotina, eu não posso garantir nada, absulatamente nada, assim como não garanto que ela vá funcionar com todos, espero que pelo menos com a maioria. Se alguns quiserem modificar detalhes como o fato de ser pirâmide ou não, ou se vão fazer exercícios aeróbicos ou não, fiquem por sua conta e risco. Acho que o recado nesse sentido já está dado, aqueles que ainda tem dúvida quanto ao sucesso do uso da planta, recomendo que aprendam inglês e estudem os vários estudos disponíveis na internet sobre a planta e seus efeitos assim como eu fiz a quase 1 ano atrás e ainda hoje pesquiso para saber novidades.

Guest bodybuilder senior

Você diz que perdeu fat, e que NÃO fez aeróbicos para isso etc., e depois diz que as pessoas precisam correr 40 minutos etc.!!! E os que não fizerem isso terão infarto pois as fibras brancas são as responssáveis por isso etc.!!! Ilógico.

Eu sei sobre o TRIBULUS essa planta aumenta a testosterona natural etc. sobre essa planta que tu diz não sei sobre ela. Uma coisa é certa por você NUNCA ter treinado ajudou e muito no seu ganho de massa magra e isso por razões óbvias, e mesmo em um treino degenerado tu conseguiria ganhos ótimos, pois o corpo nunca tinha visot esse estímulo anteriormente sendo assim ele reage com hipertrofia e força.

Não existe afirmar que não tenham efeitos colateras, é lógico que esses efeitos não são como os efeitos catastróficos dos anabolizantes mais eles ainda EXISTEM E ISSO É FATO, veja sobre a gastrite que tu afirma ter tido devido as dosagens dessa planta QUE NÃO TEM EFEITOS COLATERAIS, então outra vez pense sobre isso, além disso a meia vida desse processo com certeza é curta uns 2 meses no máximo e o corpo se acostuma com os níveis elevados de testosterona se é que essa planta aumenta a testosterona, assim como faz a TRIBULUS.

Claudio Schenker

Bom... q eu tenha entendido, ele nao falou que a planta aumenta testosterona... ele soh disse que eh anabolizante a tal substancia que ela tem. E nao disse "funciona, gente, eh milagroso", mas sim algo como "comigo ate onde vejo funcionou, se alguem mais quiser tentar, tente sob sua conta e risco".

Eu lembrei na hora essa do Tribulus, que todos dizem ser balela, mas fiquei em duvida sobre essa planta.

Fui numa farmacia de manipulacao homeopatica (a Mercurial, caso alguem conheca) e tinha exatamente o que o RAMBO falou: vidros de 400mg a caps., com 50 caps. Soh que no rotulo (de fabricacao propria) consta "Ginseng" apenas, e nao "Ginseng Brasileiro". Chamei alguem responsavel, que me trouxe um livro falando da "Pfaffia sp" e do "Panax ginseng". A moca me explicou que eu poderia ficar sossegado pq a R$ 9,70 era mesmo o "Ginseng Brasileiro", pq alem deles nao trabalharem com o Koreano, o preco dele eh MUITO mais alto. Essa informacao condiz com o que vc conhece, RAMBO?

Abracao!

Em nenhum momento eu disse que a planta em si não tem efeitos colaterais. O que eu disse foi que a Beta-ecdysterona, o agente anabólico da planta não tem efeitos colaterais pesquisados. Acho que o resto está bem explicado no que eu escrevi.

Nunca ouvi falar da Tribulus, até porque eu só me interessei pela Pfaffia por 3 simples razões: Preço, disponibilidade e saúde.

Falei também que era possível o pessoal vender como Ginseng Brasileiro, mas muita gente já se acostumou a vender como apenas Ginseng, o que na minha opinião é errado pois as 2 plantas não tem ligações genéticas. Onde eu compro, no pote vem escrito "Ginseng" e do lado escrito assim "(Pfaffia)". Eu perguntei se era mesmo Pfaffia e eles me confirmaram que era Pfaffia paniculata.

Existem se não me engano umas 30 variações de Pfaffia sendo as mais comuns a paniculata e a glomerata. Ambas devem possuir os mesmos efeitos, pois até onde eu estudei não existem diferenças fitoquímicas consideráveis entre as duas.

Quanto a como o agente anabólico da planta age, vou explicar de novo. Se chama Beta-ecdysterone, existe em várias plantas, porém na Pfaffia existe em quantidades muito mais altas. Uma planta comum que contém também é o espinafre, só que muito pouco, outra que ouvi falar é uma que só cresce nos estepes na Rússia, essa contém mais que o espinafre mas ainda sim menos que a Pfaffia. A Beta-ecdysterone age da seguinte forma no organismo:

1) Ela fica apenas 6 horas até ser totalmente eliminada.

2) Não altera a taxa hormonal

3) Durante as 6 horas no organismo, ela age a nível intra-celular carregando as proteínas para dentro das células, aumentando a capacidade regenerativa, ideal para reconstrução muscular. Por ela ficar muito pouco tempo no organismo é recomendado o consumo antes de dormir.

4) Se você não quiser mais ter os efeitos, você fica 6 horas sem tomar e não precisa mais se preocupar.

Lembre-se, novamente estou falando da substância isolada, e não da Pfaffia. 400mg de Pfaffia contém aproxidamente 10mg de Beta-ecdysterone. Dosagens para a Beta-ecdysterone fazer um bom efeito variam de 30mg a 50mg ou mais dependendo do biotipo. Eu considero 9 cápsulas que nem eu sugeri O MÁXIMO que alguém pode tentar, pois mais do que isso, um uso continuo pode acarretar em uma gastrite severa. Eu percebi que depois de 4 meses tomando na média de 9 (90mg de B-E) cápsulas não me fez bem, então diminui para 6 (60mg de B-E)e agora não estou tendo nenhum problema nessa dosagem. Em todo o caso, foi recomendado por atletas russos que tomavam a planta, tomar durante 4 semanas e ficar 2 sem tomar. Isso deve evitar problemas de gastrite.

Eu disse também que o excesso de fibras brancas, ou de músculos em geral, e tem que ser um baita excesso, causa insuficiência cardíaca, e isso não é suposição, praticamente todos os cardiologistas concordam, assim como muitos profissionais de Educação Física e áreas do tipo. Eles recomendam a quem faz musculação de hipertrofia, um período de exercícios aeróbicos. Como eu fiz apenas 4 meses de musculação, eu fazia apenas um pequeno aquecimento na esteira de 6 minutos antes de começar. Agora que estou fazendo de forma mais séria e dedicada, eu vou seguir a rotina que eu já falei, até porque eu me preocupo com minha saúde em primeiro lugar. Aos kamikazes que querem ter músculos não importando como, provavelmente eles não ligam pra esses detalhes.

Novamente eu vejo que o problema de novo foi o fato de uma parte do pessoal não ter paciência para ler direito o que eu escrevi. Se é tão difícil para vocês lerem com calma, não quero nem arriscar a ver como vocês fazem musculação.

Guest

fala ae rambo, me diz uma coisa ai q eu não entendi, vc começou a usar a pfaffia quando começou a treinar, ou vc já treinava antes??

e vc continua a usar o pfaffia?? Se sim como estão seus ganhos após 1 ano de treinamento??

Ah e quanto ao ovo frito?? pq isso?? pois eh uma fonte de proteina?? ovo frito eh muito ruim, tem muito colesterol e gordura, não entendi pq isso??

Abraço

Falow

Eu fiz musculação antes de começar a toma Pfaffia mas nunca rotina de força, apenas uma rotina leve e moderada. Quando comecei a rotina de força meus ganhos foram aqueles que descrevi na primeira mensagem. Depois dos 4 meses tomando eu parei de fazer musculação por uma série de fatores, incluindo uma gastrite que eu tive, que eu não posso garantir que não esteja relacionado ao consumo da planta, porém não foi o único fator que me impediu de treinar. Estou voltando a treinar agora seguindo os 8 passos que eu escrevi, só que no meu caso eu diminui o consumo para 6 cápsulas diárias, e pretendo tomar durante 4 semanas, ficar 2 sem tomar e tomar durante 4 semanas novamente. Não tenho dados para mostrar ainda com essa nova rotina, dentro de 1 mês eu coloco aqui.

Ovo em geral é uma fonte de proteína barata e saudável. Pra quem faz rotina de força e treino aeróbico, não há o com o que se preocupar com o consumo de 2 ovos por dia. Tem gente que come cru, pois conserva mais proteína. Eu prefiro frito ou cozido. Tente evitar usar óleo pra fritar, assim você diminui a gordura.

Colesterol ainda hoje é estudado e questionado, não precisa ter medo dele, a menos que você realmente exagere. O colesterol só vem de alimentos de origem animal (ovo, carne, leite) porém é fato científico que 60% da gordura que entope as artérias são de origem vegetal (gordura vegetal hidrogenada, normalmente encontrada em empanados, pastéis, bolachas e outros industrializados) e apenas 40% costuma ser de origem animal. Deve-se entender que o colesterol não é causador do infarto, pois ele é um agente reconstrutor de células. O exame de colesterol é feito apenas para medir a quantidade dele no sangue pra saber se você está tendo danos a nível celular com gordura (entupimentos de veias e artérias, e etc), seja de origem animal ou vegetal. Tanto que a falta de colesterol é danosa ao organismo pois ele mantém limpo suas artérias e veias. Existe uma pesquisa que aponta que a gordura animal é menos danosa ao organismo.

Resumindo, não exagere na gordura de qualquer origem, coma apenas o que seu corpo e seu treino exigir.

vo mandar manipular 100 cápsulas de 400mg cada cápsula hj e vo começar a tomar essa planta junto com clembuterol , vou ver se consigo dar uma rachada sinistra com esse ciclo, vou começar segunda e logo mais posto os resultados e as fotos.

Um Abraço.