Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Faça seu "Whey" Caseiro


O Demolidor

Post Destacado

Bom, o que vou passar aqui é minha aula prática de hoje de Tecnologia de Alimentos. Nao tenho referências, mas sequiser provas faça - os.É GRANDE O TEXTO, MAS VALE A PENA! ! !

Bom , primeiro de tudo, pra fazer o seu "Whey" caseiro é preciso que antes voce faça seu queijo minas caseiro, visto que a retirada do soro sera usada posteriormente. O queijo minas fica identico! é muito facil!

Queijo Minas:

-Coloque numa panela de média pra grande 2 litros de leite pasteurizado e uma colher de coalho. Aqueça (mexendo em 8 ) a EXATOS 35º e imadiatamente desligue o fogo e tampe essa panela.

-Abra-a somente após 30 minutos. La está seu queijo minas.

Entao pegue uma faca e corte em linhas cruzadas...(como na gelatina) ou seja, cubos. Apos feito isso voce dá uma mechidinha na panela e tampe-a novamente.

- Espera cerca de 10 minutos e vera que o soro do leite está bem visivel.

- Pegue uma concha e retire-o dali e va colocando - o em uma jarra .

- Apos a retirada do soro, coloque em compotas seu queijo (oq sobrou na panela) e deixe por 24h na geladeira (nao no freezer). Vera no outro dia que vai ter muito queijo pra voce !

AGORA O "WHEY"

Com o soro do leite (muito ruim beber puro, e causaria com certeza diarréias) faça a bebida láctea a base do soro do leite.

É ridiculo de facil:

-Coloque 1 litro do soro do leite em um liquidificador

-300ml de leite pasteurizado

-4 colheres de sopa de acucar

-100ml de maguary.

Bata tudo e tome... fica muito bom .

Essa mesma professora da aula pra mim de Analise Sensorial. E ela ja fez uma vez a tabela de composicao desse leite. Tem as mesmas propriedades do whey industrializado(BCAA's, por exemplo, baixa gordura) porem nao é tao pratico. E VEJA ..essa mistura com leite e maguary, é uma boa pedida pra um lanche saudavel e proteico!

Espero que eu tenha ajudado em algo. Tenho ainda requeijao caseiro (sai + barato que comprar , mesma coisa e da pra fazer pra mais de metro. E danoninho , se alguem se itneressar depois, é só postar)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 65
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

cara, acho algo errado nisso.

primeiro, 1 col. de coalho de que tamanho ?

segundo, nao eh so tirar o soro nao, tem que escorre-lo espremendo a massa que sobra num pano de prato, e deixar em formas pro resto do soro escorrer normalmente.

bom, me diz o que tu acha disso, mas qto ao whey eu ja imaginava como era, so nao sabia do maguary heuHEUheuHEUHeuhUHEUh

abraço :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao pessoal. Desculpa ter nao ter especificado em detalhes...é que sou muito apressado .eu penso que escrevi mas nao escrevo !

A colher de coalho é de sopa !

E como falaram , voce tem que por na penera e "espremer"o queijo pra sair tudo mesmo. Desculpe se nao dei detalhes.

Danoninho:

Coloca em uma panela 2 caixas de morango (quanto mais vermelhos melhor) + 8 colheres DE SOPA hhe de açucar, e 1 colher de sopa de limão (espreme na colher). Meche isso no fogo.

- Até ficar bem desintegrado os morangos e eles ficarem bem consistentes (como o brigadeiro na panela qndo se faz..+- 10- 12 min)

Entao coloca em um liquidificador tudo isso e adiciona um pote de nata inteiro + 300g de ricota. PRONTO ! ! ! fiz ontem e ficou show de bola.

REQUEIJÃO ... (30 X MAIS FACIL..RIDICULO)

Colocar em um liquidificador:

500g de ricota

100g de margarina

1 copo de leite morno

sal a gosto

BATER TUDO , COLOCAR POR 1H NA GELADEIRA

ESTA PRONTO...

vc gasta uns 2 reais e da uns 3 copos de requeija.

falow ?

abraços !

qualquer coisa perguntem

TEMPO DE DURAÇÃO DESDE QUE ARMAZENADOS NA GELADEIRA (3 A 5 DIAS PARA TODAS AS RECEITAS)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma colher de sopa de coalho para 2 litros de leite ???

que coalho eh esse ?

o coalho que eu conheço, liquido, eu uso 1 col. de sopa para 25 litros de leite cara.

espero saber qual eh a desse coalho ae. vlw .

BOA RECEITA DO REQUEIJAO !!! :lol:

ps. : vc nao botou o tamanho do pote de nata ! :wink:

ja ta virando moda, mas as tuas receitas tao show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao pessoal , desculpe nao ter especificado tambem. É um pote de nata inteiro , desses que vendem no mercado..axo que umas 500g.

A colher é de sopa mesmo. ë pra ser forte o coalho mesmo, pois o tempo é curto de espera.

Que bom que gostaram das receitas...

Eu tenho que axar a folha do catupiry que eu perdi ..se eu achar..tao afim ?

hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que seria maguary (suco artificial?).

Gostaria de saber os horários que devo tomar e em qual quantidade, malho 4 vezes na semana, sempre na parte da tarde.

Suco maguaty ou qualquer suco concentrado.

É legal voce tomar isso longe dos treinos, pois todos tem uma quantidade média de lipidios o que torna inapropriado pós e pré treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao pessoal , desculpe nao ter especificado tambem. É um pote de nata inteiro , desses que vendem no mercado..axo que umas 500g.

A colher é de sopa mesmo. ë pra ser forte o coalho mesmo, pois o tempo é curto de espera.

Que bom que gostaram das receitas...

Eu tenho que axar a folha do catupiry que eu perdi ..se eu achar..tao afim ?

hehe

lógico! manda td receitas q tiver... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...