Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (USP)


Ronaldo FIBRA

Post Destacado

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (USP): basta acessar o link:

http://www.fcf.usp.br/departamentos/pagina.php?menu=107&pagina=602&departamento=1

Abraço.


---

Para visualizar as propriedades do alimento que deseja basta colocar o nome do mesmo no campo para pesquisa, conforme está indicado na imagem abaixo:

 

post-69938-0-97034500-1386725711_thumb.j
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


O q é fenilcetonúricos? e mgPhe? pra q serve?

Fenilcetonúricos está relacionado a Fenilcetonúria, tbém conhecida como PKU, uma doença congênita q afeta o metabolismo do aminoácido fenilalanina, fazendo com q o organismo não o metabolize; em excesso no sangue é toxico, atacando principalmente o cérebro podendo causar deficiência mental. O "tratamento" é feito através de uma dieta extremamente controlada a base de alimentos que ñ contenham fenilalanina.

O outro termo q vc queria saber, eu ñ conheço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fenilcetonúricos está relacionado a Fenilcetonúria, tbém conhecida como PKU, uma doença congênita q afeta o metabolismo do aminoácido fenilalanina, fazendo com q o organismo não o metabolize; em excesso no sangue é toxico, atacando principalmente o cérebro podendo causar deficiência mental. O "tratamento" é feito através de uma dieta extremamente controlada a base de alimentos que ñ contenham fenilalanina.

O outro termo q vc queria saber, eu ñ conheço!

Soh completando: a Fenilcetonuria eh detectada logo depois do nascimento do bebe, atraves do "teste do pezinho", ja ouviu falar? Assim, pode-se conhecer a existencia do problema e entrar com a dieta adequada, evitando "estragos" na crianca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...

Sei q faz tempo (quase 1 ano) q os posts desse tópico foram escritos mas como estou de férias e como fiquei curioso sobre alguns dos alimentos citados, busquei as informações pra galera q pediu (obviamente já obtiveram essas informações e para dizer que é bom pesquisar em + de uma tabela se o alimento não for encontrado na única procurada (abaixo 3 tabelas nutrionais muito boas)

Salmão defumando americano (100g) (naum achei salmão grelhado, nem sempre se acha o que EXATAMENTE se procura :roll: 😞

Calorias: 204 kcal

Glicídios: 0

Proteínas: 24g

Lipídios: 12g

Cálcio: 26mg

Fósforo: 276mg

Ferro: 1.3mg

Uma coisa q eu achei do salmão grelhado foi as calorias, q é 220 kcal, portanto, se quiser uma dieta hipocalórica, prefira salmão defumado! :lol:

Arroz integral cozido (100g):

Calorias: 95 kcal

Glicídios: 21,27g

Proteínas: 2.3g

Lipídios: 0.74g

Feijao carioca cozido (100g)

Calorias: 69 kcal

Glicídios: 16,91g

Proteínas: 4,77g

Lipídios: 0,53

Carne bovina (musculo) moida cozida ou refogada (100g)(s/ gordura):

Calorias: 194kcal

Glicídios: 0g

Proteína: 31g

Lipídios: 7g

Fontes: WebCalc (http://www.webcalc.com.br);

Tabela Nutricional Unicamp (http://noticias.uol.com.br/saude/tabela.jhtm);

Tabela Brasileira de composição de alimentos da USP (http://www.fcf.usp.br/departamentos/pagina.php?menu=107&pagina=602&departamento=1)

Não adianta querer procurar só em uma tabela... acho q essas 3 dão conta do recado de transmitir as informações que vc precisa... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...

Uma tabela bem completa é a "Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para Decisão Nutricional" da Dra. Sonia Tucunduva Philippi. Nesta tabela podemos encontrar os valores de todos os macronutrientes e alguns micronutrientes, sendo que os macronutrientes, como a gordura, é dividida em gordura total, gordura poliinsaturada, gordura monoinsaturada, gordura saturada....

As vitaminas que obtemos os valores nesta tabela são: A, C, B1, B2, B6, B12, D, Niacina, Folato, Ácido Pantotênico, E.

Os minerais que obtemos os valores nesta tabela são: Iodo, Sódio, Cálcio, Magnésio, Potássio, Ferro, Cobre, Selênio (antioxidante bastante importante, 100g de castanha-do-pará sem sal contém 2960,000mcg de selênio).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...