Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Maltodextrina - Esclarecimentos


Mark Occh

Post Destacado

Realmente eu estou percebendo q o assunto MALTODEXTRINA vem causando grande alvoroço e divergencia de opinioes nao é de agora... Ok, vou tentar esclarecer o q acontece com este nutriente para todos q seguem com suas duvidas...

Aqui no forum, a classificacao q se define em relacao aos carboidratos sao SIMPLES DE ALTO IG e COMPLEXOS DE BAIXO IG... Quando um carboidrato possui um indice glicecmo alto, nao só aqui coo em varios outros lugares, o mesmo é considerado simples... Eu mesmo deixo isto sempre taxado nas respostas... Porem, o q acontece? Sera q tudo e todos estao errados e realmente a malto é um carboidrato simples???

A resposta para esta pergunta é simples... NAO, a maltodextrina nao é um carboidrato simples... A maltodextrina é um polissacaridio derivado do amido, os polissacarideos sao as cadeias mais complexas de carboidratos, sao formados por diversos acucares simples... Porem, o q tem de tao especial q causa tanta duvida em relacao a malto?

É simples, a maltodextrina é um produto industrializado e processado isolado diretamente do amido de milho... Quando um produto é processado, especialmente um carboidrato complexo, suas moleculas de acucares simples q o formam especialmente a glicose, sofrem modificacoes, modificacoes estas q mudam a estrutura molecular do acucar de tal forma q possibilita uma absorcao muito mais rapida do mesmo pela corrente sanguinea... Como todos sabemos, o INDICE GLICEMICO é o indice q indica a velocidade q o nutriente libera quantiades de glicose na corrente sanguinea... Neste caso, o indice glicemico de um produto processado como é o caso da maltodextrina se eleva muito, tornando a velocidade de absorcao da mesma pelo organismo muito mais acelerada...

A maltodextrina é um produto industrializado q pode ate sem um carboidrato complexo pelo fato de ser formado por diversos acucares (incluindo a propria detrose, glicose, entre outros...) porem, nunca pode ser comparado a outro carboidrato complexo como o amido encontrado nas batatas por exemplo exatamente por estes fatores q modificam a velocidade de absorcao de um carboidrato complexo...

Resumindo, Quando vc for em uma loja de suplementos e ver escrito no saco de maltodextrina CARBOIDRATO COMPLEXO, nao esta errado o q esta escrito la, o q esta errado é o a imagem q esta expressao pode lhe passar... A Maltodextrina é um carboidrato complexo pelo fato q eu descrevi acima q possui um alto indice glicemico tb pelos fatos descritos acima e age quase q da mesma forma, quando falamos de velocidade de absorcao, q os carboidratos simples...

Portanto, todos q classificaram a maltodextrina como carboidrato simples aqui no forum ate hoje, seguiu a base CARBOIDRATOS DE ALTO IG = SIMPLES, CARBOIDRATOS DE BAIXO IG = COMPLEXOS

Apesar de nao explicar muita coisa, esta base de classificacao resolve muito pois é facil de se entender e exatamente por isto, fica mais dificil de se cometerem erros...

Espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

valeu pelo esclarecimento mark, eu tomo maltodextrina após o treino, e antes do treino como pera e banana, ta certo? Quais os tipos de carboidratos que devo ingerir antes de depois dos treinos?? Por favor, cite alguns alimentos que tenham estes dois tipos de carbo, para o antes e pós treino.

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Malto é bom é para ser tomado depois do treino devido à sua rapida absorçao e á necessidade de estimular a insulina no pos treino.Outras doses de carbo só tomaria emtre 1refeição e o treino mas bastante antes do treino para ñ estimular a insulina o k te levará ao cansaço no treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2002-09-19 17:12, Daniel-SP escreveu:

valeu pelo esclarecimento mark... tava uma briga da #$%^& com isso...

mas vc naum concorda q dextrose ainda eh melhor para pos treino??

Quando o objetivo é reestabelecer os niveis de glicogenio muscular, com certeza qualquer carbo simples pelo fato de praticamente nao sofrer processo digestivo e ser assimiladpo diretamente pela corrente sanguinea é uma otima opcao... especialmente a DEXTROSE q possui estrutura identica a da glicose...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"A maltodextrina é um produto industrializado q pode ate sem um carboidrato complexo pelo fato de ser formado por diversos acucares (incluindo a propria detrose, glicose, entre outros...) porem, nunca pode ser comparado a outro carboidrato complexo como o amido encontrado nas batatas por exemplo exatamente por estes fatores q modificam a velocidade de absorcao de um carboidrato complexo"

Carbo complexo de elevado indice glicemico!? Nao existe. Ou é simples de alto ou complexo de baixo. Acho que os fabricantes deveriam consertar este equívoco o mais rápido possível.

Eles consideram o malto como carbo complexo e o pior: DE BAIXO INDICE GLICEMICO. Isso é muito grave. Enquanto existirem essas "desinformações" nas embalagens essas confusões sempre irão existir.

É normal a galera ficar confusa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exemplo de propaganda de um malto:

"A Maltodextrina é 100% Natural, e rica em carboidratos complexos, fonte de energia gradativa para o corpo. Como não possui sabor, pode ser dissolvida em qualquer bebida, mantendo a mesma textura, volume e rendimento."

outro

"Carboplex é composto exclusivamente de maltodextrina, um carboidrato complexo preveniente do amido de milho. Carboplex é um produto de qualidade Premium, pois só utiliza matéria-prima de fornecedores com certificado ISO 9000, que exportam para as principais indústrias de alimento da Europa e EUA.

Carboplex fornece energia durante a atividade física de longa duração, retardando a fadiga, através da liberação gradual de glicose para o sangue. Carboplex também pode ser utilizado como auxiliar nas dietas para ganho de peso. Carboplex não tem a adição de açúcares, gorduras, aditivos, conservantes e corantes."

Acho que nao adianta dizer que malto é complexo e após passando pelo processo industrial vira simples. Para os fabricantes é sempre COMPLEXO(baixo IG).

E aí, vamos tentar convencer "eles" para que mudem suas embalagens?

_________________

valeu!

Rafael Correa

"O mundo foi criado em 6 dias; 1º foi feito com Peito e Abdominal, 2º com Coxa e Perna, 3º foi descanso, o 4º com Costas e Ombro, o 5º com Bíceps e Tríceps, e o 6º descanso de novo senão cataboliza"

[ Esta Mensagem foi editada por: rafaelcorrea em 2002-09-20 00:37 ]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2002-09-20 00:22, rafaelcorrea escreveu:

Carbo complexo de elevado indice glicemico!? Nao existe. Ou é simples de alto ou complexo de baixo. Acho que os fabricantes deveriam consertar este equívoco o mais rápido possível.

Rafael... Apenas esclarecendo. Os carboidratos complexos, apos passarem por processos indurstrias, se diferenciam para uma classe nova de carboidratos chamada CARBOIDRATOS COMPLEXOS PROCESSADOS, o indice glicemico dos mesmos se eleva pelo fato da estrutura molecular dos acucares mudarem como eu havia explicado... Eles nao viram simples... Eles permanecem complexos porem ja nao mais em sua forma natural e seu indice glicemico se eleva pelo fato de possibilitarem uma absorcao muito mais rapida pelo organismo quando comparado ao carboidrato antes do processo industrial (dentre varios incluindo o refinameto)... este é o caso de diversos tipos de carboidratos incluindo o pao branco... A maltodextrina é um caso ainda mais especifico pois este carboidrato é isolado por processo totalmente industrial...

_________________

KEEP SURFING

[ Esta Mensagem foi editada por: Mark Occh em 2002-09-20 01:42 ]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...