Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por que dá vontade de bocejar durante o treino?


Weslei

Post Destacado


Eu, direto, toda hora.

Nas ultimas duas semanas, isso nao tem acontecido muito, mas sempre aconteceu comigo. Chega a escorrer lagrima dos olhos de tanto que eu abro a boca.

Nunca tive sono, literalmente falando. Bocejar, toda hora. Nunca tive nenhum problema com isso. Nao sei pq da isso, mas nunca tive "consequencias" disso, nao q tenha notado.

Gostaria de saber pq isso acontece. Se alguem souber, da um toque plz :wink:

Abracao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhe amigo, darei minha opinião porém pode não ser a mais acertada.

Esse "sono" de que falou depende de vários fatores.

Partindo do mais básico: você está descansando adequadamente?

Será que não está treinando demais?

Bem, dentre muitos fatores posso pensar em alguns.

Os treinos alteram a homeostase (equilíbrio fisiológico) do corpo causando fadiga muscular e déficit de performance. Durante o período de recuperação o organismo deve restabelecer a homeostase. Além disso deve haver uma hipercompensação como resposta ao stress (físico) causado pelo treino, para que haja adaptações do organismo, visando uma melhor performance no próximo treino (princípio da sobrecarga).

Para maximizar os benefícios dessa adaptação, o próximo treino deveria ocorrer após o término da fase de hipercompensação. O problema é que a gente não sabe quando isso acontece.

Além disso, intensidades maiores de treinamento, geram stress psicológico pela nossa ansiedade em constatar que o esforço está sendo útil; isto é, atingindo nossos objetivos.

A recuperação de um treino com sobrecarga pode ser dividida em 3 fases principais:

• SONO E REPOUSO

• HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO

• RELAXAMENTO E SUPORTE EMOCIONAL

A primeira, como perguntei antes, é óbvia, pelo menos 8 h sono/dia.

A segunda também é muito importante, se alimentar adequadamente, pois ao nos exercitarmos existe uma pequena queda no nível de glicogênio (hipoglicemia) o que também pode causar esse sono, quanto a hidratação, é recomendado o consumo de bebida contendo de 6% a 8% (6 a 8g por 100 ml) de carboidrato, principalmente se esta for maltodextrina ou frutose, pois mantém uma absorção lenta de glicose, prevenindo que o movimento muscular cesse e o atleta apresente hipoglicemia.

Além do que em um treino deve se consumir bastante água.

Dessa forma a suplementação e hidratação inibi o catabolismo protéico, acelera a ressíntese do glicogênio, prevenindo a elevação do L-triptofano, que induz o sono.

E por fim, procure estar bem e se livre, o máximo possível (se é que é realmente possível, hehehe), do stress, acredite em você e tenha persistência, sabendo que chegará ao seu objetivo.

Desculpe por me extender tanto, espero que tenha ajudado.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que como antes do treino varia muito. Atualmente, tomo malto antes. As vezes, como frutas ou pao.

Sobre alongar, nao, nao alongo antes.

Sobre sono e nutricao, ok. Acho que durmo bem e to comendo direitinho.

Soh estranhei essa coisa da psicologia aih... nao entendi a relacao causa-efeito que o napoli tentou explicar :wink:

Abracao :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar resumir, meu negócio não é muito psicologia mas...

Nós que levamos a sério a musculação, mas também é aplicado a qualquer esporte para atletas sérios, nos cobramos constantemente em relação a resultados, massa, medidas, definição e por aí vai.

Essas exigências podem, repito, podem gerar um grande stress emocional (como as pessoas que treinam e se acham sempre pequenas, ou os frangos que desejam crescer em 1 dia o que não cresceram a vida toda, etc), esse stress comprovadamente libera substâncias que induzem a fadiga e consequentemente ao sono.

Não obstante isso, vocês já ouviram falar de pessoas que, ficaram depre e só pensavam em dormir? A mecânica desse stress é bem parecida com isso.

Cito um axioma antigo "Men sana in corpore sao" (mente sã em corpo são).

Nossa mente trabalha de forma a procurar estímulos para a continuidade de nosso trabalho, principalmente nós que levamos o fisiculturismo como estilo de vida e não somente como diversão.

Quem já não brincou com um camarada dizendo (apesar dele estar grandão): Que foi cara? Você emagreceu pacas! ou Você tá gordo demais! (mas ele tá definidão).

Só para azucrinar nosso camarada. rsrs

Inversamente, quão bem não nos faz quando nossa namorada diz: putz você está demais! causando um "pump" em nossa força de vontade e amor próprio.

Pois é, tudo isso induz nossa mente a levantar defesas para situações adversas aos nossos objetivos, o que pode induzir a cansaço, estafa, esgotamento e até ao sono, mesmo estando nos cuidando bem nos outros sentidos.

Mas sei que isso contribui com uma parcela bem pequena para a sua indagação inicial.

Mais uma vez, desculpe por me prolongar, não quero parecer chato valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante AlemaO 1984

weslei..

tem varios topicos no setor de nutrição explicando o porque de não consumir carbos de alto IG antes do treino e maltodextrina antes de treinos curtos tbm..

é bom comer 1 hora antes de treinar e carbos de baixo ig..

eu sentia o mesmo.. dava umas bocejadas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar resumir, meu negócio não é muito psicologia mas...

Nós que levamos a sério a musculação, mas também é aplicado a qualquer esporte para atletas sérios, nos cobramos constantemente em relação a resultados, massa, medidas, definição e por aí vai.

Essas exigências podem, repito, podem gerar um grande stress emocional (como as pessoas que treinam e se acham sempre pequenas, ou os frangos que desejam crescer em 1 dia o que não cresceram a vida toda, etc), esse stress comprovadamente libera substâncias que induzem a fadiga e consequentemente ao sono.

Não obstante isso, vocês já ouviram falar de pessoas que, ficaram depre e só pensavam em dormir? A mecânica desse stress é bem parecida com isso.

Cito um axioma antigo "Men sana in corpore sao" (mente sã em corpo são).

Nossa mente trabalha de forma a procurar estímulos para a continuidade de nosso trabalho, principalmente nós que levamos o fisiculturismo como estilo de vida e não somente como diversão.

Quem já não brincou com um camarada dizendo (apesar dele estar grandão): Que foi cara? Você emagreceu pacas! ou Você tá gordo demais! (mas ele tá definidão).

Só para azucrinar nosso camarada. rsrs

Inversamente, quão bem não nos faz quando nossa namorada diz: putz você está demais! causando um "pump" em nossa força de vontade e amor próprio.

Pois é, tudo isso induz nossa mente a levantar defesas para situações adversas aos nossos objetivos, o que pode induzir a cansaço, estafa, esgotamento e até ao sono, mesmo estando nos cuidando bem nos outros sentidos.

Mas sei que isso contribui com uma parcela bem pequena para a sua indagação inicial.

Mais uma vez, desculpe por me prolongar, não quero parecer chato valeu?

Fala napoli :lol:

Olha... acho complicado a gente enveredar por um campo tao complexo qto o psiquismo humano de forma tao simplista. Psicologicamente, nao funcionamos na base do "causa-e-efeito" teoricos. Nao podemos ligar a ansiedade por deixar de ser frango com stress e a resposta do bocejo. Poderiamos, caso a caso, enxergar essa relacao, TALVEZ, no individuo X, pra em seguida perceber que com o Y isso nao funciona.

A pessoa que fica depressiva e soh quer dormir atua por essa via por falta de "volição", ou seja, de "vontade de viver". Eh, na verdade, o atender de varias necessidades, inclusive o da "Pulsao de Morte", segundo Freud. O que quero dizer eh que esse tipo de sono nao circula apenas no fisico, mas recebe todo um aporte psicologico que eh diferente do de um individuo saudavel, mesmo que angustiado pela sua forma fisica. Por isso, acho inadequada a associacao :wink:

Bom... seja como for, me faz mais sentido a teoria do "Dark Aiur": de que o bocejo seria mais uma resposta fisiologica a necessidade de renovacao de ar nos pulmoes. Pensar em todo um aparato psicologico que de suporte ao bocejo, pra mim, eh meio que forcar a barra :wink:

Abracao, cara :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...