Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como eliminar gordura ?


Ronaldo FIBRA

Post Destacado

  • 4 semanas depois...
Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Ronaldo Fibra, o fato de vc ter baixo percentual de gordura corporal talvez seja devido ao fato de fazer musculação intensamente, ter uma massa muscular respeitável e uma boa dieta mais do que fazer exercicios de baixa intensidade como andar por uma hora. Se ao invés disso fizesse um protocolo de correr intensamente como o Guerrilla Cardio por exemplo com certeza também teria pouca gordura. Sempre achei isso mas agora tenho em que me basear que é um novo artigo do Paulo Gentil, chamado "Análise critica do modelo metabólico de emagrecimento"

http://www.gease.pro.br/principal.php

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal. Ando meio sumido do forum por motivos profissionais extremos, se é q me entendem. Respondendo ao colega q pede q eu passe a minha dieta, o que tenho a dizer é que ela não serviria para qq pessoa, pois já estou em um nível avançado, falando em fisiculturismo.

Basicamente, evito comer alimentos não saudáveis. Faço 7 a 8 refeições por dia. A dieta tb varia cf os dias de treinamentos.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Se você encanar com a balança, você não vai chegar a lugar algum. A tendência é você ir ficando mais pesado com o tempo, mesmo perdendo gordura. massa muscular é pesada. Muita gente pergunta o quanto de quilos que eu perdi, mas na verdade eu estou uns dezesseis, vinte quilos mais pesado desde de que eu retomei a musculação. Eu curiosamente nunca me senti tão em forma quanto agora, mas nunca estive tão pesado. Aliás, esses indices de massa corporal são furada até para quem é sedentário.

E acho mais negócio comer direito para ganhar massa muscular, que consome gordura, que ficar passando fome. Uma banana no pós-treino não é nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Bem ... ilustrando o assunto:

Musculação e Perda de Gordura

Maximizando a perda de gordura através da Musculação

Geralmente quando o assunto é diminuição do peso corporal através da queima dos depósitos de gordura, o primeiro tipo de prescrição de treinamento que é proposto, é o da utilização dos exercícios aeróbios.

Porém a musculação pode e promove uma perda de gordura corporal de uma amplitude as vezes maior que a do exercício aeróbio.

Para que possamos entender a afirmação anterior é necessário analisarmos como ocorre a queima de gorduras pelo metabolismo orgânico, e como a musculação pode maximizar esta queima.

A perda de gordura corporal implica em primeira instância na diminuição do percentual de gordura, que é determinado por diversos métodos e representa em porcentagem quanto do peso corporal é composto por gordura.

Assim sendo, por exemplo caso tenhamos um indivíduo de 100kg e percentual de gordura igual a 20%, temos que este indivíduo possui 20kg do seu peso em gordura, e o objetivo de qualquer programa de perda de peso deveria ser a obtenção da queda deste percentual.

Porém muitas vezes a perda de peso ocorre devido a canibalização de tecido magro, ou seja, perda de musculatura para gerar as calorias que foram restritas dentro da dieta e são necessárias ao organismo.

Daí concluímos que dietas radicais ou de extrema restrição calórica produzem grande parte da perda de peso em forma de tecido magro, e ao final do processo por vezes o percentual de gordura terá aumentado pois o indivíduo perdeu mais músculos que gordura e a proporção destes acaba se alterando de forma negativa.

Além disso, devido a perda de massa magra haverá um processo de flacidez visível e extremamente inadequado ao objetivo estético daquele indivíduo.

Ok, aqui apenas introdução.

Neste contexto é que a musculação mostra-se mais eficiente que o exercício aeróbio, apesar da solicitação aeróbia ser a única que utiliza as gorduras como combustível durante o exercício.

Não entendi. Segundo o parágrafo, se o exercício aeróbico é o único que utiliza gorduras como combustível, como a musculação pode ser mais eficiente justamente na eliminação de gorduras?

Baseado nisto muitos supõe que a perda de gordura será maior através da solicitação aeróbia, porém caso analisemos o físico de um maratonista e um corredor de 100 metros, veremos que o sprinter possui uma maior definição muscular apesar de executar bem menos exercícios aeróbios que o maratonista.

Naturalmente, um privilegia a hipertrofia, o outro não.

Obviamente o maratonista possui um percentual de gordura baixo, mas sua massa magra é extremamente inferior a de um corredor de 100 metros,

O critério usado precisa ser o percentual de gordura, afinal de contas, a proporção é que determina de fato quão magro é o atleta. Em média, qual o percentual de gordura de um velocista e de um fundista? Seria o do velocista menor, em média, do que o do fundista? Se não for, fica difícil sustentar este argumento.

pois a musculatura tem uma densidade e peso maior que a gordura, e caso o maratonista tivesse uma maior massa muscular isto representaria mais "peso" a ser transportado durante a corrida e uma menor eficiência devido ao aumento de gasto energético que isto acarretaria.

Aqui entra outro fator que desestabiliza o raciocínio. Pela natureza da maratona, como você mesmo ressaltou, a competição privilegia os corpos leves, por conseguinte, privilegia as dietas/genética que conduzem a um corpo pequeno e com poucos músculos, sendo o perfil físico destes atletas não necessariamente moldados em função do intenso exercício aeróbico, mas sim por "exigência" do tipo de competição. Não é à toa que tais atletas têm genética que apresentam maior proporção de fibras vermelhas em relação às brancas.

Estudos têm demonstrado que durante a maratona ocorre um consumo do tecido magro afim de gerar-se a energia necessária ao esforço,

O mesmo não ocorreria em um exercício de musculação supondo exigir a mesma quantidade de energia?

sendo que após a prova ocorre o rompimento de várias fibras musculares e até um processo de necrose nas mesmas (Wilmore, J.H. and Costill, D.L.,1994).

Esta perda de musculatura acarretará em uma queda do metabolismo basal, o qual representa o número de calorias que o organismo consome para permanecer em seu estado vegetativo, ou seja a quantidade de calorias gastas em um dia para os processos de manutenção do organismo (Keyes et al, 1973).

A partir de qual intensidade aeróbica foi observado o rompimento de fibras musculares bem como a necrose destas?

O valor do metabolismo basal quando somado ao que gastamos com atividades diárias e exercícios físicos representará a necessidade total diária do organismo, e para ocorrer a perda de peso deveremos consumir menos calorias que este total.

Sim, mas que não necessariamente implica no emagrecimento (redução do % de gordura).

Já analisando a utilização da musculação, veremos que esta inibe tanto a perda de musculatura em adultos, sendo que esta ocorre na razão de 2 a 3kg a cada década ( Forbes,1976, Evans e Rosenberg,1992), quanto a queda que o metabolismo basal sofre em cada década que esta em torno de 2 a 5% (Keyes et al, 1973, Evans e Rosemberg,1992).

Porém a musculação não irá apenas prevenir as perdas anteriormente citadas, e sim promoverá um aumento do metabolismo, sendo que ao se acrescentar 1,5kg de musculatura teremos um aumento aproximado de 7% no metabolismo e de 15% nas calórias necessárias diariamente (Campbell et al, 1994).

Em decorrência disso teremos um aumento na capacidade e metabolização de gorduras já que as mesmas irão ser queimadas na musculatura durante o esforço e processo de regeneração, e quão maior for a quantidade de musculatura maior será a necessidade energética e a queima de gorduras, sendo que a musculação pode produzir a perda de 2kg de gorduras após 3 meses de treinamento, mesmo quando forem consumidos 15% a mais de calorias por dia, pois neste mesmo período a musculatura terá aumentado em aproximadamente 1,5kg. ( Campbell et al,1994).

E no balanço geral não acaba sendo equivalente a maior necessidade de consumo diário de calorias com o gasto calórico promovido pelo aumento da musculatura? Isto é, um velocista queimará mais calorias, tanto no estado basal como em atividade física, mas ao mesmo tempo precisa de uma dieta mais calórica; ao passo que um maratonista queimará menos calorias diariamente, mas ao mesmo tempo seu corpo requererá menos ingestão calórica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu velho na boa sua informaçao foi legal mas vc generalizou no comentario.....

q historia e essa de emagrecer sem fazer nada ?.....

certo as pessoas gastao gurduras (acidos graxos[lipideos]e carboidratos) o dia todo para manter o funcionamento normal do corpo ....

mas nao e bem assim ....

na verdade para q vc esteja em periodo de queima de gordura vc precisaria de gastar seus carboidratos primeiro nao ? por exemplo ....

a pesquisas q digao q so apos 15 min de aerobicos depois em ritimo bom e continuo o corpo comessa a queimar gordura ...

vc ja ouviu falar em thermogenise ?

a temperatura do corpo quando almenta queima gorduras , e a atividade fisica faz isso .....

ta bom vc poderia com esse pensamento ficar sentado e queimar so as gurduras ..... mas e os carboidratos q deixou de gastar .... o q eles virariao depois ? axo q ............. gorduuuuura .....

agora misture o tal '' oleo e o alcool'' num mesmo copo e ponha fogo .. enquanto o alcool queia ele aquece o oleo e depois o oleo queima tembem ....

o alcool ficar em cima e queima primeiro ... mas logo em seguida o oleo tambem se queimara ..... nao e tao facil assim nao ... e um processo lento ... xato ...... e muito complexo .......

mas sera q nao vale a pena ? pergunta pra qualquer gordo o q ele nao daria por um corpo sem akelas gurduras ...

por mais q vc nao gaste gorduras nenhumas num treino ... apenas os carboidratos ..... as gorduras gastas no dia a dias sentado ... nao serao substituidas por outras novas pq vc jao tera carboidratos para a formaçao delas ......

:D:wink: abraço ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa noite a todos.

Eu acho que estamos criando polêmicas demais em um assunto que resume-se a uma máxima.

Balanço energetico negativo, ou seja, comer menos calorias do que gastamos. Esse é o principio básico para perder peso e gordura, que não necessáriamente querem dizer a mesma coisa.

Primeira coisa a cuidar para perder gordura é a alimentação. Não adianta o cara subir o pico mais alto do mundo de bike e uma mochila de 100 kilos todo dia de manha e de noite, e na volta comer 150 latas de leite condesado pra repor a energia. Milagres não acontecem. (o exagero é pra ficar mais fácil de demonstrar tá :D )

Então...

Quer emagrecer? Cuide de sua alimentação. Coma várias vezes ao dia, com intervalos máximos de 3 horas e alimentos saudaveis. Mas vc pergunta, bolacha de chocolate e um mac lanche feliz eh saudavel. Não, obvio que não.

Então... (de novo)

Quer emagrecer? Aprenda a comer. Se vc aprender a comer e o motivo de seu sobre peso não for fisiologico, ou seja, alguma doença ou algo do genero. Não precisa nem malhar. Aprenda a comer e dormir, e seu peso irá embora, a longo prazo mais ele te deixará em paz.

Outra coisa importante. Tenha paciência. O que você ganhou em 5 anos de muita televisão, computador e pudins, não vai embora 3 semanas antes de sair de férias. Isso nãovai acontecer. A não ser que você faça uma lipo da ponta do fio de cabelo mais alto, até sua unha encravada no dedão.

Bem. Até aqui todos já sabemos, antes de procurar um forum ou qquer lugar os melhores remedios para emagrecer, sabem quais são? Vergonha na cara e força de vontade com eles você consegue o que quiser. Vergonha na cara para parar de comer e força de vontade para não voltar a comer depois. Sem isso. Desista. Se você não tem a capacidade de controlar sua alimentação e não tem força de vontade de sair do sofa e dar uma volta na quadra, faça um favor a você mesmo!!! Nem leia nada sobre o assunto, pq vc nao quer emagrecer e só vai se sentir pior do que ja se sente. E isso é um fato!!!

Agora vamos para a perspectiva física do emagrecimento.

Se formos parar e analisar o organismo para o emagrecimento, tenham certeza que ficaremos quase loucos, as variaveis são quase infinitas e se forem associadas então, eu diria serem infinitas. Se fosse possivel. Iriamos ter já um unico livro ou artigo para ler sobre isso. O Emagrecimeto, a biblia.

Mas como todos lemos para chegar até a pagina 6 ou 7 aqui, nao me lembro :lol:, eh bem complicado chegar a um ponto único neste assunto.

Vamos analisar. No mundo dos esportes. Atletismo, basquete, futebol, maratonas e afins, quais atletas que tem o menor indice de gordura corporal, além de uma boa massa muscular e um corpo de forma geral simetrico (vamos excluir o fisiculturismo propriamente dito).

São os que praticam esportes de explosão, de muita intensidade e pouca duração, correto ? Corredores de provas de 100, 200 e 400 metros. São exemplos de forma fisica, percdentual de gordura baixissimos.

E como se treina para esse tipo de esporte??? Ahhh eu sei...Eles acordam as 06 da manha, nada 2000 metros e correm mais 150 km, obvio. Obvio que não. É treino de explosão, pouca duração e muita intensidade. É sair de um tiro de 150 metros, deitar na grama e vomitar de tanto que o corpo se esforçou, eu diria que é quase insano, o treino dos caras.

Mas bem, qquer um pode fazer um treino destes? não, muitos de nos não temos condições fisicas ou psicologicas para aguentar o tranco. Tá mas porque eu disse tudo isso.

Explico. O treino de alta intensidade aliado ao treino de força ou hipertrofia, no meu ponto de vista, são os meios mais eficientes de queima de gordura corporal. Porém não é possivel a realização deste por qualquer pessoa.

Mas então o que podemos fazer. O que verdadeiramente faremos para emagrecer?

Cada individuo treina com uma prioridade. Emagrecer, crescer, os dois. Então primeiro. Defina sua prioridade. Por que os dois ao mesmo tempo, jamais vai acontecer.

Vamos supor que nossa prioridade seja emagrecer.

Faremos treinos aerobicos + Musculação. Quando digo musculação é por que cada um direciona para seu objetivo. Hipertrofia, força, resistência, seja o que for. Porém o ideal é hipertrofia, pois, quanto maior a massa muscular, maior o gasto energetico em repouso ou em qualquer atividade, ou seja, maior consumo calorico.

Ou seja, o treino com peso que mais auxilia no processo de emagrecimento é a hipertrofia.

E aerobico, o que fazer?

Depende. qquer tipo de treino vai ajudar. Andar é bom? Claro. Vc vai estar gastando calorias, vai catabolizar pouco, porém lembre-se, o seu foco determina o que fazer. Se quer emagrecer, vai catabolizar tb.

Correr é bom? É otimo, aumenta o condicionamento cardio respiratorio, o gasto energetico é mais elevado que o da caminhada, e se for realizado após o treino com peso, melhor ainda, pois desta forma já mandamos uns carbos pro espaço para queimar a gordura um pouco mais cedo na hora de correr. Agora vem o lado ruim. Cataboliza? Sim, é claro. Tem, como evitar. Não. Podemos com uma alimentação equilibrada, minimizar os efeitos, mas jamais deixaremos de catabolizar se corrermos, é natural.

Então...

O que verdadeiramente importa para emagrecer, ficar "fortinho" e ter um corpo saudavel? Força de vontade.

Cuide da sua alimentação. Nada é mais importante do que uma boa nutrição, sem ela vc nao conquista objetivo nenhum.

Treine bem e durma bem. O sono é um processo de recuperação e de construção, ele nos ajuda e muito em nossos objetivos.

Treine pesado, treine certo, não ache que 19 exercícios com 8 séries para peito é pouco. Treinar de mais é jogar tempo e força fora. Treine cadênciado, faço os movimentos corretamente, intervalos curtos (na hipertrofia, se for treino de força, pode papear a vontade.), concentre-se no treino. Seja responsável e serio, desta forma conseguirá alcançar seus objetivos.

Agora, em relação aos aerobicos. Sugiro que teste. Isso mesmo, experimente. Veja o que é melhor pra vc, o que vc consegue fazer por mais tempo, consegue se dedicar mais, pois é importante que façamos as coisas com vontade, com gosto, desta forma fica mais fácil de dar continuidade ao treinamento.

Procure fazer no minomo 30 - 40 minutos. Se vc gosta de fazer muito mais. Sei lá neh, eu corria 01H 30 de manha e 01H 30 a noite, perdi 12 KG em um mês usando termogênco com efedrina. No segundo mês parei e ganhei 15 kilos, iuashiuashiuahsiuas. Mas para vocês verem que dedicação e continuidade são as chaves para o sucesso. Basta ter persistência.

Então, experimentem, se puder andar ande, depois você vai estar em melhor forma, um pouco mais leve, mais treinado cardio respiratoriamente, você começa a correr, depois você aumenta o tempo e vai indo. Vai chegar uma hora que seu corpo vai responder e devolver o carinho que você esta tendo com ele, podem acreditar em mim.

Uma boa noite e bom treino a todos.

E não esqueçam. A simplicidade as vezes é a melhor receita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Sem dúvida alguma que o treino aeróbico é essencial para a perda de peso. Vi ai a falarem que não vale a pena mas é uma parte vital.

Vamos perder massa magra? Sim. Mas é a forma mais eficaz de perder gordura. Unindo isso com uma boa dieta e treino de pesos ( 2 a 3 x por semana ) é o ideal para ficarmos bem.

A melhor forma de fazer o treino é pelo menos 45 mins ( para garantir que começamos a queimar gordura, até aos 30 mins mais ou menos, queimamos mais açúcar que gordura ) e com uma intensidade nos 70%. Se for muito baixa, não vai queimar nada, se for muito alta, queima o que não interessa.

Mas como já foi dito, não há uma ciência exacta. Varia de pessoa para pessoa.

p.s. A musculação é importante para a queima de calorias em repouso. Vi essa questão em qualquer lado. Os músculos queimam gordura. E como nós passamos a maior parte do tempo parados, é importante, não é? eheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Bom minha Profª de Bioquimica disse que o melhor jeito de utilizar a gordura como fonte de energia é realizar aeróbicos de alta intensidade :-?

e eu acho que isso é o certo msm

depois que entrei na faculdade comecei a ligar as coisas ...

eu fui atleta durante 8 anos ,era corredor velocista ( 400mts c/ barreiras)

e realmente msm com todos os treinos de alta intensidade que fazia e tudo mais sempre conseguir manter a massa muscular e até ganhar sempre com meu percentual de gordura baixissimo

na época da base que é a pré -temporada ...eu treinava em 2 periodos inclusive ... fazia os treinamentos do atletismo pela manhã e fazia musculação a tarde ..e mesmo assim ganhava massa

sei la se meu depoimento valeu de alguma coisa aqui enfim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Visitante tty666

Caramba, quinhentas mil pessoas desesperadas pra perder gordura! Pessoal, porque não lêem os artigos postados neste tópico ao invés de perguntar? Estudem, pombas! :-?

O outro aí chega, diz que se mata no spinning, mas não presta atenção em dieta.... P*rra! Tá respondido já!

Muita gente aqui não tá se importando do com a perda de massa massa magra junto com a gordura, ou com como a Marília falou. Então, dou dicas básicas, grosseiras e genéricas, já que é assim que o povo quer ouvir:

1º - Reduzam o consumo de calorias em relação ao gasto. Ingerindo menos calorias do que se perde em uma academia, acarreta em consumo de gordura corporal.

2º - Pratiquem exercícios que aumentam o ritmo cardiovascular (spinning, bicicleta, corridas), por 15, 20 minutos.

3º - Não consumam carboidratos na última refeição do dia, ou na média, após às 20 ou 21 horas.

Que me perdoem os mais informados, mas acho que é assim que a velha preguiça da maioria demanda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...