Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Creatina não tem os efeitos divulgados, diz estudo


rlomonaco

Post Destacado

tirei de um site, noticia um pouco antiga... to em duvida se vale a pena suplementar com creatina ou nao, oq vcs acham?

Amplamente consumida pelos atletas como suplemento alimentar capaz de melhorar o desempenho nas competições e definir mais os músculos, a creatina teve seus efeitos questionados por um estudo realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. A dissertação de mestrado de Renata Rebello Mendes mostrou que, no caso de nadadores competitivos, os efeitos da creatina são nulos.

A pesquisadora avaliou o desempenho e a composição corporal de 18 nadadores antes e depois de uma dosagem elevada de creatina (20 gramas por dia, durante oito dias). A equipe inicial foi dividida em dois grupos. Um foi tido como “controle” não ingeriu a substância a ser testada, mas um placebo. O treinamento foi padronizado durante todo o experimento e o que se pôde comprovar é que, independentemente da ingestão de creatina, as marcas dos nadadores em todas as provas permaneceram praticamente as mesmas.

O que aumentou significativamente foi a massa corpórea (peso) do grupo que ingeriu o suplemento e não a massa muscular ou óssea. “Em geral, pessoas que são sedentárias e começam a ingerir creatina melhoram seu desempenho. Mas, no caso de atletas competitivos, que já têm uma alta performance, o efeito é quase nulo”, explicou o orientador da pesquisa, professor Julio Tirapegui, do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da FCF. “Se a creatina for ingerida em excesso, a princípio não fará mal, mas a longo prazo sim, porque ela sobrecarrega os rins”, alertou. “Se você quer ingerir proteínas, não precisa ingerir suplementos protéicos. Deve comer arroz, feijão e um bife. É suficiente”, acrescentou.

Embora haja um ganho aparente de peso, não é em função do aumento de massa muscular ou óssea, como os atletas imaginam. Isso porque a creatina estimula o acúmulo de água nas células musculares, fazendo com que estas fiquem maiores. Não há nenhuma vantagem para o indivíduo porque, além de dificultar seu desempenho, essa água não estimula a produção de proteínas e dias depois é eliminada pela urina. Renata explica que, embora a creatina seja desaconselhada para nadadores competitivos, ela pode ser indicada para outras modalidades, por exemplo, para corredores de 100 metros rasos, mas ainda não há estudos que comprovem isso.

outra noticia (2000):

A creatina pode construir músculos? O júri diz que não.

Por Alan Mozes

NEW YORK – Muitos competidores mundiais, amadores e mesmo atletas adolescentes usam a creatina, um suplemento disponível em lojas de comida natural, como tentativa de construção de massa muscular.

Agora uma equipe de especialistas da Academia Americana de Medicina Esportiva concluiu que não existem evidências de que os suplementos de creatina aumentem a força aeróbica do músculo.

Mesmo que os suplementos dietéticos de venda livre sejam vistos de forma geral como seguros, eles não são para qualquer pessoa e se utilizados em excesso podem potencialmente causar danos, de acordo com um artigo na edição de março da Medicine and Science in Sports and Exercise.

"Eles são vistos como relativamente seguros por serem compostos naturais, mas muitos nutrientes naturais ou mesmo essenciais podem causar problemas se consumidos em excesso – e um dos achados neste artigo é que as grandes quantidades que são usualmente consumidas não são necessárias, mesmo se você espera pelos benefícios," disse o Dr. Ronald L. Terjung, um professor de ciência biomédica da Universidade de Missouri. Terjung foi um dos doze peritos que se encontraram em Indianápolis em 1999 para verificar os possíveis efeitos colaterais da creatina, assim como o impacto desta sobe os níveis de energia, desenvolvimento e performance muscular. A equipe revisou centenas de artigos sobre o assunto.

Eles concluem que a creatina pode aumentar a retenção de água nos músculos – desta forma dando a sensação e aparência de aumento dos músculos – mas que não tem função no levantamento de peso como forma de aumentar a força muscular.

O suplemento pode ajudar pessoas com doenças neuromusculares, e pode resultar em "pequena mas significativa" melhora na performance em condições muito específicas de exercícios. Contudo as grandes expectativas dos usuários da creatinina parecem ser "descabidas" dado o fato de o efeito ser tão pequeno. A equipe concluiu que o suplemento não traz benefícios aeróbicos em geral.

A equipe também encontrou que muitos relatos de problemas musculares, gastrointestinais e cardiovasculares – incluindo náusea, diarréia, desidratação, hipertensão e cãibras – associados com a creatina, apesar de que não existem evidências definitivas de que a creatina é um suplemento não seguro ou arriscado.

Contudo, a equipe também enfatizou que os dados incompletos e insuficientes a respeito da creatina e "nossa falta de informação não podem ser tomadas como garantia de que a suplementação com creatina é livre de riscos para a saúde."

A creatina não poderia ser utilizada diretamente antes do exercício, ou por mulheres grávidas ou amamentando ou por crianças pequenas, concluíram os especialistas.

Em entrevista à Reuters Health, Terjung observou que os atletas devem em geral ter cautela quando usarem creatina porque, como um suplemento dietético, seu uso e seus conteúdos não são regulados pela FDA (órgão americano que regulamenta a fabricação de medicamentos e alimentos).

"Você está confiando nos responsáveis pelo controle de qualidade da companhia que fabrica o produto, porque não existem processos de revisão como existem com relação a medicamentos na FDA," ele disse.

Além disto, Terjung disse que mesmo se a creatina se provar segura, não está claro se é ético usar substâncias que aumentem a performance.

"Este é realmente o ponto," ele disse. "Não está claro se a creatina causa algum benefício – mas em esportes a impressão é a coisa mais importante, mais do que os fatos reais. E a impressão hoje é que dá o veredicto. E a questão é – devem os valores do trabalho árduo e os ideais de competição serem substituídos por ‘dê-me um jeito fácil para que eu possa fazer melhor’?

FONTE: Medicine and Science in Sports and Exercise 2000;32:706-717

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

  • 13 anos depois...
Visitante FitCoupleHim
18 horas atrás, renatobhmg disse:

Tópico criado em 2005, mas como eu sempre vou, vou e vou, mas volto raríssimas vezes aqui, pergunto:

E sobre o efeito de ganhar energia para fazer exercícios, tem?

 

 

Se for uma pergunta retórica ok, mas se, de fato, for uma pergunta, há incontáveis estudos falando sobre isso. Basta procurar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, FitCoupleHim disse:

Se for uma pergunta retórica ok, mas se, de fato, for uma pergunta, há incontáveis estudos falando sobre isso. Basta procurar. 

Eu já usei e na época gostei. Há muitos anos atrás, tomei de duas marcas. Uma foi a Probiótica, um frasco preto grande e era sabor uva. Me deu um pique imenso e no dia lavei a casa do meu irmão, 3 corredores e a área de casa.

Outra que usei e que nunca mais vi vender é da Nature's Best, que tomei uma vez e tava com tanta energia que queria voltar do centro de minha cidade para minha casa a pé. Seria uns 5km mais ou menos.

Logo após esta época boa que foi há mais de 10 anos, tomei mais e não foi aquele resultado, o que me deixou em dúvidas da energia, que hoje prossegue. Lembro que com da Universal não consegui nada não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...