Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Excesso de testosterona mata células nervosas


Cláudio Chamini

Post Destacado

MEDICINA

Excesso de testosterona mata células nervosas

Cientistas descobrem que hormônio masculino em altas quantidades pode provocar redução de funções cerebrais e tendências suicidas

--------------------------------------------------------------------------------

Da Redação

Musadeq Sadeq/AP - 19/9/06

Halterofilistas utilizam testosterona para aumentar a massa muscular: riscos à saúde mental

Uma nova pesquisa pode ter desvendado por que pessoas que abusam do uso de esteróides costumam apresentar alterações de comportamento. O estudo da Universidade de Yale (Estados Unidos) — divulgado ontem pela revista científica Journal of Biological Chemistry — indica que o excesso de testosterona pode matar células nervosas, provocando agressividade e tendências suicidas. Esteróides anabolizantes usados clandestinamente por halterofilistas e por adolescentes interessados em ganhar massa muscular têm o hormônio masculino como um dos principais componentes.

Os testes comprovam que, embora a testosterona seja vital para o crescimento, a diferenciação e o desenvolvimento celular, grandes quantidades da substância estimulam a autodestruição das células, num processo conhecido como apoptose ou “morte celular programada”. O fenômeno é algo importante para o cérebro, já que o órgão precisa se livrar de alguns dos neurônios. No entanto, quando ocorre com muita freqüência, a perda demasiada de células pode trazer sérios problemas.

Os cientistas cultivaram células de neuroblastoma — um tumor extracraniano mais comum em crianças — com altas concentrações de testosterona. Após períodos relativamente curtos (entre seis e 12 horas), eles notaram a ativação de um programa de morte celular. “Testosterona de menos é ruim, demais é ruim, mas, na medida exata, é perfeito”, avalia Barbara Ehrlich, que assina o artigo ao lado dos pesquisadores Manuel Estrada e Anurag Varshney. “Podemos mostrar que quando há altos níveis de esteróides, há muita testosterona, e isso pode destruir as células nervosas. Sabemos que quando se perde células cerebrais perdem-se funções.”

Comportamento

De acordo com a pesquisa, mudanças de comportamento, humor e memória podem ser uma conseqüência da ação dos esteróides no funcionamento dos neurônios. No entanto, em entrevista ao Correio, Ehrlich ressaltou que os resultados ainda são preliminares. “Nosso trabalho observou neurônios cultivados em laboratório”, explicou. “Podemos inferir algumas conseqüências, mas estudos futuros feitos por equipes médicas ainda serão necessários.”

A experiência também foi feita com o hormônio feminino estrogênio. Para a surpresa dos pesquisadores, ao que tudo indica, essa substância parece ser neuroprodutiva. No mundo dos esportes, por melhorarem o desempenho de atletas e ajudarem na recuperação após exercícios físicos, o uso de complementos com testosterona é passível de punição. “Da próxima vez que um cara musculoso em um carro esporte lhe fechar na rua, não fique louco — só respire fundo e pense que isso pode não ser culpa dele”, disse Ehrlich, em nota à imprensa.

Editor:João Cláudio Garcia // joao.garcia@correioweb.com.br

Subeditor: Silvio Queiroz

e-mail mundo@correioweb.com.br

Tels 3214-1195 • 3214-1197

Texto retirado da seguinte fonte: link quebrado removido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

concordo que superdosagens de hormonios acarreta em colaterais,(muitos nao provados ainda)mas com certeza algum mal fara, agora, concordo com o mestre, essa pesquisa e de frango nerd mesmo,e aquele negocio, ou morre musculoso, ou vive um pouco mais sempre frango, vai de cada um heheheh,

pesquisam dizem que steroids aumentam o crescimento de pelos pelo corpo, cara ja estou com 32 anos, quem sabe ate os 60 cresce ne, pois sempre fui liso como uma garrafa(gracas a deus), heheheh

mesmo assim contribuinte obrigado pelo ctrl....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name=<>]pesquisam dizem que steroids aumentam o crescimento de pelos pelo corpo

Quando usamos Anabolizantes com Testosterona cresce pelos mesmo, eles crescem nos lugares onde não haviam pelos antes, e mesmo depois que a pessoa para de usar, aqueles pelos não vão mais sair.

Diferente do Cabelo que já eh uma outra historia, pois o DHT resultante da conversão da Testosterona, acaba afetando, e quem eh predisposto à calvice pode acelerar esse processo durante o uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...