Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Relatos do desconhecido mundo do NO - Óxido Nítrico


Post Destacado

Bem pessoal, vou tentar em poucas linhas resumir o que me aconteceu nesse ano de 2006 quando retornei a malhar com orientação de profissionais de educação física, uma boa alimentação e o uso de suplementos alimentares. Só quero deixar clara a minha posição que considero a malhação como uma prática esportiva, um meio para ajudar a manter a saúde e equilíbrio do corpo. Malho, não para ficar enorme, musculoso, e sim como esporte. Claro que um pouco de massa e definição muscular são bem vindas, mas a princípio o propósito é outro.

Abaixo vai o cronograma e os acontecimentos:

MARÇO:

Voltei a malhar, no começo não tomei nada, só comia feijão, arroz, frango, peixes, etc, ou seja, comida e só comida.

ABRIL:

Nesse mês eu procurei a orientação de um instrutor (deveria ter procurado um nutricionista ou um médico, fica aqui a dica) solicitando uma indicação de algum suplemento NATURAL para ajudar a aumentar a força física, ajudar na recuperação do desgaste pós-treino e ganhar um pouco de massa. O meu propósito era apenas um moderado aumento da massa muscular. Ele me indicou o MASS, qualquer MASS. Entre vários disponíveis na farmácia eu comprei o MASS WAY 5500 da Midway. A informação sobre a quantidade a ser tomada diariamente e a maneira de tomá-la eu segui segundo as orientações da embalagem do produto.

No início sempre é complicado, é uma quantidade de carboidratos maior do que o organismo está acostumado e é lógico que vão acontecer alguns efeitos colaterais e esses efeitos vão variar de pessoa para pessoa, cada organismo tem uma reação diferente. No meu caso foram as diarréias básicas e gases. Depois eu fui dosando até a quantidade adequada. Esse negócio de seguir à risca o que a embalagem do produto diz ou o que um colega seu diz não é 100% confiável, como eu disse cada organismo reage de uma maneira. Na embalagem falava para colocar em 250ml de leite desnatado ou água de 6 a 9 colheres de sopa do produto. Achei exagerada a quantidade de 9 colheres e comecei com 6, depois baixei para 5 colheres rasas. Acho que o leite desnatado contribuiu muito para as diarréias iniciais. Eu tomava o produto misturado a frutas, aveia, leite desnatado.

Houve ganho de massa muscular em 30 dias. O produto durou cerca de 45 dias. Basicamente os efeitos colaterais foram apenas esses. Caso você estabeleça uma quantidade-X adequada ao seu organismo nada disso acontecerá (TEORICAMENTE).

MAIO:

Depois que acabou o MASS eu fiquei uns 20 dias ou mais sem tomar nada. Foi o mês de maio e mais um pouco de junho apenas na alimentação.

JUNHO:

A partir desse mês eu já estava com uma boa massa muscular e queria partir para um treino mais adequado, o objetivo agora era manter essa massa e começar a trabalhar lentamente a questão da definição. Mas o desgaste físico aumentou, o pós-treino era cruel, tudo ficava dolorido, eu comia feito um leão, fome a todo instante, o prato cheio não estava resolvendo. Não dava para manter o ritmo dos exercícios na academia. Eu malhava cerca de 3 horas por noite, 5 dias na semana. Faltava fôlego, como a maioria diz, gás!

Conversei com outro instrutor a respeito de algum complemento para ajudar a suprir todas essas dificuldades (mais uma vez um instrutor, deveria ser um nutricionista ou médico especializado nessa área), queria algo para dar força, energia, manter a minha massa e começar a ajudar na definição, o trabalho na academia estava bom.

Foi quando ele me indicou o tão falado NO (o óxido nítrico). Antes de comprar eu pesquisei em vários sites a respeito do produto, principalmente quanto aos efeitos colaterais e à eficácia. Mas eles só falam bem a respeito do produto. Nenhum desses fabricantes critica de alguma forma os seus produtos. Para eles são produtos perfeitos e que só trazem benefícios para o corpo humano. Puro engano!

O “efeito bombeamento” que o NO causa é real e instantâneo. Em praticamente duas semanas você já pode notar a diferença. Mas é tudo muito ilusório. Eu comprei o NO2 da Probiótica. Não estou aqui fazendo propaganda de nenhum produto. Estou apenas dando o meu depoimento, relatando o que aconteceu durante esse ano de 2006.

Eu me senti mais disposto a malhar quando comecei a tomar o NO2. Tinha gás para ficar malhando por mais de 4 horas na academia. Não sentia nada no pós-treino. Estava com mais força. Acho que dupliquei ou tripliquei a carga de pesos sem a menor dificuldade. O aumento de massa ficou visível. Acho que ficou até muito esquisito, tinha gente perguntando que “bomba” eu estava tomando. Eu nunca tomei e jamais teria coragem de tomar esses produtos que a moçada chama de bomba, um termo um quanto estranho.

O NO2 a princípio causa essa mudança que eu disse. A pessoa fica até surpresa com o nível de massa, de força, de energia, de recuperação pós-treino. E para a minha surpresa não tive os velhos problemas com as diarréias. Eu tomava o NO2 com frutas, aveia, leite desnatado. Não tive crises de diarréias, mas tive de gases. No início sentia um gosto amargo do produto, talvez por causa da quantidade de ferro que tem na mistura. Outros efeitos interessantes era que eu passava o dia elétrico e com tesão...hehehe

Não esquecendo que tinha que beber mais água do que nunca. Eu já bebia mais de 2 litros de água diariamente. Agora já tinha que beber uns 4 litros. Ou bebe, ou se lasca.

Agora durante esse tempo que tomei o NO2 surgiu uma coisa inesperada. A ponta do meu dedo indicador da mão direta começou a inchar. Ficou como se estivesse inflamada, muito vermelha e dolorida. A impressão digital chegou a sumir, pois o dedo sofreu uma espécie de desgaste. Fiquei com a ponta do dedo nesse estado: inflamada, dolorida, vermelha, sem impressão e cheia de cortes pequenos. Não liguei muito para isso achando que depois que eu parasse de tomar o NO2 e desse um tempo, o dedo voltaria ao normal.

Houve ganho de massa, de força, de energia, de tesão e de um dedo inchado.

JULHO:

Nesse mês eu dei um tempo para o organismo se recuperar. De vez enquando eu tomava uns efervescentes de vitamina C – 2g. Mas o lance mesmo é tomar bastante suco e água.

Quando se passaram uns 20 dias eu comecei a verificar qual produto eu tomaria (eita bicho cabeça dura, VAI AO MÉDICO OU AO NUTRICIONISTA!). Comecei a pesquisar nos sites dos fabricantes de suplementos alimentares e selecionei alguns produtos que achei interessante. Os carboidratos eu não queria mais tomar sozinho, como o MASS e Cia LTDA, NO2 nem pensar!!! Então pensei em tomar proteína pura. E comecei a pesquisar intensamente sobre os efeitos colaterais. Não vi nenhum aspecto negativo, pra variar.

Selecionei 3 produtos baseados em proteína pura: um da Midway, um da Probiótica e um da Nutrilatina.

Fui até uma loja especializada na venda de suplementos para atletas e não tinha o que eu havia escolhido: o WHEY PROTEIN da Probiótica. Enquanto isso eu já estava com vontade de tomar aminoácidos. Fui até a farmácia que tem vários produtos, justamente onde eu comprei o MASS e escolhi um BCAA, esses aminoácidos da cadeia ramificada, da Probiótica. Comecei a tomar apenas para a recuperação pós-treino, com a intenção de evitar a fadiga muscular e ajudar a “reconstrução” das fibras musculares. Voltei na loja especializada de produtos e já tinha chegado o Whey Protein que eu queria, mais uma vez da Probiótica.

AGOSTO:

O mês começou com a utilização dos produtos que eu citei anteriormente: Whey Protein e BCAA, os dois da Probiótica. Não houve nenhum efeito colateral, nem mesmo as diarréias. Acho que vacilei um pouco na mistura dos dois, pois o próprio Whey Protein já vinha com uma quantidade enorme de aminoácidos, uns 23 tipos e entre eles os da cadeia ramificada. Então eu tentei fazer um balanciamento. Tomava o Whey antes de malhar e depois do treino eu tomava os aminoácidos. O resultado dos aminoácidos é bom. Nas duas situações em que quase eu cheguei a uma lesão muscular os aminoácidos ajudaram. Estava aumentando gradualmente a quantidade de pesos. Não sentia cansaço, nem dores. No final do mês eu tive que interromper o treino por motivos de viagens.

SETEMBRO:

Voltei a malhar, mas não deu para ficar nem o mês inteiro malhando, pois surgiu um problema de saúde e tive que suspender o treino.

OUTUBRO – DEZEMBRO – a academia está suspensa até segunda ordem. Estou fazendo um tratamento para um problema que surgiu no intestino. Já rolou até cirurgia.

Bem pessoal o que eu desejo com esse depoimento é: além de passar um simples relato e a experiência pessoal de quem já malhou a 15 anos atrás, e voltou a malhar recentemente, é saber se alguém aqui teve o mesmo tipo de efeito colateral causado pelo ÓXIDO NÍTRICO – NO2. Porque de todos esses suplementes que eu tomei, ele foi o único que deixou até hoje aqueles efeitos colaterais que eu citei: O DEDO INDICADOR INCHADO.

Além disso, a ponta do polegar da mão direita também ficou do mesmo jeito. Dolorida, inchada, vermelha. Você não consegue ver direito a impressão digital do dedo. As pontas dos dois dedos ficaram ásperas. Mas o maior tormento é a dormência e o latejado. Acho que a melhor comparação que poderia fazer é a seguinte:

Você sem querer pega em uma panela de alumínio que está no fogo, em alta temperatura. Seus dedos, mãos na hora queimam. E fica aquela sensação no local afetado; ardendo, latejando, dolorido. Acho que essa seria uma forma de demonstrar como estão os meus dois dedos até hoje em dia. Lá vou eu ter que procurar um médico para descobrir que merda é essa.

Quem tiver passado com alguma situação semelhante que coloque a sua mensagem para debatermos.

Só volto a malhar em 2007, e dessa vez sem nenhum suplemento “SURPRESA” como esse NO2.

Abraços,

Mgomes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Bom velho, não conheco ninguem que teve esses problemas com o uso de oxido nitrico.

Vc disse que vc comprou o NO2 da Probiotica, mas essa marca nao tem percussores de oxido nitrico como conhecemos no mercado. Ela tem o Monster Nitro Pack, q eh mais um complexo vitaminico do que um precurssor do oxido nitrico; o Nitro NO2, q eh um suplemento proteico time release; e o Nitro Pro II, que eh um lançamento mais recente e que até hoje eu não entendi o que eh, tem carboidratos e vitamina C mas sequer tem arginina.

Qual desses produtos vc usou? Nao considero nenhum deles como sendo oxido nitrico. O problema pode ter sido outro, veja o produto que vc usou, a composicao dele e tente descobrir a origem do seu problema.

Desses produtos citados, eu já usei o Nitro NO2 como suplemento proteico e não tive nenhum problema.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom velho, não conheco ninguem que teve esses problemas com o uso de oxido nitrico.

Vc disse que vc comprou o NO2 da Probiotica, mas essa marca nao tem percussores de oxido nitrico como conhecemos no mercado. Ela tem o Monster Nitro Pack, q eh mais um complexo vitaminico do que um precurssor do oxido nitrico; o Nitro NO2, q eh um suplemento proteico time release; e o Nitro Pro II, que eh um lançamento mais recente e que até hoje eu não entendi o que eh, tem carboidratos e vitamina C mas sequer tem arginina.

Qual desses produtos vc usou? Nao considero nenhum deles como sendo oxido nitrico. O problema pode ter sido outro, veja o produto que vc usou, a composicao dele e tente descobrir a origem do seu problema.

Desses produtos citados, eu já usei o Nitro NO2 como suplemento proteico e não tive nenhum problema.

Abracos

Pois é, agora vc me pegou com esse questionamento, mas ainda bem que eu guardei o pote do produto da probiótica. Eu tomei o Nitro NO2 que vc tbm tomou.

Eu só posso atribuir a ele o problema da inflamação nos dedos, pois o complemento anterior era apenas carboidrato para ganhar massa. Daí eu dei um tempo médio de 1 mês ou mais. A idéia era tomar alguma proteína, mas aí o colega instrutor veio com a sugestão do Nitro NO2.

Bem, só sei que depois que eu o tomei foi que o dedo começou a inchar. Ando notando uma melhora, aos poucos os dois estão voltando ao normal.

É aquele lance do funcionamento diferente de cada organismo. Cada um reagindo de uma maneira. Mas interessante que os outros produtos não me causaram nenhum problema, tirando os gases e diarréias iniciais.

Quando eu malhei pela 1ª vez há 15 anos eu tomei coisas básicas daquela época: levedura, etc. Aí fui comprar as FDC´s que vendiam naquele tempo, não sei se é do seu tempo, e eu tomei uma que detonou o meu estômago. Eu nunca mais quis tomar aquilo. Tanto é que fiquei com um pé atrás quando comecei a tomar os BCAA esse ano.

Lembro que naquela época já existia o Natubolic. Eu comprei mas não tive coragem de toma-lo e dei para um primo meu.

Valeu por ter comentado, já ajuda a desvendar o mistério.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mgomes. Esse Nitro NO2 só tem NO2 no seu nome, é muito mais um nome comercial do que propriamente ser oxido nitrico, tanto que nos sites de suplementos q eu me lembro agora ele está na seção dos proteicos e nao do oxido nitrico. Pode ter ate sido esse produto que causou uma reacao em seu corpo, mas nao por ser oxido nitrico, era bom vc dar uma olhada num medico pra tentar descobrir as causas.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mgomes. Esse Nitro NO2 só tem NO2 no seu nome, é muito mais um nome comercial do que propriamente ser oxido nitrico, tanto que nos sites de suplementos q eu me lembro agora ele está na seção dos proteicos e nao do oxido nitrico. Pode ter ate sido esse produto que causou uma reacao em seu corpo, mas nao por ser oxido nitrico, era bom vc dar uma olhada num medico pra tentar descobrir as causas.

Abracos

Valeu Lucas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc disse que vc comprou o NO2 da Probiotica, mas essa marca nao tem percussores de oxido nitrico como conhecemos no mercado. Abracos

MGomes, realmente duvido mt q esse supla da Probiótica tenha causado isso em vc...

Acho q deve ter sido outra coisa...como o colega disse, melhor ir num médico ver isso msm...

Vi outros tópico, nos quais vc radicalmente DETONA os suplementos a base de NO...acho q vc deve se certificar do seu problema, antes d sair falando ruim d TODOS esses suplementos...

Creio q têm alguns NO's q n são LIXO, e funcionam sim, ao contrário do q vc disse...

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mgomes. Esse Nitro NO2 só tem NO2 no seu nome, é muito mais um nome comercial do que propriamente ser oxido nitrico, tanto que nos sites de suplementos q eu me lembro agora ele está na seção dos proteicos e nao do oxido nitrico. Pode ter ate sido esse produto que causou uma reacao em seu corpo, mas nao por ser oxido nitrico, era bom vc dar uma olhada num medico pra tentar descobrir as causas.

Abracos

Ei Lucas, só para ficar mais claro, o produto que eu tomei não foi esse NITRO NO2 - PROTEIN TIME RELEASE da probiótica não. Esse é classificado como proteína né? Pois, eu estava dando uma olhada no site do fabricante e o produto que eu tomei foi outro, está em outra categoria.

Está na linha Millenium deles. Foi o MILLENNIUM MASSA NITRO NO2! Foi esse que eu tomei. Será que é a mesma coisa?

Millennium Massa Nitro NO2 foi elaborado baseado nas mais recentes pesquisas de nutrição esportiva. È um hipercalórico composto pela fórmula NITROPRO, especialmente desenvolvida com ingredientes que participam como co-fatores na formação do óxido nítrico (NO). O NO é uma substância vasodilatadora produzida pelo organismo durante o exercício e que ao promover o relaxamento celular permite uma maior irrigação sanguínea e maior aporte de nutrientes e oxigênio para o músculo. O aminoácido arginina, presente naturalmente nas proteínas deste produto, é o substrato para a formação do óxido nítrico.

Enquanto a fórmula básica do Nitro NO2 - Protein Time Release é essa:

LACPROTEIN (proteína concentrada do soro do leite (whey protein), proteína isolada do soro do leite e caseinato de cálcio), HIDROPROT (clara de ovo hidrolisada, proteína hidrolisada do soro do leite (íon-exchange whey protein isolate), proteína hidrolisada do trigo), NITROPRO (exclusiva fórmula Probiótica), ENZIPRO (lactase e papaína), cacau em pó, chocolate em gotas, dextrose, aromatizante e edulcorante artificial acessulfame K. CONTÉM GLÚTEN. DIABÉTICOS CONTÉM GLICOSE.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Porção de 45g (2 medidas)

Quantidade por porção %VD*

Valor Calórico 180 Kcal 7 %

Carboidratos 7 g 2 %

Proteínas 31 g 62 %

Gorduras Totais 3,5 g 4 %

Gorduras Saturadas 2g 9 %

Colesterol Menor que 5 mg 2 %

Fibra Alimentar 0 g 0 %

Cálcio 125 mg 15 %

Ferro 0,3 mg 2 %

Sódio 100 mg 4 %

Magnésio 100 mg 33 %

Vitamina B6 0,5 mg 25 %

Ácido Fólico

60 mcg 30%

* Valores diários de referência com base em uma dieta de 2500 calorias.

Aminoácidos de Cadeia Ramificada BCAA s

L-Leucina 2555 mg **

L-Isoleucina 2473 mg **

L-Valina 2180 mg **

A do MILLENNIUM MASSA NITRO NO2 (o que eu tomei) é essa:

Maltodextrina, Glucose Desidratada, Soro de Leite em Pó, Proteína Isolada de Soja, Clara de Ovo Desidratada, Proteína do Soro do Leite, Vitaminas (C, Niacina, E, Ácido Pantatênico, Riboflavina, B6, Tiamina, A, Ácido Fólico, Biotina, D e B12) Frutose, Minerais (Ferro, Zinco, Manganês, Cobre, Iodo, Molibdênio, Cromo e Selênio), Caseinato de Cálcio, Proteína Isolada do Soro do Leite, Proteína Hidrolisada do Trigo, Aromatizante, Edulcorante Acessulfame K . * Sabor Morango: Aromatizantes, Corantes Naturais de cochonilha. * Sabor Chocolate: Aromatizante, Corante Caramelo. * Sabor Baunilha: Aromatizante.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Porção de 120 g (9 colheres de sopa)

Quantidade por porção %VD* Quantidade por porção de produto preparado (120g pó + 250 ml leite desnatado)

Valor Calórico 460 Kcal 23% 541 Kcal

Carboidratos 96 g 32% 109 g

Proteínas 16 g 21% 25 g

Sódio 243 mg 10 372 mg

Vitamina A 199 mcg 33 199 mcg

Vitamina D 1,1 mcg 22 1,1 mcg

Vtamina C 15 mg 33 15 mg

Vitamina E 3,3 33 3,3

Tiamina 0,40 mg 33 0,40 mg

Riboflavina 0,43 mg 33 0,43 mg

Niacina 5,3 mg 33 5,3 mg

Vitamina B6 0,43 mg 33 0,43 mg

Ácido Fólico 133 mcg 33 133 mcg

Vitamina B12 0,79 mcg 33 0,79 mcg

Biotina 10 mcg 33 10 mcg

Ferro 4,7 mg 33 4,7 mg

Magnésio 87 mg 33 87 mg

Zinco 2,3 mg 33 2,3 mg

Iodo 43 mcg 33 43 mcg

Cobre 297 mcg 33 297 mcg

Selênio 11 mcg 33 11 mcg

Molibdênio 15 mcg 33 15 mcg

Cromo 12 mcg 33 12 mcg

Manganês 0,77 33 0,77

Ácido Pantotênico 1,7 33 1,7

Sódio 243 mg 10% 372 mg

Não contém quantidade significativa de gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar.

* Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2000 calorias.

** Seus valores podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Eu estou analisando os componentes dos produtos que tomei para ver quais substâncias cada um possui.

O que vc acha? Não existe uma ligeira diferença em cada um?

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está agora destravado para futuros posts.

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...