Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Visitante Mestre

A Importância do Glicogênio na Musculação

Avalie este tópico:

1 post neste tópico

Fonte: Autoria da Dra Shirley de Campos, Medica Biomolecular.
http://www.drashirleydecampos.com.br

O catabolismo protéico e a disponibilidade de aminoácidos para oxidação no ciclo de Krebs (fornecedor de ATP – ENERGIA) estão relacionados com o exercício e a diminuição das reservas de glicogênio.

Durante a musculação e outros exercícios intensos, é praticamente impossível evitar catabolismo protéico, se as reservas de glicogênio sofrerem redução intensa.

Os aminoácidos que são oxidados mais rapidamente durante o exercício intenso são os ramificados (leucina, isoleucina e valina os BCAA's), aspartato e glutamina.

A suplementação com esses tipos de aminoácidos contribui no momento do treino, a preservar por tempo maior, o glicogênio muscular não havendo depletação de massa magra e melhorando a concentração do atletas.

A administração de carboidratos, por meio do alimento ou bebida energética durante o treino, não é suficiente para interromper o catabolismo e induzir a síntese protéica (massa muscular).

A bebida isotônica que contém carboidrato é utilizada pelo músculo e ajuda na continuação do treino (esforço), porém ela é insuficiente para estimular a secreção de insulina pelo pâncreas e desse modo, interromper o catabolismo protéico. Durante o exercício ocorre inibição da secreção de insulina pelas células Beta-pancreáticas.

Sugerimos que o consumo de carboidratos deve ser de 60 a 65% em cada refeição do atleta; as refeições devem ser fracionadas (6 a 8 por dia) e com intervalos de 3 horas; deve aumentar de acordo com as necessidades impostas pela atividade física e os estoques de glicogênio normalizado entre cada sessão de exercício, sob conseqüência de haver queda no desempenho e fadiga prolongada, características de treinos intensos.

Manutenção do Glicogênio Muscular

Após o término do treino, o atleta deve imediatamente dar início ao processo de repleção dos estoques de glicogênio utilizando carboidratos, a fim de aproveitar o momento melhor de síntese do glicogênio induzida pelo exercício, isto porque ao final do treino, os músculos: são aptos a captar glicose independente insulina, estão com a sensibilidade aumentada à ação da insulina que é secretada após o estímulo da glicose e a concentração diminuída de glicogênio eleva a atividade da enzima glicose-sintetase.

A combinação de carboidratos com proteína é a mais eficiente para estimular secreção de insulina. A insulina secretada com essa combinação é importante para o interior dos miócitos, fundamental para síntese protéica. Com isso, inibe-se o catabolismo e estimula-se o anabolismo protéico.

Conclusão

O atleta para repor plenamente os estoques de glicogênio deve consumir carboidratos de alto índice glicêmico após o término do treino (esforço) e manter intervalos de 3 horas entre as refeições.

[ Esta Mensagem foi editada por: Mestre em 2002-11-11 23:09 ]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Gostou? Compartilhe!
  • Conteúdo Similar

• Por Monica Cabral Cunha
      Acabei de me registrar aqui. Fiz crossfit por 1 ano e meio e deu uma detonada nos meus joelhos. Fiquei parada um tempo, fiz ballet mas acabei parando. Entrei numa academia pra fazer spinning, só que to achando que minha perna ta perdendo massa muscular. Odeio musculação, muito mesmo, mas acho que vou ter que começar a  fazer. A minha pergunta é: faço treino de perna antes ou depois da aula de bike? bjs a todos e muuuuito obrigaaaada! 
    • Por jhonny.pl
      INFORMAÇÕES:

Tempo de Treino: 4 meses
      Altura: 1,80
      Peso: 67 kg
      Gasto calórico total diário: Aproximadamente 2768
      Objetivo: Hipertrofia
      Valor calórico total estimado: acima de 3000

( Pessoal COMPREI UM HIPERCALÓRICO DA UNIVERSAL, AONDE POSSO ENCAIXAR NESSA DIETA)
      Dieta:

CAFÉ DA MANHA 1 ( 06:00 da manha)

2 bananas ( 2, 4 Proteina  47,8g carboidrato  Gordura 0,4)
      150ml de leite desnatado ( 5g de proteina 7g de carboidrato 0g de gordura)
      25g de albumina (20g de proteina 0g de carboidrato e 0g de grdura)
      50g de aveia (8g de proteina 35g de carboidrato 3.5g de gordura
      40g de granola ( 4,4 proteina 25g carboidratos 5g de gordura)
      2 Fatias de peito de peru ( 11g de proteína 1g carboidratos 1g gordura)
      2  fatias de Pao (4.6g proteina 25g de carboidrato 0.9g de)
      100g de batata doce (6g de proteina 75g de carboidrato 0g de gordura)

TREINO

SUPLEMENTO (Logo após o treino)

40g de whey protein- Whey Protein Gold 100% da Optimum
      30g de maltodextrina
      5g de creatina( PROLAB )

LANCHE 2 ( 09:00 da manha )

1  pão frances ( 4,73 de proteína 25,4 de carboidratos 1,98 de gordura)
      150g de frango grelhado ( 31.5g de proteina 2.1g de carboidrato 2.6g de grodura)
      1 Fatias de peito de peru ( 6 g de proteína 1g carboidratos 1g gordura)
      300g de batata doce(6g de proteina 75g de carboidrato 0g de gordura)
      1 CAIXINHA DE SUCO DEL VALLE

Refeição 3 (" almoço as 13:00 da tarde)

150g de frango cozido ou grelhado ( 31.5g de proteina 2.1g de carboidrato 2.6g de grodura)
      200g de batata doce (6g de proteina 75g de carboidrato 0g de gordura)
      1 porção de legumes cozidos
      100 g de arroz e 100 g de feijao
      3 OVOS COZIDOS( 12g de proteína 2g de carboitrados 12g de gordura

Refeição 4( 16:00 da Tarde)

2 Fatias de peito de peru ( 11g de proteína 1g carboidratos 1g gordura)
      2  fatias de Pao (4.6g proteina 25g de carboidrato 0.9g de)
      150 de batata doce (6g de proteina 75g de carboidrato 0g de gordura)

Refeição 5( 19:00 da noite )

25g de albumina (20g de proteina 0g de carboidrato e 0g de gordura)
      1 fruta (maça,mamão papaia, pêra)
      1 barra de proteina ( 8,5 proteina  carboidratos 15g gordura 3,1g)

Refeição 6 ( 21:00 da noite)

1 fruta (maça,mamão papaia, pêra)
      1 barra de proteina ( 8,5 proteina  carboidratos 15g gordura 3,1g)
      Ou
      1 fruta (maça,mamão papaia, pêra)
      1 Pote de iogurte pequeno

Refeição 7  ( " ultima" 23:00 da noite) 

shake de 200ml de leite desnatado e 30g de albumina
      1 bananas ( 2, 4 Proteina  47,8g carboidrato  Gordura 0,4)

ESSA DIETA POSSUI>>>> 230g de proteina e 12.5g de gordura e 3700 cal

• Por ProjetoFit
      Irei começar meu ciclo mas estou na dúvida se tomo ou não algum protetor hepático..
      Alguém poderia me ajudar?
    • Por Crown
      Fala galera... 
      Estou querendo iniciar meu segundo ciclo daqui uns 2 meses.. fiz o primeiro no final do ano passado, acabei a tpc tem uns 3 meses..
      Estava querendo um ciclo para ganho de massa magra, de preferencia uma droga que não retenha muito
      Primeiro ciclo foi de dura e stano 1~8 dura e 3~10 stano, tpc feita foi a serm´s, tribulus terrestris ..
      Gostaria de algumas ideias para o segundo ciclo tendo em vista que quero um ganhos secos.. 
    • Por Ismaelcry
      Eae! Tenho 18 anos, 1,75 cm de altura e 70kg. Estou treinando há 3 meses e já tive algumas respostas significativas, porém eu ainda estou meio perdido. Não tenho noção de quanto BF eu tenho, logo não sei se devo continuar o cutting que estou fazendo ou faço o bulking. 
      Sei que preciso de mais massa magra para ficar com um corpo agradável e definido, porém eu tenho receio que minha gordura abdominal atrapalhe no processo do bulking. Ela me incomoda bastante.
      Então o que é melhor, continuar buscando emagrecer com a pouca massa magra que tenho ou crescer com uma alimentação limpa tentando manter o bf que já tenho?