Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aeróbicos: será um mito na queima de gordura?


GUILSILVA

Post Destacado

Bom galera , nunca fui muito a favor de exercícios aeróbicos para queima de gordura , sou adepto a algumas teorias de Arthur Jones, pra mim exercícios aeróbicos queima mais massa muscular do que gorduras, já fiz muitos aeróbicos e catabolizava demais , depois que fiquei somente controlando a definição na dieta a perca de massa muscular foi muito menor.

Li um artigo essa semana que achei interessante e gostaria de compartilhar com voce, para alguns que acha que aeróbica está ligada com a perca de gordura e saúde , para alguns dar suas próprias opiniões.

Sou adepto a algumas teorias de Arthur Jones

Li este texto a alguns dias atraz que vou até colocar aqui pois achei interessante.

Aeróbica não é tão inofensiva quanto parece, e se não for feita também na dose exata seguindo a individualidade é muito perigosa para os joelhos, quadris, coluna cervical e columa lombar, coração e será ineficiente quanto à queima de gordura, poderá ocasionar na perda de músculo! Estou me referindo a quase todos os tipos de atividades aeróbicas que são tão chamadas de baixo impacto como: aulas de aeróbica com dança, com step, correr na esteira e também spining, as quais na realidade são de alto impacto. Não seja bobo em escutar os de genética superior que falam que eles nunca se machucaram fazendo essas atividades, esses machucados são cumulativos e quando se manifestam já é tarde de mais. O entusiasmado dançarino de aeróbica, ou quem faz qualquer uma dessas aulas da moda, provavelmente pagará um preço por toda a sua "saudável"! atividade, se esse preço for uma baixa ou perda de mobilidade nos anos em que virão, isso frequentemente é o primeiro passo para perder toda a competência biológica. Um estudo canadense demonstrou que o máximo de aeróbica que um ser humano atingiu é de 95,9% que é geneticamente determinado. Fazendo aeróbica todos irão aumentar o trabalho do sistema cardiovascular, porém até um certo ponto que vem a ser baixíssimo para uns mesmo com todo o esforço que venham à fazer, e mais alto para outros, mas o grau de lesões, esse certamente virá com o mesmo grau para quase todos. Anos mais tarde o próprio Kenneth Cooper que havia dito nos anos 70 que Arthur Jones estava errado, e que difundiu e promoveu o mito da "aeróbica" pelo mundo por 25 anos, agora admiti que estava errado. Seus estudos atualmente comprovam que não há correlação entre aeróbica e saúde, longevidade ou proteção contra as doenças do coração. Ele admitiu que aeróbica em excesso colabora com essas doenças e que machucam o corpo como um todo, e é considerada cancerígena.

O que todos teriam que colocar em suas mentes, é que quando se treina e se constrói músculos, o metabolismo aumenta e esse aumento faz com que se queime gorduras. Aumentando seu peso em 6,6kg de massa muscular, aumentará o metabolismo em 7%. Então ganhar peso em músculos é uma ótima meta, também para perder gordura. Os músculos são metabolicamente ativos, sendo assim necessitam de calorias para sobreviver, e as gorduras não. A aeróbica por si só além de não servir na construção muscular, não aumenta o metabolismo ao ponto de se queimar gorduras parado, para se ter uma idéia um fisisculturista vendo TV estará queimando mais calorias do que uma pessoa que faz aeróbica, e não confunda a perda de líquidos(suor) que aeróbica proporciona com queima de gordura, se alguém quiser perder líquidos o que com isso irá perder peso , peso esse que voltará no primeiro copo de água. Seria melhor ficar ao sol ou ir à uma sauna, o que seria bem mais saudável que expor as juntas, coluna etc, aos altos impactos das aulas de aeróbica. Não tem propósito perder água, já que a gordura contém 15% de água e o músculo contém 70% de água, uita da água que se perde com essas atividades vem dos músculos e da circulação sanguínea.

Fonte : Claudio Schenker - The Magnum Set Bulletin

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Criei esse tópico e me lembrei de um post meu respondendo a afirmação de um usuário falando que exercicios anaeróbicos não queimam gordura , pesquisando no forum encontrei o tópico e meu post

Já foi provado que exercicios anaeróbicos queimam uma quantidade maior de gordura que exercicios aeróbicos, fazendo um treino intenso seu organismo fica com o metabolismo acelerado por até 48 horas , ao contrário de aeróbicos que queimam mais calorias somente durante sua realização e um curso período de tempo.

Sem falar que ganhando massa muscular seu organismo precisará de mais alimentos para se manter ativo , ou seja seu metabolismo aumenta ainda mais.

Resumindo

Sabe-se que o aumento da massa muscular acelera o metabolismo basal fazendo a longo prazo o corpo gastar mais energia no estado de repouso.

A musculação propicia emagrecimento no período pós-exercícios, quando toda atividade metabólica de síntese protéica e glicídica ocorrem às custas de energia.

Tá ai uns artigos também para provar minha afirmação

¨ (Medicine and Science in Sports and Exercise) mostrou que quando você treina usando alta intensidade, o total de calorias que seu corpo gasta é elevado até 142% mais do que com aeróbicos de baixa intensidade na hora após o treino. E não para aí. Uma pesquisa publicada no jornal Metabolismo (Metabolism) mostrou que essa forte "queima" pós-exercício pode persistir por 48 horas após se exercitar! ¨

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal os artigos.

Agora esse lançe de defenir e taum complicado como hipertrofia,quando eu cheguei na academia perguntei aos instrutores o que seria melhor pra defenir, eles sempre falam que tem que fazer e esteira cerca de 30min a 40 min + ou - .Que dizer alimentação que e bom nem se comenta.FoDa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

desculpe...mas usar Claudio Schenker como fonte é brabera...

Outra coisa... a melhor forma de perda de gorduras comprovada, são os exercicios de Spinning, que nao tem nada de aeróbico...

a segunda são sim os exercicios aeróbicos trabalhados entre 65% e 75% FcMax.

A musculação vem em terceiro...

valew 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe...mas usar Claudio Schenker como fonte é brabera...

Outra coisa... a melhor forma de perda de gorduras comprovada, são os exercicios de Spinning, que nao tem nada de aeróbico...

a segunda são sim os exercicios aeróbicos trabalhados entre 65% e 75% FcMax.

A musculação vem em terceiro...

valew 8)

Não conheço Claudio Schenker, mas seu artigo no qual fala um pouco sobre aeróbico foi baseado em teorias de Arthur Jones e ele não é nenhum leigo no assunto para saber oque tá falando, ele investiu dinheiro nisso , teve anos de pesquisa pra chegar a uma conclusão, diferente desses professorzinho de academia que sai lendo um artigo e já acredita em tudo.

Também não acredito na eficácia de aeróbicos intervalados como o GC , Spinning ao meu ver seria um aeróbico intervalado ou estou errado ?

Achei interessante esse artigo postado pelo MRJP no forum irompump que fala justamente isso.

Porque aeróbicos intervalados não são a melhor escolha para a queima de gordura

MRJP

A ciência dos aeróbicos intervalados (Guerrilla Cardio, HIIT, tiros e etc) consiste em trabalhos alternando entre alta e baixa intensidade. Normalmente realiza-se picos de explosão (tiros) durante curto período de tempo e depois a chamada pausa ativa (trote ou uma corrida mais leve) durante um tempo um pouco maior, repetindo esse ciclo durante um tempo pré-determinado. Para entender o porque disso, vamos começar a falar de bioquímica e fisiologia.

Em condições de repouso, nosso corpo utiliza como energia 70-80% de gordura e 20-30% de açúcares. Muitos devem estar confusos com isso, mas é o que realmente ocorre porém, pelo repouso ser regido por um metabolismo baixo, essa queima não é significativa. Quando inicia-se a atividade física ocorre quebra da homeostase e alternância entre a utilização dos substratos. Abaixo o ciclo de Krebs e as vias responsáveis pelo fornecimento de energia.

Como visto acima, gorduras, carboidratos e proteínas fornecem substrato as diversas reações do ciclo de Krebs e no final acabam gerando ATP, a energia do organismo humano. A quebra do ATP em ADP fornecem fosfato de alta energia para as atividades orgânicas e esse ADP é reconstituído em ATP pela ação da creatina fosfato (metabolismo aláctico) ou através da glicólise, denominado de metabolismo anaeróbico (láctico). Abaixo, o gráfico comparativo entre a utilização de substrato em diversas sistuações.

Conforme o corpo é submetido a diferentes estímulos, o metabolismo responde de formas diferentes, como observado acima. Quanto maior o predomínio do metabolismo anaeróbico (atividades mais pesadas), maior a quantidade de ácido láctico produzido. O corpo possui diversas formas de remover esse produto da musculatura, são eles: 1) através de secreção e excreções como suor e urina; 2) metabolismo hepático, como substrato para a neoglicogênese; 3) pulmão, através de uma complexa cadeia de reações de tamponamento que acabam resultando em gás carbônico; e 4) na musculatura, como substrato para reações oxidativas. Quanto mais treinado o atleta, maior a sua capacidade de remover lactato, o que propicia uma maior capacidade atlética. O acúmulo de ácido láctico na musculatura promove fadiga e dor através, principalmente, da queda de pH, que age sobre as terminações algésicas.

A primeira reação representa o tamponamento do lactato pelo bicarbonato de sódio e a segunda a transformação do ácido carbônico em gás carbônico e água.

Como visto acima, o gás carbônico produzido, indiretamente, pelo metabolismo do ácido láctico age sobre os centros respiratórios do bulbo, que são extremamente sensíveis a hipercapnia (aumento da quantidade de gás carbônico), promevendo estímulo a musculatura respiratório e consequente hiperventilação, para eliminar o acúmulo desse gás tóxico. Logo, resumindo, o aumento da produção de ácido láctico, por aumento do metabolismo anaeróbico, promove hiperventilação para eliminar o CO2. A medição dessas taxas, pela ergoespirometria, nos permite determinar os limiares aeróbicos.

Limiares aeróbicos. VE: ventilação; VO2: volume de oxigênio; VCO2: volume de gás carbônico; LA: limiar aeróbico.

A figura acima deve ser interpretada da seguinte forma. Até a primeira linha preta (LA1) a VE equivale a VO2 logo, o que o atleta esta ventilando serve para o consumo de oxigênio para o trabalho exercido. A partir da primeira linha, a VE perde a linearidade com a VO2 e se alinha com a VCO2. Isso deve ser entendido como um aumento da ventilação, sem um consequente aumento do consumo de oxigênio, com o objetivo de eliminar o CO2. A partir desse linha, o atleta começa a entrar no metabolismo anaeróbico. A partir da segunda linha preta, o VCO2 cresce muito, e a VE ja não é suficiente para a sua eliminação. Desse momento em diante, o atleta esta prestes a entrar em fadiga, ja que o ácido láctico esta se acumulando na musculatura.

O aeróbico intervalado trabalho em cima de todo esse mecanismo citado acima. Durante os picos de frequência cardíaca (alta intensidade) a musculatura tem como predomínio o trabalho pesado, com consequente metabolismo anaeróbico e produção de ácido láctico. A queda da frequência cardíaca (baixa intensidade) que vem a seguir tem como predomínio o trabalho leve ou muito leve, com consequente metabolismo aeróbico. Durante esse período, o corpo passa a remover o ácido láctico da musculatura e desvia-lo para o ciclo de Krebs. De modo resumido, no aeróbico intervalado, o que é produzido durante a alta intensidade, é consumido na baixa intensidade e utilizado para fornecer energia para o próximo pico. Esse mecanismo é limitado e a partir de determinado momento passa a não funcionar mais, com o atleta entrando em fadiga.

Demonstração da frequência cardíaca durante um trabalho intervalado.

A drepresentação acima demonstra os picos e quedas de frequência cardíaca durante um trabalho aeróbico intervalado. Observe que a partir de um momento, a FC não cai nos níveis mais baixos e começa a cada vez cair menos. Isso ocorre devido o aumento do trabalho cardíaco com objetivo de remover o lactato acumulado na musculatura, que com o passar do tempo é cada vez maior.

Finalmente, vamos entender porque esse trabalho não é o melhor para a queima de gordura. Como expliquei acima, o objetivo desse trabalho é que o lactato produzido seja utilizado, durante o momento de baixa intensidade, como substrato do ciclo de Krebs, fornecendo energia para o próximo pico de intensidade. Dessa forma, o ácido láctico toma o lugar da gordura como substrato para oxidação. Isso é bom para quem busca performance e condicionamento, mas não para quem procura a lipólise. Para a gordura começar a funcionar como substrato durante um trabalho intervalado, leverá um tempo muito maior e isso não é preconizado por esse tipo de protocolo.

Fonte : MRJP ( Ironpump )

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baby, o que você pensa sobre os treinos feitos em "circuito", com 8-12 exercícios por dia, sem intervalos de descanso entre os exercícios(no estilo HIT de Jones), será que é uma boa ideia para diminuir % de gordura?

Abraço

Claro que cada um tem sua opinião , mas pra mim a melhor idéia para diminuir a % de gordura é a dieta , já fiz muitos aeróbicos , já experimentei vários tipos de aeróbicos e pra mim cheguei a uma conclusão.

aeróbico = catabolização.

Quando cortei os aeróbicos da minha rotina e só usei a alimentação para definir perdi gordura do mesmo jeito e a perca de massa magra visualmente foi muito menor do que na época que fazia aeróbicos.

Abraos brother

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GUILSILVA, muito bom esse texto, cara!

Sempre q fiz aeróbicos tb observei uma diminuição de massa magra.

Ganhava massa e depois de um tempo praticava aeróbicos pra tentar diminuir o BF.

Conseguia perder gordura, mas vi q meus progressos tb iam por água abaixo.

Só uma correção, nada a ver sobre o assunto, sem querer ser chato e já sendo, o certo é "perda de massa".

Vi vc escrevendo algumas vezes "perca" e isso me dá uma dor no coração. :)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Em individuos altamente treinados (o que creio não é o caso de ninguem aqui) pode sim ser utilizado para perda de gordura.

Mas nada de comporvação cientifica a cerca de sua maior eficacia ou nao em relação a treinos intervalados.

Valew 8)

Baby, o que você pensa sobre os treinos feitos em "circuito", com 8-12 exercícios por dia, sem intervalos de descanso entre os exercícios(no estilo HIT de Jones), será que é uma boa ideia para diminuir % de gordura?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...