Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Perdi suplementos com creatina (ANVISA)


luvavi

Post Destacado

Desculpem o post longo , mas pode ser do interesse de todos

Caros colegas de forum.

Acho que me queimei com a ANVISA.......

Sempre importo meus suplementos e já tive casos a base de creatina em que foram devolvidos direto sem receita medica.

Desta vez , pedi WHEY PROTEIN da Natures , que foi barrado e pediram receita. Questionei pois eu havia pedido uma pesquisa no site deles perguntando se a receita era realmente necessária e disseram que não , mas tudo bem providenciei a receita e aproveitei e questionei da devolução dos produtos à base de creatina.

A resposta do fiscal foi a seguinte

" As remessas postais sob Objetos RA466.117.080BR e RA466.117.249BR contém produto com Creatina para a qual a área técnica da Anvisa, cumprindo seu papel de proteger e promover a saúde individual e coletiva, emitiu parecer quanto à não autorização de importação do produto em função das evidências científicas avaliadas até o momento não comprovarem a segurança de uso e eficácia do produto, isolado ou como ingrediente alimentar. O produto não tem autorização para entrada no território nacional por nenhuma modalidade de importação. Por favor, esclarecer-nos qual o Aeroporto de desembaraço da referida importação liberada para que possamos encaminhar seu relato para apuração junto à Anvisa e empresa de Courier. Para a importação, deverá informar-se quando do evento, da restrição sanitária quanto ao mesmo junto à Anvisa. Lembramos porém, que os produtos fabricados em outros países atendem às Boas Práticas de Fabricação daqueles países e, as legislações sanitárias não são as mesmas. Assim, muitos produtos não cumprem as normas sanitárias brasileiras que devem ser atendidas na importação.

> Atenciosamente.

> Fiscalização Sanitária

> CVPAF/SP - ANVISA/MS

> Email: anvisa.sp@correios.com.br "

Como resposta , colei o boletim abaixo onde contradiz o que o atendente alega , pois creatina pode ser consumida como medicamento. À partir daí não me respondem mais meus mail ( antes viviam retrucando comigo sobre a proibição ) , a única resposta que me dão é que a carta com a receita não chega , apesar de constar no site dos correios como entregue desde o dia 16/04. Acho que ficaram muito putos comigo e vão me sacanear com meu Whey. Mas não desisto , acho que precisamos lutar com a arbitrariedade dos fiscais da ANVISA.

Vinny

P.S. Vcs tinham conhecimento deste Boletim

Boletim Ouvidoria Anvisa

Edição nº 20, de 22 de Outubro de 2007 - Ano 1

Fique Atento

É cada vez maior o número de pessoas interessadas em praticar exercícios físicos nas academias. Preocupadas em obter resultados mais eficientes, estas buscam produtos que são vendidos como suplementos alimentares como forma de atingirem seus objetivos de forma rápida, e sem, às vezes, ter conhecimento se o produto é autorizado por lei. A importância de se procurar profissionais especializados na área, recai na prevenção do uso destes produtos no que tange ao registro, benefícios e malefícios que o produto pode trazer para a saúde.

A Gerencia de Inspeção e Controle de Riscos de Alimentos esclarece que os aminoácidos isolados L-carnitina, creatina, arginina, glutamina, ornitina, ß-hidroxi ß-metilbutirato não são permitidos como alimentos, pelo fato de não haver consenso científico relacionados à segurança e eficácia de uso. Esses aminoácidos são utilizados majoritariamente por atletas de elite e têm em alguns casos a indicação de uso como medicamentos e, portanto devem ser utilizados sob prescrição médica. Caso o produto seja comercializado, o infrator estará sujeito às penalidades da Lei nº 6.437/77 que regulamenta sobre as infrações sanitárias disponível em http://portal.anvisa.gov.br. Esta Lei também poderá utilizada pelos órgãos fiscalizadores estaduais e municipais em vista da descentralização da Vigilância Sanitária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Caro luvavi,

Relaxa. Fiscal da Anvisa só cumpre as ordens.

Não acredito que eles vão querer te sacanear por tão pouco....isso poderia custar a eles um processo administrativo.

Pense no lado positivo. Eles tem tanta coisa pra se incomodar que nem se importam com seu caso.

Continue pressionando e ligando pra eles.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mach1

Mas vc viu que interessante ?

Tudo mundo fala que a creatina é proibida , mas na verdade apenas sua venda como suplemento não é regulamentada.

Como medicamento e receituário medico nao tem problema

Pelo menos em teoria , poderia ser vendida livremente em farmácias e em farmacias de manipulação sob prescrição médica.

E nós ficamos achando que de certo modo estamos praticando um crime , todo mundo quer comprar creatina na surdina , escondido

É uma coisa para se pensar.....se o Brasil não produz a matéria prima , a única forma de entrada seria via importação.Então acredito que não poderiam devolver sem antes pedir receita.

Vinny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto a esse negócio de ter se queimado com os fiscais, só se você foi desrespeitoso.

Ainda que seja esse o caso, teria que ser um fiscal muito desocupado para ir atrás especificamente do seu pacote e te criar problemas...

Como sabemos, uma coisa que não tem na ANVISA é fiscal desocupado, o quadro efetivo deles é pequeno e mal dá conta do serviço normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas encomendas internacionais causam um bom transtorno operacional pra eles, devido ao volume de inspeçoes que tem de realizar... com certeza vao tentar desestimular essa pratica, isso é fato.

Se é classificada mesmo como medicamento nao deveria sequer ser cobrado imposto, desde que apresentada receita.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...