Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual suplemento é bom para evitar ou retardar a fadiga muscular durante o treino?


HM_Maniac

Post Destacado

  • 1 mês depois...

Também tenho a mesma dúvida do colega, até porque estou sofrendo com isso.

Em pesquisa ao Fórum, vi que tem "n" tipos de soluções sugeridas, o que só complica a coisa pra quem não entende muito. Ainda que cada uma pode ter seu benefício, dependendo de pessoa para pessoa.

No meu caso, a fadiga muscular é sentida durante o treino, quando os musculos começam a tremer muito (ex: abdominal).

Faço Pilates com uma fisioterapeuta. E ela disse que isso é um dos sintomas da fadiga muscular.

Comecei a tomar creatina para dar mais força no treino.

Adquiri mais força sim.

Mas continua a tremedeira.

Então ... Será que alguém poderia ajudar para sugerir o que há de maior consenso para se remediar ou prevenir a fadiga muscular ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem ...

No meu caso, 6 refeições ao dia. Maioria dos carboidratos complexos, proteínas, cereais ... Posso dizer que me alimento bem. Não como porcarias, sem refrigerante, muita comida integral, frutas verduras, frango, carne vermelha, salmão pelo menos 1 vez por semana, ovos ...

E quanto À fadiga muscular ... quem primeiro me falou que poderia ser, como disse acima, foi a fisioterapeuta, mas pra mim, tenho como fadiga muscular quando não é possível manter a força normal de contração do músculo. (o que acontece comigo no exemplo que dei, por exemplo)

Mas sei que também a fadiga pode ter sintomas como stress, irritação, e até problemas no sono.

Por via das dúvidas, já tinha um ortopedista marcado para sexta-feria que vem, vou questioná-lo sobre isso também.

Mas o que vc poderia sugerir pra gente Mestre ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem ...

No meu caso, 6 refeições ao dia. Maioria dos carboidratos complexos, proteínas, cereais ... Posso dizer que me alimento bem. Não como porcarias, sem refrigerante, muita comida integral, frutas verduras, frango, carne vermelha, salmão pelo menos 1 vez por semana, ovos ...

E quanto À fadiga muscular ... quem primeiro me falou que poderia ser, como disse acima, foi a fisioterapeuta, mas pra mim, tenho como fadiga muscular quando não é possível manter a força normal de contração do músculo. (o que acontece comigo no exemplo que dei, por exemplo)

Mas sei que também a fadiga pode ter sintomas como stress, irritação, e até problemas no sono.

Por via das dúvidas, já tinha um ortopedista marcado para sexta-feria que vem, vou questioná-lo sobre isso também.

Mas o que vc poderia sugerir pra gente Mestre ?

Quando falei sobre alimentação, e nutrição. Eu me falei isso baseado no fato de que tem gente que vai treinar desnutrido.

O Ideal eh ter feito uma Refeição Completa com cerca de 1 a 2 horas antes do Treino.

Mas agora usando a sua definição de Fadiga Muscular:

tenho como fadiga muscular quando não é possível manter a força normal de contração do músculo.

Pois bem, em quase todo treino eu tbm sinto +- a mesma coisa. :D

Pois treino quase sempre visando um ponto de falha muscular momentânea(FMM), e quando essa falha acontece, isso +- ocorre na hora em que não eh mais possivel tbm manter a força normal de contração do musculo. Normal para mim, para meu tipo de treino e para meu caso.

Agora para avaliar seu caso, primeiro me diga, a quanto tempo vc treina?

Pois dependendo no nivel de tonus muscular do musculo em questão, "isso que vc chamou de fadiga muscular", pode acabar vindo antes até.

Perceba que o ideal mesmo, seria ve-lo treinar. Ai sim eu poderia dar uma ideia mais clara do que pode estar ocorrendo. Pois posso sem ve-lo treinar, até estar falando algo equivocado e "trocando as bolas".

abracos. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Sou estudante de fisioterapia

Os músculos tremerem durante os exercícios é uma resposta fisiológica à fadiga muscular, mas não é um sinal de que o músculo está em desenvolvimento. Apesar de não ser perigoso, pode levar a lesões - Se exercitar até a exaustão pode melhorar sua forma física, porém se exercitar depois do ponto da exaustão leva a lesões.

A fadiga muscular pode ser o resultado de vários fatores: desidratação, desgaste ou um treino muito puxado. Em primeiro lugar, você pode estar desidratado. A desidratação afeta todos os sistemas do corpo e você se cansa mais rápido.Em segundo lugar, talvez o seu músculo não tenha tido tempo de se recuperar adequadamente do último treino, o que acontece quando a pessoa se exercita todos os dias sem descanso. Isso não é tão ruim !

Significa apenas que seu músculo está trabalhando demais e precisa descansar.

Se você não controla a ativação dos músculos usando os nervos adequados e ainda há uma carga sobre esses músculos, então o controle está comprometido. O resultado pode causar falta de força, perda de equilíbrio e se for levado adiante – lesões.

Então se exercitar demais é ruim?
Não - é uma coisa boa: Muitas pessoastem medo de ir até o máximo no seu treino. Quanto mais intenso, mais calorias você está queimando e  mais rápido vai estimular a queima de gordura em seu corpo. Porém , é necessário recuperar a musculatura, descansar e tomar um shake de proteína pós-treino . 

Resumindo: se você está numa classe e começar a sentir o músculo tremer, é hora de descansar. Não se preocupe achando que algo está errado – mas você não vai se ajudar se continuar forçando a barra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/12/2015 at 21:08, Isa Novaes disse:

Sou estudante de fisioterapia

Os músculos tremerem durante os exercícios é uma resposta fisiológica à fadiga muscular, mas não é um sinal de que o músculo está em desenvolvimento. Apesar de não ser perigoso, pode levar a lesões - Se exercitar até a exaustão pode melhorar sua forma física, porém se exercitar depois do ponto da exaustão leva a lesões.

A fadiga muscular pode ser o resultado de vários fatores: desidratação, desgaste ou um treino muito puxado. Em primeiro lugar, você pode estar desidratado. A desidratação afeta todos os sistemas do corpo e você se cansa mais rápido.Em segundo lugar, talvez o seu músculo não tenha tido tempo de se recuperar adequadamente do último treino, o que acontece quando a pessoa se exercita todos os dias sem descanso. Isso não é tão ruim !

Significa apenas que seu músculo está trabalhando demais e precisa descansar.

Se você não controla a ativação dos músculos usando os nervos adequados e ainda há uma carga sobre esses músculos, então o controle está comprometido. O resultado pode causar falta de força, perda de equilíbrio e se for levado adiante – lesões.

Então se exercitar demais é ruim?
Não - é uma coisa boa: Muitas pessoastem medo de ir até o máximo no seu treino. Quanto mais intenso, mais calorias você está queimando e  mais rápido vai estimular a queima de gordura em seu corpo. Porém , é necessário recuperar a musculatura, descansar e tomar um shake de proteína pós-treino . 

Resumindo: se você está numa classe e começar a sentir o músculo tremer, é hora de descansar. Não se preocupe achando que algo está errado – mas você não vai se ajudar se continuar forçando a barra

Nossa, bem antigo esse tópico.

Eu nem me lembrava de nada disso, e também não poderia, pois participei desse tópico em 2008, há mais de 7 anos atras. Messa época eu já treinava há ~7 anos também quando respondi nesse tópico.

A gente com isso percebe que estamos ficando velhos. hehe :-D

Mas existem outros tópicos novos, recentes, e a sua participação seria legal nesses tópicos também com a gente.

abraços e gratos pela participação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Na realidade, a fadiga muscular é algo desejado durante o treino. É o treinamento até a fadiga que resulta na hipertrofia máxima. Como o @Mestre colocou, a fadiga muscular não se confunde com fraqueza por má alimentação. Se a alimentação for ruim, o organismo já se encontra sem energia, com o glicogênio depletado, antes mesmo de terminada a sessão de treinamento.

Alguns nutricionistas recomendam shakes para serem ingeridos durante o treino com carboidratos simples (dextrose ou maltodextrina), a fim de se manterem elevadas as reservas de glicogênio. Mas isso depende de cada dieta e do objetivo a ser alcançado. Existem suplementos alimentares desenvolvidos especificamente para serem consumidos durante o treino, e são conhecidos em inglês pelo termo Intra-Workout, em consonância com os termos Pre-Workout e Post-Workout.

Em português, os termos são: pré-treino, intra-treino e pós-treino. Logo, respondendo à sua pergunta, não existe suplemento alimentar que possa evitar ou retardar a fadiga muscular (o que é algo desejado), mas existem suplementos intra-treino que prometem aumentar o desempenho durante a sessão de treinamento, a fim de que a fadiga ocorra acima do limite normal do organismo.

Exemplos clássico são os gel de carboidratos e bebidas isotônicas. Suplementos mais sofisticados têm como exemplo o Xtend, suplemento basicamente composto de BCAAs e eletrolíticos (como as bebidas isotônicas).

Suplementos pré-treino também podem desempenhar este papel, tais como a creatina ou os próprios suplementos intra-treino consumidos no pré-treino.

Todavia, num treino de musculação clássico, que dificilmente supera 40 minutos, o uso de suplementos alimentares intra-treino parece ser mais recomendado por obra de marketing da indústria do que por necessidade real da dieta.

No final das contas, o que vale mesmo para o melhor aproveitamento do treino (fadiga no limite genético) é um programa alimentar bem elaborado.

 

image_26397_original_X_450_white.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...