Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A mente controla o corpo, não o contrário!


Visitante
 Compartilhar

Post Destacado

Se você estiver motivado o bastante, encontrará uma forma de garantir que não faltará às sessões de treinamento, não importa o que aconteça.

Uma das queixas mais comuns que ouço é das pessoas que dizem que simplesmente não conseguem achar tempo para ir aos treinamentos. Algumas são jovens fisiculturistas que estão na escola ou têm empregos que dificultam a programação de treinamentos. "Eu invejo os fisiculturistas profissionais", eles dizem, "que não têm nada para fazer o dia inteiro exceto treinar, comer e dormir". Quando ouço isso, lembro-me de Sergio Oliva trabalhando toda a noite como açougueiro e depois indo para a academia para treinamento exaustivos. Ou pelo que Franco e eu tivemos de passar quando éramos os primeiros neste país e tentávamos manter nossa programação de treinamento enquanto trabalhávamos durante o dia assentando tijolos.

Muitos dos meus primeiros melhores progressos eu fiz quando estava no Exército Austríaco e tinha muitas outras demandas fora do horário de serviço. Quando estava fora em manobras por seis semanas na fronteira da Tchecoslováquia e dirigindo tanques 15 horas por dia, tinha que abastecê-los de combustível com uma bomba manual, lutar com enormes galões de combustível, trocar rodas e fazer a manutenção. Dormíamos em trincheiras embaixo dos tanques até que fôssemos acordados todas as manhãs às 6 horas. Mas eu tive outra idéia: meu companheiro e eu levantávamos às 5 horas, abríamos o compartimento de ferramentas dos tanques onde tínhamos halteres guardados e nos exercitávamos por uma hora antes que todos os outros acordassem. Depois de terminarmos as manobras do dia, treinávamos por mais uma hora. Não consigo imaginar quaisquer circunstâncias mais difíceis para treinar, então acredito que encontrar tempo e energia para seus treinamentos é simplesmente uma questão de motivação e imaginação. Cada fisiculturista tem que encontrar um tempo para treinar que se ajuste a sua situação particular.

Mesmo hoje ainda tenho que lidar com os mesmos problemas de programação de horários. Por exemplo, quando eu estava filmando Batman e Robin, tinha que começar a maquilar-me às 5 horas da manhã, o que levava três horas, e não havia tempo para treinar pela manhã. Mas durante o dia, quando havia uma mudança de organização, perguntava quanto tempo isso levaria. "Uma hora e meia", diziam-me. Então eu aproveitava o tempo para tirar minha armadura de "Homem Gelo", ir até o trailer de exercícios e realizar exercícios leves, suficientes para bombear-me, mas nada que me fizesse suar muito e estragar toda a maquilagem. Filmando outros filmes, em que tínhamos uma hora de almoço, percebi que não levaria uma hora para comer. Então saía para treinar por meia hora, levava 15 minutos comendo e depois, nos últimos 15 minutos, retocava minha maquilagem para a próxima filmagem.

Todos os atores com quem trabalhei no cinema sabem que eu treino de manhã cedo ou no decorrer do dia e que sempre tentarei fazer com que me acompanhem e realizem alguns exercícios comigo. Nos programas de entrevistas, quando lhes perguntam sobre a dificuldade de filmar, eles sempre dizem coisas como, "Fazer o filme foi fácil. O difícil foi ter que treinar todos os dias com Arnold!"

Então estou totalmente consciente de que programar treinamentos pode também ser um problema para aqueles que não se dedicam a perseguir uma carreira competitiva de fisiculturismo. Ocupados com trabalho, carreira, família ou com a criação dos filhos, as pessoas pensam, "Não há uma única hora do dia que eu possa reservar para exercitar-me". Mas o ponto principal é este: se você não encontrar tempo, se não realizar o trabalho, não obterá os resultados. Você tem certeza de que não há tempo livre? Por exemplo, li relatórios que dizem que o tempo mais desperdiçado durante o dia é o período entre 10 horas da manhã e meia-noite. Seu programa noturno de televisão favorito é mais importante para você do que desenvolver um corpo incrível? Por que não ir para a cama e levantar uma hora mais cedo? Muito já treinei às 5 horas da manhã e, apesar de levar algum tempo para acostumar-me, realizei alguns dos meus melhores treinamentos nessa hora da manhã.

Quando minha esposa, Maria, e eu tivemos uma audiência com o Papa nos anos 80, ele me disse que se exercitava todas as manhãs às 5 horas. Ronald Reagan e George Bush conseguiram praticar uma hora de exercícios por dia quando estavam no governo. Muitos dos homens mais bem-sucedidos nos negócios e na indústria cinematográfica disseram-me que fizeram o seu melhor sem nunca ficarem sequer um dia sem se exercitarem. E esses são os homens mais atarefados do mundo! Como eles conseguem? Eles são bons em organizar seu tempo e reconhecem a importância de incluir o treinamento em suas vidas.

Às vezes, é difícil cumprir uma programação porque as pessoas à sua volta, às vezes com boas intenções e outras não, parecem fazer tudo que podem para dissuadi-lo de alcançar suas metas. Por exemplo, de que forma sua família, seus amigos e seu cônjuge apóiam suas ambições de treinamento? Vibrações negativas das pessoas da sua vida podem ser difíceis de lidar. É necessário esforço extra para reter sua confiança e prender-se a sua rotina quando aquelas pessoas próximas a você não aceitam a escolha de suas metas. "Por que você não pode sair para tomar uma cerveja e comer uma pizza?", eles podem perguntar. E responder que você está em dieta e tem que levantar cedo pode não ter uma recepção positiva. Você pode acabar sendo chamado de egoísta ou egocêntrico por aqueles que não percebem que eles é que estão sendo egocêntrico por não avaliarem como o treinamento é importante para você e o que custa perseverar nesse tipo de esforço. E tenho certeza de que não sou o único que ouviu a namorada reclamar de você levantar às 5 horas da manhã para ir à academia.

Seu regime alimentar pode criar problemas também. Comer com amigos é um rito social muito agradável, mas do qual você terá que abdicar na maioria das vezes. Quando alguém que deveria saber que você está em treinamento continua oferecendo-lhe alimentos que não estão na sua dieta, você sabe que essa pessoa não entende ou, o que é pior, no fundo não tem as melhores intenções.

Muitos fisiculturistas sérios, que trabalham, levam comida para o emprego ou mesmo mantêm um pequeno fogão elétrico na local de trabalho para poderem fazer refeições durante o dia. Ter um chefe que o apóie e entenda o que você está tentando fazer pode ser muito útil. Se você não tem, então simplesmente terá de fazer os ajustes que forem necessários.

Arnold Schwarzenegger

Este texto é para aqueles que dizem que para se crescer, se tem que treinar 30 minutos, 3 vezes por semana, senão cataboliza.

E que por preguiça e má vontade, se defendem de textos como este, dizendo que pessoas que treinam mais horas e mais vezes o musculo na semana, só crescem com bomba e/ou porque tem uma excelente genética.

Abraço,

Filipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

Este texto é para aqueles que dizem que para se crescer, se tem que treinar 30 minutos, 3 vezes por semana, senão cataboliza.

E que por preguiça e má vontade, se defendem de textos como este, dizendo que pessoas que treinam mais horas e mais vezes o musculo na semana, só crescem com bomba e/ou porque tem uma excelente genética.

Abraço,

Filipe

Gostei do texto. E acho que serve pra aqueles que aparecem por aqui dizendo que nao tem tempo pra treinar, e nao para os que treinam 30 minutos ou 3 vezes por semana.

É possível treinar até menos que 3 vezes na semana e ter ótimos resultados. Isso é método de treinamento, e nao falta de vontade. Muito pelo contrário... vá ver como é esse treino que dura 30 minutos 1 vez por semana :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do texto. E acho que serve pra aqueles que aparecem por aqui dizendo que nao tem tempo pra treinar, e nao para os que treinam 30 minutos ou 3 vezes por semana.

É possível treinar até menos que 3 vezes na semana e ter ótimos resultados. Isso é método de treinamento, e nao falta de vontade. Muito pelo contrário... vá ver como é esse treino que dura 30 minutos 1 vez por semana :lol:

Esse treino a que você se refere (HIT), como eu já disse aqui várias vezes, seria o último treino que eu seguiria, mas já discuti isso aqui outras vezes e não vou discutir novamente.

E curisosamente o Arnold também, já que experimentou uma vez e nunca mais quis saber do HIT pra nada....muitos dizem que foi porque ele não aguentou a intensidade do HIT... :D

só pra rir mesmo, pois um cara que treinava 2, 3, 4 horas por dia, que tinha/tem a personalidade dele, etc...estaria preparado para tudo e mais alguma coisa, quanto mais para um "treininho" de 30 minutos...mas isso já é outra história.

Ou não me diga que também acredita naquela história do Experimento Calorado, em que Casey Viator ganhou cerca de 1kg de puro musculo por dia durante 1 mês??

:D:D:lol:

Arnold não seguiu o HIT e hoje nenhum PRO segue, porque simplesmente existem treinos muito melhores...ele seguia seus instintos, tinha uma motivação incrível e sabia que não era com 1,30h por semana de treino, que ia desenvolver um corpo incrível e se tornar o fisiculturista mais famoso de sempre!!!

Mas ele não era o único, todos treinavam várias horas por dia...Dave Draper, Oliva, Franco, Ferrigno, etc....e todos eles eram pequeninos né?

Pois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o texto, mas uma coisa é certa, não podemos levar muito em consideração o tipo de treinamento do arnold, pois todos sabemos que ele tinha uma genética privilegiada, diferente de nós.

Quanto á genética que todos dizem ser do outro mundo...vou dizer aqui uma coisa que muitos não concordarão e até acharão ridícula:

Para mim o Arnold era uma mistura de ectomorfo com mesomorfo e estava/está muito longe da genética mosntruosa, fantástica que todos dizem...

Ele com 15 anos tinha 70kgs para 1,86 e já fazia esportes (incluindo musculação)....acham isso genética do outro mundo?

Eu com 15 anos tinha 75kg para 1,82m e 60 de perna so jogando futebol...e me considero uma mistura de ecto com meso...

Se fosse essa aberração genética que todos falam, ele teria que ser muito mais desenvolvido enquanto criança/adolescente...até mesmo bem antes de começar a treinar.

O que Arnold tinha e tem MUITO diferente de todos os outros....e isso sim é o fator x, é a força da MENTE!

Ele era/é incrívelmente forte psicológicamente, nada o abate, nada o desanima, como ele diz, ele conseguia se abstrair de todos os pensamentos negativos e centralizar-se apenas em seus objetivos...

E conseguiu atingir todos eles, com o maior dos méritos...tanto no fisiculturismo, como no cinema e agora na política...

Quantos exemplos não temos por aí da veracidade do que estou falando?!!

Vou dar um exemplo:

O KAKA, que atualmente é o melhor jogador do mundo....(embora muitos não saibam)....era reserva nos juniores do São Paulo de um jogador que atualmente joga num clube em Portugal (que curiosamente agora até desceu de disivão)...o Harison...

Dava para imaginar que o reserva do São Paulo com 17, 18 anos se tornaria alguns anos mais tarde, o melhor jogador do mundo???

É claro que não!

Pois como eu coloquei como título do tópico, a força da mente controla o corpo e não o contrário!

Quem for fortíssimo psicológicamente, como o Arnold era, certamente irá alcançar os seus objetivos...

quem não for, ficará pelo caminho...

Voltando um pouco á questão do treino, todos dizem que os seus bíceps eram fantásticos, que tinha uma excelente genética de bíceps, etc...

quanto a isso, ele numa vez respondeu o seguinte:

"Talvez meus bíceps tenham se tornado o meu melhor grupo muscular, por eu os ter treinado mais".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E para quem diz que, alimetação é 60% dos resultados, 30% o treino e 10% de descanço....

na minha opinião, 95% dos resultados são conseguidos pela força da mente, 3% pelo treino, 1% pela alimentação e 1% pelo descanço.

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que Arnold tinha e tem MUITO diferente de todos os outros...Ele era/é incrívelmente forte psicológicamente, nada o abate, nada o desanima, como ele diz, ele conseguia se abstrair de todos os pensamentos negativos e centralizar-se apenas em seus objetivos...

Bom, mas também, é o mínimo que eu espero do Conan e do exterminador do futuro. :D:D:D:lol:

(só pra descontrair)

Também penso que a força da mente é a peça-chave para se alcançar sucesso, não só na musculação, como em qualquer atividade que nos dispomos a fazer.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que a musculação eh muito mais mental do que se pensa, já disse isso várias vezes e eh mesmo real essa ideia.

Não se esqueçam disso, pois isso eh deveras importante.

Quanto à vincular treinos de 3x na semana ao HIT, está errado. Pois faço treinos de 3x na semana sem estar fazendo HIT.

O Filipão começou o topico de forma brilhante, escrevendo várias coisas que concordo muito, e muito já disse aqui e em outros lugares.

Mas no final fez uma relação meio sem sentido na minha opinião, onde relacionou a brilhante parte do inicio onde falava sobre a mente, à uma critica sobre treinar apenas 3x na semana.

Uma coisa para mim não tem nada haver com a outra.

Pois para mim e para muitos TREINAR APENAS 3X NA SEMANA, NÃO EH TER PREGUIÇA E FAZER "CORPO MOLE" NÃO TENDO FORÇA DE VONTADE E NÃO USANDO A MENTE. E SIM UMA OPÇÃO DE TREINO MESMO.

Se levarmos para esse lado, iremos concluir que todos que treinam apenas 3x na semana não usam a mente e são preguiçosos. Coisa que obviamente não eh verdade.

O topico no mais foi muito bom, só echei essa relação meio estranha.

Outra coisa boa do topico a se ressaltar, eh o fato de que o dia tem 24 horas, e por mais atividades que tenhamos, sempre o fato de não treinar por não poder, EH DESCULPA DOS FRACOS DE MENTE.

abracos à todos. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
 Compartilhar

×
×
  • Criar novo...