Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dor muscular x recuperacao muscular


andre_sures

Post Destacado

oi senhores...

uma duvida:

ja vi muitos comentarios e parece lógico que a dor muscular nao esta extritamente ligada com a recuperacao muscular (nao exclusivamente, mas ha ligacao). o que eu queria saber é como dá pra saber, de individuo p individuo, qual o tempo de intervalo para treinar um mesmo grupo? sei q muitos vao falar que vc tem q conhecer seu corpo e bla bla bla, mas como fazer isso se só pela dor q vc sente nos dias pós treino vc nao pode tirar unica e exclusivamente como base pra montar uma serie e seus denscansos? se eu treino e meu musculo fica dolorido por 3 dias consecutivos ao treino, isso nao quer dizer q meu quarto dia é o ideal para eu treinar. entao... como resolver isso?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

dor nunca é bom sinal... o que vc deve sentir dias apos os treinos é um incomodo moderado.

Na média a recuperaçao é obtida em 3 a 4 dias...

mas existem os que conseguem se recuperar em 2... e já vi cara grande treinar o mesmo musc dia sim dia nao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então pergunto, no caso do normal, que é de uma recuperação de 3 a 4 dias, como eu dividiria meu treino para que treinasse sempre o musculo 3 ou 4 dias depois? hj em dia malho o musculo 1 vez por semana, sinto aquela dor provinda do exercicio de peso que dura mais ou menos 3 ou 4 dias porém só volto a malhar o mesmo musculo 7 dias depois, estaria errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Romarcos

Puxa vida.. outro tópico que discutem números.....

Gente... coloquem na cabeça que o corpo "fala" exatamente o que precisamos.. basta sabermos entender o que se passa com ele....

Esse negócio de x repeticoes, x dias.... x tempo de intervalo não funciona... Nosso organismo é biológico e não mecânico.

Se vc sente que com 2 ou 3 dias consegue destruir o musculo numa serie de musculação...., Mãos à obra.. , mas se vc sente que precisa de 4 ou 5 dias de descanso, muito bem.. é isso q precisa mesmo.

Não que "mas se eu descansar 3 dias não estarei estacionando o treino/perdendo resultados.., etc etc etc..." porque isso realmente não existe.

Treine de uma maneira que vc sinta que precise descansar o suficiente e nao mais que isso para repetir o treino e por favor, tenham paciência, respeitem o físico de vcs, o crescimento não vem da noite para o dia e sim de uma árdua disciplina. Com perseverança todo mundo chega lá, mas calma.. por favor.. calma.. lembrem-se que treino/descanso/metodologia náo é receita de bolo.. a INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA é a chave... mas só o tempo irá mostrar isso!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sei q muitos vao falar que vc tem q conhecer seu corpo e bla bla bla

Cara, literalmente nao tem como fugir disso. As academias tem um padrão a ser seguido em relação às séries. Quando o indivíduo entra na academia, o programa já tá montado, o q varia é um exercíciozinho aqui outro acolá, mas a série é praticamente a mesma pra todos. Você acha q todos reagem igual a essa mesma série? LÓGICO q não, mas a academia não tem cacife pra bancar um personal pra cada aluno, pra q essas séries sejam personalizadas e dêem o melhor resultado. Nesse caso, só vc se adaptando ao ambiente da academia, tendo maior conhecimento teórico e prático pra poder estar adaptando o treino padronizado da academia, ao seu corpo. Todas as pessoas q eu conheço q malham há um bom tempo, já tem capacidade pra montar uma série personalizada pra sí. Claro q talvez nao seja a melhor, mas certamente é melhor do q a padronizada.

O que eu quero dizer com isso? Q não tem como fugir, sempre vai dar no mesmo princípio do treinamento esportivo: INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA, já citado pelo nosso colega Romarcos, q aliás, deu uma bela resposta.

Ainda sobre a resposta do Romarcos, eu só não concordo quando ele diz a primeira frase dele, sobre "discutir números".

É verdade, o corpo reage a estímulos, e não a números. Mas onde nos baseamos para estipular os "estimulos" q vamos utilizar em certa parte de nossa periodização? Nos baseamos em PESQUISAS CIENTÍFICAS. Pelo menos eu me baseio nelas. E o que as pesquisas fazem? Pegam uma certa amostra de pessoas e aplicam um certo treinamento. Treinamento este, baseado em números, q dão certos resultados. Resultados estes provenientes dos tão criticados números.

Concordo com ele também quando diz q nosso corpo é biológico e não mecânico, mas eu penso q precisamos lançar mão dos números para podermos nos auto-avaliar durante o treinamento.

É meio vago realmente discutir números quando tratamos de biologia, mas não tem como fugir deles. Matveiev, o Russo q "inventou" o planejamento treinamento esportivo, trata de números em seu livro. Fleck e Kraemer, monstros do treinamento de força, citam números o tempo todo em seu livro.

O que eu quero dizer é que, realmente nosso corpo não entende 8 repetições, 10 repetições, 12 repetições, não entende números. Mas infelizmente não podemos descartá-los quando falamos sobre musculação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha pergunta foi justamente para saber como dividir um treino para a cada tres ou quatro dias esta treinando o musculo novamente, não por mim, pois hj estou malhando o musculo uma vez por semana, arraso com o musculo por treino, tanto que toda semana sinto o peito, as costas, a perna doerem devido a intensidade dos exercicios e estou gostando disso, pois sei que na semana que malhei perna, por exemplo, não aguentaria malhá-las de novo, e assim consecutivamente com os outros musculos. Acho que o descanso do musculo depende da intensidade aplicada nos treinos. Meu treino hj em dia esta sendo:

SEG: PEITO E BICEPS

TER: PERNA E PANTURRILHA

QUI: COSTA E TRICEPS

SEX: OMBRO, TRAPEZIO E PANTURRILHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E só uma observação (que serviu como experiencia pra mim): DEÊM ATENÇÃO PRIMORDIAL A ALIMENTAÇÃO, PRA MIM HJ A ALIMENTAÇÃO ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR, SEM UMA ALIMENTAÇÃO O MAIS CORRETA POSSIVEL NÃO CONSEGUIRIA DAR O MAXIMO NOS TREINOS, FALO POR EXPERIENCIAS FEITAS EM MIM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então pergunto, no caso do normal, que é de uma recuperação de 3 a 4 dias, como eu dividiria meu treino para que treinasse sempre o musculo 3 ou 4 dias depois? hj em dia malho o musculo 1 vez por semana, sinto aquela dor provinda do exercicio de peso que dura mais ou menos 3 ou 4 dias porém só volto a malhar o mesmo musculo 7 dias depois, estaria errado?

Isso tem a ver com o princípio da supercompensação.

Postei isso aqui em outro fórum, respondendo a um tópico sobre tipos de séries:

O princípio da supercompensação é um dos vários princípios do treinamento esportivo. Nessa página ele fala de alguns:

http://www.meioemidiacult.com.br/cult.q ... AIA-73UQ9D

Alguns q ele cita, eu nunca ouvi falar (aclimatação e aclimação). Em contrapartida, quando estudei isso na faculdade, ouvi sobre princípios q ele não citou, como o da inter-relação volume x intensidade. Mas vamos ao q ele diz sobre a sua dúvida:

O princípio da supercompensação é a capacidade do organismo de aumentar suas reservas energéticas após uma carga depletora quase máxima, desde que seja submetido a um período de descanso suficiente. É a evolução dos treinamentos, o atleta adquiriu facilidade em realizar exercícios que antes tinha dificuldade e está pronto para treinos mais fortes.

Isso seria mais fácil de explicar utilizando um gráfico, mas como não tem, vou tentar apenas com palavras mesmo.

Traduzindo o q o texto diz, se vc malha hj, vc depleta ("gasta") suas reservas energéticas, e seu corpo precisa de um certo tempo de descanso pra recuperar o q foi perdido (além do descanso tem aquele monte de coisa q a gente já sabe, como alimentação e etc...). Quando o corpo se recupera, ele consegue reabsorver td q foi gasto e mais um pouco, te tornando "melhor" do q vc era antes de malhar hj. Esse pouco "melhor" q vc ficou caracteriza uma supercompensação. Ele compensou o q perdeu te deixando como antes, e ele supercompensou te deixando melhor do q era antes. Mas se vc nao utilizar esse "pouco melhor" q vc ficou, seu corpo descarta, voltando assim ao normal. Isso acontece quando vc descansa em excesso.

A questão é: quanto tempo de descanso é necessário para seu corpo supercompensar? Depende muito do q vc treina (musculação, arte marcial, natação, futebol, etc... cada modalidade tem um tempo para supercompensar diferente). Pra musculação, algumas literaturas trazem 24h a 72h. Ou seja, se vc descansa 1 semana pode ser q quando vc for voltar a malhar seu grupamento muscular novamente, ele já tenha supercompensado e perdido o q poderia fazer o seu treino render mais (eu disse "pode ser" pq não existem estudos q comprovam o tempo certo para essa supercompensação, por isso q cada um diz uma coisa).

Sem a supercompensação vc consegue malhar e consegue crescer, mas se malhasse no ápice da supercompensação, os resultados seriam melhores, deu pra entender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...