Jump to content
kadisonsilva

Musculação e Varizes

Rate this topic

Recommended Posts

Atividades físicas são sempre indicadas para manter uma vida saudável. Quando realizadas de maneira prazerosa, visando, além do lúdico e o estético, a busca de uma melhor qualidade de vida, os resultados costumam ser ótimos. Assim, é fundamental que os exercícios sejam praticados regularmente.

É necessário, portanto, que o aluno de musculação esteja atento à importância não só de executar os exercícios o mais corretamente possível, como também de ter o acompanhamento permanente dos professores durante todo o seu treinamento.

Muito se fala sobre atividade física e o aparecimento de problemas circulatórios, especificamente o desenvolvimento de varizes. Contudo, angiologistas orientam que neste caso a prática incorreta de exercícios é a verdadeira causa no aparecimento dessa doença.

“Varizes são veias que se tornam doentes e, por isso, ficam tortuosas alongadas e dilatadas”, explica o especialista em angiologia, José João Lopes. “Elas se desempenham de forma alterada, dificultando a circulação do sangue e são consideradas uma doença multi fatorial, ou seja, existem vários fatores que contribuem para o aparecimento. Os principais são a hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro, alterações hormonais (principalmente o uso de anticoncepcionais e a reposição hormonal) e a vida sedentária.”

A prática correta de atividade física auxilia a circulação, já que os maiores troncos venosos estão localizados juntos aos grupamentos musculares. Ao se contrair, o músculo também contrai as veias subjacentes que, por sua vez, têm válvulas que permitem apenas que o fluxo sanguíneo suba.

Para que o fluxo venoso vença a força da gravidade e prossiga na sua trajetória normal, é necessária a contração muscular, além de uma respiração correta, que consiste na pressão abdominal negativa, isto é, uma expiração total. Assim sendo, músculos enrijecidos são um fator determinante no funcionamento do sistema circulatório. “Exercícios físicos intensos, como a musculação, geram varizes apenas quando praticamos incorretamente e isso inclui também a respiração”, orienta o angiologista e cirurgião vascular Ary Elwing. “Uma respiração abdominal correta consiste numa expiração total sempre que haja contração do abdome. O que mais notamos é que as pessoas não “soltam” o ar durante a contração abdominal. Deste modo o ar reprimido aumenta a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. Isso, somado a uma hereditariedade, por exemplo, gera como principal conseqüência as varizes”, orienta Elwing.

Felizmente já podemos contar com excelentes academias que mantêm professores atentos para o acompanhamento físico de todos alunos praticantes, durante toda as aulas, sejam eles iniciantes ou não. Desta forma fica assegurada a eficácia do treinamento, contribuindo para que se atinja os objetivos propostos.

É importante lembrar que se o indivíduo interessado em fazer musculação tiver história familiar de doenças vasculares ou possuir alguns vasos varicosos, deverá tomar um cuidado redobrado. Neste caso, recomenda-se uma avaliação médica vascular complementar com um Angiologista, que indicará a melhor prática física de acordo com suas reais condições de saúde. Somente a partir deste diagnóstico e prescrição, estará assegurado que os exercícios com sobrecarga sejam executados sem que provoquem o surgimento ou o agravamento das varizes.

Portadores de varizes de pequeno calibre e que não apresentam insuficiência vascular profunda importante que, ao optarem por exercícios de musculação, utilizem menos carga e executem um número maior de repetições, ou seja, usem uma quantidade menor de pesos compensada por um maior número de repetição dos exercícios.

Isto poderá não favorecer a hipertrofia muscular a curto prazo, desejada por muitos, mas com certeza, não provocará o agravamento ou o surgimento de varizes. Portanto, cuidado com os dizeres: "musculação causa varizes!" Não é bem assim, cada caso deve ser individualmente analisado para prescrever-se os exercícios adequados.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Priscilla de Arruda Camargo, na coluna de Musculação com Amauri Altieri e no módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela.

 

Da uma olhada nesse link:

http://sentirbem.com.br/index.php?m ... 139&tipo=3

Share this post


Link to post
Share on other sites

12/03/2007

Partes do texto que me chamaram a atenção:

acompanhamento permanente dos professores durante todo o seu treinamento.

Contudo, angiologistas orientam que neste caso a prática incorreta de exercícios é a verdadeira causa no aparecimento dessa doença.

 

Os principais são a hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro, alterações hormonais (principalmente o uso de anticoncepcionais e a reposição hormonal) e a vida sedentária.”

“Exercícios físicos intensos, como a musculação, geram varizes apenas quando praticamos incorretamente e isso inclui também a respiração”

Isto poderá não favorecer a hipertrofia muscular a curto prazo, desejada por muitos, mas com certeza, não provocará o agravamento ou o surgimento de varizes. Portanto, cuidado com os dizeres: "musculação causa varizes!" Não é bem assim, cada caso deve ser individualmente analisado para prescrever-se os exercícios adequados.

http://sentirbem.com.br/index.php?modulo=artigos&id=139&tipo=3

Share this post


Link to post
Share on other sites

1. Acompanhamento do professor durante todo o treinamento, mas é claro, é a função do professor.

2. Se a prática incorreta dos exercícios é a verdadeira causa no aparecimento dessa doença, porque não é dito imediatamente o que deve ser feito então...

3. Se as principais causas ditas são a hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro, alterações hormonais (principalmente o uso de anticoncepcionais e a reposição hormonal) e a vida sedentária, porque foi dito anteriormente que a prática incorreta é a verdadeira causa no aparecimento dessa doença...

4. Se exercícios físicos intensos, como a musculação, geram varizes apenas quando praticamos incorretamente e isso inclui também a respiração”, porque não logo dito como se faz o CORRETO, e porque dizer que a obesidade, cigarro, a vida sedentárias são as verdadeiras causas da doença.

5. Portanto, cuidado com os dizeres: "musculação causa varizes!" Não é bem assim, cada caso deve ser individualmente analisado para prescrever-se os exercícios adequados.")

Só resta saber quem... rs!

Agora eu realmente tenho certeza de que tenho que procurar um Profissional da Educação Física para poder treinar corretamente, porque se eu treinar errado posso ter varizes, mas também eu não posso ficar fumando, bebendo, dando mole para o sedentarismo.

Olha talvez eu esteja tendo um surto psicótico neste momento, mas eu não sei se sou eu mesmo que estou falando agora, sim, o texto quer mostrar coisas boas, mas eu ainda acho que comunicação é tudo!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como dito eu pesquisei bastante e além disso que foi mencionado, na prescrição de exercícios evitar exercicios como o agachamento, utilizar no caso das pernas exercícios no plano horizontal ou que as pernas fiquem para cima para facilitar a circulação. Utilizar menos carga e compensar com um maior numero de repetições. Evitar prender a respiração durante o exercício.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Como dito eu pesquisei bastante e além disso que foi mencionado, na prescrição de exercícios evitar exercicios como o agachamento, utilizar no caso das pernas exercícios no plano horizontal ou que as pernas fiquem para cima para facilitar a circulação. Utilizar menos carga e compensar com um maior numero de repetições. Evitar prender a respiração durante o exercício.

Se você já encontrou sua resposta amigo fico feliz!

(Na verdade se você tem mais informações, poderia por favor mencionar onde pesquisou e quais são os treinamentos para os vários casos mencionados, obrigado a ajuda!)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By bruna0202
      Estou treinando há menos de um mês, não fazia muitas atividades físicas antes de entrar para academia. Faz alguns dias que tem aparecido alguns roxos em vários lugares da minha perna, eles doem um pouco quando eu aperto.
      Penso que deva ser alguma veia estourada. 
      É normal as veias estourarem quando você pega peso na academia?
      Eu posso tomar algum tipo de vitamina para que isso não aconteça mais? Obrigada!!
×
×
  • Create New...