Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sauna e seus beneficios


Visitante kenzou

Post Destacado

Os benefícios físicos do banho de sauna têm sido objeto de muitos estudos médicos, segundo os quais o intenso calor provoca uma "febre artificial", importante no processo de reabilitação em casos de atrofias musculares, desbacterização e assepsia. A aceleração do pulso produz um fluxo sangüíneo desde os órgãos internos até a pele, exercitando e fortalecendo as glândulas, os vasos capilares e os nervos.

Após o banho de vapor, a súbita imersão em água fria e a rápida alternância entre o frio e o calor reverte a corrente sangüínea para o interior do organismo, condicionando e fortalecendo o sistema regulador cardiovascular simpático e parassimpático. Isso faz esse sistema trabalhar com a máxima eficiência por vários dias, resultado que eventualmente não se obtém com exercícios corporais prolongados (extraído de tese sobre sauna do Dr. Claude Cappadoro, França).

Se você pensa seriamente a respeito de relaxamento, então considere os muitos benefícios e vantagens de um banho de sauna. Basta abastecer o gerador de vapor com água e algumas gotas da sua essência favorita, conectá-lo a uma tomada elétrica comum e em 2 ou 3 minutos você terá abundância de vapor aromático. Relaxamento e rejuvenescimento podem ser obtidos com rápidas e frequentes sessões de sauna de 15 minutos. À medida em que os seus poros se abrem e o suor flui livremente, diminuem a tensão e o estresse acumulados ao longo do dia. Não existe sensação exatamente igual à proporcionada pela sauna. O ácido lático se dissipa com o calor e os músculos ficam descansados e em estado de repouso.

A sauna desintoxica o organismo, livrando o sangue, a pele e o cérebro dos sais minerais, gorduras e toxinas indesejadas. Essas toxinas são eliminadas através das fezes, da urina e do suor, cuja produção é estimulada pelo banho de sauna. Também ajuda a descarregar a eletricidade do corpo e relaxa os músculos e o sistema nervoso, reduzindo dores musculares e calorias em excesso com um mínimo de esforço físico. No ambiente de sauna a temperatura corporal irá aumentar, a pulsação cardíaca será acelerada até alcançar aprox. 90 batimentos por minuto e teremos uma supercirculação nos vasos sanguíneos do cérebro, do coração e da pele, promovendo a transpiração e estimulando as glândulas endócrinas do corpo, como a tireóide, o pâncreas, as supra-renais, as glândulas sexuais e o fígado.

O banho de sauna pode ser considerado uma das razões da longevidade dos europeus, que o praticam rotineiramente e com disciplina. É uma decisão de bom senso que traz mais saúde e jovialidade. Não há limite de idade para o banho de sauna; crianças, adultos e mesmo pessoas idosas podem desfrutar dessa hidroterapia. Recomenda-se apenas que pessoas com problemas cardíacos ou de pressão arterial consultem antes o seu médico para verificar a existência de eventuais restrições pessoais.

Recomenda-se, também, tomar uma boa ducha fria após o banho de sauna. Desde que se esteja com a saúde perfeita, ela não causa problema algum e, muito pelo contrário, é extremamente benéfica. Após o banho de sauna o nosso organismo fica preparado para resistir a temperaturas bem abaixo de 0°C. A duração da ducha fria deverá ser de aprox. 20 segundos, tempo suficiente para que a circulação sanguínea seja ativada com o resfriamento apenas superficial da pele e sem resfriar o interior do corpo, o que poderia torná-lo vulnerável a resfriados, gripes, etc..

A sauna, mais do que um simples banho, é também um hábito de higiene profunda que promove um melhor equilíbrio entre o corpo e a mente. Quem toma uma sauna quer refrescar o corpo e também o espírito através do relaxamento, obtendo assim uma profunda limpeza tanto corporal quanto espiritual.

Quem pratica a sauna regularmente sabe de que forma ela atua em nossas emoções, aliviando a ansiedade e a angústia. Quando cuidamos de nós a nossa auto-estima aumenta, o que colabora com a eliminação desses estados de ânimo tão prejudiciais à nossa saúde integral!

Veja alguns dos benefícios que o saudável hábito do banho de sauna poderá proporcionar a você:

Fortalece a circulação sanguínea

Alivia dores reumáticas e de coluna

Combate o estresse e a hipertensão

Hidrata a pele e desobstrui os poros

Relaxa a musculatura e facilita o sono

Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez

Limpa e desobstrui as vias respiratórias

Proporciona agradável sensação de bem-estar

Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo

Combate doenças do sistema respiratório (bronquite,

gripe, resfriado, sinusite, etc.)

O banho de sauna pode ser considerado um tratamento natural e completo de saúde e beleza!

Muitas pessoas que não tem o hábito da sauna desconhecem alguns pequenos segredos do banho de vapor, como os seguintes:

Barbear-se... com uma lâmina de barbear comum após ter transpirado bastante e estando coberto por suor proporciona um barbear incrivelmente suave e uma pele macia mesmo sem o uso de gel ou espuma de barbear. Esse resultado também é válido para outras partes do corpo (pernas, por exemplo), além do rosto.

Alívio de resfriados... Alívio temporário de nariz entupido ou peito congestionado pode ser obtido com o banho de vapor. Simplesmente adicione algumas gotas de óleo de eucalipto (uma substância natural) na água a ser vaporizada. O vapor aromatizado dessa forma ajudará a descongestionar as vias respiratórias, que responderão favoravelmente com uma respiração livre e desimpedida.

Socializar-se... Compartilhar uma sessão de sauna com um(a) amigo(a) ou uma pessoa querida pode ser uma boa maneira de se gastar uma meia hora em uma agradável e relaxada conversa.

Limpeza profunda da pele... Devido ao ciclo de abertura e fechamento dos poros durante as fases de transpiração e banho de água fria, a sauna auxilia a limpá-los profunda e meticulosamente.

Melhores resultados com cremes cosméticos... Como após a sessão de sauna os poros estão bem abertos e a pele hidratada, a aplicação de cremes cosméticos ou rejuvenescedores tem maiores chances de apresentar resultados melhores e mais rápidos. A absorção de cremes capilares também é facilitada com o calor e o vapor.

Durante o inverno... a sauna pode proporcionar um alívio nos dias mais frios, aquecendo o corpo e preparando-o para uma cama acolhedora e um sono repousante.

Tire uma soneca... A sauna é um ótimo lugar para se tirar uma rápida soneca, especialmente quando se ajusta a temperatura em um nível relativamente baixo, entre 40° e 45°C.

Não conseguiu dormir... um pouquinho durante a sessão de sauna? Então aproveite o efeito relaxante que a sauna proporciona para ir deitar-se e dormir logo após o banho de vapor. A sauna o levará a um estado de paz e relaxamento, o que provavelmente o fará adormecer mais fácil e profundamente.

Aromaterapia... O emprego de ervas aromáticas na sauna a vapor é um recurso terapêutico largamente utilizado para ampliar os efeitos do calor. Folhas de eucalipto, hortelã, erva-cidreira e outras ervas fitoterápicas aromáticas podem ser colocadas, em ramos, na saída do vapor (ou usadas em infusões). O eucalipto, por exemplo, proporciona uma ação balsâmica no sistema respiratório. A hortelã e outras mentas têm efeito refrescante e a erva-cidreira produz efeito calmante.

MINHA OPNIÃO: Muitas pessoas afirmam que a sauna faz o metabolismo acelerar, pois soa muito, assim queimando gordura, além de ser relaxante, tem muita gente que logo após o treino vai direto para a sauna, tanto para relaxar, quanto para tirar as dores, melhorar a circulação entre outras coisas, muitas academias contem saude agregada a elas. Então para quem tem uma sauna disponivel, vale ressaltar que é uma boa desculpa pra perder algumas horinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...