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galdrothx1

Stomach Vacuum - discussão

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Galera ultimamente tenho dado uma pesquisada sobre esse exercício...Dizem que ele faz milagres na redução de medidas da cintura então resolvi ir atrás...

Aqui no próprio fórum vi nos tópicos antigos gente reclamando de dores e questionando se o exercício fazia mal...alguém aí sabe se o exercício faz mal mesmo para os órgãos da região da cintura?Não achei nenhum estudo sobre o assunto...

Outra coisa que observei foi que há pessoas que fazem o exercício inalando e expirando ar durante a execução, e outras que o executam em apnéia total...Qual é a maneira correta de se fazer afinal?

Postem aqui suas experiências e dúvidas sobre o stomach vacuum!

abraços!

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Eu nunca procurei saber sobre esse método "stomach vacuum". Mas se você colocar na busca do google exatamente isso "stomach vacuum" tenho certeza que irá encontrar muitas coisas sobre isso além de videos de demonstração.

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Cara, eu faço a 2 meses + ou -....Posso te afirmar q perde SIM...estou com a cintura fina lek.....faço em apnéioa total por 30 segundos (naum consigo passar disso, ainda).....é show de bola o exercício. Eu corro 30 hora na esteira e quando chego em casa executo a técnica....Posso te dizer q 3 cm de barriga eu perdi fácil mas na realidade nunca cheguei a medir...Nota-se visualmente. Enquanto a fazer mal, eu nunca senti nada mas uma amiga aqui do trabalho reclamou de dor de barriga....Espero ter ajudado! abraço!

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No livro do Arnold ele diz q esse exercício serve mais como um meio de desenvolver o controle dos musculos abdominais para as poses em competição...fazendo a cintura parecer maior doq é e exagerar o tamanho da caixa toráxica!

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Então o exercício não promove redução real de medidas de cintura???Serve apenas pra dar um efeito de aumento da caixa toráxica e consequentemente aparentar diminuir a cintura?

@Olivinho: Vc faz quantas séries de 30segundos???Vc respira fundo, joga o ar pra fora, encolhe a barriga o máximo que der, espera 30 segundos ai respira de novo e faz outra vez???

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Bom , vamos lá de novo, com mais um mito.

Este exercicio nada mais é do que a base do Pilates, já que o transverso é o musculo que estabiliza nossa coluna lombar.

Afina a cintura?

Nunca.

Quando contraido, "abraça" a cintura como um todo, mas ele relaxa, e deve relaxar, como qualquer musculo normal.

Faz mal?

Tão pouco.

Faze-lo em apnéia, tb não altera para pior, mas diminui a desenvoltura da atividade fisica como um todo.

Este exercicio pode e deve ser feito em conjunto com TODOS os exercicios que precisem de estabilização da coluna, sempre mantendo a respiração normal do exercicio principal.

Só isso e nada mais.

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O que é Barriga dilatada ou Barriga pra fora?

Bem é um problema que ocorre corre com muitas pessoas, e até mesmo fisiculturistas. O famoso estomago alto, não é mais nada do que uma barriga dilatada….

Muitos sofrem por barriga dilatada, e mesmo com uma boa dieta, as vezes não conseguimos diminuir a circunferência da barriga por causa de alguma dilatação devido ao excesso de alimentos ou o uso de certos tipos de anabolizantes.

A região abdominal é composta de músculos internos e externos. Os externos são conhecidos como reto abdominal e oblíquo externo.

O abdômen transverso e a lombar multifidus são os músculos internos. Esses músculos são raramente discutidos. Eles se encontram debaixo do abdominal reto e do oblíquo externo. Os músculos internos do abdômen suportam a postura e controlam a respiração profunda durante movimentos poderosos, como o agachamento. Como são raramente estimulados ficam fracos. Construindo uma forte parede abdominal interna, pode-se limitar e aliviar dores nas costas, criar uma linha de cintura de qualidade e adicionar um poder explosivo no seu treino.

Stomach Vacuum - Afine sua cintura

O Stomach Vacuum é uma contração isométrica do abdômen transverso. Este é um dos melhores exercícios que se pode fazer para encolher a linha da cintura em curto prazo. O Stomach Vacuum foi muito utilizado antigamente no fisiculturismo com Arnold, por exemplo. Muitos dos bodybuilders de hoje em dia tem uma linha de cintura larga, isso pode estar relacionado ao abuso das drogas, que causam dilatação dos órgãos internos, mas também pode ser devido ao simples fato de muitos esquecem de importantes táticas de treinamento.

Os requisitos para executar esta técnica são: hábitos alimentares saudáveis, adequada ingestão de água e um percentual de gordura baixo a moderado, se estiver com excesso de gordura no abdômen não conseguirá dominar esta técnica.

Ao construir esta área do músculo abdominal, você terá um maior controle sobre seus abdomens e uma melhor assistência nos levantamentos explosivos. Stomach Vacuum necessita de prática, mas é extremamente efetivo.

O Exercício

Para executar o Stomach Vacuum fique de pé encostado na parede e coloque uma de suas mãos no meio de seus quadris, e expire completamente o ar de seus pulmões. Expanda o peito para frente, e traga o estômago o máximo possível para dentro, e segure. Uma contração isométrica de X segundos é uma repetição. Comece com 3 séries de 20 segundos, se sentir confortável, na próxima semana aumente o tempo para 40 segundos, podendo chegar até 1 minuto com o tempo. Recomenda-se fazer este exercício 3 vezes por semana, alguns incluem no seu treino de abdômen, outros fazem em casa.

Uma vez que conseguir dominar a técnica, o Stomach Vacuum pode ser praticado de pé, ajoelhado, sentado e deitado de barriga para baixo.

OBS: EXPLICAÇÃO RETIRADO DE UM SITE!!

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Eu faço a um tempo, e sinto uma boa diferença pois como tenho estomago alto, esse exercício ajuda a tonificar o musculo abdominal interno, diminuindo assim a "pança inxada".

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