Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida] Suplemento X Rins


mayckonx

Post Destacado

Olá pessoal, comecei a tomar suplemento desde o ano passado, mais ano passado tomei muito pouco, senão me engano foi um HiperCalórico e um Nutri Mass, bom esse ano passei a tomar outros suplementos, este ano tomei 4 potes de BCAA de 120 Capsulas, Whey Proteín, Creatina e Malto...

O Bcaa sempre 1 mês sim e 1 mês não, a creatina apenas 1 mês, e o Whey Proteín 2 meses seguidos, eu tomo MUITA agua, e to pensando agora em tomar Malto+Whey Proteín+Creatina eu queria saber se posso ter algum problema nos rins? Porque eu tava vendo naquela revista Mens Healt que suplemento sobrecarrega sim o rim, agora eu pergunto para os mais experientes, vocês ja ficaram muito tempo seguido tomando suplemento? Queria usar, mais tenho medo, valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Penso que se vc suplementar e não tomar uma boa quantidade de água para auxiliar o funcionamento dos rins, aí sim vc pode ter complicações a longo prazo.

Agora, pensando que a sobrecarga dos rins seria pela alte ingestão de proteínas, mesmo sem suplementação, se vc tiver uma alta ingestão de proteínas pode cair nesse problema.

Aliás por mais que vc não tenha alta ingestão de proteínas, se vc não beber águas em boas quantidades vc compromete o bom funcionamento dos seus rins. Isso além de fatores genéticos e tal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aqui leu o livro do Ron Maughan sobre nutrição esportiva?

Nele ele diz o seguinte: "Não existem evidencias em que o excesso de proteinas leve à sobrecarga renal. Mesmo em casos de alta ingestão de proteína por longo período de tempo.

Vou citar algumas passagens do Guyton. " A proteína tem sua estrutura muito grande para passar pelos nefrons, e mesmo que algumas com estrutura menores passem elas sera totalmente reabsorvidas." Outra afirmação do Guyton que reforça o Maughan é, "As refeições com alto teor de proteinas demoram horas para serem digeridas e absorvidas assim as proteínas vão caindo devagar na corrente sanguínea." "Podendo elevar a por alguns minutos (5 a 10min) os níveis de proteínas plasmáticas".

Algém aqui pode me responder as seguintes perguntas?

Qual estrutura seria lesionada nos rins e qual mecanismo faria com que elas fossem lesionadas pelo excesso de proteína?

Eu realmente não encontrei evidencias de que a proteína sobrecarregasse os rins, li muito sobre a glomerulonefrite, procurei um pouco em bioquímica, mas como não tive esta matéria na faculdade tive um pouco de dificuldade, estudei as proteínas de várias linhas de estudo. Sei que nao existe benefício nenhum em ter um dieta a hiperproteica, mas nao sei se podemos afirmar com tanta certeza sobre este mecanismo.

Minha opinião sobre :

o assunto é polêmico, porém se os rins estiverem funcionando normalmente e o indivíduo for sadio, a ingestão excessiva de proteínas parece não causar lesões renais. Mecanismos adaptativos entram em ação e os produtos finais do metabolismo serão eliminados.

Na presença de doença renal, principalmente crônica, a ingestão excessiva de proteínas causa hiperfiltração glomerular, que leva a esclerose glomerular resultando na dimninuição da função dos rins. A ingestão excessiva de proteínas também está associada a acidose metabólica que é o principal estímulo para degradação de massa muscular nestes pacientes, prejudicando o estado nutricional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...