Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Função dos Minerais


Visitante Mestre

Post Destacado

ENVELHECIMENTO

Os elementos da saúde.

Ciência comprova a importância dos minerais para nosso bem estar.

Os pesquisadores descobriram que treze minerais (além dos elementos principais) são essenciais para a boa saúde. Sete outros são "provavelmente" necessários. Doze elementos são venenosos, mesmo em baixas concentrações. Os outros 60 parecem ser inofensivos e podem ou não ser essenciais para nós.

Com a precisão da tecnologia avançada, agora temos consideráveis informações quanto a importância dos minerais para nosso bem estar. Eis um resumo do que sabemos:

CÁLCIO

Função: Importante na formação dos dentes e ossos e na regulagem da coagulação sanguínea. Regula também as contrações dos músculos, a função dos nervos, a batida cardíaca, e ativa certas enzimas no metabolismo celular.

Deficiência: Resulta em osteoporose, fraturas ósseas, câimbras musculares, recuperação demorada dos ossos, insônia, tensão pré-menstrual ou cólicas menstruais.

Toxicidade: Geralmente, a quantidade de cálcio é limitada pela quantidade fixa que o intestino pode absorver. A ingestão excessiva (acima de 2.500mg por dia) pode interferir no metabolismo do magnésio, fósforo e ferro.

Pontos adicionais: Cerca de 15 a 40% do cálcio ingerido são absorvidos. O citrato de cálcio é mais eficaz do que os compostos com carbonato de cálcio e não requer o ácido clorídrico do estômago para sua utilização

MAGNÉSIO

Função: É um constituinte dos ossos; ativa enzimas para a produção de energia nas células; mantém o pH ideal do sangue e dos tecidos; regula a contração dos músculos e a função dos nervos; atua no metabolismo dos aminoácidos e síntese do RNA e DNA; regula os ácidos graxos essenciais na produção das prostaglandinas antiinflamatórias.

Deficiência: Resulta em tétano, convulsões, e pode desempenhar um papel na tensão pré-menstrual, cólicas uterinas, formação de pedras de oxalato de cálcio nos rins, hiperatividade, abortos espontâneos, arritmias cardíacas e ajuntamentos anormais de plaquetas.

Toxicidade: Como no caso do cálcio, o fator de absorção é limitado por mecanismos nos intestinos.Ocorrem severas diarréias antes de os níveis no sangue ficarem muito altos.

Pontos adicionais: O magnésio compete com o cálcio nos setores de recepção das células. De 5 a 40 % do magnésio ingerido são absorvidos. O magnésio ajuda a prevenir certos tipos de batidas irregulares do coração, abortos espontâneos, toxemia da gravidez e dores de cabeça provenientes de enxaquecas.

COBRE

Função : Ajuda na utilização do ferro na formação da hemoglobina; precisa estar presente em certas reações enzimáticas; necessário para formação do tecido conectivo e para o metabolismo dos ácidos graxos; necessário para a formação do revestimento dos nervos.

Deficiência: Anemia e edema.

Toxicidade: Excesso de cobre pode causar o mal de Wilson.

Pontos adicionais: Em doses de 2 a 4 mg por dia, pode ajudar a prevenir arritmias cardíacas.

VANÁDIO

Função: Diminui a síntese das gorduras e colesterol, abaixa o colesterol, ajuda a prevenir deterioração dos dentes, promove a mineralização dos ossos.

Deficiência: Não reconhecida.

Toxicidade: Em concentrações de mais de 2,5 partes por milhão, é tóxico nos ratos. Doses de mais de 5 a 8 mg por dia são prejudiciais.

Pontos Adicionais: Diminui a enzima "Q", em altas doses.

CROMO

Função: Importante para o metabolismo da glucose, trabalhando junto com a insulina para a produção de energia; atua no metabolismo dos ácidos graxos e do colesterol.

Deficiência: Aumento do colesterol e diminuição do colesterol HDL; provavelmente, um fator no surgimento de cardiopatias coronarianas e do diabetes em algumas pessoas.

Toxicidade: Desconhecida

Pontos Adicionais: O conteúdo do cromo do corpo diminui com a idade.As reservas podem ser aumentadas ingerindo-se o fator de tolerância da glucose (GTF), um complexo de cromo, niacina e dois aminoácidos. O lêvedo de cerveja é uma boa fonte de GTF, especialmente se for fortificado com sal de cromo.

COBALTO

Função: Essencialmente uma parte da vitamina B12. É necessário para a fixação do nitrogênio nas plantas e para a formação das células vermelhas do sangue.

Deficiência: Anemia.

Toxicidade: Relativamente baixa; pode causar anorexia, perda de peso e anemia.

Pontos Adicionais: Cinqüenta mg de cobalto por dia abaixam a pressão sanguínea. O cobalto pode poupar o zinco, se o nível de cálcio for alto. Evidências indicam claramente que apenas bactérias fabricam a vitamina B12.

FERRO

Função: Constituinte essencial da hemoglobina, mioglobina e enzimas celulares.

Deficiência: Anemia.

Toxicidade: Excesso de ferro produz hemocromatose.

Pontos Adicionais: A absorção do ferro é parcialmente bloqueada quando a saúde não está boa, por doenças gastrointestinais, e por ingestões desproporcionais de zinco, cádmio, cobre e manganês.

MANGANÊS

Função: Metabolismo da colina, biotina, vitaminas B1 e C; síntese de nucopolissacarídeos e utilização de certas enzimas; necessário para o metabolismo das gorduras e carboidratos; catalisador em certas ações enzimáticas.

Deficiência: Ataxia e certos defeitos congênitos.

Toxicidade: Muito baixa.

Pontos Adicionais: O cálcio e o fósforo interferem em sua absorção. O manganês nas sementes age como eletromagneto para determinar o crescimento da planta.

SILÍCIO

Função: Promove o crescimento e estimula o colágeno e a formação dos ossos, fortalecendo as artérias e ossos.

Deficiência: Pensa-se que seja necessário para proteger contra aneurismas arteriais.

Toxicidade: Pode ser alta em certas áreas do Canadá e parte ocidental da Austrália.

SELÊNIO

Função: Um importante antioxidante e pode substituir a vitamina E; desempenha um papel na estrutura do coração e dos músculos.

Deficiência: Produz a "doença do coração branco", possivelmente uma distrofia muscular.

Toxicidade: Altamente tóxico em grandes doses, produzindo a "doença alcalina", cambaleio nos animais, e danos ao cabelo e à pele.

Pontos Adicionais: O selênio e a vitamina E são úteis e até certo ponto intercambiáveis para a produção da coenzima "Q".

ZINCO

Função: Produção de enzimas digestivas, insulina, RNA e DNA.É importante na prevenção da cárie e na cura adequada de ferimentos; ajuda a regular a pressão arterial e promove prostaglandinas antiinflamatórias; desempenha um papel na acuidade do paladar e do olfato. Ajuda a remover depósitos de colesterol.

Deficiência: Pode desempenhar um papel no aumento da próstata e na arteriosclerose.

Toxicidade: Desconhecida; grandes doses podem interferir na absorção e metabolismo do ferro, cobre e outros metais pesados.

Pontos Adicionais: Pode ajudar na doença inflamatória crônica do cólon, no alcoolismo, nas síndromes de deficiência imunológica, no resfriado comum e no estreitamento periférico das artérias.

IODO

Função: Necessário para a formação de hormônios da tireóide; amolece as secreções do aparelho respiratório.

Deficiência: Resulta no mau funcionamento da tireóide, sendo que os exames dão resultados semelhantes aos do hipertireodismo ou aumento da tireóide.

Toxicidade: Pode produzir coceiras na pele e sensibilidade nas gengivas.

Pontos Adicionais: Numa dieta totalmente vegetariana em áreas onde há iodo insuficiente no solo, podem ocorrer bócio e outros problemas da tireóide. Isso pode ser evitado usando-se sal iodado ou ingerindo-se cápsulas de algas várias vezes por semana.

FLÚOR

Função: Prevenção da cárie dentária em crianças; prevenção e tratamento da osteoporose; ajuda na formação de ossos fortes com mineralização adequada.

Deficiência: Resulta em cáries dentárias, osteoporose e fraturas patológicas.

Toxicidade: Altamente tóxico quando tomado em grandes doses. Pode resultar em fluorose dental e osteosclerose quando tomado em doses maiores que a 20 a 80mg por dia. A dose de flúor para o adulto deve ser de 1 a 4mg por dia. As doses terapêuticas para osteoporose são de 10 a 20mg por dia.

Pontos Adicionais: O esqueleto humano adulto contém em geral 2,6g de flúor; a ingestão média diária para adultos é de 4,4mg. Estudos têm confirmado que os cristais hidroxiapatite nos ossos são muito melhores e mais fortes quando são ingeridas as doses de manutenção de flúor.

MOLIBDÊNIO

Função: Componente das enzimas que promove o metabolismo da purina e do enxofre.

Deficiência: Não conhecida.

Toxicidade: Desconhecida.

Pontos Adicionais: Ajuda a prevenir as cáries dentárias e a anemia.

Fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Dias mais ativos

Dias mais ativos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...