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Ecto, endo ou Meso? Gostaria de saber.


douglas2701

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Já li vários artigos sobre os três biotipos, mas até hoje não consegui me identificar.

Meu caso é o seguinte, até o 16 ou 17 anos, eu era gordinho. Tinha 1,70 e cheguei a pesar quase 90Kg. Depois dos 17 comecei a praticar Kung fu e emagreci, chegando aos 66Kg. então, larguei a luta e com 19 anos, resolvi fazer musculação, fiquei uns 6 meses treinando num ritmo normal, sem seguir uma dieta tão rigorosa, mas me alimentando bem. depois disso comecei a treinar mais a sério e comecei a aprender a me alimentar direito e fazer uso de suplementos, mas mesmo assim, durante algum tempo continuei com medo de engordar e por isso não comia muito, ao contrário de hoje em dia, que aprendi a fazer uma boa dieta, pois passei a buscar informações de quem entende do assunto, fóruns, sites de fisioculturismo e afins e passei a comer bem (mas claro que uma vez ou outra tem aquela escapadinha, como no fim de semana e tal). O problema é que, treino há dois anos, e posso considerar que de 1 ano pra cá, eu comecei a treinar muito a sério, treinos intensos e dieta rigorosa focada para os treinos, mas mesmo assim, não consigo ganhar massa muscular. Não me considero Endomorfo pq meu BF é baixo, tenho 6% de gordura. Não me considero Mesomorfo pq não ganho massa com tanta facilidade e não tenho como ver minha definição já que, pelo fato de ter sido gordo e emagrecido muito, fiquei com muita pele "solta" pelo corpo, principalmente na região abdominal, onde posso fazer até figuras de animais com minha pele hauhuahaua.

Não me considero Ectomorfo pq não sou magrelo, sou relativamente magro. Meu peso nunca passa de 70Kg e tenho 1,72 de altura.

Se eu forçar o abdomem por exemplo, consigo ver todas as definições, e os braços também, o que atrapalha como disse, é a pele flácida.

Eu queria crescer para que meu corpo tivesse mais firmeza e então ter uma boa definição e um corpo bem construído mas não consigo passar de 68 e 70Kg, meu peso fica variando nisso. Só consegui ganhar uns 2 Kg tomando real gains(mas na época também ganhei uma barriguinha) e creatina, que me dá muita força e disposição, mas não me deu aumento de massa magra como prometido pelos laboratórios.

Minha dieta está boa, e melhorou muito depois que entrei aqui no fórum e aprendi várias coisas sobre nutrição. Na academia, tenho acompanhamento de um prfessor q é ótimo quando o assunto é hipertrofia, não tenho do q reclamar quanto ao meu treino.

Por isso queria saber qual seria meu biotipo ao certo, qual o caminho mais indicado pra mim e como posso solucionar esse meu problema de ganho de massa que é uma tarefa tão difícil pra mim.

Queria chegar pelo menos a uns 74 Kg, mas sem gordura. Na época que eu lutava e cheguei nesse peso, eu tinha uma boa estrutura, só não era definido, mas tinha porte. Eu queria ter o porte que eu tinha, porém definido, mas chegar nesse peso pra mim, hoje em dia, é como se eu tivesse que ganhar 20Kg *rsrs.

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minha dieta é basicamente:

Acordo e tomo Albumina com leite desnatado

Café da manhã: um pão árabe integral com queijo branco(normalmente cotage ou ricota) com peito de peru e uma xícara de café(não consigo ficar sem café), adoçado com açúcar mascavo.

Almoço: Normal, arroz, feijão, macarrão, frango grelhado ou bife, legumes e verduras à vontade

Lanche: ou eu como umas 3 torradas integrais com requeijão light ou como frutas como bananas(normalmente no pré treino, quando estou de férias como agora, quando estou trabalhando, malho de manhã cedo)

Jantar: semelhante ao almoço, porém em proporções menores.

Tomo albumina antes de dormir com leite desnatado.

Agora passei a comer mais atum nos lanches(principalmente quando sinto fome antes de dormir) e às vezes nas refeições, e a tomar mais leite desnatado.

Tomo Whey com malto e creatina no pós treino, BCAA no pré e no pós. E NatuBolic da IntegralMédica.

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Disem que gelatina é bom pra não deixa as pelanca caida quando emagrece muito , e outra os cara tem mania de monta dieta tipo 3 torradinha com requeijão light e 2 fatias de peito de peru , cruzez isso é ridiculo , da uma olhada no branch warren , pra ti chega perto dele tem que come igual um lenhador , caminhoneiro , taipero , sei lá , o teu rancho da semana tem que te uns 5 kg de galinha 2kg de carne uns 8 kg de batata e o resto tu enche de fruta e legume .

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E outra dica agora referente ao treino , não despresse , digo por experiencia propia , os principais exercícos , que você tem que fasse com muito pesso muito corretamento que realmente vão fase você cresce são :

Levantamento terra

Encolimento de ombros

Agachamento

Remada curvada

Desenvolvimento militar

Claro que você vai faser outros exercícos como roscas , supinos etc , mas esses são os que você nunca dave deixar de faselos .

E mastiga direito tambem isso , eu criei vergonha pra mastiga quando vi o ronnie comendo .

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Publicado por Trika Lopes - Editora em 03/01/2009 na categoria Musculação

Biotipos são características herdadas geneticamente por cada indivíduo e identificados por quatro tipos básicos: ectomorfo, mesomorfo, endomorfo e misto, cada qual com suas características próprias e que devem ser levadas em consideração ao se exigir resultados além dos quais a sua genética permite.

Leia abaixo e saiba de qual destas classificações você faz parte:

ENDOMORFO

São pessoas de elevado peso corporal que têm tendência a acumular gordura subcutânea, de formas arredondadas, abdômen saliente e braço e pernas proporcionalmente curtos. A musculação é bem indicada para agir na queima gordura e conquistar massa muscular. O endomorfo tem uma estrutura óssea larga e um metabolismo lento, por isso ganha peso facilmente e apresenta dificuldade para perder gordura.

MESOMORFO

É o corpo privilegiado, bem dotado fisicamente e ideal para a musculação – perfeito para os padrões estéticos atuais e possuem baixa gordura corporal. São pessoas de ossos largos, tórax grande, cintura fina, com musculatura predominante. Sua boa estrutura óssea e densidade muscular facilitam a pratica de musculação.

ECTOMORFO

Têm ossos estreitos e salientes, músculos delgados, ombros caídos. Tendência a baixo percentual de gordura corporal. Estrutura óssea comprida, magros e longilíneos. Seu metabolismo é acelerado em comparação aos outros tipos e apresenta maior dificuldade de ganhar peso e volume muscular. Desde que se realize um bom treino, uma boa alimentação, o ectomorfo pode obter resultados surpreeendentes.

MISTO

São os que não se encaixam em nenhum dos tipos definidos acima ou que têm características de dois ou mais tipos diferentes.

Vale lembrar que há indivíduos que não são totalmente ectomorfos, mesomorfos ou endomorfos. Podendo haver predominância de um tipo, ou de outro.

Portanto, compreender as características do seu corpo e como ele responde a determinados tipos de estímulos é de extrema importância para o bom êxito no seu treinamento.

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