Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO E O FÍGADO.


JOTAEME

Post Destacado

--------------------------------------------------------------------------------

Porque a Digestão é Importante?

Os alimentos como são ingeridos não estão no formato que o corpo pode aproveitá-los. Devem ser transformados em pequenas moléculas de nutrientes antes de serem absorvidos no sangue e levados às células para sua nutrição e reprodução. Este processo chama-se de digestão.

Como o Alimento é Digerido ?

A digestão ocorre através da mistura dos alimentos, movimento destes através do tubo digestivo e decomposição química de grandes moléculas de alimento para pequenas moléculas. Inicia-se na cavidade oral através da mastigação e se - completa no intestino delgado. O processo químico se diferencia para cada tipo de alimento.

Produção de Sucos Digestivos

As glândulas do sistema digestivo são essenciais no processo da digestão. Elas produzem tando os sucos que degradam os alimentos como também os hormônios que controlam todo o processo.

As primeiras glândulas são as que estão na cavidade oral ( glândulas salivares) . A saliva produzida por essas glândulas , contém uma enzima que inicia o processo da digestão , agindo sobre o amido presente nos alimentos degradando-o a moléculas menores.

O próximo grupo de glândulas encontram-se na mucosa do estômago. Produzem o ácido e enzimas que digerem as proteínas. O ácido produzido no estômago é capaz de digerir todos os alimentos que chegam ao estômago , porém não afecta o próprio estômago devido a mecanismos especiais de protecção que este órgão tem.

Após os esvaziamento gástrico , o alimento já parcialmente digerido com o suco gástrico vai para o intestino delgado encontrar mais dois sucos digestivos para continuar o processo da digestão. Um deles é produzido pelo pâncreas que contêm enzimas capaz de digerir carboidratos , gordura e proteínas. Outra parte é produzida pelas glândulas do próprio intestino.

O fígado produz ainda outro suco digestivo: a bile. A bile é armazenada na vesícula biliar e durante as refeições esta " se espreme" liberando-a através de ductos para o intestino. Ao atingir o alimento a bile tem como principal função desmanchar as gorduras para serem digeridas pelas enzimas produzidas pelo pâncreas e intestino.

Absorção e Transporte dos Nutrientes

As moléculas digeridas dos alimentos , como também a água e sais minerais , são absorvidos na porção inicial do intestino delgado. O material absorvido atravessa a mucosa e atinge o sistema sanguíneo e é levado a outras partes do corpo para ser armazenado ou sofrerem outras modificações químicas. Este processo varia de acordo com o tipo de nutriente.

Carboidratos

A grande maioria dos alimentos contém carboidratos . Bons exemplos são o pão, batatas , massas, doces, arroz, futas e vegetais. Muitos destes alimentos contém amido , que pode ser digerido e também fibras que não são digeridas.

O carboidratos digeridos são decompostos em moléculas menores por enzimas encontradas na saliva, no suco pancreático e no intestino delgado.

- O amido é digerido em duas etapas : Sofrendo a acção da saliva e do suco pancreático , o amido é transformado em moléculas chamadas de maltose; em seguida , uma enzima encontrada no intestino delgado chamada maltase, degrada a maltose em moléculas de glicose. A glicose pode ser absorvida para a corrente sangüínea através da mucosa do intestino. Uma vez na corrente sangüínea , a glicose vai para o fígado onde é armazenada (na forma de glicogénio) ou utilizada para promover energia para o funcionamento do corpo (na forma de glicose).

- O açúcar comum (sacarose) também é um carbohidrato que precisa ser digerido para ser utilizado. Uma enzima (sacarase) encontrada no intestino delgado degrada o açúcar em glicose e frutose , ambos absorvidos pelo intestino.

- O leite contém outro açúcar chamado lactose. A lactose sofre a acção da lactase no intestino delgado transformando-se em moléculas absorvíveis.

Proteínas

Alimentos como carne, ovos , e grãos contém grandes moléculas de proteínas que precisam ser digeridas antes de serem utilizadas para reparar e construir os tecidos orgânicos. No estômago há uma enzima que incia a degradação das proteínas. A digestão é finalizada no intestino delgado pelo suco pancreático e intestino propriamente dito. O produto final das proteínas é absorvido pelo intestino delgado e encaminhado ao organismo pela corrente sanguínea. É utilizado para a construção das paredes e diversos componentes das células.

Gorduras

Moléculas de gordura são uma grande fonte de energia para o corpo.

Como se sabe a gordura não se mistura com a água, portanto o primeiro passo para a digestão de gorduras é transformação da mesma em produtos que possam ser misturados com a água (hidrossolúveis). Os ácidos biliares produzidos pelo fígado actuam directamente sobre as gorduras como detergentes permitindo a acção das enzimas sobre as gorduras transformando-as em moléculas menores de ácidos graxos e colesterol. Os ácidos biliares combinados com os ácidos graxos e colesterol permitem a passagem das moléculas pequenas através das células do intestino. As moléculas pequenas depois transformam-se novamente em moléculas maiores e são transportadas através de vasos linfáticos do abdomen até o tórax onde então são despejadas na circulação sangüínea para serem armazenadas nas diferentes partes do corpo.

Vitaminas

Outra parte vital dos nossos alimentos que é absorvida pelo intestino delgado são as vitaminas. Existem dois tipos de vitaminas: as que são dissolvidas pela água ou hidrossolúveis ( todo o complexo B e vitamina C) e as que são dissolvidas pela gorduar ou lipossolúveis ( A, D, E e K).

o Figado

Nossa maior glândula - O FÍGADO

O nosso fígado é como uma grande e complexa fábrica, capaz de realizar aproximadamente 500 funções diferentes, algumas fundamentais para a preservação da vida. Elas podem ser divididas em três grupos:

· funções de desintoxicação - Determinados alimentos e bebidas carregam substâncias tóxicas. Ao filtrar o sangue, o fígado elimina do organismo essas substâncias nocivas (ou consegue torná-las menos prejudiciais) .

· funções de armazenamento - O fígado age como depósito de gorduras e vitaminas. Também armazena açúcares, fonte de energia. Se o organismo realiza um esforço maior, o fígado fornece mais açúcar.

· funções de produção - Ele faz inúmeras proteínas: umas ajudam a criar células sangüíneas, outras carregam gorduras do sangue, etc. Além disso, produz bile e colesterol.

Na fábrica que é o fígado, podemos imaginar três cientistas desenvolvendo atividades diferentes: um produz colesterol, outro elabora pigmentos biliares e o terceiro é especialista em sais biliares. Trabalhando sem parar, de dia e de noite, o fígado produz um litro de bile por dia.

Como o fígado armazena energia?

Alguns músculos estão sempre a trabalhar e precisam de um suprimento constante de energia. Além disso, se for necessário (por causa de uma disputada partida de futebol ou de vôlei, por exemplo), o fígado garante mais energia. Veja como isso funciona: depois que os alimentos são digeridos, os vasos sangüíneos levam ao fígado proteínas e glicose (um açúcar, fonte de energia que pode ser usada instantaneamente) .

A glicose não utilizada na hora converte-se em glicogênio (que fica armazenado no fígado) . Se praticamos um esforço maior ou ficamos sem comer por longo período, o glicogênio transforma-se novamente em glicose (que pode ser aproveitada pelo corpo) . O uso da glicose é controlado por hormônios: assim o organismo tem e utiliza a quantidade certa. O fígado também ajuda a evitar problemas com faltas do açúcar.

Porque engordamos?

Sabemos que o fígado transforma todo excesso de glicose em glicogênio. Mas o que acontece quando existe muito glicogênio? Neste caso o fígado armazena uma quantidade limitada e o resto vira gordura...por isso os HC também engordam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...