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JOTAEME

A importância de treinar as pernas

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Num dia normal na tua academia, se deres uma olhadela em redor irás notar que a maioria dos atletas estão a treinar apenas o tronco, e não as pernas. Efectivamente, a maioria foca o seu treino no desenvolvimento do tronco, negligenciando as pernas.

A principal razão é que as tuas pernas não dão tanto nas vistas como o peito, ombros e braços. É o tronco que atrai a atenção dos outros. Claro, treinar os braços, ombros, peito e costas é óptimo. Mas enquanto o fazes estás a esquecer-te de uma das mais importantes regras do culturismo: treinar pernas para construir massa em geral.

As pessoas vêm com todo o tipo de desculpas para não treinarem pernas. Desculpas do género “agachamento dá cabo dos joelhos” ou “eu treino as minhas pernas correndo, andando de bicicleta, jogando futebol, etc." são apenas isso mesmo: desculpas.

O erro de evitar o treino pesado e duro de pernas paga-se bem caro, e há pelo menos duas razões que o comprovam. Primeiro, se tu tiveres um tronco largo e musculado e umas pernas subdesenvolvidas, irás parecer bastante ridículo. Pensa nisso, grande peitoral, braços musculados, ombros desenvolvidos e redondos, costas densas e musculadas, apoiados sobre uns palitos. Efectivamente, serás uma anedota para todos.

A segunda razão para treinares pernas o mais intenso que puderes é ainda mais importante e desconhecida de muitos atletas menos experientes. Incluir um treino de pernas duro e pesado na tua rotina irá favorecer o crescimento e aumentar a tua força em todo o teu corpo. É verdade, evitar o treino de pernas irá limitar o teu potencial de crescimento máximo no teu peito, costas e braços.

Não acreditas? Então passamos a explicar-te.

Os teus músculos não crescem apenas com exercícios específicos que fazes para um determinado grupo muscular. Por exemplo, os teus braços não crescem apenas pelo facto de levantares halteres. O teu corpo também constrói músculo a um outro nível. Quando vários grupos musculares são trabalhados simultaneamente, colocando grande parte do teu corpo sob stress intenso, o músculo irá crescer um pouco por todo o corpo. Uma espécie de “efeito cascata”.

Como é que o teu corpo faz isso? Este stress intenso aumenta a secreção de importantes hormonas de crescimento, tal como a testosterona, por exemplo. Estas hormonas desempenham um importante papel na eterna questão: quanta massa muscular consegue desenvolver um determinado indivíduo? E uma das melhores maneiras de aumentares a tua produção deste tipo de hormonas é treinando duro e pesado as tuas pernas!

E ao treinares pernas há um exercício do qual nunca deves prescindir: o agachamento.

Repete: AGACHAMENTO, isso mesmo.

Este é, provavelmente, o mais importante exercício de construção de massa muscular de todos eles. As tuas pernas são constituidas pelo maior grupo muscular de todo o teu corpo o que te permite treinar de uma forma intensa e com cargas elevadas.

A boa notícia é que um treino pesado de pernas irá produzir uma maior quantidade de hormonas de crescimento que o habitual, o que significa mais força e tamanho por todo o corpo. Exactamente, treinar as tuas pernas irá afectar os teus braços, peito, ombros e costas. Logo, inclui o treino de pernas na tua rotina todas as semanas. Se não for para teres umas pernas grandes que seja para o ganho muscular que irás obter no teu tronco!

Não te esqueças: o agachamento é um exercício essencial para o desenvolvimento de massa muscular, dificilmente substituivel por outro.

O treino de pernas é o segredo para poderes atingir o teu potencial máximo de desenvolvimento muscular.

Boa sorte!

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É isso aí, meu camarada, assino embaixo.

Alguns não dão importância... mas como você frizou se o treino de pernas for deixado de lado, vai haver uma desproporção física que fará com que o cara fique bem "mal acabado"....

Sds

"O intelecto anula o destino. Quem raciocina é livre!"

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nao sei qual a graça de ser casquinha ...

kara qdo entrei na musculação nem dava mto moral pra braços nao ... por incrivel q pareça eu queria ganhar era perna.

nao lembro quanto estava minha medida de perna quando comecei, mas creio que ganhei mais de 12 cm de coxa, eram realmente palitos

kara meu amigo ri de mim fazer agachamento fala q eh coisa de boyola e tals, qq eu faço? ignoro.

ele diz q depois q ganhar braço ai ele treina perna pra nao ficar casquinha.

bem se ele quer desperdiçar tempo tudo bem , prefiro meu jeito =)

agachamento é o que diferencia o praticante de musculação

belo topico vlws

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concordo plenamente e alem de o agachamento ser otimo pra inchar as pernas tambem estimula a testosterona por ser articulado, fazendo com que o resto dos musculos ganhem um gás a mais. é um bom estimulo pros caras ai que acham que é de viado fazer agachamento!! não pode faltar!!!

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concordo plenamente e alem de o agachamento ser otimo pra inchar as pernas tambem estimula a testosterona por ser articulado, fazendo com que o resto dos musculos ganhem um gás a mais. é um bom estimulo pros caras ai que acham que é de viado fazer agachamento!! não pode faltar!!!

Esse povo que acha que fazer Agachamento eh coisa de Viado, não entende nada mesmo sobre atividades fisicas.

Dentro de uma academia, tem que existir uma ETICA minima, para se habitar o ambiente.

O cara que fica falando que Agachamento eh coisa de Viado, eh o mesmo que fica atraz do aparelho de Agachamento, "pagando um pau" igual tarado, quando tem uma mina ali fazendo agachamento, e fica atraz de uma mulher de olho, quando ela se encontra em "4 apoios", fazendo seu treino de gluteos.

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Pernas e costas sao os musculos que eu mais gosto de treinar, porque joguei bola desde sempre e sabia muita a importancia de pernas fortes, qunado entrei na academia pela primeira vez meu principal objetivo era ganhar força nas pernas, e tambem é o musculo que consigo hipertrofia mais facilmente, as pernas sao meus musculos mais desenvolvidos. Lá na academia o pessoal nao faz agachamento por que os instrutores falam que é "perigoso" E que é melhor faze uma extensora que nao tem perigo pra coluna. No horario em que vou acho que só eu faço agachamento livre nunca vi ninguem faze.

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Nunca me passou isso na cabeça... O treino de pernas irá proporcionar melhor desenvolvimento para todos os outros músculos.

Antes eu treinava muitoo pernas, como fazia capoeira e andava de skate direto, me focava muito em pernas. Colocava 450kg no leg-press tranquilo, mas comecei a pegar de mal jeito, dando uma dor terrível na parte da cintura, nas costas, pois não usava cinto para fazer o exercício com um peso elevado.

Voltei a malhar tem 1 mês, ando relaxando no treino de pernas... Mas agora tenho um motivo a mais para voltar a fazer um treino bem pesado.

Quanto ao agachamento, nunca fiz, mas já vou dar um jeito de começar.

Abraços!

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eh isso ae mesmo...

treino perna c a msm intensidade dos biceps, ver minhas coxas crescerem eh taum estimulante qnto ver os braços crescerem.

tem caras na acedemia q frenkento q vivem dizendo q as mulheres gostaum eh d braços grandes e tal e naum daum atençao as pernas msm e tiraum onda e qnd o cara faz agachamento.

se enganaum eles sobre pernas, alem de um apecto mais massa(literalmente massa) as mulheres gostaum de caras com pernas grossas e naum pernas de grilo/sabiá!! hehehe

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Uma coisa muito boa é treinar pernas unlilateralmente. Ainda nãu havia treinado pernas assim, me impressionei co ma diferença entre uma e outra e tb a maior intensidade com que consigo treinar.

Não tem como fazer agachamento com uma perna só ne´? pelo menos não com pesos.

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Os teus músculos não crescem apenas com exercícios específicos que fazes para um determinado grupo muscular. Por exemplo, os teus braços não crescem apenas pelo facto de levantares halteres. O teu corpo também constrói músculo a um outro nível. Quando vários grupos musculares são trabalhados simultaneamente, colocando grande parte do teu corpo sob stress intenso, o músculo irá crescer um pouco por todo o corpo. Uma espécie de “efeito cascata”.

vou treinar mais ainda a parte superior pra ver se ganhos mais perna, afinal é menos fatigante treinar superior q inferior... rsrs

brincadeiras a parte, tb sempre foquei bastante nas pernas, até pq necessito! rs

é dificil ver quem treine pernas com a mesma regularidade q outros grupos realmente, q dirá na intensidade necessaria.

quem aqui cata todas as anilhas da academia pra fazer leg? rs

agora faço até unilateral com preguiça de ficar catando pesos e mais pesos, e ainda assim nao deixo de ter trabalho! rs

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Nossa leg eh foda msm ficar ctando anilha, ainda bem que na minha academia tem um na maquina ai fica melhor =).

pow, isso é mt bom! na minha nao, em compensação tem um de 90° q é o bixo! rs

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