Jump to content
Sign in to follow this  
Brocke

Evitar álcool por quê? Efeitos negativos e positivos.

Rate this topic

Recommended Posts

Muitos de nós temos a noção de que não devemos ingerir bebidas alcoolicas ao treinarmos. Mas beleza, por que eu não devo? Ai estão algumas das respostas (lembrando que ainda falta algumas). Abraços

Se o seu objetivo não é emagrecer, mas ganhar massa muscular, não pense que está livre dos efeitos do álcool. Mais uma vez, o professor Marcelo Bráz dá as dicas:

Se você procura ganho de massa muscular, não existe coisa pior que o consumo de bebidas alcoólicas. O fator principal para quem procura aumento de massa muscular é a alimentação. Se a alimentação é falha, se faltam nutrientes, vitaminas etc, os ganhos de massa muscular são comprometidos. Mesmo que o individuo tenha um bom treinamento e alimentação, seu rendimento e seus ganhos podem acabar bastante comprometidos devido ao fato de que seu corpo não conseguirá obter os nutrientes e vitaminas como realmente necessitaria.

Ninguém cresce durante do treinamento ou dentro da academia. É fora da academia, durante o descanso, que o individuo irá crescer. Por isso são necessárias boas noites de sono e a manutenção de uma boa alimentação, não só ao longo do dia como durante a semana toda.

Entenda onde o álcool entra nisso observando os efeitos da bebida alcoólica dentro do organismo. O álcool:

• Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;
  • Causa desidratação do organismo;
  • Diminui a taxa de açúcar no sangue;
  • Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);
  • Diminui os níveis de testosterona;
  • Causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.

Mesmo sendo bem calórico, o álcool prejudica o organismo, que fica deficiente de vitaminas, sais minerais e proteínas. Ele é rapidamente absorvido pelo corpo e acaba “perturbando o seu metabolismo e a capacidade do seu organismo em restabelecer a glicemia (presença de açúcar no sangue)”.

Mesmo bem alimentado, o organismo não consegue absorver bem os componentes dos alimentos, através do intestino delgado — principalmente as vitaminas B1, B6, B3 e o ácido fólico. Isso faz com que a pessoa tenha falta de apetite, e essa deficiência alimentar provoca reações danosas, causadas também pela queda acentuada de potássio, magnésio, cálcio, zinco e fósforo.

Estudos recentes também comprovam que o álcool diminuiria os níveis de testosterona do corpo. Segundo Dr. João Pinheiro (CRMSP 74184 – Fisiologia Hormonal e Esportiva /Nutrição Esportiva):

“Teses e estudos recentes comprovam que o álcool é hiper-estrogênico, ou seja, nas mulheres, faz seu fígado produzir muito hormônio feminino (estradiol/estrona), e nos homens, esse efeito silencioso é refletido na inibição dos receptores da testosterona no tecido muscular e hipotálamo. Neste último, os danos são ainda mais graves. Eles malham e a fibra somente fica “inchada”, a força não vem, a fadiga e a agressividade aumentam, libido e ereção diminuem cada vez mais.”

Praticamente é muito complicado uma pessoa adquirir uma razoável quantidade de massa muscular “enchendo a cara” sempre. Quem procura aumento de massa muscular sabe o quanto uma boa alimentação e o descanso são fundamentais. Logo, o álcool somente vai prejudicar e/ou retardar os seus resultados.

Contudo há aquele camarada que quer continuar bebendo e quer uma desculpa também ;) ....

Há o sequinte estudo para explicar uma relação positiva entre alcool e alguns exercicios.

A cerveja, por exemplo, tem sido apontada como uma boa fonte de diversos nutrientes e muitas vezes é utilizada na preparação de atividades de endurance ou como reposição após competições. MAAAS ,o suco de laranja americano supre 4 vezes mais a quantidade de potássio e quase mais de 3 vezes a de carboidrato necessário, e levaria em média a ingestão de 11 cervejas, por exemplo, para obter a quantidade de vitamina B recomendada pelo RDA.

PERFORMANCE NA PRESENÇA DO ÁLCOOL NO SANGUE (EFEITO ACURADO)

Performance motora - pequena quantidade de álcool (0.02-0.05gr/dL) pode causar redução nos tremores de mão, melhora no equilíbrio, jogar com maior precisão e retidão nos arqueiros, mas com tempo de reação menor e menor coordenação olho/mão; quantidade média de álcool (0.06-0.10 gr/dL) afeta negativamente as habilidades.

Força, explosão e performance de curta duração - O efeito do consumo de álcool, em doses pequenas e médias podem ser ambíguas, pois podem trazer efeitos no aumento da força, altura de saltos, corridas de 200 e 400m e ainda pode resultar em fadiga mais cedo durante exercícios de alta intensidade. Em contra-partida a ingestão de álcool mostrou falta de força muscular em diversos músculos, em resistência muscular e em corridas de 100 metros.

Concluindo:

Lembre-se que “evitar a ingestão de bebida alcoólica” é a primeira observação feita para pessoas que visam ganhar massa. Mas se por acaso você for beber, tente evitar ao máximo os exageros. Não fique horas sem comer e nem beba com o estômago vazio. Lembrando também do alto ganho calorico oferecido por simples gramas de alcool. Cada grama de álcool (etanol) contém 7 kilocalorias comparado a 9 de gordura e 4 para carboidrato e proteína. Além de algum detalhes O excesso de álcool pode impedir uma boa performance; indivíduos diagnosticados como dependentes do álcool apresentaram diversos graus de lesão muscular e fraqueza.

Criei esse tópico mais para tirar dúvidas, muitas vezes eu já li pessoas elaborando dietas e falando "Pooo mas tenho q tomar aquela sagrada cervejinha no fds", como não tinha pesquisado sobre o tema , não podia falar. Contudo ai está o lado positivo e o Negativo da história. Espero ter ajudado vocês.

A parte positiva nen vi!! ;):lol:

Olha, até a cocaina tem seu lado positivo. Tenho um livro famoso de fisiologia do exercicio em que tem um capitulo sobre os recursos ergogenicos, me chamou atençao essa da cocaina. rsss

Eu to rindo ateh agora do teu GIF. Eu fico igual esse cachorro ai quando vejo um copo de whisky com duas pedrinhas de gelo! Dorgas mano, Dorgas!!!

No ciclo do Jack que tenho feito parei com a ingestão de alcool; realmente quem quer crescer deve abandonar a velha arte dos goles...

Abraços, gosto demais disso aki, eh o lugar que todo marombeiro tem que passar a vir!

o suco de laranja americano supre 4 vezes mais a quantidade de potássio e quase mais de 3 vezes a de carboidrato necessário, e levaria em média a ingestão de 11 cervejas, por exemplo, para obter a quantidade de vitamina B recomendada pelo RDA.

Gostei dessa parte.. ahahahah com 11 brejas já da pra ficar loco né kkk

zuera.. nem bebo... só mto de vez em qdo :D

Ola,

Tópico este muito interessante e exclarecedor, parabéns.

Agradeço caso alguém exclareça uma dúvida ainda pendente.

No meu caso tomo uma cervejinha de leve somente no final de semana!

Será necessário para inclusive no final de semana, ou seja, passar o ano todo sem consumir alcool?

Getting

assim é bem dificil ficar sem beber o ano todo isso sabe-se...

logo é mais aconselhavel deixar para ocasiões mais especiais. Mas também não adianta muito você deixar para beber tipo no carnaval, e beber todos os dias alucinadamente. Há inclusive estudos, que provam que o excesso de alcool em alguns casos de pico (beber para caramba so uma vez por mes), chega a atrapalhar a performace da academia em 1 semana antes, e 2 semanas dps da bebida. Diminuindo seus resultados em alguns casos em até 30%

assim é bem dificil ficar sem beber o ano todo isso sabe-se...

logo é mais aconselhavel deixar para ocasiões mais especiais. Mas também não adianta muito você deixar para beber tipo no carnaval, e beber todos os dias alucinadamente. Há inclusive estudos, que provam que o excesso de alcool em alguns casos de pico (beber para caramba so uma vez por mes), chega a atrapalhar a performace da academia em 1 semana antes, e 2 semanas dps da bebida. Diminuindo seus resultados em alguns casos em até 30%

fuuuuuuuuuuuuuuuuu

agora desanimei, estava preparando um carnaval pé na jaca kkkkkkkkkkk

entao so bebo em datas muito especiais, que sao 3, meu niver, revellion e carnaval, o foda que no carnaval é todos os dias da folia ai ja era

terei que rever!!

Em 13 de julho de 2016 at 00:27, fisiculturismo disse:

Alguém ainda duvida que o álcool é o inimigo número 1 da hipertrofia muscular?

Pois é, sabemos que o álcool só atrapalha os ganhos, mas aí vc estuda sobre alguns fisiculturistas de sucesso e descobri que alguns deles eram amantes do álcool tipo Arnold, diversas vezes confessou que bebia cerveja e não era pouco (bebia um jarro junto com um frango inteiro) segundo relatos isso quase todos os dias, difícil de acreditar, mas vai saber.

Alem disso quem nunca ouviu aquela frase clássica dele mesmo quando perguntaram sobre o leite pra ele nas vésperas da apresentação do Mr. Olímpia 

-Leite é para crianças. Quando você cresce, precisa beber cerveja.

No meu caso confesso que quando não bebo álcool me sinto melhor tanto para treinar, como nos ganhos, mas quando estou em bulking bebo em torno de 1L a 1,5L de cerveja no fds e não sinto tanta diferença assim, acredito que para amadores como eu, não devemos abrir mão do que gostamos de fazer ou comer em pró de uma única coisa, a vida é uma só e nos dá oportunidade de fazermos várias coisas.

Abro mão de muita coisa quando estou em cutting, penso que neste período já é o suficiente para alcançar menus objetivos.

Só minha opinião, valeu manin.

Em 26 de julho de 2016 at 11:49, Brau diesel disse:

No meu caso confesso que quando não bebo álcool me sinto melhor tanto para treinar, como nos ganhos, mas quando estou em bulking bebo em torno de 1L a 1,5L de cerveja no fds e não sinto tanta diferença assim, acredito que para amadores como eu, não devemos abrir mão do que gostamos de fazer ou comer em pró de uma única coisa, a vida é uma só e nos dá oportunidade de fazermos várias coisas.

Realmente é uma quantidade bem elevada. Ao menos o teor de álcool da cerveja é baixo.

Claro que não se deve levar uma vida infeliz por culto ao corpo, isso seria uma vida miserável! rs

Quanto a não fazer tanta diferença assim, isso quer dizer que faz diferença? rs

Em 18 de agosto de 2016 at 10:32, BodybuilderMonster disse:

Não vejo problema em tomar uma cervejinha gelada ou um vinho, eu tomo 3 garrafas de cerveja no final de semana ou 3 taças de vinho :biggrin: , não sou um neurótico , temos que ter nosso momento de relaxamento!

Na fase de bulking um copinho de bebida alcoólica pode caber na dieta, principalmente o vinho, por conter revesterol e ser vasodilatador. Antes de subir ao palco, alguns fisiculturistas bebem uma taça de vinho.

O grande problema são os porres de final de semana, o que muitos fazem e depois reclamam que não conseguem resultados satisfatórios nos treinos. O segredo continua a ser o equilíbrio, o bom senso.