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leite com chocolate depois do treino - nescau e toddy?


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NUTRIÇÃOESPORTIVA

Tomar a mistura após a prática de exercícios agiliza a recuperação muscular, mas especialistas alertam que é preciso cautela na ingestão da bebida

A força do leite

com chocolate

» PATRÍCIA BANUTH

Um estudo da American College of Sports afirma que tomar leite com achocolatado após a prática de exercício físico é uma boa forma de acelerar a recuperação muscular.

Segundoumdos pesquisadores, o Ph.DWilliam Lunn, ingerir a bebida até três horas depois do exercício ajuda na síntese de proteínas musculares, agilizando, assim, o processo de recuperação dos músculos que foram submetidos a uma carga de exercícios físicos.

Testes feitos com oito corredores durante duas semanas mostraram que quem tomou achocolatado teve uma maior reparação das proteínas musculares do que quem tomou apenas leite misturado com ums uplemento de carboidrato — como a maltodextrina.

Além disso, a bebida contribuiu para restabelecer mais rapidamente as taxas de glicogênio nos músculos, um tipo de combustível requerido pelo organismo durante o exercício prolongado.

“Para os praticantes de atividades físicas é sempre importante saber de novas opções de bebidas que ajudam na recuperação”, destaca Lunn. “O achocolatado é mais barato, se comparado às outras bebidas que também ajudam na recuperação, e é fácil de fazer em casa, o que o torna uma opção viável e saborosa paramuitas pessoas”, emenda o pesquisador.

Especialistas em nutrição dizem que a pesquisa tem base científica e fisiológica. Segundoeles, ingerir proteínas com carboidratos depois do exercício físico de longa duração acelera, de fato, a recuperação.

“Quando você pratica uma atividade, tem microlesões no músculo. Para recuperar, é necessário consumir uma fonte de proteína e de carboidrato”, explica a nutricionista Danielle Gonçalves.

“Depois do treinamento, você passa por um período de hipoglicemia, que é a diminuição das taxas de glicose na corrente sanguínea. Se esse nível continuar baixo, o organismo libera o cortisol, um hormônio que faz subir a taxa de glicose”, destaca o nutricionista e profissional de educação física Leonardo Rocha de Moura.

“Quando você coloca uma fonte de glicose, como o achocolatado, após a prática de atividade física, diminui o cortisol no sangue e isso ajuda na recuperação muscular.”

Leonardo Rocha de Moura diz que é preciso analisar cada caso antes de recomendar o leite com achocolatado e tomar cuidado para que o atleta não ganhe peso utilizando essa fórmula. “Na nutrição, a gente tenta diminuir o consumo do chocolate. Só prescreve quando a pessoa tem um histórico de um longo período utilizando chocolate e tem dificuldade de deixar”, ressalta. “Eu recomendaria apenas para aqueles que sentem a necessidade do chocolate. Mas isso teria que ser muito bem calculado, porque se você não fizer um balanço calórico de acordo com a ingestão diária da pessoa, ela pode acabar engordando.”

Ele justifica que o uso não pode ser indiscriminado porque, se houver um excesso de energia o corpo armazena em forma de gordura.

Leonardo também chama a atenção para pessoas com restrição aos componentes da bebida.

“Jamais um diabético ou alguém com problema de lactose, por exemplo, poderia aderir a isso.”

Danielle completa: “Tem que tomar cuidado, porque cada organismo reage de uma forma. Você precisa de carboidrato e proteína, mas não pode ter alto teor de gordura. O leite teria que ser desnatado e o chocolate, light”.

De acordo com a nutricionista e professora da Universidade Católica de Brasília Danielle Gonçalves, podem ser feitas várias combinações, associando a proteína ao carboidrato, com o intuito de acelerar a recuperação muscular.

O leite com achocolatado está entre elas. “O leite é umalimento de fonte proteica de alto valor biológico, por conter a maioria dos aminoácidos essenciais para a Energia

Alimentos com baixo índice glicêmico liberam glicose de forma mais constante. Já os com alto índice glicêmico causam maior elevação nos níveis de glicose no sangue e são adequados para a recuperação de energia depois de exercícios de resistência ou em casos de hipoglicemia. síntese da proteína que trabalha na reconstrução do tecido muscular”, diz. “Já o achocolatado seria a fonte de carboidrato que ajuda na síntese protéica e na recuperação do glicogênio, fonte de energia para o músculo.”

Danielle Gonçalves alerta, no entanto, que a mistura não é muito saudável e não costuma ser recomendada por nutricionistas. Se for escolhida, deve-se optar pelo leite desnatado e pelo achocolatado light. Na opinião dela, uma boa opção para substituir os suplementos, que podem ser financeiramente inviáveis para algumas pessoas, seria uma vitamina de leite com frutas. “É mais saudável e tem a mesma função na recuperação.

A única vantagem do achocolatado em pó comum é que ele tem alto índice glicêmico, o que ajuda a agilizar a absorção da glicose pelo músculo”, garante.

Sensação revigorante

Mesmo sem saberem dos efeitos que beber um copo de leite com achocolatado pode ter no organismo, algumas pessoas fazem disso um hábito após a prática de exercícios. Elas não conseguem dizer por que isso as ajuda, mas dizem se sentir muito bem. “É como se me desse um ânimo”, relata Adolfo Castilho Garcia, 25 anos. Ele conta que muitas vezes tomava a bebida depois dos treinos de judô, esporte que praticava até cerca de um ano atrás, época em que quebrou a clavícula e teve de parar.

“Sentia que dava resultado mais rápido do que quando ingeria outra coisa. Não ficava me sentindo tão mole depois dos exercícios”, resume o designer gráfico. Hoje, Adolfo faz apenas academia e afirma que já não bebe tão frequentemente o leite com achocolatado. Lembra, porém, que sentia apenas benefícios ao tomar a bebida. “Eu nunca engordei por fazer isso. Utilizava leite desnatado, mas o achocolatado era comum. Não gostava de fazer uma refeição pesada no período da noite, quando eu voltava dos treinos, e essa era uma opção fácil e eficaz para eu repor as minhas energias”, relata.

Diferentes combinações

Combustível

Pessoas fisicamente ativas e atletas requerem carboidratos na dieta para manter suas reservas de glicogênio nos músculos, o combustível predominante para a maioria dos esportes.

Como em geral acontece com qualquer um, elas ganham peso somente se consumirem mais calorias do que gastam.

fonte: Jornal Correio Braziliense

http://www.correioweb.com.br

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Formatado e apenas reitrei os dois parágrafos duplicados. Há uns dois pedaços em que acho que falta algo, formatei da forma que pareceu ter mais sentido.

Everton Santos

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essa é uma teoria...

tem outra que diz que o organismo se acostuma ao pico de insulina causado pelos carbos de alto IG... logo, existe uma teoria para defender cada ideia e uma para denegrir cada uma...

enquanto isso, continuo nos principios básicos... alimentos mais naturais possíveis, sem industrializados e bastante frango com batata dauhuafuah

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eh todo mundo tem uma teoria, naum dah pra acreditar em tudo o que dizem, senao a gente acaba virando marionete.

nescau e toddy em grande quantidade de açucar, naum sei se vai fazer bem!!!!!!!!!!!!!!!!!

Já ouvi uma "teoria" de que casca de maçã e creatina tem o msmo efeito. :o

Agora, o cara falar que vai trocar o whey por toddy ... Tem que se brincadeira neh

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Não faça isso contribuinte, senão eles pegam seu IP, te localizam e vão na sua casa te dar uns "pataços".

Devo confiar no "American College of Sports" ou no fortão dos suplementos??

Fuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!! :o

sem querer cortar sua alegria, mas ali diz

que é bom tomar depois não antes;

que o leite tem que ser desnatato e o chocolate light;

que a mistura não é muito saudável e não é recomendada por nutricionistas;

e uma observação minha: nescau sai mais caro que malto e leite sai quase o mesmo que whey, com menos benefícios.

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sem querer cortar sua alegria, mas ali diz

que é bom tomar depois não antes;

que o leite tem que ser desnatato e o chocolate light;

que a mistura não é muito saudável e não é recomendada por nutricionistas;

e uma observação minha: nescau sai mais caro que malto e leite sai quase o mesmo que whey, com menos benefícios.

Tomava antes e nunca tive queda no desempenho, agora to comendo uma maçã e não vi grande diferença, treino pesado do mesmo jeito e cresço do mesmo jeito.

Esse pesquisa mostra q não só whey, malto, albumina são os "unicos construtores de musculo" como muitos acham...

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Vc já fez uma refeição de verdade no pré treino pra ver a diferença?

Pra quem nao comia nada e come uma maçã, claro q vai ver diferença.

Ja falei q é complicado essa hora pra eu comer, pois mal tenho tempo pra digerir, no inicio comia um pão com manteiga, só q pesava muito no treino, depois troquei por 2 colheres de mel, treinava legal, troquei pelo nescau gelado 200ml, tb gostei, e agora to comendo uma maça.

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