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DEXTROSE vs MALTO vs FRUTOSE. Quem vence essa briga?


extremm
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"Assim, quando os músculos necessitarem de ATP irão buscar energia nos estoques de glicogênio muscular onde a glicose está armazenada. Contudo, ao término de exercícios físicos, geralmente os estoques de glicogênio muscular estão escassos e o miócito (célula do tecido muscular) necessita de glicose para reabastecer esses estoques de glicogênio. Como a glicose é a principal fonte de energia para a produção de ATP, a reposição com maltodextrina ou dextrose seria o melhor caminho, desprezando as fontes de frutose que serviriam para formar gordura."

"polissacarídeos como a maltodextrina ou mesmo no monossacarídeo como a dextrose, ambos de rápida absorção e índice glicêmico alto"

a certa altura das minhas leituras dos artigos publicados neste site, e lendo os escritos do nobre Especialista em Nutrição Esportiva, Fábio Moura Veras, sobre o título do post em questão, deparo-me com umas dúvidas que gostaria de compartilhar com o poderoso staff de atletas, praticantes, alunos, curiosos, sedentários, sem-sacos-embusteiros-que-fingem-que-treinam e finalmente com a docíssima Lipstick (se estiver me ouvindo), sobre o seguinte:

- baseado na minha intolerância à glicose e baseado tb na minha ignorância, qual suplemento destacado acima me seria contraindicado (ou qual seria indicado) ao associá-lo com whey (que já consumo)? ou seja um atleta "xqqr", num post "yqqr", me recomendou associar o whey com malto ou dextro para (se não me engano) crescimento de massa muscular, etc.

- será que o puro consumo de whey sem associação com outros suplementos, não teria 100% de eficácia?

- é obrigatório o "combo" para termos efeitos? com o whey puro estes efeitos seriam a médio-longo prazo enquanto que ao somarmos o M/D, os efeitos seriam num prazo mais curto?

- aeróbica (esteira/spinning) "atrapalhariam" o reabastecimento dos miócitos visto que essas atv são queimadoras de glico?

- como são de rápida absorção e alto índice glicêmico (uma vez comprovado que para mim M/D são "nocivos") o que eu poderia usar em associação com whey para ganho de massa, etc, etc?

- tudo que perguntei:

1) procede;

2) não procede;

3) é um absurdo;

4) nra; ou

5) (espaço destinado a resposta)

valeu!!! :P

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na boa...esse post aqui foi até agora o pior que eu já li mano (desculpe a sinceridade)

mas ...respondendo...fico com a opção entre 2 e a 3

porque:

os dois são repositores de energia...porém a malto vai dosando aos poucos essa reposição e a dextrose a absorvição no organismo é mais rápida

mas colocar os dois juntos e dizer que fazem a mesma coisa...acho meio errado dizer isso...

geralmente quem tem tendencia a ganhar peso (gordura)...é mais aconselhavel a dextrose...e quem não tem essa tendencia no metabolismo...um malto vai bem

fuiii

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- baseado na minha intolerância à glicose e baseado tb na minha ignorância, qual suplemento destacado acima me seria contraindicado (ou qual seria indicado) ao associá-lo com whey (que já consumo)? ou seja um atleta "xqqr", num post "yqqr", me recomendou associar o whey com malto ou dextro para (se não me engano) crescimento de massa muscular, etc.

- será que o puro consumo de whey sem associação com outros suplementos, não teria 100% de eficácia?

- é obrigatório o "combo" para termos efeitos? com o whey puro estes efeitos seriam a médio-longo prazo enquanto que ao somarmos o M/D, os efeitos seriam num prazo mais curto?

- aeróbica (esteira/spinning) "atrapalhariam" o reabastecimento dos miócitos visto que essas atv são queimadoras de glico?

- como são de rápida absorção e alto índice glicêmico (uma vez comprovado que para mim M/D são "nocivos") o que eu poderia usar em associação com whey para ganho de massa, etc, etc?

Ja que tu é intolerante a glicose o mais certo seria consultar um medico. Mas nao entendi o que seria essa intolerancia, se tu puder explicar ajudara mais.

2- Tu pode consumir whey com mel por exemplo ou suco de laranja.

3- Como ja expliquei, é melhor com um carbo de alto IG mas nao necessariamente malto/dextrose.

4- Acredito que sim, por isso se toma whey+malto(por exemplo) após todos exercicios.

5- ja respondi no 2 :P

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"Mas nao entendi o que seria essa intolerancia, se tu puder explicar ajudara mais."

prezado oozaru, segundo a medicina temos diabetes tipos I e II e, no meu caso, uma pré-diabetes, a intolerância à glicose. ou seja, no meu caso e no tipo II, há produção de insulina, normal no intolerante, menos no tipo II. o tipo I é o insulino-dependente (tem que injetar insulina pois o pâncreas não a produz mais). eu (graças ao bom Deus) com malhação e alimentação correta me safo mas, no tipo II e numa primeira fase, a pessoa TEM que malhar e dieta nela! é um sacerdócio para ela não passar para a segunda fase da II onde vai medicamento junto. porisso que produtos com médio-alto IG eu, por via das dúvidas, não consumo. são indicados para mim alimentos integrais pois os referidos carbo, são de lenta absorção impedindo assim, o acúmulo de glicose no sangue. com relação ao postado pelo distinto Heraldo Costa, agradeço as observações e te digo o seguinte, qto mais sinceridade melhor;as críticas são bem-vindas mas, gosto de levar meus posts meio que na gozação, dar uma descontraída, porém com respeito e tb seriedade nas minhas perguntas. como disse sou leigo em suplementação e procuro nos meus questionamentos, aprender com quem tem conhecimento bem como experiência e isso tem acontecido nos vários posts que já fiz no F.C.Br. agora se as m/d são de alto IG então prá mim não dá (expliquei o porquê acima). talvez não tenha nada a ver com o título do post, mas o que acham da creatina com o whey no pós?

valeu! :P

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mas colocar os dois juntos e dizer que fazem a mesma coisa...acho meio errado dizer isso...

e não fazem? mesmo na diferença de absorção, são de pouquíssimos minutos.

geralmente quem tem tendencia a ganhar peso (gordura)...é mais aconselhavel a dextrose...e quem não tem essa tendencia no metabolismo...um malto vai bem

porque dextrose pra quem engorda fácil, se ela é justamente a de absorção mais rápida?

e a diferença vai ser insigificante, sendo o ig delas praticamente o mesmo.

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Bom, esse topic realmente chamou atençao pelo show de conceitos errados.

Bom primeiramente quero lhe dizer que a depleçao de glicogenio muscular não acontece assim de uma hora para outra, só mesmo depois que todo o glicogenio hepatico acontece. Depois que se você treina musculaçao e chega a depleçao do glicogenio muscular seu treino esta TOTALMENTE errado. E mais, a reposiçao de glicogenio muscular tambem não acorre de uma hora para outra, leva algum tempo e isso realmente não vai acontecer com reposisao durante o treino, que se feita de forma errada vai levar voce sim a uma queda do rendimento.

Pelo que entendi se voce tem um pré diabetes, deve mesmo é moderar nos carboidratos de alto IG, como a dextrose, glicose, maltose... Evite picos glicemicos (elevaçao da glicose sanguinea muito rapidamente) que podem saturar seus receptores de insulina. Outra coisa interessante é realizar exercicios aerobicos, estudos da american college sports medicine mostraram que um bom treinamento aerobico aumenta a sensibilidade dos receptores de insulina.

Agora essa questao que a frutose leva ao acumulo de gordura foi a coisa mais absurda que ja li na minha vida. Isso ta completamente errado e infudado. Frutose tem baixo IG, nao e recomendado imediatamente pré treino nen durante o treino. No maximo pos treino juntamente com mix de outros carbos de IG maior.

Bom minha recomendaçao pro seu whey pós treino seria voce tomar com leite de soja ou sucos, laranja + maça com whey de morango fica do meu agrado. Consuma bastante aveia, castanhas graos em geral.

Quanto ao glicogenio, não se preocupe com ele desde que voce esteja bem nutrido. Quem tem movidos pra se preocupar com isso são atletas de ponta, que treinam 5.. 6.. 7 horas por dia.

Qualquer duvida mande MP porque eu realmente tenho esquecido os topics que respondo. :P

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Amigo, presumo eu que voce nao seja um culturista, ou um praticante de esporte que exiga de uma absorção rápida. Na realidade essa situação de ter que ingerir rapidamente uma proteina e um carboidrato é muito de pessoa para pessoa, então isso jamais será regra. Eu conheço pessoas que tomam whey com milho, outros tomam whey com cereal na agua, outros tomam whey com banana, e até mesmo alguns colegas que utilizam whey com rapadura ou colher de goiabada. (Sim, isso é normal).

Então, eu se fosse você testaria algumas maneiras e caso demore 30 ou 40 minutos isso não significa nada, até porque voce não é um atleta de ponta que 30 minutos podiam dar um startup de catabolismo. (o que é irreal).

De todas as formas, os carboidratos de alto indice glicemico que variam de 100 até o pico da dextrose já resolvem o problema.

Só pra adicionar a brilhante resposta do ninja.

Abraços. :D

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