Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[RELATO] Voltando à Metabólica.


amf.paulo
 Compartilhar

Post Destacado

Idade: 33 anos

Tempo de Treino: 13 anos

Experiência com AE's, PH's ou afins: Nenhuma, somente suplementação

Peso: 82kg

Altura: 1,78m

BF: 10~13% (Balança Bio Impedância)

Objetivo: Cair um pouco mais o BF, tentando manter a massa.

Pessoal, quem já viu algum post, relato ou tópico meu em algum fórum, sabe que amo a musculação e a estudo muito, principalmente estudos práticos.

A três anos e meio atrás conheci a dieta metabólica, no inicio fiquei com o pé atrás, pois na minha visão Massa Muscular sem carboidratos era uma

equação sem lógica, porém aos poucos a experiência prática foi me provando o contrário e comecei a levar a sério a doutrina metabólica.

Fiz este tipo de alimentação por quase dois anos, depois retornei a uma dieta mais "normal" por assim dizer, com mais carbo, porém nunca mais

tirei a gordura da minha vida, o tempo que fiquei fora de metabólica passei a me alimentar de uma dieta mista entre ciclos de carbohidratos e

massive eating (em breve vou tentar postar artigos sobre ambas, mas se alguém for mais rápido eu agradeço a contribuição, pois a comunidade

ainda está carente de bons escritores), resumindo minha vida de comedor aliciando de farinha e batata tinha acabado, comia muito carbo apenas

quando meu corpo pedia, e não era sempre, quando digo muito é muito mesmo, pois eu estava comendo carbo regularmente, porém não em altas doses.

Bom, esta fase de "massive cycling" conto em outro relato, o que quero relatar agora é minha volta a metabólica.

Hoje vou parar por aqui, amanhã vou atualizar falando da minha fase de embasamento, e tenho muitos detalhes para compartilhar, fiquei quase um

ano e meio fora da metabólica, e a volta foi sensacional. Para concluir as palavras de hoje, informo que este relato não será do tipo páginas e páginas,

mas vou postar a época mais importante da dieta, as primeira 8 a 12 semanas, e depois postarei apenas o que for relevante.

Haa... Detalhe pessoal, o tempo que me ausentei do forum, foram os meus primeiros 2 anos de casado, e foi 6 meses depois que há conheci que deixei

a metabólica, hoje ela está fazendo comigo, e vou pedir que ela também relate sua experiência, será legal comparar os diferentes comportamentos, homem e mulher

e quem está voltando de quem está iniciando.

Até mais pessoal, espero que gostem do relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

Pessoal demorei mas estou de volta.

Hoje vou atualizar os seguintes itens

  • [*:1r25m4lv]Fase de troca metabólica (também chamada de embasamento ou adaptação)
    [*:1r25m4lv]Primeira carga de carboidratos.

Vamos lá.

Vou explicar um pouco sobre os dois itens para quem não conhece a metodologia da dieta, mas não vou entrar em detalhes. Em breve farei alguns artigos sobre os tipos de dieta mais utilizados e vou iniciar pela metabólica, caso alguém queira contribuir também, melhor ainda.

Troca Metabólica

Introdução

A troca metabólica ocorre nas duas primeiras semanas da dieta, esta fase é primordial para o sucesso e baseai-se em se alimentar por 14 dias apenas de gorduras e proteínas, em sua maioria gorduras, existe um mínimo de carbo, porém este mínimo sempre é ingerido "por tabela" pois alguns alimentos tem quantidade ínfimas de carbo, o importante é não estourar 30g de por dia. Muitos não obtém sucesso com esta dieta porque utilizam a filosofia "vou guardar minhas 30g de carbo para a refeição X, onde vou comer aquele item Y que eu adoro e tem carbo", como eu disse ao longo das refeições do dia, suas 30g de carbo já estarão sendo utilizadas, então nunca faça isto. Mude sua mente antes de tentar mudar seu corpo.

Nesta fase seu corpo volta a entender que a gordura é uma fonte de energia potente e começa a utilizá-la de maneira mais eficaz. Bom é isto a introdução está feita, se eu continuar escrevendo vão ser páginas e páginas.

Relatando

Nesta volta à alimentação metabólica, não senti nenhum dos efeitos sentidos quando conheci a dieta, entre eles, dor de cabeça leve, gripe bem leve (que tive durante umas 2 ou 3 vezes, mesmo depois da recarga), um pouco de fraqueza, prisão de ventre, e alguns outros. Isto deixa claro que mesmo depois de um ano e meio fora da dieta meu corpo ainda estava adaptado a gordura, devo isto também a maneira que me alimentei mesmo fora da dieta, meu percentual de gordura diária era alto, cerca de 30% e em alguns dias mais.

Realmente a dieta metabólica é muito boa, mas não é pra todo mundo, porém quase todos conseguem fazer seu corpo "lembrar" que gordura é fonte de energia. O bom desta metodologia é que sua abordagem não é radical, não comparem a dieta do Dr. Etikins com a metabólica, pois a única coisa que elas tem em comum é a cetose.

Outra coisa interessante que aconteceu comigo é que nesta fase inicial creio não ter perdido nada de massa magra, ao contrário de quando conheci a dieta, minha perda de peso foi absurda, e visualmente eu havia perdido mais músculo do que gordura, sendo otimista 50/50. Me arrisco a dizer que não perdi uma grama que seja de músculo nesta volta. Minha certeza vem principalmente pelo que ocorreu na primeira carga, o que vou relatar agora.

Primeira Carga de Carbos

Introdução

A carga de carbos ocorre duas semanas depois da fase de troca metabólica e pode durar de 12 à 48 horas de ingestão de doses altas deste nutriente, após esta primeira fase a carga pode acontecer em 5 x 2, ou seja , coma proteína e gordura durante 5 dias, e depois libere o carbo, mas mantenha a gordura numa ingestão mínima de 30%. Não vou me alongar muito, isto basta para o entendimento, como disse em breve vou postar um artigo sobre o tema.

Relatando

Interessante, quando conheci a dieta, eu não conseguia parar de pensar na minha primeira carga, esperava ansioso pelo meu primeiro final de semana de carbo após os 14 dias, o medo de perder massa muscular me assombrava a casa minuto, porém desta vez, após os primeiros 5 dias eu quase não lembrava que carbo existe, é uma coisa difícil de explicar, é como se eu sempre tivesse me alimentado assim, quando percebi isto comecei a me animar e compreender que eu ainda estava muito adaptado a gordura e que os resultados seriam melhores que o esperado.

Pois então, o dia do carbo chegou, comi muita batata doce, aveia , e mantive a gordura da faixa dos 30%, na verdade ela ficou mais baixa um pouco, isto no primeiro dia, pois o segundo eu estava disposto a comer mais carbos simples como doces, etc, pois eu gosto e estes produtos já se incorporaram na alimentação moderna, isto é um outro tema que ainda quero expor aqui.

Bom, o que ocorreu foi que no segundo dia não liberei geral, não por privação e foco, apenas não tive vontade de comer doces, comi um chocolatinho, uma macarronada, e o resto foi aveia e batata doce. Neste dia também a gordura foi alta, mantive os 30% pra mais. Eu estava me esquecendo no sábado comi um pizza inteira de tomate seco.

Ao me olhar no espelho percebi o quando minha decisão de voltar a metabólica foi certa, pois eu estava com os músculos "cheios", quase "pumpeados". Na sexta eu estava me sentido meio murcho, mas sem perda de massa evidente, mas meio murchinho. Isto mudou da água pro vinho com pouco mais de 24 horas de carbo.

Agora o mais interessante, na minha primeira experiência com a metabólica eu chegava a ganhar de 5 a 6 kg na fase da carga de carbos, isto porque meus músculos estava desidratados, seus estoques de energia deviam estar quase a Zero, então durante a recarga eles captavam o máximo de glicogênio o que resultava neste aumento de peso, totalmente explicável e compreensível, com o passar dos meses , isto foi diminuindo até chegar em 2 ou 3 Kg, desta vez, ganhei apenas 2Kg, ou seja, teoria minha, meu organismo conseguiu poupar glicogênio muscular, garantindo a manutenção da energia e consequentemente a massa muscular, e usou mais gordura como fonte principal !

Vou encerrar aqui. Creio que este diário se tornará mais interessante com atualizações semanais, e com o tempo mensais, até um dia que não teremos muita coisa para partilhar, isto para que o mesmo não se torne entediante. Quem desejar receber atualização de uma maneira mais automática, fiquem atento ao facebook, pois como vocês sabem o NoFrango é integrado com o mesmo. Para quem desejar me adicionar segue o link do meu perfil: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000273958826

Abraço a todos, e bons treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ...tudo bem ?

Li seu relato sobre a dieta metabólica. Acho que pode me ajudar.

Comprei o livro Dieta metabólica do Dr. Mauro di Pasquale e vou dar inicio, mas estou com uma dúvida, na verdade, duas.

1) O livro não especifica o quanto de azeite devo usar no cardápio de 1000 calorias para emagrecer.

2) Não como carne de porco. Qual carne é ideal para substituir ?

Sou mulher, tenho 28 anos e estou querendo emagrecer 7 kg, por isso escolhi esse cardápio de 1000 calorias. Eu escolhi certo ?

Aguardo sua resposta.

Abraços .... E obrigada !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ...tudo bem ?

Li seu relato sobre a dieta metabólica. Acho que pode me ajudar.

Comprei o livro Dieta metabólica do Dr. Mauro di Pasquale e vou dar inicio, mas estou com uma dúvida, na verdade, duas.

1) O livro não especifica o quanto de azeite devo usar no cardápio de 1000 calorias para emagrecer.

2) Não como carne de porco. Qual carne é ideal para substituir ?

Sou mulher, tenho 28 anos e estou querendo emagrecer 7 kg, por isso escolhi esse cardápio de 1000 calorias. Eu escolhi certo ?

Aguardo sua resposta.

Abraços .... E obrigada !!!!

Oi R.M., desculpe-me pela demora em responder, é que relato em mais de um forum, e por descuido esqueci de olhar este aqui. Na dieta metabólica as coisas não são tão matemáticas, na verdade em nenhuma dieta, com o tempo você vai encontrar a quantidade ideal das coisas, se você não come carne de porco pode substituir por qualquer outra fonte de gordura/proteína.

Olha só , a regra básica para perder gordura, é você ingerir menos calorias que gasta, independente da dieta escolhida, a metabólica, maximiza muitas coisa, como você deve estar lendo ai, por isto acho ela muito boa, mas a regra geral é como menos do que precisa, mas não muito menos, e também não coma menos todos os dias, você precisa alternar a quantidade de calorias diárias , conte por semana, tente ingerir 3000 a 3500 calorias à menos por semana, divida assincronamente este deficit entre os 7 dias da semana. Reser ao menos um dia da semana para comer mais, no seu caso , um dia do final de semana, onde acontece a carga de carbos.

Mais dicas:

Nos dias de carbo, inicie o dia comendo aveia, a próxima refeição pode ser de gorduras e proteinas, a próxima coma batata doce, as demais mate suas vontades (mas não exagere, quando você desejar apenas manter o peso, ai sim pode exagerar que é muito difpicil você engordar)

Alimento ideais para o dia de Gordura e protéína:Ovos inteiros (Cozidos de preferência, com a gema mólinha)

Carnes de todos os tipos (evite as carnes magras como frango)

Peixes gordos como Salmão,Anchova, Atum (Quanto mais melhor, se fosse possível você poderia substituir qualquer carne por estes peixes, o resultado seria ótimo)

Azeite

Castanhas do Brasil (antiga Castanha do Pará)

Queijos amarelos, principalmente Cheddar

Nestes dias evite: Alimentos industrialiados, quanto mais integrais você comer, mais saudável será a dieta.

Alimentos ideais para o dia de carbos

Batata Doce (numero #1, se puder como só isto, se você estiver realmente determinada. Ao menos tente nas duas ou trÊs primeiras cargas)

Aveia (òtimo comoa primeira refeição no primeiro dia de carga ) com yogurte fica muito bom, regue com frutas, banana, etc...

Arroz integra e Feijão (Combinação perfeita)

Como coisas que você tem vontade durante a semana , mas deixe para depois da 3a. Refeição, pois você estará mais saciada, pelas batatas doce e aveia.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida escreva.

ps:

Minha esposa começiu a fazer a metabóica também, ela leu o livro e gostou. Ela relata só no outro site vou pedir para ela postar aqui também;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse, vou relatar somente o que é relevante, e acho que isto é...

Bom, esta segunda que passou e hoje terça, foram meus dois primeiros treinos depois da 1a. carga de carbos. Meu que diferança, força extrema, pump ignorante, veias salatando no ombro, biceps, antebraço nem vou comentar.... Fiquei impressionado com o PUMP, PQP! Da outras vez não foi assim, estou curtindo muito mais esta nova fase com a metabólica.

Animal !

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
 Compartilhar

×
×
  • Criar novo...