Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida] Age Linolen e outros


Daniel.1988
 Compartilhar

Post Destacado

Galera estive pesquisando aqui no forum e em outros sites na internet sobre esses "Bloqueadores de Gorduras" e gostaria de saber se esses produtos possuem comprovação de segurança pela ANVISA...

Em um site que pesquisei sobre o Linolen que é um desses produtos encontrei a seguinte informação...

--------------------------------------------------------------

Já há algum tempo este assunto vem me perseguindo e eu sempre com a idéia de escrever sobre ele. Ontem foi o limite quando a leitora Vera Vechiado (obrigada pela sugestão) pediu para escrever, então vamos ao tema: Age Linolen, bloqueador de gordura em cápsulas gelatinosas.

De acordo com a Nutrilatina o consumo de óleo de cártamo, pode aumentar o catabolismo de ácidos graxos e diminuir a regulação dos estoques de gorduras e lipogênese quando comparado ao efeito de outras gorduras.

Sendo assim, o óleo de cártamo contribui para a redução dos percentuais de gordura localizada, principalmente na região abdominal priorizando a saúde e resultando em maior definição corporal. A Nutrilatina também disponibiliza no site (agora em reformulação) vários estudos internacionais a respeito do óleo de cártamo, principio ativo do Linolen.

Opa, tudo que os sedentários de plantão pediram pra todos os deuses, um comprimido que o permita se manter sentado sem praticar exercício, comendo de tudo e ainda por cima, emagrecer…ai ai ai, auto lá, não é por ai. Atenção no seguinte comentário:

A suplementação com o Linolen, especialmente aliada à prática de atividades físicas e dietas com balanço calórico negativo, criam um ambiente propício para a redução das reservas lipídicas e o emagrecimento através da mobilização da gordura corporal, visando a sua utilização como fonte de energia. Esse mecanismo de ação fornece o suporte necessário para uma perda de peso mais rápida e um ganho maior na definição muscular, além de promover um maior aporte energético, que é indispensável para a prática de atividades físicas.

Isso me faz refletir e levanta a seguinte questão:

Será que o que faz o indivíduo emagrecer é o óleo em questão ou a frase que SEMPRE acompanham produtos deste gênero: Pratique atividade física e tenha uma alimentação de baixa caloria e com qualidade.

Pesquisei, pesquisei e pesquisei e só encontrei ponto positivo para o produto. Eis que apareceu algo que me chamou muito a atenção. Veja:

linolen Age Linolen, bloqueador de gordura em cápsulas Eis a questão!

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o produto Linolen de fato tem registro, mas na categoria de “Novos alimentos ou ingredientes”. Ainda segundo a agência, o produto não pode fazer nenhuma alegação de propriedade funcional ou para saúde, como, por exemplo, o auxílio no emagrecimento, por não haver comprovação científica.

Enquanto outras substâncias como o Ácido Linoleico Conjugado (CLA) estão proibidas pela Anvisa desde 2007, produtos a base de óleo de cártamo prometem eliminar progressivamente a gordura. Segundo especialistas, no entanto, não há mesmo comprovação científica desses efeitos.

“A cada ano aparecem dez produtos que prometem ajudar no emagrecimento. É tudo exploração dessa busca de alguma solução para o problema do peso”, explica o endocrinologista Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

De acordo com a Anvisa, o óleo de cártamo é uma matéria-prima usada para produção sintética do ácido linoleico conjugado (CLA), devido à quantidade elevada de ácido linoléico (ômega 6). O CLA, no entanto, é uma substância não permitida na área de alimentos da Anvisa, por não haver comprovação da segurança de seu uso, além de sua eficácia. A apreensão de todos os lotes de produtos à base de CLA foi determinada em 28 de março de 2007, pela Resolução nº 833.

Para conseguir registro junto à Anvisa, o óleo de cártamo deve apresentar um laudo que comprove que o CLA não foi adicionado, produzido ou concentrado durante o processamento do óleo.

Entre os fatores que levaram a Anvisa a proibir sua comercialização estão evidências científicas de que a suplementação com CLA pode causar efeitos adversos, como aumento do fígado. O endocrinologista Walmir Coutinho alerta que ainda não há milagre quando o assunto é emagrecer. Segundo ele, os remédios e suplementos devem ser usados dentro de um tratamento, sempre receitados por médicos e nutricionistas.

“Os remédios que temos hoje ajudam a pessoa a comer menos e a bloquear a absorção de gordura. O que a pessoa precisa para emagrecer é um tratamento como um todo”, explica.

Existem suspeitas de que seu consumo exagerado pode levar a náuseas, esteatose hepática (gordura no fígado), aumento da glicose, elevação da peroxidação lipídica, redução da HDL-colesterol em indivíduos com síndrome metabólica e aumentar a resistência à insulina, o que, a longo prazo, poderia causar diabetes.

Portanto cuidado na hora de consumir CLA e outros suplementos sem registro e sem acompanhamento de um profissional. Saiba antes para que serve, como age, qual a dose recomendada e se realmente é necessário.

Podemos encontrar essa substância naturalmente em alguns alimentos:

Alimento mg/g de gordura

Óleo de canola 0,5

Carne de frango 0,9

Queijo cheddar 3,6

Queijo cottage 4,5

Leite 4,5

Queijo mussarela 4,9

Carne de cordeiro 5,6

Portanto, levanto essa questão e quero que todos parem para pensar:

* Será que o que anda dando resultado não é a alimentação correta que o próprio produto pede para ser seguida junto com sua utilização?

* Vale a pena ingerir algo que não tem comprovação científica e futuramente ainda pode resultar em algumas complicações na saúde?

Fonte: http://corpoemfoco.com.br/2010/04/age-linolen-eis-a-questao

-------------------------------------------------------------------

Gostaria da opinião de vcs, essa materia é de 2010, atualmente os produtos do mesmo tipo foram comprovados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

Olá, companheiro.

Tb tenho essa dúvida quanto a esses CLA's, pois esou querendo perder 15 kgs e não sei se compro, pois, muitos falam que não prestam. Mas, ando pesquisando em alguns fóruns e vejo que existe muito vendedor de suplementos importados, talvez esses não tenham muito interesse em falar que são bons.

Um abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim oleo de cartamo nao passa de uma fonte de gorduras insaturadas (omega6) que vem para complementar uma dieta...Assim como o azeite extra virgem sao importantes na manutencao dos nutrientes durante a dieta... Muita gente ainda acredita que se consumir 0% de gordura durante o dia sua dieta vai estar perfeita! Mais isso e um erro muito grande... Devemos comer gordura msm em cutting mas prefir por gorduras "boas" . Eu particularmente consumo oleo de linhaca e azeite extravirgem.

Eu realmente nao acredito que CLA ou oleo de cartamo vai fazer perder peso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu vejo comentários negativos e positivos sobre o caso, mas como citado na materia, o CLA não é aprovado pela Anvisa porque sua suplementação pode causar efeitos adversos como no caso citado pela matéria seria o Aumento do Fígado...Linolen e Afins precisam comprovar que o CLA não foi adicionado para estar dentro dos parametros de segurança da Anvisa.

Por ver comentários dos que consumiram fiquei curioso, mas é aquela coisa, quando a coisa é fácil demais o melhor é conferir, como sei que muitos aqui tem conhecimento e trabalha na área eu gostaria de ouvir a opinião de vcs sobre o caso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Rs, linoleic acabaram de lançar e ja tem neguinho comprando...

A grande coisa que deve ser notada é: LINOLEN não é CLA. Óleo de cártamo não é CLA.

Óleo de Cártamo foi uma coisa que os fabricantes acharam pra tentar vender commo se fosse CLA... pq veio "pra substituir o CLA"... aí que está, logo depois de proibirem o CLA vieram com esses oleos de cartamo da vida... entao pareceu que era a mesma coisa pra um monte de gente.

O CLA mesmo é um óleo industrializado. É o óleo de cártamo que passa por um processo pra virar CLA. Já falei isso aqui algumas vezes... particularmente acredito um pouco nos benefícios do CLA pois conheco gente que tomava quando era autorizado e dizia ter resultados sim. Além disso, CLA mesmo é vendido em outros paises e deve ter algum efeito... agora, óleo de cartamo só é vendido no Brasil msm, pro pessoal que nao pesquisa muito...

Agora, pra perder gordura nada melhor que uma boa dieta e um bom treino né. Pilulas milagrosas nao existem, nao adianta... complemento sao completos e podem ajudar sim, mas dedicação e disciplia: esse é o caminho pra qualquer que seja o objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
 Compartilhar

×
×
  • Criar novo...