Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto tempo sem alterar uma Rotina para quem não usa Esteroides? 3 Meses?


carloscomp

Post Destacado

É incrivel como tendemos a mudar de treino a cada mês, ou mesmo semanas, esse principio vem da epoca do Arnold e outros "campeões" onde os mesmos pregavam a "confusão muscular" como forma de estimulo, acredito que isso funcionou bem para ele e outros de sua epoca que estavam drogados até o talo, mas pra mim nunca funcionou.

Para quem botou na cabeça que tem que crescer sem esteóides, deve-se focar num treino e seguir com ele por meses, mesmo pq nos primeiras semanas é a "fase de entrada" do treino, onde estamos conhecendo as cargas, os exercicio da rotina, nessa fase não tem como saber se o treino é bom ou ruim.

Ao criar uma rotina, seja ela split, powerlifting, fullbody ou qualquer outra, fique com ela por no minimo 3 meses e avalie os resultados, se estão vindo então fique mais 3 meses e continue ganhando, agora se em 3 meses não ganhou nada, então é hora de trocar. Lembre-se de tirar uma semana off para se recuperar de qualquer sintoma de overtraining.

Como fazer para manter treinando muito tempo sem overtraining?

Bem, aqui é a parte controversa, para isso você deve limitar ou abreviar suas rotinas, focando em grandes exercicio basicos e poucos isoladores, treinando no maximo 3X na semana e aumentando de peso o minimo possivel por treinos, na fase inicial seria 4Kg para grandes exercicios e 2Kg para outros, e quando o bicho pegar pra valer, seria interessante poder aumentar somente 1Kg ou 0,5Kg. Alto volume e alta frequencia vai fazer você estagnar bem mais rapido. Os Fatores secundários do crescimento são: alimentação, descanso, sono, fatores hormonais, aerobicos, suplementação ( opcional ) que você deve organizar de maneira a otimizar seus ganhos no treino com pesos.

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Tudo depende do objetivo do treino.

Se é focado na progressão de cargas, mudar antes de atingir seu limite em cargas/peso/medidas só vai jogar seu esforço no lixo.

Se é focado na confusão/exaustão muscular, manter além do que o programa indica pode render algum problema físico ou metabólico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é um pouco difícil de mensurar, mas, se vc planejar o treinamento (periodização) será possível manter a progressividade em intensidade. Neste caso, eu planejo de acordo com o aluno, isso acaba sendo bem pessoal, mas, em termos gerais, não acho válido ultrapassar 8 semanas com o mesmo tipo de estímulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Princípio da confusão muscular, assim como muitos outros princípios da musculação, não tem base científica.

 

É simples: faça o exercício e progrida. Tá conseguindo progredir? Então com isso poderia ser ruim? Músculo agora sabe que você tá fazendo um agachamento com sacos de areia seguido de uma variação de salto carpado? O músculo vai dizer "mano, novo modo de me contrair, vou crescer agora"??

 

Há várias pessoas que só usam barra fixa, uma barra livre, um par de halteres, um banco de supino e agachamento e estão aí treinando os mesmos exercícios há anos e anos, e são gi-gan-tes!

 

Uma vez vi Edson Prado falar: "músculo não se acostuma ao exercício, ao treino, e sim à mesma intensidade, mesma carga".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...