Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Barra fixa (chin up?)

mfcaumo

Post Destacado

Olá.

Se possível, gostaria de obter algum auxílio do pessoal do forum. Antes de mais nada preciso dizer q sou absolutamente LEIGO, embora não seja sedentário. Faço caminhadas/corridas leves e exercícios com alguns pesos livres e um "simulador de academia" umas 4 ou 5 vezes por semana, mas não tenho um "treino" elaborado ou coisa assim. Comecei para perder peso, e segui pq senti q melhorou minha qualidade de vida.

Pois bem... tenho q me preparar para um concurso, e preciso fazer as temidas "barras". Atualmente, segundo as normas do edital, (braços totalmente esticados a cada repetição), consigo fazer umas 4-5, com muuuuuito esforço. Gostaria de melhorar essa marca. Faço com a pegada com a palma voltada para mim, e mãos na largura dos ombros.

Se alguém tiver uma sugestão de como devo treinar pra melhorar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Existe um médoto russo, que foi testado pelo grande Clarence Bass, onde o cara faz barra fixa varias vezes ao dia, sempre tentando aumentar as repetições, de acordo com o autor, poderia ser feito mesmo 3X ao dia, mas somente barra fixa.

Veja aqui: http://www.cbass.com/Synaptic.htm e http://www.cbass.com/Pavel'sLadders.htm

Link para o comentário

Normalmente essas barra fixa que pedem nos concursos são em pegada supinada(palma virada frente), pelo menos nos da polícia que eu fiz foram assim.

É só prática cara, toda vez q vc puder fazer, faça. Sempre tentando superar a última marca, nem q seja "meia repetição".

Uma coisa q eu fiz q me ajudou muito foi fazendo 3 séries de 10 reps, mas não precisa ser todas repetiçoes completas, faz até onde aguentar, depois só da o empulsozinho até completar a série. Não sei se fui claro, mas eh isso ae...

Link para o comentário

Tambem que eu saiba são pedido barra fixa com pegada supinada em concursos publicos...

O negocio é ir treinando todo dia, tentando bater a meta do outro dia e assim vai.

Não pare o exercicio se não consegue subir o corpo até a barra, faça o esforço mesmo que voce suba só 5 cm. É um esforço a mais e seu corpo vai recrutar mais fibra muscular para conseguir fazer melhor o exercicio da proxima vez, se fizer numa velocidade lenta pra moderada, melhor ainda, maior o esforço fisico.

Foi assim que conseguir aumentar meu numero de repetições na barra.

Aquela força !

Link para o comentário

Aê galera! muito boa a ajuda q vcs estão dando pro camarada, mas vale ressaltar alguns aspéctos:

- Correção: Concursos exigem "Pegada Pronada", que se faz com o dorso das mãos voltados para si (palmas voltadas para frente);

- Tempo de treino até a prova: Não vai adiantar muita coisa se fizer igual a um cara q apareceu na academia q trabalho, querendo treinar barra 2 semanas antes da prova;

- Técnica: Dependendo do concurso, é exigida uma técnica para execução, por exemplo o Curso de Formação de Sargentos do Exército, exige q o candidato espere embaixo da barra até q sejam dados os comandos "Ligar" (pendurar-se na barra com os braços extendidos sem executar), "Começar" (o candidato executa quantas conseguir passando o queixo acima da barra) e "Desligar" (o candidato só pode largar da barra quando comandado). O descumprimento de qualquer uma dessas regras desclassifica o candidato. Ou seja, fique atento ao q diz o edital do seu concurso e procure treinar essa parte tb.

No mais, todas as dicas apresentadas pelos colegas são ótimas!

JC

Sargento do Exército e Professor de Educação Física

Link para o comentário

Bom pessoal, desde já agradeço muito pelas dicas.

Pra tentar esclarecer um pouco as coisas (tipo de pegada, etc.), segue cópia do edital, nos itens q tratam do teste da barra fixa:

"3.1 Do Teste em Barra Fixa.

3.1.1 A metodologia para a preparação e execução do teste em barra fixa, para os candidatos dos sexos

masculino e feminino, será a seguinte:

I – Ao comando “em posição”, o candidato deverá se dependurar na barra, com pegada livre (pronação

ou supinação) e cotovelos estendidos, podendo receber ajuda para atingir essa posição, devendo

manter o corpo na vertical, sem contato com o solo e sem contato com as barras de sustentação

laterais;

II – Ao comando “iniciar”, o candidato flexionará simultaneamente os cotovelos até o queixo ultrapassar

a parte superior da barra. Em seguida estenderá novamente os cotovelos até a posição inicial;

III - A contagem das execuções corretas levará em consideração o seguinte:

a) O movimento só será considerado completo após a total extensão dos cotovelos;

:D A não extensão total dos cotovelos antes do início de uma nova execução será considerada um

movimento incorreto, não sendo computado no desempenho do candidato."

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...