Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dor no cotovelo? Será que é no ancônio?


José Nunes Silva Filho

Post Destacado

  • 1 ano depois...
Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

eu sofro com essas lesoes no cotovelo...ja tive epicondelite no tendao do cotovelo esquerdo e as vezes da impressao que virou cronico o negocio,porque se nao cuidar volta a incomodar e muito...nao manjo muito dessa parte,no meu caso quando incomoda uso cotoveleira e corto os exercicios que trabalham a porçao longa do triceps (geralmente sao os que mais me incomodam pela posiçao dos braços)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Isso é muito comum...eu tenho a mesma coisa no cotovelo esquerdo. Fiz ressonância e deu "discreto espessamento do tendão extensor comum, associado a tênues focos isointensos de permeio, junto à inserção no epicôndilo lateral sugerindo tendinopatia incipiente."

 

A dor se agrava para exercícios de extensão de cotovelo principalmente com o braço elevado, exatamente os que estimulam mais a porção longa.

 

Atualmente to fazendo fisioterapia, estou terminando 10 sessões e já estou com o pedido de mais 10. Deu uma aliviada na dor e ja consigo fazer tríceps testa com alguma carga controlando bem o movimento, o que já da pra sentir dor muscular depois do treino.

 

Me indicaram gelo 3x ao dia e na fisioterapia faço ultrassom por 2min e TENS por 15min além de alongamento (o que eu acho pouco).

 

E o médico foi até bacana comigo, eu já tava esperando ele mandar eu parar de treinar por 10 anos e evitar até de pegar um copo d'água mas falou que eu pareço ter bom conhecimento do corpo, entao seria melhor se durante o período de tratamento eu evitasse colocar sobrecarga no tendão e usar outras técnicas para trabalhar a musculatura sem usar necessariamente usar muito peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Nenhuma lesão no corpo deve ser tratado como isolada. Nosso corpo é uma máquina que interage o tempo todo com todas as regiões.

O ancôneo normalmente não é afetado quando tratamos de tendinites, é mais comum alterações na cabeça do rádio e é claro nos epicôndilos. Na musculação a extensão de cotovelo se não for feita com angulação muito bem feita e com carga dentro do limite fisiológico, acentua o atrito do tendão pelos côndilos podendo assim inflamar o tendão.

Emmanuel, as tendinite tendem a se tornar crônicas porque normalmente não tratamos corretamente e acabamos por forçar a barra é treinarmos mesmo com um pouco de dor, no caso o cérebro acaba "deixando de lado" essa dor, já que a mesma é constante, mas não afeta órgãos vitais, ou seja, ele tem coisas mais importantes com que se preocupar.

Um exemplo ótimo já é o tratamento que está sendo imposto ao nosso amigo Locemar,o TENS deve ser aplicado no mínimo por 30 minutos, sendo que seus efeitos mais duradouros são a partir do vigésimo minuto, isso se aprende em qualquer aula de eletroterapia na faculdade, mas as clinicas/fisioterapeutas parecem fazer questão de esquecer. Mesmo assim o resultado é paliativo e visa a diminuição da dor, não a solução do problema.

O ultra som é sim, um ótimo aparelho para diminuição de processos inflatorios, mas na região do cotovelo deve ser aplicado com uma ponteiro específica, pequena o suficiente para que ao longo dos 3 minutos de aplicação ela não perca o contato com o cotovelo por nenhum momento, visto que as ondas ultra sônicas se propagam em meio aquoso, por isso o gel, e o aparelho sem esse contato permanente simplesmente não envia as ondas ultra sônicas, por isso o ultra som aplicado dentro da água é o indicado para cotovelo. Sem contar que deve ser feito o cálculo de tecidos e músculos para cada área a ser aplicada e normalmente nem se altera nada nos aparelhos.

No seu caso Locemar o mais provável é que o gelo e o alongamento que esteja surtindo efeito.

Falando de modo geral agora, toda inervação parte da coluna e no caso dos braços a região do plexo braquial é a responsável, existindo um encurtamento dos escalenos, que no caso da musculação são muito trabalhados mas pouco alongados, o mesmo aproxima a primeira costela da clavícula diminuindo assim o espaço para a passagem do plexo.

Se temos uma compressão Nervosa, temos menos estímulos elétricos, se temos menos estímulos elétricos, temos menos força muscular, se falta força muscular, mas mantemos a mesma carga, sobrecarregamos os tendões.

Alterações de compressão na coluna, além de desequilíbrios na cintura escapular, também podem ocasionar tendinopatias nos braços e punhos.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pois é, um outro amigo meu fisioterapeuta que já trabalhou na Marinha tratando de atletas também tinha dito que o que eu estava fazendo era muito pouco. Eu até cheguei a questionar o meu fisioterapeuta sobre o pouco tempo das sessões e ele falou que não pode ser mais do que isso porque senão pode acabar degenerando os tecidos. Como não me meto em assunto que eu não conheço, fiquei calado por não saber argumentar.

 

Até mesmo no alongamento eu ainda acho que tem coisa estranha. Tirando o alongamento do braço colocando ele atras da cabeça e cruzando a frente do corpo, não sei se tem muita funcionalidade ficar alongando os extensores e flexores dos dedos e depois alongar o peitoral.

 

De qualquer forma, fica mais fácil de entender o porque da pouca evolução. Muito obrigado Fernando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pois é, um outro amigo meu fisioterapeuta que já trabalhou na Marinha tratando de atletas também tinha dito que o que eu estava fazendo era muito pouco. Eu até cheguei a questionar o meu fisioterapeuta sobre o pouco tempo das sessões e ele falou que não pode ser mais do que isso porque senão pode acabar degenerando os tecidos. Como não me meto em assunto que eu não conheço, fiquei calado por não saber argumentar.

Até mesmo no alongamento eu ainda acho que tem coisa estranha. Tirando o alongamento do braço colocando ele atras da cabeça e cruzando a frente do corpo, não sei se tem muita funcionalidade ficar alongando os extensores e flexores dos dedos e depois alongar o peitoral.

De qualquer forma, fica mais fácil de entender o porque da pouca evolução. Muito obrigado Fernando.

Os nosso músculos sofrem influência além do sinergismo de auxílio de movimento, nos temos as cadeias musculares e temos as cadeias miofasciais, além disso temos os nervos, que na verdade é único no corpo inteiro, interligado e só muda de nome de acordo com o local por onde passa. Sendo assim é de suma importância alongar toda a cadeia muscular lesionada, no seu caso desde os músculos dos dedos até os músculos do pescoço.

Um trabalho de mobilização neural também poderia acelerar a recuperação. Converse com seu fisioterapeuta, use o tempo desperdiçado com a eletro para caprichar nos alongamentos e mobilizações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...