Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ervas para o fisiculturismo: Ginkgo biloba


Kabul

Post Destacado

Pessoal, acho legal compartilhar com vocês parte do conhecimento que adquiri trabalhando com plantas medicinais. A minha ideia inicial era a de fazer um tópico só com todo o conteúdo, mas como ficaria imenso e dificultaria uma discussão entre a galera, resolvi postar separadamente por tópicos, assim também facilita meu trabalho (rsrs). Tentarei usar um modelo de postagem padrão para facilitar o entendimento entre os tópicos que criarei. A maioria das substancias que irei postar já foram experimentadas por mim e/ou tem estudos comprovando o que falo. A maioria das plantas que postarei tem diversos efeitos benéficos além dos que falarei, se alguém se interessar é só me procurar.

Vamos lá, começando.

Ginkgo biloba

ginkgo-biloba.jpg

Ginkgo biloba é uma planta de origem chinesa. É chamada de “fóssil vivo” por ter as mesmas características morfológicas que um fóssil de uma plantada cuja datação é de 240 milhões de anos. O G. biloba é muito utilizado na medicina mundial, especialmente na chinesa, por tratar de diversas doenças relacionadas a circulação sanguínea. Uma das suas principais características é a melhora no fluxo do sangue, em especial no que disrespeito ao cérebro.

Vantagens: o Ginkgo melhora a circulação sanguínea (NÃO é um vasodilatador, apesar de ter um efeito leve de vasodilatação por aumentar a produção natural de NO), aumentando o fluxo de sangue na musculatura e, consequentemente, levando mais nutrientes aos mesmos. Aliado ao uso de arginina (3g 30 minutos antes dos treinos) gera um efeito vasodilatador muito superior ao uso do aminoácido isoladamente.

Dosagem: 60mg, 3 vezes ao dia, ou 80mg 2 vezes ao dia. Não é um pré-treino, então não precisa tomar “meia hora antes, de estomago vazio”. Preferencialmente junto as refeições.

Cuidados: NUNCA exceder a dosagem, salvo sob orientação médica (nutricionista não é médico).

Efeitos colaterais maléficos: pode causar náusea, diarreia, dores de cabeça.

Característica do extrato: Prefira extratos com padronização de 24% de glicosídeo flavonoides e 6% de terpenos. Certifique-se de que o extrato não é o Egb 761. Alguns estudos relatam que esse extrato aumenta a produção de NO, porém outros relatam o contrário, que ele inibe essa produção. Na dúvida, não o utilize.

Período de saturação: a grande maioria dos compostos fitoterápicos tem um “período de saturação” (termo que irei usar de agora em diante) para atingir um pico plasmático constante, que varia MUITO de pessoa para pessoa. No caso do Ginkgo, esse período é de 3 dias a 15 dias.

Ciclo: como recomendação pessoal, um ciclo de 1 mês com pausa de 1 a 2 semanas, caso utilize a dosagem recomendada. Em caso de dose mais leve (60 ou 80mg uma vez ao dia, algumas pessoas respondem bem a dosagem baixa), pode-se tomar continuamente, no entanto o período de saturação se extenderá.

Lembrando a galera que não existe isso de “tudo que é natural é bom”, afinal grande parte dos medicamentos são baseados em extratos de plantas. Tome cuidado e, preferencialmente, consulte um fitoterapeuta ou médico homeopata antes de sair utilizando qualquer remédio “natural”.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

O engraçado foi como eu descobri esses outros efeitos do Ginkgo. Estava tomando por me ajudar a focar no trabalho e percebi que começou a ter efeito no meu treino. Fui investigar e descobri isso!

Eu mesmo prefiro tomar o chá da folha, mas é dificil saber a dosagem exata que estou ingerindo dessa forma. Fui dosando pelos efeitos colaterais, depois que eles pararam de ocorrer eu mantive como sendo a minha dosagem, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse chá tomado a longo prazo não afeta o estômago não Kabul?

Nunca ouvi nenhuma contra indicação para consumo a longo prazo, até porque não conheço ninguém que consuma um produto fitoterapico em casos que não de doença por longos períodos. Creio que isso dependa da dose.

Eu utilizo 4 ervas fixas no meu dia a dia, ginkgo, unha de gato, ipê roxo e ginseng. Todo dia eu tomo as 4, porém como eu tomo há muuuuito tempo e pretendo tomar pelo menos a unha de gato e o ipê roxo pelo resto da vida (controle de doença), eu tomo uma dose alta por 1 mês, paro 15 dias. Ciclo dessa forma para evitar que o organismo se habitue. Mas Ginkgo e Ginseng tomo direto em dose baixa.

Algumas vezes o período de saturação causa efeitos adversos, até que o corpo se acostume com a droga. Mas se persistir algum incomodo, ou tiver um incomodo muito forte nesse período, eu recomendo não utilizar.

Foi bom que me lembrou de colocar o período de ciclo da erva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na alimentação em geral eu já uso bastante ervas pra aromatizar a comida, orégano, alecrim, anis, pimentas em geral.. curry, semente de mostarda também.

Mas pra chá os meus fixos são de hortelã e maça com canela... sem falar na canela pura que acabo usando sempre também nas rodelas de abacaxi ou até no whey, já que o meu é sem sabor.

A canela no cutting ajuda muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...