Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os mitos dos exercícios proibidos - Paulo Muzy


Everton Santos

Post Destacado

Fonte: Paulo Muzy postando no facebook.

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=171314096326244&set=a.127379017386419.2576.127261374064850&type=1

Já postei antes na área específica ele falando sobre PH's. Agora vai um post muuuito interessante dele falando sobre:

 


OS MITOS DOS EXERCÍCIOS PROIBIDOS

Todos temos particularidades na constituição dos nossos corpos, e assim como uns são mais baixos, outros mais altos, uns tem pernas mais longas, outros cabelos lisos e ainda outros joelhos em X, algumas pessoas tem particularidades na articulação entre o fêmur e a bacia, o quadril.

A articulação do quadril, ou coxofemoral, como é chamada no meio ortopédico, pode

apresentar dois tipos de deformidades mais comuns que podem interferir de forma mais intensa na prática de exercícios físicos por propiciar uma entidade denominada impacto femuro-acetabular: deformidades tipo "CAM" e tipo "PINCER".

Estas particularidades ósseas podem eventualmente, pela amplitude de movimento ou esforço realizado, comprimir o lábio acetabular (ou labrum) e causar uma lesão, semelhante a lesão do tenista Guga Kuerten, que eventualmente poderia levar a pessoa a uma mesa cirúrgica para tratar da dor e prevenir uma osteoartrose precoce através de uma artroscopia de quadril, procedimento onde duas cânulas, uma com uma câmera e outra com um instrumento cortante ou de sutura fariam o reparo da lesão por intermédio de técnicas por vídeo.

De fato determinados movimentos podem levar a esta lesão do labrum acetabular, mas contra indicar um exercício é algo precipitado, principalmente porque estes tipos de lesão do quadril acontecem em ângulos de movimento que muitas vezes são menores do que os praticados em jogos de tênis, ou nas aberturas totais do karatê, tae kwon , muai thai, kung fu ou ainda dos abrasileirados "espacates" que já são de domínio de outras formas de expressão corporal além do balé.

O que faremos então? Proibimos todos estes esportes? Proibimos o futebol, paixão e orgulho nacional, pelo risco de um trauma com hiperextensão ou hiperflexão ou hiperadução dos quadris que possa levar a uma lesão do lábio acetabular?

Na minha opinião, o que esta polêmica mostra de forma muito clara, não é que o exercício deveria ser proibido, e sim que falta a cultura ao esportista de ter um educador físico acompanhando seu desenvolvimento na academia, afinal todo exercício resistido realizado com carga é potencialmente lesivo. Na minha opinião falta uma maior valorização do profissional da educação física junto ao seu aluno e do próprio professor perante a sua profissão, afinal, ele é fundamental à pratica de esportes, assim como o médico é fundamental no diagnóstico e tratamento de patologias.

O educador físico está lá para melhorar a saúde e o desempenho das pessoas e em tão importante instância, também prevenir lesões. Um quadril com uma musculatura forte e bem equilibrada, dificilmente irá sofrer lesões decorrentes do treinamento porque os músculos fortes funcionam como estabilizadores dinâmicos do movimento, impedindo que grande parte da carga se dissipe na articulação.

Quando sentimos o peso sustentado pela musculatura estamos treinando de fato, mas quando não, estamos correndo risco de nos lesionarmos, porque se a carga não está sobre a musculatura, só pode estar sobre a articulação... Leg press não pode ganhar o cunho de exercício do mal, da mesma forma que há 8 ou 10 anos pulley costas posterior era "proibido" em uma rede de academias famosas, simplesmente porque não são os exercícios que machucam e sim a execução errada deles que nos colocam em risco.

Se continuarmos nesse ritmo, daqui a pouco vamos eleger um exercício para cada articulação para ele ser a razão das lesões desta articulação.Proteção vem do acompanhamento. Cobre seu professor, cobre sua academia. Proibido na minha opinião é não treinar de forma correta.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...