Jump to content
Héverson Gomes
Héverson Gomes

Testosterona: em que ela pode ajudar?

Primeiramente vamos explicar o que é a testosterona, antes de apresentar os benefícios deste hormônio.

O que é testosterona: principal hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo. É um hormônio esteróide com propriedades androgênicas e anabólicas.

Ela auxilia no ganho de massa magra, perda de gordura corporal, aumento da libido, auxilia na formação óssea e na nossa imunização.

A testosterona também estimula produção de glóbulos vermelhos, as hemácias. Homens com deficiência deste hormônio podem apresentar anemia com frequência.

É produzida nos testículos, no homem. Na mulher, é produzida no ovário, em menor quantidade. Por isso que é difícil mulher ficar musculosa. Elas também sofrem mais com a osteoporose.

A testosterona é sintetizada a partir do colesterol, por isso, não podemos eliminar completamente as gorduras da nossa dieta.

Os níveis de testosterona nos homens começam a diminuir a partir dos 40 anos de idade, cerca de 1% ao ano. É por isso as enfermidades aparecem nos sedentários, a partir desta idade, onde se inicia acúmulo de gordura corporal com maior dificuldade de perda da mesma, diminuição da massa muscular, com perda da força muscular.

É normal que pessoas com mais idade fraturem os ossos com mais facilidade que um jovem, tudo isso devido à perda de testosterona.

Eu costumo dizer que o ser humano morre quando o coração para ou quando sua testosterona está muito baixa.

Para os que acham que estou exagerando e incitando ao uso deste hormônio, digo que não incito a nada, apenas mostro os benefícios.

Se o cigarro e as bebidas alcoólicas trouxesse algum beneficio eu estaria mostrando aqui.

Para os que gostam da mídia, a revista veja do mês de Maio de 2012 fez uma matéria mostrando alguns benefícios da testosterona.

Este hormônio tão contestado, em sua forma exógena, pela classe médica e pela mídia aqui no Brasil, vem sendo reconhecido como benéfico.

Com muita cautela se fala dos benefícios e logo já se fazem milhares de criticas, devido ao medo de ser rechaçado por estar defendendo um hormônio.

O mais engraçado é que médicos, profissionais de saúde, não podem falar bem de testosterona e outros hormônios, pois são criticados, mas quando estão em um bar enchendo a cara de cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica ou fumando não são criticados.

Quando jogadores de futebol ou artistas famosos aparecem na mídia fazendo propaganda de cigarro ou de cerveja, não são criticados, e veja que eles são formadores de opinião.

Pensem em um jovem que quer ser igual àquele jogador de futebol que fazia um gol e fazia o símbolo de uma cerveja, incitando ao uso desta bebida!

Estamos no Brasil, é melhor que o ser humano viva doente, mas consumindo bebida e cigarro, do que seu médico possa passar testosterona para reposição hormonal.

Recentemente, num programa de televisão famoso, em que se falava que um especialista nos EUA prescrevia a seus pacientes testosterona e GH e mostravam este doutor na academia (um senhor com uma massa muscular invejável).

Em seguida houve uma bizarrice: um médico brasileiro criticando a matéria, com aquela barriguinha de cerveja, com aparência de não ter nem 40 anos, dizendo a seguinte besteira: sabemos que testosterona não deve ser recomendada para ninguém, e provoca malefícios em longo prazo, então não devemos usa-la com pessoas de mais idade.

Se a testosterona tem efeitos deletérios a longo prazo (o que não está provado pela ciência, não por falta de tentativa), se um individuo de mais de 70 anos a usar sentirá efeitos colaterais em 30 anos? Será que sem testosterona ele vai viver todo este tempo? Pense.

Agora para os que gostam de pesquisas cientificas, e para mostrar que não estou só em minhas ideias, vou mostrar um trabalho cientifico.

Em estudo feito por Farid Saad e colaboradores em uma instituição que não é qualquer fundo de quintal, a famosa Bayer Pharma, e divulgada no congresso Europeu de Obesidade em Lyon na França, em estudo com 115 homens de 61 anos, e após 5 anos de injeções de testosterona, os homens perderam, em média, 16 quilos, e tiveram uma redução de 107 para 98 centímetros da circunferência abdominal.

Para quem quiser provar se realmente procede o que estou falando, confira: Titulo original da pesquisa: Restoring testosterone to normal levels in elderly men is efficacious in weight reduction a follow-up study over 5 year.

Mas, por favor, não me saiam por aí fazendo uso de testosterona, indiscriminadamente. Procure um médico consciente, que te prescreva a reposição, pois de nada adianta repor testosterona e não ter uma alimentação adequada e ser sedentário, que nada vai adiantar.

Resumindo os benefícios da testosterona:

  • Aumento da massa magra;
  • Aumento da força muscular;
  • Melhora na libido;
  • Perda de gordura corporal;
  • Formação óssea;
  • Imunização;
  • Aumentos dos glóbulos vermelhos e hemácias.

Abraços e muitos treinos e dieta com consciência, até a próxima!



User Feedback

Recommended Comments

Postarei no meu twitter diariamente dicas exclusivas para dietas, saúde e atividades fisica, dicas de fisiologistas e treinadores conseituados.
@MarcosRoiz

Share this comment


Link to comment
Share on other sites

Só um detalhe, a Testosterona vinda das mulheres derivam de locais diferentes, e não só do Ovário.

 

50% deriva da conversão da Androstenediona, 25% sim vem dos Ovários e os outros 25% vem da produção da Supra Renal.

 

No homem a Supra-Renal tbm produz Testosterona, só que muito pouco em comparação aos Testículos. E a soma da produção dos Testículos e Supra-Renal no caso dos homens, eh obviamente bem superior a produção que as mulheres tem.

Share this comment


Link to comment
Share on other sites

Uma duvida a TESTOSTERONA,pode ser utilizada por mulheres contendo os mesmos benefícios em ambos sexo?

Share this comment


Link to comment
Share on other sites
Uma duvida a TESTOSTERONA,pode ser utilizada por mulheres contendo os mesmos benefícios em ambos sexo?

Pode, mas não eh aconselhável devido ao colateral que pode trazer. Para mulheres existem outras substancias que não a Testosterona que podem ser usadas com menor grau de efeito colateral.

Share this comment


Link to comment
Share on other sites
Guest Helcio Sabatella

Posted

POR QUE A TESTOSTERONA É REI?

 

A testosterona e seus ésteres infinitos são igualmente anabólicas e androgênicas. Isto significa que o hormônio desencadeia uma taxa muito elevada de síntese protéica muscular e crescimento enquanto melhora a retenção de nitrogênio resultando em um efeito anti-catabólico.
Além disso, a elevada qualidade androgênica da testosterona, desde que promove o aumento na capacidade de carga de treinamento necessário para fornecer o estímulo para significativa síntese de proteínas.
 

A Ação e Reação, lembra?

 

Por esta razão, a testosterona, como todos os outros EAA, desequilibra a balança da relação anabólico / catabólica em favor de anabolismo ou crescimento. O alto ambiente androgênico criado por níveis elevados de testosterona também auxiliam na síntese de glicogênio aumentado e armazenamento no tecido muscular, melhorando a recuperação.

Quando se fala de ambientes de crescimento potêncial a testosterona promove um muito superior aos quase todos EAA individuais. Mas a testosterona aromatiza para estrogênios e reduz a DHT (Dihidrotestosterona), que é ruim, certo?
 

O que muitos não compreendem, é que o que desencadeia os efeitos colaterais negativos é a “razão” da testosterona converter para estrogênio e DHT e a duração ou período de elevação que importa. Não apenas a existência de estrogênio ou DHT. Vamos olhar para os benefícios realizados a partir de uma perspectiva fisiculturista.
 

BENEFÍCIOS OBTIDOS DO ESTROGÊNIO


• estimula a libertação de CH, promovendo a liberação de GHRH no hipotálamo.
 

• Aumenta a concentração de receptores de androgênios locais e sua sensibilidade.
 

• Aumenta a síntese de glicogênio muscular devido à ativação da enzima Glicose-6- Fosfato desidrogenase e o agora famoso receptor GLUT-4.
 

• Elevação do total de água no, resultando em um efeito anabolizante osmótico, aumento da fibra muscular, estabilidade articular e aumento de capacidade de carga de trabalho.
 

"Esses benefícios atribuídos ao estrogênio eram os objetivos exatos de um protocolo de ganho de massa muscular.

 

Os efeitos estrogênicos secundários negativos podem ocorrer, principalmente devido a absorção de zinco inadequado ou de um perfil hormonal que permita a atividade estrogênica de mitigar a atividade androgênica. A causa da ginecomastia, como o leitor já sabe, é o estrogênio e prolactina. Mais especificamente, esta é principalmente devido a uma relação não-favorável entre os dois estrogênios 2a hydroxyestrone e 16 hydroxyestrone. Assim como diferentes androgênios (tais como DHT) podem possuir efeitos desencadeadores sobre tecidos sexuais ( Próstata ).

 

Você vai notar que na maioria dos casos, é a exposição prolongada a elevações de certos hormônios que permitem que desencadeie a maioria dos efeitos colaterais negativos em um atleta. Lembre-se de nossa Ação e Reação ? ( em 2 semanas )
(Pense sobre estes pontos de interesse e continue a ler...)

DHT (dihidrotestosterona)


A elevação do DHT por uso de EAA foi responsabilizada por tudo, desde a calvície ao câncer de próstata. Só para se esclarecer a mídia considere o seguinte: O Chamado "normal" nível de testosterona no sangue para o sexo masculino esta na faixa de referência de 300 a 1000ng/dl e 14 a 76ng/dl para o sexo feminino. O DHT é um metabólito da testosterona originado da redução pela enzima 5a-redutase. Agora, olhe para os valores de referência acima do sexo masculino e feminino e responda a algumas perguntas:
 

  1. Por que 40% das mulheres do mundo enfrentam a calvície e cabelos ralos perceptíveis após 40 anos?

 

  1. Por que a DHT foi aprovado e patenteado como um tratamento para alargamento da próstata ?

 

  1. Se os níveis de testosterona do sexo masculino diminuiem à medida que envelhecem, e o DHT é um produto de testosterona, então por que a chance de apresentar câncer de próstata e calvície com a idade? (As fêmeas não têm próstata)

 

Há uma grande quantidade de evidências para apoiar a crença de que a atividade estrogênica em presença de DHT e um ambiente de baixa produção de testosterona podem ser a principal causa do câncer de próstata. No entanto, muito de qualquer coisa pode eventualmente ser a causa ou mediador de uma reação negativa.
 

Share this comment


Link to comment
Share on other sites

Pode, mas não eh aconselhável devido ao colateral que pode trazer. Para mulheres existem outras substancias que não a Testosterona que podem ser usadas com menor grau de efeito colateral.

Existem as testosteronas bioidenticas,que pode ser usada por mulheres,se caso houver  deficiencia da mesma,e não causa efeitos colaterais devido a ser uma reposição,mas tem que haver realmente uma deficiencia,ou seja estar abaixo do normal e ser analisado,pois muitas vezes os exames não se resumem a apenas um tópico,tem que se analisar outros e deve ser feito por quem saiba interpretar,não por qualquer um,pois ler é fácil,o dificil é interpretá-lo

Share this comment


Link to comment
Share on other sites

Uma duvida a TESTOSTERONA,pode ser utilizada por mulheres contendo os mesmos benefícios em ambos sexo?

Existem as testosteronas bioidenticas,que pode ser usada por mulheres,se caso houver deficiencia da mesma,e não causa efeitos colaterais devido a ser uma reposição,mas tem que haver realmente uma deficiencia,ou seja estar abaixo do normal e ser analisado,pois muitas vezes os exames não se resumem a apenas um tópico,tem que se analisar outros e deve ser feito por quem saiba interpretar,não por qualquer um,pois ler é fácil,o dificil é interpretá-lo

Share this comment


Link to comment
Share on other sites

"A testosterona é sintetizada a partir do colesterol, por isso, não podemos eliminar completamente as gorduras da nossa dieta."

Share this comment


Link to comment
Share on other sites

"A testosterona é sintetizada a partir do colesterol, por isso, não podemos eliminar completamente as gorduras da nossa dieta."

 

  Pelo comentário percebe-se o tanto que o autor do texto estuda a respeito pra falar com tanta autoridade!

  E ainda tem gente parabenizando pelas informações!

 

  É verdade. Cada um lê da forma que lhe é conveniente. Mesmo sendo um lixo de texto, sem NENHUM fundamento científico.

Share this comment


Link to comment
Share on other sites

 Para quem quiser provar se realmente procede o que estou falando, confira: Titulo original da pesquisa: Restoring testosterone to normal levels in elderly men is efficacious in weight reduction a follow-up study over 5 year.

 

  Sem dúvida, o autor foi muito feliz em embasar seus argumentos.

 

  UM único artigo.

  De um autor patrocinado pelo laboratório.

  Com um número ENORME de participantes: 115...

  E que fala de IDOSOS e OBESIDADE.

 

  E ele ainda quer extrapolar isso pra vida real.

 

  É o que eu chamo de inteligência superior. Bela análise!

 

  Parabéns!

  Continuem bombando.

  Mas não esqueçam de guardar dinheiro pro cirurgião hepático tentar operar seu câncer...

 

  Ou será que você vai citar algum "super" artigo que afirma que o uso de anabolizantes não está relacionado com câncer???

 

Share this comment


Link to comment
Share on other sites

Haters will gonna hate !!!

 

 

Não adianta ,sempre será controverso esse assunto.

sem dados a longo pra o que fazemos é especular sobre um futuro totalmente incerto.

Pra vocês terem uma noção do quão perdidos quanto ao causador do câncer,vi um vídeo  que afirmar que um ambiente ácido é o causador de todos canceres no mundo.

 

E ae,o que me dizer !!!!

Share this comment


Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigo. Cara como devo tomar isso, por favor me dê uma idéia de como tomar, qual quantidade e por quanto tempo inicialmente??

Valeu.

Share this comment


Link to comment
Share on other sites

A única coisa ruim são os colaterais, mas usando conscientemente, não abusando e fazendo tpc, sabendo aplicar, ou tendo alguém de confiança pra aplicar, creio que a pessoa vai poder usar tranquila, agora abusando muito das dosagens e não fazendo tpc é pedir pra se fuder com os colaterais.

Share this comment


Link to comment
Share on other sites


Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Add a comment...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Cappeto
      Eai galera, blz ? 
      Com 18 anos tinha 150kg e fiz redução de estômago, após isso treinei por 7 anos, perdi meu pai e parei, fiquei 4 anos sem treinar, entrei em depressão e tudo mais, voltei a treinar a 8 meses e estava com 115 kg, baixei para 88kg, cresci bastante (tenho muita facilidade para crescer e engordar também).
      Resolvi começar a ciclar, comecei a 4 semanas fazer um ciclo de cipionato de testosterona - 600mg/semana e anastrozol 0,5mg dado a 1 semana venho sentindo sensibilidade no mamilo e já entrei com tamoxifeno 20mg dia, não resolveu, aumentei para 40mg dia e 1mg de anastrozol dia e ainda estou com sensibilidade e parece que tem algo que vai da ponta do mamilo para trás (acredito ser um nódulo se formando) o mais estranho que essa sensibilidade só aprece no período da tarde. Tenho consulta com o endócrino hoje, mesmo assim semana passada fiz exame de prolactina e de E2 (prolactina 9,5ng/ml e E2 38,4ng/ml) não sei mais o que fazer, isso tá me afetando psicologicamente 😕
       
    • By Musculoso-36
      Comprei um testoviron 250mg/10 ml da Muscle Pharma, ele é verde . Isso é normal ? Porque todos os esteróides que eu tomei eram ou transparente ou amarelos...

    • By Batata...
      Salve galera, resolvi abrir um tópico para relatar uma nova fase de um novo objetivo...
      Nome : Sidney
      Idade : 51 anos
      Altura : 175 cm
      Peso atual : 78,5 kg
      Nível de atividade : Extremamente ativo
      Objetivo inicial: Força e resistência para ( primeira maratona de 21 km e segunda de 42 kg ) 
      Medidas atuais:
      circunferências
      Braço: 41,8 cm
      Antebraço: 34 cm
      Perna: 60 cm
      Panturrilha: 37 cm
      Ombros: 62,5 cm
      Peito: 115 cm
      Cintura: 82 cm
      Abdômen: 84 cm
      Quadril: 99 cm
      7 dobras
      Subscapular: 9 mm
      suprailíaco: 9 mm
      Peito: 5 mm
      Axila: 5 mm
      Tríceps: 3 mm
      Abdômen: 6 mm
      Perna: 4 mm
      Avaliação física atual
      Abdominal completo = 47 repetições / 60 segundos
      Barra fixa = 32 repetições / 39 segundos
      Flexão = 50 repetições / 76 segundos
      100 metros = 14,3 seg

      1 RM básicos atuais
      Supino reto 141 kg
      Levantamento Terra 188 kg
      Agachamento 170 kg
      Dieta:
      Antes do cut em novembro era de 3500 kcal peso de 88,5 kg... Durante cut 2500 kcal peso final 78,5 kg... menos 10 kg
      Antes do cut estava um pouco mais retido que a foto abaixo, esqueci de tirar foto antes de iniciar

      Fotos do começo dessa semana com 80,5 kg ... já cai pra 78,5 kg

      Dieta atual começarei com 3000 kcal e irei fazendo alterações conforme o andar da carruagem. Macros ora mais cabs, ora mais gorduras conforme o dia de treino e sempre mantendo alta as proteínas.
      Recursos ergogênicos:
      No momento terminando a TPC para depois fazer exames... que posso dizer que me sinto muito bem, libido muito boa, disposição e alto estima tb... como tive uma redução alto de peso em pouco tempo, sinto um pouco as articulações principalmente nas corridas... já sabia que isso ocorreria, agora começará a voltar ao normal com a dieta e logo o uso da nandro...
      Pretendo fazer TRT d 125mg testo + 40 mg de Nandrolona a partir da outra semana... Depois 250mg de testo + 40 mg de nandrolona + 37mg de trembo DSDN
      Treino que usarei na primeira fase...

      Na terça a noite tem corrida curta de 2,5 km de alta intensidade e Domingo corrida longa a noite
      Por enquanto é isso, quando começar a TRT farei atualização...
      Abraços...
    • By Virg
      BOA TARDE!!
      Sou nova por aqui, gostaria de tirar uma duvida. Faço uso da testosterona transdérmica a 4%, nos meus exames minhas taxas estavam zeradas e/ ou indectectaveis kkkk, muito cruel isso, e afetando tudo  .libido..etc.
      Estou beeeeeemmm melhor, porém, pêlos aumentaram muito! Segundo minha medica , a dose nem está alta assim ( uso 01 puff a noite sobre a pele). A minha duvida é..queria usar oxa, mas fico temerosa pois já faço uso da testo a 4%...Me ajudem.
      Ou já que já faço uso dessa testo transdérmica..ela também podeira me dar um bom resultado..tipo não é pra ficar igual a Graciane , mas dar um volume melhor..?
    • By Daia83
      Oi gente, gostaria de tirar uma dúvida.  Comecei a usar a testo bioidentica 5mg por dia, mas notei esses picos de insulina aumentarem,  e os fármacos para emagrecer que eu usava não dava mais conta. Inchei muito tbm. Nao curti. Daí comcei a reduzir o uso, para 2x a 1x na semana por conta propria mesmo. Mas está certo isso ou estou fazendo besteira? Porque o que percebo é que não vejo nada de diferente pra melhor agora, só perdi tônus e ainda continuo com a pele grossa, e com fome🙄. E sem força.  Qual forma poderia usar ela, sem gerar esse aumento de fome (queria só aumentar um pouco minha testo que sempee foi de 21 para pelo menos 50 pra cima) e só.. Quando usei 5mg de oxa diarias eu fiquei muito melhor, so que meu cabelo não fica bem. heheh.. quando usei 15mg eu quase fiquei careca! hahaha..
       
      Alguem me sugere algo?
×
×
  • Create New...