Jump to content

A Nova Era da Suplementação: SAMe (S - Adenosil - L - Metionina)

Ricardo Fonseca
  • , 4,985 views

same.jpeg

A Nova Era da Suplementação: SAMe (S - Adenosil - L - Metionina)

O SAMe é potencialmente um dos mais eficientes suplementos para tratamentos de artrite, doenças do fígado e uma série de outras doenças prevalentes na idade avançada, inclusive depressão. Pessoas que sofrem desses sintomas deveriam ter conhecimento sobre os múltiplos benefícios do S-adenosil-L-metionina. Esse suplemento vem sendo elogiado há algum tempo por médicos e investigadores europeus, mas infelizmente as informações úteis parecem ser impedidas de chegar até nós por alguma força política ou governamental. Embora muitos países estejam a par das inovações farmacêuticas, freqüentemente estão atrasados em relação às nações européias na compreensão do impacto terapêutico dos suplementos nutricionais.

O suplemento demonstrou eficácia comprovada no tratamento de várias doenças comuns e está praticamente livre dos efeitos colaterais apresentados nos remédios tradicionais.

SAMe é um composto biológico que pode ser encontrado em praticamente todas as células do corpo humano, afetando a função, estabilidade e atividade delas. Ele foi descoberto na Itália em 1952 e, mais tarde, identificado como um metabólito do aminoácido metionina.

Ele atua como um co-fator em várias reações bioquímicas necessárias para sustentar a vida.

O fígado de pessoas adultas produzem entre 6 a 8 gramas de SAMe diariamente, que atua no processo de desintoxicação, ou seja, ajuda remover certas substâncias nocivas à saúde como: drogas, álcool, metais pesados, pesticidas e solventes. Além de sua função na desintoxicação, o suplemento age como componente fundamental na produção de cartilagem e é um importante fator na bioquímica do cérebro.

Por causa de seus vários benefícios nas funções biológicas, esse metabólito está gerando um grande interesse pelas suas propriedades terapêuticas. Numerosos estudos têm demonstrado que o aumento do seu nível no organismo reduz o processo de envelhecimento biológico, evitando doenças como: depressão, artrose e hepatopatias.

SAMe e osteoartrite

A osteoartrite é uma conseqüência natural do envelhecimento das articulações. Ela ocorre quando o tecido cartilaginoso torna-se rígido, resultando em atrito dos ossos na área afetada.

Posteriormente esse atrito causa inflamação e progressivamente a diminuição da mobilidade, podendo levar à completa perda da função. Pesquisadores estimam que milhões de pessoas entre 35 a 65 anos sofrem de algum grau de osteoartrite. Atualmente as opções disponíveis pela medicina dita “convencional” são limitados a aspirina, corticosteróides, inibidores da COX-2 e anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDs). Embora estes medicamentos possam efetivamente aliviar a dor, eles não revertem os danos causados na cartilagem. Além disso, mesmo os mais novos inibidores da COX-2 são normalmente associados a efeitos colaterais graves, como: distúrbios intestinais e úlceras. Claramente podemos observar que necessitamos de novas opções de tratamento e que essas possam ser livres dos efeitos negativos das medicações hoje bastante difundidas, ou que pelo menos esses danos colaterais sejam atenuados.

O efeito do SAMe na osteoartrite é pesquisado na Itália desde 1975. Um estudo realizado no Instituto de Medicina Geral Konig na Alemanha testou a eficácia do produto em 108 pacientes com osteoartrite no joelho, no quadril e na coluna. Durante 24 meses do estudo, os pacientes receberam 600 mg de SAMe por dia durante as primeiras duas semanas, seguido de 400 mg diariamente até a conclusão da experiência. Segundo os pesquisadores, a melhora dos sintomas foi relatada após apenas duas semanas do inicio da medicação, e continuou durante todo o tratamento. Alguns efeitos colaterais como náuseas ocorreram em apenas 20 dos pacientes e desapareceram no decorrer do teste.

Em outro estudo, emitido pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, o suplemento demonstrou ser 80% mais eficaz no alívio da dor relacionado à osteoartrite, quando comparado ao placebo. Mais uma vez podemos relatar a importância dessa descoberta, pois as drogas convencionais utilizadas para o tratamento da osteoartrite apresentam muitos efeitos colaterais. Em contra-partida, o S-adenosil-L-metionina além de possuir resultados tão efetivo quando essas drogas, não pronuncia efeitos adversos importantes.

same-1.jpg

Osteoartrose e SAMe ( S - Adenosil - L - Metionina )

Estudos envolvendo 22.000 pacientes utilizando 1200 mg/dia, sugerem efeito analgésico e antiflogístico e também um efeito estimulante da síntese dos proteoglicans pelos condrócitos articulares. A intensidade da atividade terapêutica é semelhante aos antiinflamatórios não hormonais com a vantagem de não provocar efeitos colaterais. Am J Med 83(5A ): 60-65, 1987

Protegendo o fígado

O fígado é o órgão principal envolvido na remoção de substâncias tóxicas do corpo humano.

Uma maneira de isso acontecer é produzindo a glutationa, um poderoso antioxidante, composto por três aminoácidos: cisteína, ácido glutâmico e glicina. Quando a Glutationa se encontra com uma toxina, um pesticida ou drogas, imediatamente se fixa a eles, tornando-os mais solúveis em água. Nesse estado solúvel em água, a toxina pode ser excretada com segurança através da urina sem causar qualquer dano.

Devido à contínua batalha contra as toxinas do fígado, as concentrações adequadas de glutationa são cruciais para a sobrevivência. Os problemas ocorrem quando o fígado está tão sobrecarregado pelas toxinas que não pode produzir glutationa suficiente. Parte do ônus da concentração de glutationa no fígado recai ao SAMe, que é um componente necessário na produção da glutationa. Não é a toa que a sua concentração hepática é uma das mais altas no corpo.

A inter-relação entre o S-adenosil-L-metionina e a produção de glutationa é de tamanha importância para a eliminação de toxinas e para a promoção de saúde ao fígado em geral, que é considerado por muitos pesquisadores como um super-nutriente hepático. Nenhum suplemento ou droga chega perto de fornecer tantos benefícios para a saúde do fígado quanto esse suplemento.

Com base em evidências científicas, observamos que se houver elevação dos níveis de SAMe, haverá benefício em algumas condições:

1 - Como agente preventivo, ele é tão poderoso que pode reverter os efeitos de produtos químicos e do álcool;

2 - O déficit na produção de SAMe pode criar um ambiente tóxico que pode aumentar a indicência do câncer hepático.

As pessoas que se preocupam com os efeitos das drogas, dos produtos químicos, do álcool, do envelhecimento, além daquelas que porventura apresentam alteração da função hepática, devem considerar a adição desse suplemento em suas vidas. A suplementação com o produto pode evitar que essas condições ocorram.

Depressão e as limitações da terapia convencional

A depressão é uma epidemia dos tempos modernos. Embora a terapia com drogas para depressão seja eficaz, as pesquisas mostram que mais de 30% de pessoas com depressão não respondem favoravelmente aos medicamentos, até mesmo quando se utiliza os mais novos produtos farmacêuticos disponíveis. Para piorar a situação, anti-depressivos podem provocar uma série de efeitos colaterais, tais como: palpitações, alucinações, confusão mental, ansiedade, insônia, desorientação e perda de libido. Muitos medicamentos anti-depressivos são perigosos para os pacientes com doença de Parkinson, problemas cardíacos, glaucoma, hipertensão arterial sistêmica (H.A.S.) e problemas no fígado.

Por considerar esses potenciais efeitos colaterais das drogas anti-depressivas, a identificação de métodos alternativos para combater a depressão é fundamental. Sendo assim, um dos mais promissores substitutos dessas drogas é o SAMe.

A primeira investigação sobre o seu efeito anti-depressivo foi citada na Itália, em 1973, quando os cientistas analisaram seu efeito em pacientes com esquizofrenia, notando que muitos deles permaneceram menos deprimidos. Estes resultados inesperados desencadearam uma série de pesquisas para verificar e entender esse enigmático resultado. Anos de pesquisas com um número impressionante de estudos concluíram que sua eficácia é no mínimo idêntica ao tratamento com as drogas convencionais.

Alguns estudos também demonstraram superioridade em relação aos medicamentos convencionais por apresentarem menores efeitos colaterais, além do S-adenosil-L-metionina ser muito bem tolerado em pacientes idosos.

Um estudo, realizado pela Unidade de Psicofarmacologia Clínica em Boston, confirmou estas conclusões com 20 pacientes que sofriam de depressão grave e que não tinham respostas aos anti-depressivos convencionais. Impressionantemente, depois de receber oralmente a suplementação, todo o grupo relatou uma melhora significativa, e 7 pacientes apresentaram uma total resposta ao produto que além de ser muito bem tolerado, apresentou poucos e transitórios efeitos colaterais.

Em suma, a importância desse suplemento para a manutenção da estabilidade biológica não pode ser negligenciada. Há provas irrefutáveis demonstrando que o produto é um tratamento eficaz para muitas doenças relacionadas a idade. Além disso, as pesquisas não param por ai. Atualmente, vários estudos estão sendo executados com o intuito de entender a relação entre a deficiência do SAMe e as inúmeras doenças associadas à idade avançada, como: o câncer, a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, doença cardíaca, demência e transtorno do sono.

Provavelmente em breve teremos uma revolução na medicina com a comprovação dos suplementos que estavam escondidos.

Fonte: www.lef.org

Sign in to follow this  

User Feedback

Recommended Comments

There are no comments to display.



Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Add a comment...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...