Ir para conteúdo
fisiculturismo
fisiculturismo

Creatina para praticantes de musculação

A creatina é uma substância composta por 3 aminoácidos:

  • arginina;
  • glicina;
  • metionina.

Ela é originalmente sintetizada no fígado e no pâncreas, e pode ser encontrada em pequenas proporções nas fontes de proteínas animais, como:

  • peixes;
  • frango;
  • carne vermelha.

A suplementação de creatina é uma excelente estratégia para pessoas que fazem treinamento de força, corredores de 100 metros, e nadadores de 50 ou 100 metros. A creatina vai repor os estoques do sistema fosfato (ATP-CP). Esse sistema tem duração máxima de 10 segundos. 

Na musculação, é muito importante a utilização da creatina na fase do bulking, que é a fase em que o atleta quer aumentar a massa muscular.

Os fatores que influenciam no armazenamento e absorção da creatina no organismo são:

  • os tipos de fibra muscular, sendo as fibras de contração rápida aquelas que confere força muscular. São elas as mais beneficiadas pela creatina;
  • a idade: o envelhecimento do indivíduo reduz a quantidade de fibras de contração rápida;
  • o tipo de treinamento: treinamento anaeróbico por utilizar o metabolismo anaeróbico favorecendo um aumento das fibras de contração rápida;
  • a dieta consumida: é impossível obter quantidades suficientes de creatina nos alimentos para obtenção dos resultados esportivos (é necessária a suplementação para esse fim). Vegetarianos apresentam menores quantidades de creatina plasmáticas. Macronutrientes como carboidratos, aumentam o pico de insulina, que aumenta a atividade do transporte ativo secundário, favorecendo a entrada de creatina no meio intracelular.

Os benefícios que a creatina pode trazer são:

  • aumento de massa magra;
  • aumento de força muscular;
  • aumento de quantidade de água intracelular;
  • aumento dos estoques de glicogênio;
  • aumento das cadeias de miosina das fibras tipo 1 e tipo 2;
  • aumento na expressão de RNAm e no fator de regulação miogênica 4 (que induz o aumento da miosina);
  • redução na degradação protéica;
  • aumento na expressão gênica e a ativação de células satélites envolvidas na resposta hipertrófica.

As doses recomendadas dependem do protocolo que você irá utilizar.

1. Primeiro protocolo (Hultman et al, 1996):

  • Dose de sobrecarga: 0,3g de Cr/kg peso/dia - (Duração de 5 dias).
  • Dose de manutenção: 0,03g de Cr/kg peso/dia - (Duração de 28 dias).

2. Segundo protocolo (Hultman et al, 1996):

  • 3g/dia - (Duração de 28 dias).
  • Aumenta em 20% a quantidade total de creatina muscular.

3. Terceiro protocolo ( Pearson et al, 1999):

  • 5g/dia - (Durante 10 semanas).

4. Quarto protocolo ( Burke et al, 2000):

  • 0,1g/kg de massa corporal magra/dia - (Durante 21 dias).

A suplementação com creatina deve obedecer um período de "washout" ou "limpeza" (Febraio et al, 1995; Volek et al, 1997; Maganaris CN, Maughan RJ, 1998). São necessários 28 a 30 dias após o término da suplementação de creatina para que os estoques musculares totais de creatina voltem aos níveis basais (níveis normais sem suplementação).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARAZI, Hamid. Et al. Effects of three, five and seven days of creatine loading on muscle volume and functional performance. Serbian Journal of Sports Sciences, Rasht, v. 5, n. 3, p. 99- 105, jan. 2011.

COOPER, Robert. Et al. Creatine supplementation with specific view to exercise/ sports performance: an update. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 9, n. 33, jul. 2012

CRIBB, Paul J. et al. Effects of Whey Isolate, Creatine and Resistance Training on Muscle Hypertrophy. American College of Sports Medicine, Launceston, v. 39, n. 2, p. 298- 307, fev. 2007.

Editado por fisiculturismo




Comentários

Comentários Destacados

só nao entendi pq é necessário um período de "washout", se faz obrigatória essa parada para voltar aos níveis basais ou pode usar por tempo indeterminado?! é prejudicial fazer o uso sem parar?! e quais os prejuizos? fica a dúvida.

Editado por raycast

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Humbertro Alves
      Eu comprei albumina,whey, creatina e BCAA. Queria saber as horas adequadas para tomar eles, pos nao tenho dinheiro pra ir em medicos e tal
      treino há 3 meses puro agora que vou tomar algo para ajudar
    • Por Jonatan santos
      Olá pessoal, tenho 17 anos, peso 74,4 Kg, meço 1,81 de altura, e estou seguindo carreira no futebol, meu proposito é: ganhar um pouco de massa magra/força/resistência para ter uma melhoria no meu desempenho dentro de campo.
      Ultimamente venho tendo treinos no futebol 4x por semana, a musculação costumo fazer 5x por semana no período da noite.
      Estou acostumado a tomar malto +  proteína de soja isolada, pós-treino(Musculação), antes e depois nos Jogos de futebol(acontece 1x na semana) , venho tendo um resultado razoável, gostaria de ter uma resultado maior.
      Me falaram que a Creatina ajuda muito a chegar no meu proposito. Eu olhei na Net e tirei minhas duvidas sobre creatina, mas me surgiu novas duvidas em relação a suplementação que já venho tomando, e creatina, e não encontrei em nenhum lugar, minhas duvidas são:
      Será que eu posso adicionar a creatina junto com o malto e a soja isolada no pós-treino (Musculação)? ou devo tomar a creatina no pré-treino e o malto+soja pós-treino ou ao contrário(creatina separada)?
      Devo usar a creatina no pré ou pós treino(futebol)?
      Essa combinação de malto + soja isolada + creatina, me dará maiores resultados sem agredir meus ris, figado e pâncreas? ou devo cortar a proteína de soja e ficar com malto+creatina para deixar mais leve a ingestão de suplementos ao decorrer do dia?
      Quantas gramas devo utilizar de creatina por dia?
      Obs: Utilizo a soja, pois o whey protein me deu muitas espinhas. 
               Minha posição dentro de campo é volante, então preciso ter um porte físico bom "fortinho", mas sem perder a flexibilidade e velocidade.
    • Por Matheus Bueno
      To treinando para emagrecer e ganhar músculos,preciso diminuir o colesterol.Se eu diminuir a quantidade de comida e deixar de comer carboidrato depois das 18 horas eu posso tomar creatina,whey e malto?juntos?qual é a medida recomendada?como o malto é carboidrato,eu tava pensando em tomar ele junto com whey e creatina e nao comer nada depois das 18 horas,posso?
      malto por ser carboidrato eu n sei a quantidade ideal,e por provocar pico de insulina ele pode dar algum efeito se eu tomar,já que com essa redução alimentar o nivel de glicose fica menor e ele faz cair mais ainda,eu posso tomar?
    • Por Gleidson Oliveira
      Alguém usa ou já usou creatina com igf-1 por mais de dois meses? Deu um bom resultado? Teria como postar as fotos de antes e depois?
      A creatina diminui o nível de miostatina, conforme esse estudo:https://www.musculacao.net/a-creatina-e-um-inibidor-da-miostatina/
      E um detalhe é que com a miostatina inibida é o igf-1 que promove a proliferação celular!
      Por isso, é que se um indíviduo tomasse creatina e usasse o igf-1 iria exarcebar os seus resustados! O que acham?

    • Por fisiculturismo
      Afinal, qual é o melhor suplemento alimentar para se ganhar massa muscular? Saiba que o melhor suplemento do mundo não será responsável pelo aumento de massa muscular ou hipertrofia. São vários os fatores responsáveis pela hipertrofia:
      treino intenso; alimentação adequada (sem uma boa dieta não adianta usar suplementos); descanso (dormir bem); evitar excesso de álcool e balada; evitar excesso de aeróbico. Observados todos esses fatores de rotina diária de vida, os suplementos podem ser incluídos na dieta para otimizar o ganho de massa muscular. Os suplementos mais indicados são:
      hipercalóricos; whey protein; creatina; albumina; bebidas esportivas. Fonte:
      GUIDO, Giovana. Suplementos para ganhar massa muscular. Youtube, 29 jun. 2011. Disponível em <https://youtu.be/m7kBW6nsKGo>. Acesso em: 13 mar. 18.
×