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Creatina para praticantes de musculação

A creatina é uma substância composta por 3 aminoácidos:

  • arginina;
  • glicina;
  • metionina.

Ela é originalmente sintetizada no fígado e no pâncreas, e pode ser encontrada em pequenas proporções nas fontes de proteínas animais, como:

  • peixes;
  • frango;
  • carne vermelha.

A suplementação de creatina é uma excelente estratégia para pessoas que fazem treinamento de força, corredores de 100 metros, e nadadores de 50 ou 100 metros. A creatina vai repor os estoques do sistema fosfato (ATP-CP). Esse sistema tem duração máxima de 10 segundos. 

Na musculação, é muito importante a utilização da creatina na fase do bulking, que é a fase em que o atleta quer aumentar a massa muscular.

Os fatores que influenciam no armazenamento e absorção da creatina no organismo são:

  • os tipos de fibra muscular, sendo as fibras de contração rápida aquelas que confere força muscular. São elas as mais beneficiadas pela creatina;
  • a idade: o envelhecimento do indivíduo reduz a quantidade de fibras de contração rápida;
  • o tipo de treinamento: treinamento anaeróbico por utilizar o metabolismo anaeróbico favorecendo um aumento das fibras de contração rápida;
  • a dieta consumida: é impossível obter quantidades suficientes de creatina nos alimentos para obtenção dos resultados esportivos (é necessária a suplementação para esse fim). Vegetarianos apresentam menores quantidades de creatina plasmáticas. Macronutrientes como carboidratos, aumentam o pico de insulina, que aumenta a atividade do transporte ativo secundário, favorecendo a entrada de creatina no meio intracelular.

Os benefícios que a creatina pode trazer são:

  • aumento de massa magra;
  • aumento de força muscular;
  • aumento de quantidade de água intracelular;
  • aumento dos estoques de glicogênio;
  • aumento das cadeias de miosina das fibras tipo 1 e tipo 2;
  • aumento na expressão de RNAm e no fator de regulação miogênica 4 (que induz o aumento da miosina);
  • redução na degradação protéica;
  • aumento na expressão gênica e a ativação de células satélites envolvidas na resposta hipertrófica.

As doses recomendadas dependem do protocolo que você irá utilizar.

1. Primeiro protocolo (Hultman et al, 1996):

  • Dose de sobrecarga: 0,3g de Cr/kg peso/dia - (Duração de 5 dias).
  • Dose de manutenção: 0,03g de Cr/kg peso/dia - (Duração de 28 dias).

2. Segundo protocolo (Hultman et al, 1996):

  • 3g/dia - (Duração de 28 dias).
  • Aumenta em 20% a quantidade total de creatina muscular.

3. Terceiro protocolo ( Pearson et al, 1999):

  • 5g/dia - (Durante 10 semanas).

4. Quarto protocolo ( Burke et al, 2000):

  • 0,1g/kg de massa corporal magra/dia - (Durante 21 dias).

A suplementação com creatina deve obedecer um período de "washout" ou "limpeza" (Febraio et al, 1995; Volek et al, 1997; Maganaris CN, Maughan RJ, 1998). São necessários 28 a 30 dias após o término da suplementação de creatina para que os estoques musculares totais de creatina voltem aos níveis basais (níveis normais sem suplementação).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARAZI, Hamid. Et al. Effects of three, five and seven days of creatine loading on muscle volume and functional performance. Serbian Journal of Sports Sciences, Rasht, v. 5, n. 3, p. 99- 105, jan. 2011.

COOPER, Robert. Et al. Creatine supplementation with specific view to exercise/ sports performance: an update. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 9, n. 33, jul. 2012

CRIBB, Paul J. et al. Effects of Whey Isolate, Creatine and Resistance Training on Muscle Hypertrophy. American College of Sports Medicine, Launceston, v. 39, n. 2, p. 298- 307, fev. 2007.

Edited by fisiculturismo



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só nao entendi pq é necessário um período de "washout", se faz obrigatória essa parada para voltar aos níveis basais ou pode usar por tempo indeterminado?! é prejudicial fazer o uso sem parar?! e quais os prejuizos? fica a dúvida.

Edited by raycast

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Na minha opinião a Creatina é um suplemento essencial! Tanto para que pratica atividades físicas, quanto para idosos que estão passando pelo processo de sarcopenia (perda da massa muscular) que compromete muito a força. A suplementação com creatina ajuda muito nestes casos, é um dos suplementos mais funcionais ao meu ver.

A Creatina com melhor preço é a Creatina 1Kg da NewNutrition.

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15 minutos atrás, Danilo Barrelin disse:

Na minha opinião a Creatina é um suplemento essencial! Tanto para que pratica atividades físicas, quanto para idosos que estão passando pelo processo de sarcopenia (perda da massa muscular) que compromete muito a força. A suplementação com creatina ajuda muito nestes casos, é um dos suplementos mais funcionais ao meu ver.

A Creatina com melhor preço é a Creatina 1Kg da NewNutrition.

Comprei esta creatina e fiquei impressionado com a solubilidade.

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O período de washout é necessário pq seu organismo estando com os estoques de creatina saturado, esse não terá mais o efeito desejado. Sendo necessário um período de 2 meses de washout para poder tomar novamente. Os novos estudos mostram que o uso contínuo não é prejudicial a saúde, desde que não seja uma superdosagem. Caso seja utilizado uma dosagem realmente muito alta, ai sim pode ter prejuízos renais. Mas para ter o efeito desejado é de suma importância ter esse período de washout. Deixar o corpo voltar aos estoques normais.

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    • By radiohead
      Porra...comprei creatina da Nature's Best...e só depois que cheguei em casa que me lembrei de ver se tinha o tal selo creapure que voces tanto falam....mas... NÃO TEM SELO NENHUM!!!!!
      afinal, como é esse selo???
      po achei que nature's best era uma puta marca boa e tal...
    • By David37
      Qual a dose diaria de creatina? Por quanto tempo tomar? Por quanto tempo dar uma pausa para voltar a tomar depois? Quanto tempo antes ou após o treino tomar?
    • By Guaxa
      E ai galera...

      To querendo comprar a Creatina creapure da Arnold Nutricion e queria saber primeiro se essa marca é boa mesmo e depois se é melhor em pó ou em tabletes... Alguém que saque disso?

      Valeu.
    • By reinalee
      Fui pesquisar Creatina.
      E ocorre,o seguinte:
      Sabemos que a Creatina que conter
      o selo CREAPURE,é a garantia de que a creatina
      seria " 100% Pura ".
      Eu iria comprar da EAS ( Simply Creatine )
      que é Monohydrate,otima marca mas ñ contem
      o selo.Então,fica como segunda opção,a PROLAB
      que contem o selo Creapure.E tem da Optimum
      que ñ conheço a Creatina deles.
      Qual devo comprar dessas 3?!?!?!
    • By trutabr
      Alguem ja ouviu falar de creapure?
      Dizem que é materia prima das creatinas.
      Sera q compensa?
      é 55 reais 300gr


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