Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a melhor whey protein para se comprar?

O mercado de suplementos alimentares oferece uma diversidade enorme de produtos. Qual whey escolher nesse universo de opções?


Dra. Shalimar Diniz
 Compartilhar

Qual é a melhor whey protein para se comprar?

Treino sem dieta não dá resultado

Atualmente a maioria das pessoas já sabe a grande importância de praticar exercícios físicos para ter uma saúde em dia e um físico de dar inveja. Uma boa parte dessas pessoas opta por se matricular em uma academia, praticando exercícios aeróbios e/ou musculação. Porém, o que ocorre muita das vezes, é que mesmo tendo um treino excelente, se a alimentação estiver inadequada, não haverá os melhores resultados ou até mesmo quase nenhum resultado. É por isso que o binômio treino+alimentação adequada é fundamental.

Todo mundo deve tomar whey protein?

Algumas pessoas tentam se alimentar por conta própria ao invés de procurar ajuda profissional e aí não chegam aonde poderiam estar. É muita informação sobre dieta, o que pode ficar meio confuso. Chegando à academia, com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir o percentual de gordura - muitos vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento proteico e que o mais indicado seria o Whey Protein. Mas será que todos podem e devem tomar? Qual a sua dose? E o principal: O que é o Whey Protein e quais os tipos existentes?

O que é suplemento alimentar?

Primeiramente podemos saber o que é um suplemento. Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar- suplementos alimentares são alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física. Eles contêm as mesmas substâncias nutricionais dos alimentos, mas em doses concentradas. Algumas pessoas confundem suplemento com anabolizante. Não tem nada a ver um com outro. Os anabolizantes são substâncias sintéticas, que tem os hormônios como base e geralmente testosterona e o de crescimento (GH). Costumam ser prescritos por um médico em caso de necessidade.

O que é whey protein?

A Whey Protein é uma proteína que provém do soro do leite (considerado melhor fonte de proteínas), possui alto valor biológico (contêm todos os aminoácidos essenciais para construção muscular), altas concentrações de BCAA e de glutamina. É usada numa tentativa de impulsionar os níveis de força, acentuar ganhos no tamanho do músculo e reparar/prevenir danos no tecido muscular que ocorrem após a prática de exercícios intensos.

Quando treinamos causamos micro-lesões no tecido muscular e como defesa o corpo dá um estímulo de recuperação desse tecido. Porém, para que isso aconteça da melhor forma possível, o corpo deverá ter disponível: proteínas, carboidrato e outros nutrientes essenciais. Caso contrário, após cada treino, ocorrerá perda de massa muscular.

A Whey Protein além de ser matéria-prima para construção muscular, ajuda na manutenção da imunidade, já que contêm muitas imunoglobulinas e lactoferrinas. Promove também mais saciedade, além de ser rica em cisteína um aminoácido necessário para produção de glutationa no fígado, auxiliando assim no processo de desintoxicação.

O Whey Protein é um suplemento muito utilizado, pois é uma maneira fácil de aumentarmos a proteína da dieta sem que aumentemos lipídeos (gordura), afinal, a maioria dos tipos de proteínas da nossa alimentação estão aliados a gordura.

Como tomar whey protein?

O que muitos não sabem é que o Whey Protein pode ser encaixado em uma dieta em diversos horários e formas e ele ser usado em uma dieta tanto para ganho de massa, como para emagrecimento, redução de percentual de gordura. Tudo dependerá do conjunto do cardápio e de como ele será encaixado.

Importante: O Whey Protein só funcionará da forma que deseja, caso a dieta como um todo esteja adequada! Isto é, se o indivíduo quer ganhar massa e toma Whey Protein com esse propósito, mas se alimenta com menos proteína do que deveria ou não sabe como tomar, o Whey Protein terá papel de complemento ou função energética e não de suplemento.

Quais são os tipos de whey protein existentes?

  1. Concentrada: Pode fornecer aproximadamente 29 a 89% de proteína, dependendo do tipo de produto. Quanto menor o nível de proteína concentrada, maiores são os níveis de gordura e lactose, podendo conter grandes quantidades de imunoglobulinas e lactoferrinas. Ou seja, mantêm carboidratos e gorduras do leite em pequena quantidade e em maior proporção a proteína. É a forma mais barata de Whey Protein, rica em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, que permitem a liberação de componentes bioativos responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular. Não é indicado para quem tem intolerância à lactose;
  2. Isolada: É a forma de Whey Protein mais pura, contendo cerca de 90% ou mais de proteína em sua composição. Além disso, a maioria das Wheys Isoladas são isentas de gordura e com menos de 1% de lactose, sendo o mais indicado para os portadores de intolerância à lactose. Possui todas as vitaminas e mineras do leite, além de todos aminoácidos essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais. Sua digestão é considerada ótima;
  3. Hidrolisada: Este tipo de Whey Protein possui as cadeias de proteínas quebradas em menores segmentos, os peptídeos, tornando-o mais fácil e rápido de ser digerido. É um tipo de proteína que tem menores possibilidades de causar reações alérgicas. No mercado há Whey Protein parcialmente hidrolisado e 100% hidrolisado.

Tipos de apresentação do whey protein:

  1. : é o mais conhecido, todas as marcas disponibilizam essa forma. Diversos tamanhos de frascos com 900g, 1400g, 2000g e 3500g, fracionada em saches de 50 a 60 gramas e até mesmo pacotes (saco);
  2. Whey líquido: suplemento rico em Whey já pronto para consumo na forma líquida. Prático;
  3. Whey em Gel: Suplemento prático de whey Protein também já pronto para consumo com a facilidade de transporte por estar em saches;
  4. Barras Proteicas: Barras ricas em Whey Protein que são bem práticas. Em geral possuem além da protein, um pouco de carboidrato, gordura, vitaminas e minerais.

Algumas dicas sobre o whey protein:

  • Lembre-se sempre de tampá-lo muito bem após o uso;
  • Guarde em local fresco e arejado;
  • Escolha os que têm menos quantidade de gordura por dose;
  • Pode optar por um Whey Protein que já tenha glutamina;
  • Não se esqueça de ver qual sabor está comprando;
  • A forma como irá tomar: puro, com leite, com suco, com outros suplementos, etc, vai depender de diversos fatores como o horário;
  • Cuidado com a quantidade de proteína da sua dieta! Um excesso de proteína pode ser muito prejudicial para sua saúde, forçando rins e fígado demais;
  • Tomar muita quantidade de proteína de uma vez só não faz com que ganhe mais massa, não será tudo absorvido, apenas forçando seu corpo a metabolizar tanta proteína junto.

Conclusão

Algumas pessoas conseguem se alimentar de forma excelente, além de não ter um treino tão intenso, o que não torna obrigatório o uso do Whey Protein. O horário onde deve tomá-lo, as quantidades e como deve tomá-lo, irão depender de uma série de fatores como: objetivo, avaliação física, objetivo, horários das refeições e treinos, gasto calórico, necessidades de proteína, etc.

Por isso, para saber exatamente se deve usar essa proteína, quando e como, é importante fazer uma consulta com um profissional nutricionista, que avaliará todos os pontos necessários, e respeitando as individualidades, indicará o melhor e ideal para um. Lembre-se: o tipo, forma, quantidade e horário de suplemento e dieta que seu amigo tem, pode não ser o ideal para você.

 Compartilhar

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

  • Administrador

A decisão de compra entre os diversos tipos de Whey Protein é muito simples quando o assunto não envolve limitação financeira: Whey Protein Hidrolisado. Uma Whey Protein totalmente hidrolisada é o suplemento mais top do mercado. No entanto, é um suplemento muito caro.

Se as condições financeiras são apertadas e a economia é um dos fatores de compra, devem ser avaliados os produtos com Whey Protein Isolada e Whey Protein Concentrada, que são proteínas mais baratas. Para o máximo de economia, fique com suplementos com a Whey Protein Concentrada apenas.

Mas preste muita atenção! Alguns suplementos com nome "Whey" no rótulo incluem em sua composição, para reduzir o preço, albumina, proteína de soja e até mesmo carboidratos. Leia bem o rótulo antes de comprar a sua "Whey" mais barata. Você pode levar gato por lebre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

×
×
  • Criar novo...