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    • By Minitalk
      Pessoal, preciso da ajuda de vocês. Treino sério a 6 meses fazendo um bulking e dentre esse período eu tive alguns ganhos... Quando comecei a treinar, meu bf era de cerca de 15 ~ 16%, hoje em dia está por volta de 21%. Nesse período o que mais se desenvolveu foi a dorsal e os ombros. Meu braço quando comecei, media cerca de 33cm contraído, hoje está medindo aprox. 36cm contraído. Eu sei que eu deveria aumentar mais o meu braço no bulking pra depois fazer um cutting, o problema é que por meu bf estar bem alto, eu estou me sentindo MUITO gordo, principalmente no rosto, e não sei se devo continuar no bulking ou fazer um cutting agora, diminuir bem o bf e depois voltar a crescer. O meu maior medo é de fazer o cutting agora e acabar perdendo muito braço em questão de gordura e água, pois 36cm ainda é pouco, ainda mais com esse bf alto. Gostaria da opinião de você sobre o que eu devo fazer. Lembrando que minha genética é ectomorfa e eu perco peso MUITO FACIL. Sem falar que eu não gosto muito de comer. O fato de eu estar comendo cerca de 3200kcal por dia desde que comecei o bulking é quase uma tortura pra mim rsrsrs. E tiveram alguns dias onde eu fiz um deficit calorico alto, pois estava passando por problemas de ansiedade e não cosneguia comer, eu perdi 2kg em 3 dias.

      Dados:
      Peso quando comecei o bulking: 71kg
      Peso atual: 82,4kg
      Tempo de bulking: 6 meses
      Altura: 1,80

      Minha força aumentou nesse tempo, quando comecei eu fazia agachamento com 24kg, hoje estou fazendo com 58kg. Eu sei que é pouco, mas isso pra mim que sempre tive pouca força na minha vida inteira, é bastante coisa. No supino eu comecei com 20kg total, e agora faço com 40kg total.

      Esta foto é a evolução, quando comecei a treinar e fazer dieta, na esquerda, e depois de 6 meses de bulking e treino sério, na direita. A diferença de peso entre as duas fotos é de 12kg: https://postimg.org/image/idovj8u7v/ (nesta foto eu estava com pump no peitoral)

      Essas são duas fotos atuais minhas com 80 ~ 81, na de costas da pra ver o acúmulo enorme de gordura nos pneus da barriga, e na outra da pra ver que meu peitoral ainda é pouco desenvolvido:
      https://postimg.org/image/7e3o7xe63/
      https://postimg.org/image/4794odtqz/

      FOTO mais atual do shape, tirada a 3 dias atrás com 82,5kg, a iluminação não está ajudando nada, mas é a unica que eu tenho:
      https://postimg.org/image/6r9cwcoq3/
    • By Pedreiro_SC
      Olá pessoal. Sou novo por aqui e possuo algumas dúvidas. Tenho uma rotina bem corrida e que agora a partir do dia 15/02 sofreu grandes mudanças.
      Estudo engenharia civil e entrei num estágio, o que afetou bastante meus horários. Acordo 5:45h da manhã para pegar ônibus e ir ao trabalho. Estou trabalhando de estagiário numa obra, portanto a rotina e puxado, subir e descer escadas e caminhar bastante. Fiz uma medição no meu primeiro dia e subi cerca de 45 andares e caminhei 5,7 km numa jornada de de trabalho. Inicio as 7:45h e finalizo as 11:45 meu turno e após isto sigo para a faculdade aonde fico das 13:30 às 19h de segunda à sexta, sendo que na terça-feiro fico das 13:30 as 22h (não consigo treinar neste dia).
       
      Tenho 21 anos, 1,74m, 80kg e 20% de BF. O que mais me incomoda é o % de gordura, gostaria de chegar próximo dos 12%. Fiz exames em janeiro e consultei um médico e ele me passou um ciclo de Oxandrolona, que é (as quantidades abaixo informadas são ref. a cada dosagem, totalizando 30mg dia de OX):
      Dose 1: 6h | Dose 2: 14h | Dose 3: 22h
      Dosagem Fórmula 01: 1 doses ao dia, ao acordar
      Silimarina  100 mg  + Ácido Alfa Lipóico 100 mg + I3C 200mg 
      Dosagem Fórmula 02: 3 doses ao dia, a cada 8h, iniciando ao acordar
      Pyngeum Africano 50mg + Saw Palmeto 70 mg + Crisina 500 mg + Higenamine 20 mg
      Dosagem Fórmula 03: 3 doses ao dia, a cada 8h, iniciando ao acordar.
      Oxandrolona 10 mg
       
      A dieta que venho seguindo é:
      Jejum das 22 às 12h
       
      Almoço 12:30h
      150g peito frango
      50g aipim
      Salada temperada com azeite de oliva
       
      Lanche tarde às 15h
      1 fatia pão de batata doce + manteiga + 1 fatia de peito de perú
      40g whey isolado + 4 castanhas do pará
       
      Janta às 18:45h
      150g peito de frango
      Salada temperada com azeite de oliva
       
      Treino às 19:30h (ABCDE) Descanso quarta-feira e domingo.
       
      Pós treino às 20:30h (com exceção de terça que não treino)
      40g whey isolado
       
      Ceia 22h
      4 ovos inteiros, mexidos na manteiga + 2 fatias de bacon + Salada
       
      Líquidos diários:
      Cerca 1 litro de café (sem açúcar) 
      Cerca de 1,5 litro d'água (preciso beber mais, porém tenho dificuldade de aumentar o consumo)
       
      Gostaria de saber o que preciso mudar na dieta, estou muito retido, e acredito que com este novo emprego o consumo de água deva passar de 3 litros.
      Gostaria de saber se devo manter o JEJUM junto ao ciclo de OX e também se há alguma necessidade de modificar minha dieta afim de reduzir % BF e se possível aumentar massa.
      Meu % de BF me incomoda pois estou perdendo todas minhas roupas.
      Preciso da ajuda de vocês.
      Abraço.
       
       
    • By Isabella Yansen
      Caros leitores, hoje pretendo fazer um alerta sobre uma medida de avaliação que a maioria de vocês deve conhecer. Trata-se do IMC, o índice de massa corpórea, aplicado por nutricionistas e, mais recentemente, até mesmo por médicos, para avaliar a saúde do paciente em termos de peso ideal.
      O IMC é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado. Sugere-se, então, que o resultado deste cálculo indique se o paciente está acima, abaixou ou dentro da faixa de peso adequada para sua altura. Mais que isto, o IMC parece mostrar qual o grau de baixo peso ou obesidade do paciente, se este for constatado e, ainda, que riscos esta alteração de peso ideal pode trazer à saúde do indivíduo.
      Na figura abaixo, apresentam-se as possíveis faixas de IMC e a situação de saúde a que cada uma delas se associa conforme Lambert Quételet, que desenvolveu estes cálculos no fim do século XIX.

      Um exemplo de cálculo de IMC seguido pela avaliação rápida do resultado é dado a seguir:

      A rapidez e a praticidade do procedimento de cálculo do IMC são inquestionáveis. Enquanto outros métodos de avaliação mais complexos costumam exigir horas de trabalho e recursos financeiros claramente inacessíveis à maioria dos segmentos da população, o índice de massa corpórea leva minutos para ser estipulado e exige apenas uma calculadora.
      Hoje em dia, vejo médicos e empresas de alimentos fornecendo aos seus clientes um círculo de papel contendo, ao seu redor, todas as faixas de altura e peso existentes numa população. Associados através de uma seta ajustada no interior do círculo, eles fornecem imediatamente o IMC do paciente, o que elimina, por sua vez, a necessidade de cálculo.
      Tanta facilidade desperta o fascínio de muitos. Seria prático e maravilhoso mexer numa setinha de um círculo de papel e, em questão de segundos, informar-se a respeito da sua própria situação de saúde, sendo alertado pelas aparentemente “bem-intencionadas” indústrias de alimentos e profissionais de saúde, mais uma vez, aparentemente “bem-intencionados” quando se trata dos riscos gerados pelo baixo peso ou pelo seu excesso.
      Antes de mais nada, porém, friso a importância de tomarmos consciência de que, no procedimento de avaliação corporal de um indivíduo, todo e qualquer método aplicado apresenta falhas e desvios, desde o IMC, o mais barato e simples de todos, até os mais complexos e caros.
      A complexidade de um método de avaliação pode aumentar a precisão dos resultados e garantir, desta forma, que o diagnóstico seja aplicado da melhor forma possível, e é nisto que muitos nutricionistas trabalharam durante anos a fim de proporcionar segurança no tratamento dos seus pacientes.
      O IMC, por sua vez, ao promover comodidade, elimina também as chances de exatidão do resultado final, o que prejudica sua firmeza na questão da precisão e distorce facilmente o diagnóstico. E como isto ocorre?
      A base para a ausência de fidedignidade do IMC estabelece-se no fato de que ele usa como dado principal o peso do indivíduo, eliminando o dado “composição corporal”. Isto significa que se uma pessoa, por exemplo, é diagnosticada pelo IMC como saudável (estando na faixa entre 18,5 a 24,9 pontos) e tem alto índice de gordura, compensado no peso pelo baixo índice de massa magra, ela ainda assim será uma pessoa com má composição corporal identificada como saudável, o que, por sua vez, impossibilita a intervenção do profissional na orientação de controle alimentar e prática de atividade física como tentativa de modificar os percentuais de gordura e massa muscular do indivíduo, tornando-o uma pessoa menos susceptível, em longo prazo, à incidência de doenças metabólicas.
      Este é só o começo da lista de argumentos que coloca definitivamente o IMC na lista de métodos de avaliação física ultrapassados. Ele é tão falho que ultimamente tem sido eliminado da rotina de avaliação de nutricionistas, pois, segundo eles, é apenas “perda de tempo” em meio a tantos caminhos novos e eficazes de avaliação.
      Médicos e empresas de alimentos ainda divulgam em massa o método do IMC. Por trás disto, não existe apenas ignorância científica, mas também interesses ligados à facilidade com a qual se pode convencer uma pessoa de que ela não precisa de tratamento nutricional, mas apenas medicamentoso. Além do mais, pessoas referidas como portadoras de sobrepeso são o alvo das indústrias alimentícias, frequentemente afinadas com a venda de produtos light e com a divulgação da imagem da magreza como verdade oficial.
      A Revista Pública de Saúde publicou, em 1992, uma importante pesquisa relacionando os valores de IMC ao risco relativo do desenvolvimento de tuberculose, cânceres, diabetes de AVC. Para tal, uma amostra da população norueguesa foi acompanhada durante dez anos e registrou-se o IMC de cada indivíduo em determinada época, acompanhado do registro do estado de saúde do mesmo.
      Com isto, foi possível fazer uma associação registrada no gráfico abaixo.

      Note que, para a surpresa dos fiéis seguidores da prática do cálculo do IMC, o risco de desenvolvimento de doenças graves foi especialmente encontrado em indivíduos com IMC inferior a 22, dobrando nos casos em que o IMC era inferior a 18. O peso ideal, livre de complicações, foi dado pelo estudo como aquele que fornecesse, através do cálculo do IMC, a faixa entre 22 e 33 pontos, considerada “sobrepeso” pelos padrões comumente divulgados.
      Este fato indica, mais uma vez, a necessidade de marketing alimentício refletido na venda da informação de que o peso saudável relaciona-se com IMC inferior a 25.
      Para concluir, enfatizo a importância de tomar como base dados pessoais como a qualidade da dieta e a freqüência de atividade física do indivíduo para o diagnóstico da saúde do mesmo. O “peso ideal” é completamente independente do IMC e pode ser facilmente determinado pela faixa de peso que o paciente mantém com facilidade em estado de saúde e bem-estar, alimentando-se adequadamente e exercitando se conforme recomendação profissional.
      Bibliografia consultada:
      Anjos, L. A. Índice de massa corporal (massa corporal.estatura-2) como indicador do estado nutricional de adultos: revisão da literatura. São Paulo, 1992.
    • By Gabriel CBX
      Então pessoal, eu fiz a avaliação física na academia semana passada, e eu estou com 69.6Kg de Massa Magra e 8.4Kg de Gordura (BF de 10.8%), porém meu abdômen não aparece nesse BF que é baixo, eu treino a 6 meses, porém não acho que sou magro e nem gordo mas tenho essa barriga chata, eu gostaria de perder ou abaixar um pouco a gordura para começar uma fase de ganho. O que vcs acham que seria a causa do ABS não aparecer?


    • By Rafael Farias
      Boa tarde galera, eu fiz uma avaliação clínica há 2 semanas atrás em um endócrino e no exame deu que tenho 30% de BF tendo 69 kg com 1,70~1,71 de altura. Isso é normal? Eu sou o famoso falso magro, caso for anormal, que doença pode levar a esse fator? Tenho gordura e flacidez no corpo inteiro, massa muscular nula. Qual seria o melhor tratamento? Grato pelas respostas!
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