ibra_11 Postado 20 de dezembro de 2005 Postado 20 de dezembro de 2005 O que significa overtraining ?? me respondam por favor ??
romulob Postado 20 de dezembro de 2005 Postado 20 de dezembro de 2005 O Overtraining é o termo utilizado para as pessoas que abusaram dos treinos e acabam excedendo os seus limites. Resumindo: excesso de treinamento, que acarreta uma situação de fadiga prolongada, com redução significativa de performance. As alterações fisiológicas envolvem as funções musculares, hormonais e também as imunológicas. Os sinais mais comuns e visíveis do overtraining normalmente são: dores musculares prolongadas, pernas pesadas (cansadas), perda de peso; irritação constante; problemas ou perda do sono (insônia), aumento do pulso basal (pulso medido logo pela manhã após acordar), falta de motivação nos treinos e diminuição gradativa do rendimento atlético, que chamamos de estabilização da performance - o atleta não consegue ter um aumento da performance e pode até começar a regredir. Como afeta diretamente o sistema imunológico, uma vez que todo o organismo será prejudicado pelo excesso de treinos, pode causar queda na resistência imunológica, resultando em gripes, resfriados e até possíveis infecções. É claro que esses sintomas não aparecem todos de uma vez, pois o organismo vai se debilitando aos poucos, gradativamente. A melhor maneira de detectar o overtraining é avaliar se o atleta está cansado, dolorido ou irritado. Uma maneira mais eficaz é através da realização de um exame de sangue, para verificar os níveis dos hormônios na corrente sanguínea, como diminuição dos níveis de testosterona e aumento do cortisol circulante a análise desses hormônios caracteriza se o organismo está com excesso de estresse, ou seja, overtraining. Para evitar que o seu organismo sofra com o excesso de atividades físicas, é preciso prevenir-se através de um equilíbrio entre treino, descanso e alimentação. Estes dois últimos são de grande importância na prevenção do overtraining. Portanto, isso serve tanto para atletas amadores ou profissionais. O excesso de treino é prejudicial para todos. Siga a sua programação de treino montada por seu treinador/técnico e respeite todo descanso estipulado, tenha em mente essa frase: descanso também é treino. Retirado do Yahoo! Esportes (http://br.esportes.yahoo.com/051111/50/z6r6.html)
Visitante Nike Postado 20 de dezembro de 2005 Postado 20 de dezembro de 2005 basicamente, é treinar mais que o corpo aguenta Se vc fizer se dará mal
ibra_11 Postado 21 de dezembro de 2005 Autor Postado 21 de dezembro de 2005 basicamente, é treinar mais que o corpo aguenta Se vc fizer se dará mal vlww awe pra vcs... mais tipo quando eu sei oq o meu corpo aguenta ?? eh pq eu faço 3 exercicios pra kda musculo e em 3x10... e tipo tem ums amigos meus...q fazem 4 exercicios em 4x8?? oq eh mais certo :?? lembrando q tanto o meu objetivo qnto o deles eh de hipertrofia vlww
Ramy Postado 21 de dezembro de 2005 Postado 21 de dezembro de 2005 Você vai saber até onde seu corpo aguenta ouvindo-o. Se tiver apresentando os sintomas de overtraining postados acima quer dizer que está sobretreinando.
Post Destacado
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.