Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

• Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Postado

O Overtraining é o termo utilizado para as pessoas que abusaram dos treinos e acabam excedendo os seus limites. Resumindo: excesso de treinamento, que acarreta uma situação de fadiga prolongada, com redução significativa de performance. As alterações fisiológicas envolvem as funções musculares, hormonais e também as imunológicas. Os sinais mais comuns e visíveis do overtraining normalmente são: dores musculares prolongadas, pernas pesadas (cansadas), perda de peso; irritação constante; problemas ou perda do sono (insônia), aumento do pulso basal (pulso medido logo pela manhã após acordar), falta de motivação nos treinos e diminuição gradativa do rendimento atlético, que chamamos de estabilização da performance - o atleta não consegue ter um aumento da performance e pode até começar a regredir.

Como afeta diretamente o sistema imunológico, uma vez que todo o organismo será prejudicado pelo excesso de treinos, pode causar queda na resistência imunológica, resultando em gripes, resfriados e até possíveis infecções.

É claro que esses sintomas não aparecem todos de uma vez, pois o organismo vai se debilitando aos poucos, gradativamente. A melhor maneira de detectar o overtraining é avaliar se o atleta está cansado, dolorido ou irritado. Uma maneira mais eficaz é através da realização de um exame de sangue, para verificar os níveis dos hormônios na corrente sanguínea, como diminuição dos níveis de testosterona e aumento do cortisol circulante a análise desses hormônios caracteriza se o organismo está com excesso de estresse, ou seja, overtraining.

Para evitar que o seu organismo sofra com o excesso de atividades físicas, é preciso prevenir-se através de um equilíbrio entre treino, descanso e alimentação. Estes dois últimos são de grande importância na prevenção do overtraining.

Portanto, isso serve tanto para atletas amadores ou profissionais. O excesso de treino é prejudicial para todos. Siga a sua programação de treino montada por seu treinador/técnico e respeite todo descanso estipulado, tenha em mente essa frase: descanso também é treino.

Retirado do Yahoo! Esportes (http://br.esportes.yahoo.com/051111/50/z6r6.html)

Postado

basicamente, é treinar mais que o corpo aguenta

Se vc fizer se dará mal

Postado
basicamente, é treinar mais que o corpo aguenta

Se vc fizer se dará mal

vlww awe pra vcs...

mais tipo quando eu sei oq o meu corpo aguenta ??

eh pq eu faço 3 exercicios pra kda musculo e em 3x10...

e tipo tem ums amigos meus...q fazem 4 exercicios em 4x8??

oq eh mais certo :?? lembrando q tanto o meu objetivo qnto o deles eh de hipertrofia

vlww

Postado

Você vai saber até onde seu corpo aguenta ouvindo-o. Se tiver apresentando os sintomas de overtraining postados acima quer dizer que está sobretreinando.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...