KrusK Postado 7 de junho de 2007 Postado 7 de junho de 2007 opa galera! faz um tempo que eu venho fazendo dieta hipocalórica e venho intercalando os treinos de musculação com aeróbicos de alta intensidade nos outros dias (3x por semana de cada) ... no começo eu tinha 88cm de barriga (medido exatamente 1 dedo abaixo do umbigo).. eu consegui diminuir pra 82cm, mas não consigo diminuir mais.. olhando no espelho e tal, eu tenho quase certeza de que a gordura está dimiuindo, mas a fita métrica me diz o contrário! >.< por causa dessa dúvida, resolvi medir a cintura MESMO (lugar onde fica o shorts, calça etc) e percebi q ela tem exatos 82cm.. então fiquei confuso.. se a minha cintura mede 82cm, tem como eu diminuir a barriga (um dedo abaixo do umbigo) para menos de 82cm? imagino que, mesmo perdendo quase toda a gordura nessa região, vou continuar com esses 82cm de barriga não? to falando merda? desculpe o tamanho do texto, mas realmente gostaria que alguém pudesse me ajudar! obrigado!
PALAU Postado 8 de junho de 2007 Postado 8 de junho de 2007 Engraçado você postar isso, que ontem mesmo eu estava pesquisando a respeito por estar com o mesmo problema. Para se conhecer o resultado preciso de treino e dieta seriam necessárias 2 avaliações de composição corporal: uma antes e outra depois. Até aí, nada de novo. Dei uma olhada nas minhas avaliações anteriores e lá são mostradas, além do peso gordo, calculado a partir da aferição de dobras cutâneas com o protocolo Jackson & Pollock 7 dobras, outras 3 componentes do peso total: peso ósseo, peso muscular e peso residual (este último, salvo engano, diz respeito aos órgãos e vísceras). Fiquei curioso sobre o cálculo dessas componentes e, após pesquisar, cheguei às seguintes equações: densidade=1.112-0.00043499*(soma 7 dobras)+0.00000055*(soma 7 dobras)^2-0.0002882*(idade em anos) %gord=(4.95/(densidade)-4.5)*100 peso gordo=(peso total)*%gord/100 peso ósseo=3.02*((altura em metros)^2*(diâmetro biestilóide em metros)*(diâmetro biepicondiliano do fêmur em metros)*400)^0.712 peso residual homem=(peso total)*0.241 peso muscular=(peso total)-(peso gordo)-(peso residual)-(peso ósseo) obs: no peso ósseo, o primeiro palavrão refere-se à região do punho e o segundo à do joelho. Espero ter ajudado.
KrusK Postado 8 de junho de 2007 Autor Postado 8 de junho de 2007 valeu por responder amigo! hj eu medi minha barriga e percebi que estava com 81cm.. mas a cintura continua com 82cm.. além disso, meu "culote" (acumulo bastante gordura nessa região tbm) diminuiu 4cm e a circunferência da parte gorda de minhas pernas diminui 2cm cada perna, sendo que na parte onde não há gordura (coxa), a medida continuou a mesma de 1 mês atrás.. visto que meu peso continua inalterado, posso concluir que consegui diminuir meu percentual de gordura e aumentar, mesmo que pouco, minha massa muscular, não é? abraços!
PALAU Postado 8 de junho de 2007 Postado 8 de junho de 2007 visto que meu peso continua inalterado, posso concluir que consegui diminuir meu percentual de gordura e aumentar, mesmo que pouco, minha massa muscular, não é? Acho que, teoricamente, as medidas poderiam ter encolhido por perda de músculo e ganho de gordura, já que seu peso não variou (embora eu ache improvável). Para se ter uma avaliação mais precisa, seria mesmo necessário medir as dobras cutâneas. Dá uma olhada nesse site http://www.exrx.net/Testing/BodyCompSites.html e nesse: http://www.exrx.net/Calculators/BodyComp.html
PALAU Postado 8 de junho de 2007 Postado 8 de junho de 2007 amigo, só lembrando que, nas fórmulas que passei, os pontos, ao contrário do padrão adotado no Brasil, separam números inteiros de decimais. Se seu aplicativo de planilha eletrônica estiver configurado para o padrão brasileiro, deve-se substituir todos os pontos por vírgulas.
PALAU Postado 10 de junho de 2007 Postado 10 de junho de 2007 A respeito da medição da composição corporal, estive olhando uns aparelhos que se utilizam da bioimpedância para analisar a composição corporal. Existem alguns que só retornam o %gordura e outros que vão além e mostram peso ósseo, peso muscular e %água. Minha dúvida é a seguinte: para a finalidade de medição da composição corporal, para que serviria a medida do %água? Será que essa medida seria um bom indicador para retenção de líquidos? Agradeço a quem puder elucidar essa dúvida...
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora