Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MODERADORES, LEIAM ISSO!!! EH SERIO!!!


Post Destacado

Vitz

...o exercicio de explosao nao gasta mais calorias o que ele faz é usar o glicogenio muscular que depois será reposto pelas reservas de gordura porem o que nao foi falado e provavelmente ocorreu:devem ter feito dieta e como eram sedentarios ocoreram várias adaptacoes siatemicas...

Como assim??? Isso vai depender da duração. A ordem de busca energética do nosso organismo é GLICOSE SANGUÍNEA, GLICOGÊNIO e LIPÍDEOS. Quantos aos grupos envolvidos na pesquisa a única variante foi a intensidade da atividade. De outra forma, haveria falseamento dos resultados.

torque

1º) Que quanto maior a intensidade do exercício, maior a quantidade de gordura oxidada, isso é um fato, e eu mesmo já o citei em mensagens anteriores.Agora, é claro que isso é válido para treinamentos com volumes idênticos, ou seja, com o mesmo tempo de duração...

Concordo, pois dessa forma - maior intensidade - esgotasse mais rápido as reservas primárias de energia (glicose sanguínea) forçando o organismo a obtê-la através da fermentação.

... na minha opinião, o exercício anaeróbio intervalado de alta intensidade como o proposto no texto , deve ser utilizado apenas no treinamento de alto nível (em conjunto com o aeróbio contínuo )para quem deseje melhorar a performance como um todo...

Essa pesquisa é velha. No entanto, deve-se ressaltar que o teste foi feito somente com exercícios AERÓBICOS, variando apenas a intensidade. Esse texto é tendencioso, dá a entender que os benefícios relativos à pesquisa sejam adivindos de trabalho com PESO, a pesquisa não foi feita desta forma. A atividade AERÓBICA de alta intensidade também irá propiciar aumento da massa magra além do gasto calórico momentâneo.

...o exercício anaeróbio intervalado de alta intensidade ... tem algus inconvenientes:1- maior risco de lesão muscular 2-maior risco de um evento cardiovascular 3-principalmente por ter um menor efeito na prevenção primária de DAC(doença arterial coronariana), já que nesse caso, os exercícios aeróbios contínuos de mais alta intensidade possibilitam uma maior carga de fluxo sobre o coração e melhores adaptações cardíacas e periféricas do que os intervalados, e eu creio que quem faz exercícios aeróbios não busca apenas perder gordura, mas também uma melhor qualidade de vida através da diminuição dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares que são as que mais matam nos dias de hoje (mais de 50% dos óbitos totais).

Isso ficou um pouco confuso, ambos os exercícios que você relacionou foram de alta intensidade havendo apenas variação entre CONTÍNUO e INTERVALADO. O que posso dizer é que exercícios AERÓBICOS de alta intensidade são melhores para a saúde do CORAÇÃO do que os de baixa. Essa é uma constatação da pesquisa mais recente da HARVARD MEDICAL SCHOOL. Eles avaliaram dois grupos, um com trabalho aeróbico de baixa intensidade - que oferecia apenas gasto calórico - e outro com alta intensidade, sendo ambos executados de forma contínua. Apenas no último grupo houve real fortalecimento do coração (miocárdio) e ossos. É claro que a intensidade da atividade está relacionada com a idade do praticante. Para uma pessoa de 75 anos, por exemplo, uma caminhada já é uma atividade de alta intensidade, entretanto, para um indivíduo de 35, andar é pouco. O que se concluiu é que, se não houver nenhuma restrição, o ideal é CORRER - ou praticar uma outra atividade aeróbica qualquer com alta intensidade - e ir aumentando o tempo gradativamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

thiago_sa

... se vc for fazer comparação entre a calçada e a areia, o calçado é bem mais benéfico, ainda mais se for feito com tenis adequado, pois na areia tem alguns fatores: 1º de vc estar descanso e não ter nenhum elemento q absorva o impacto, o 2º da areia ser "fofa", sendo assim, no momento q vc "enterra" e retira o pé da areia, o impacto dado se torna maior.

Não, o impacto não é maior. E a força utilizada para puxar o pé não tem nada haver com impacto. Mas, mesmo assim, é um erro isolar apenas no impacto a análise da questão.

vitz

se o chao da rua é irregular a arreia dependendo do lugar mais ainda e além disso na rua vc nao corre o risco de pegar infeccoes por causa de cachorros e cortar o pé em uma garrafa esquecida.exatamente por isso que se deve avaliar com calma as duas situacoes.

Pô, na rua você pode ser atropelado. Esse é um outro problema, mas acho que não seja o cerne deste problema. Se avaliássemos tão-somente o impacto, a praia seria um lugar ideal. Mas, quando a areia é muito fofa, isso também pode provocar danos nas articulações - não decorrentes do impacto - mas do desnível do percurso. O que faz com que as pernas trabalhem em planos diferentes. Pelo mesmo motivo deve-se analisar cuidadosamente as ruas, se for o caso. Muitas delas são bastante arqueadas, e essa inclinação termina por prejudicar as principais regiões envolvidas nesse exercícios (tornozelos, joelhos, quadris e coluna). De todo modo, a rua é uma boa opção devendo-se escolher as mais planas, e as calçadas, como já foi dito, devem ser evitadas por serem muito duras.

torque

...Se o acarrara está se referindo a correr na areia descalço, concordo com vc thiago, que o impacto é grande, mas quando ele falou que o impacto na areia é menor, acho que ele está se referindo às pessoas que correm na areia de tênis. Aqui na minha cidade o mais comum é as pessoas correrem na areia batida(perto do mar) e de tênis e nesse caso o impacto é menor se comparado a outros tipos de solo.

Com relação ao grau de impacto, ele se dá em ordem crescente :1-areia batida, 2-grama, 3-asfalto, 4-cimento ou calçada.Nesse último, o impacto é o maior de todos.

Estava me referindo a correr descalço mesmo. E o impacto não é grande, pelo contrário. Mas, de qualquer forma, foi um erro isolar apenas o impacto e desconsiderar o desnível do terreno. Afinal, quanto mais plano ele é melhor. Um fator além da rigidez que deve ser considerado.

...areia batida perto do mar é um verdadeiro tapete favorecendo a corrida, que normalmente é feita de tênis...

Nesse caso é ideal. Aqui no Rio a areia rente ao mar é inclinada, o que como já foi dito é prejudicial - não por causa do impacto mas devido ao desnível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc vai querer me dizer que no exercicio aerobico vc usa primeiro a glicose sanguinea do que o glicogenio muscular? pode até serem uzados de forma equilibrada porém é logico que as mitocondrias usam o glicogenio muscular para fornecer energia e se a fonte primária fosse o açucar do sangue todos teriam hipoglicemia.

a respeito de exercicios aerobicos de alta e baixa intencidade é lógico que nao se pode comparar o que é de alta intencidade para uma pessoa de 70 anos e outra de 30 da mesma forma que quando se orienta alguem para malhar de forma intensa ninguem diz faz supino c/x repetições e tantos quilos,isso é individual.

'quando eu me referi a rua nao quiz dizer que as pessoas fossem correr na avenida brasil ou a nenhuma via de trafego pesado e sim às calçadas,ciclovias/parques ou alguma area apropriada e o fato da areia ser muito fofa ela prejudica fases fundamentais da marcha: o contato do retro pé,o balanço e o contato do ante pé onde se dará a impulsao.

certamente a areia ou qualquer terreno inclinado nao é indicado para correr pois favorece o aparecimento de compensações e escoliose e além disso muitas pessoas tem a ideia que voltar correndo pelo mesmo caminho resolve o problema.isso nao acontece pois a intencidade da volta nao é a mesma da ida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thiago_sa

... se vc for fazer comparação entre a calçada e a areia, o calçado é bem mais benéfico, ainda mais se for feito com tenis adequado, pois na areia tem alguns fatores: 1º de vc estar descanso e não ter nenhum elemento q absorva o impacto, o 2º da areia ser "fofa", sendo assim, no momento q vc "enterra" e retira o pé da areia, o impacto dado se torna maior.

Não, o impacto não é maior. E a força utilizada para puxar o pé não tem nada haver com impacto. Mas, mesmo assim, é um erro isolar apenas no impacto a análise da questão.

vitz

se o chao da rua é irregular a arreia dependendo do lugar mais ainda e além disso na rua vc nao corre o risco de pegar infeccoes por causa de cachorros e cortar o pé em uma garrafa esquecida.exatamente por isso que se deve avaliar com calma as duas situacoes.

Pô, na rua você pode ser atropelado. Esse é um outro problema, mas acho que não seja o cerne deste problema. Se avaliássemos tão-somente o impacto, a praia seria um lugar ideal. Mas, quando a areia é muito fofa, isso também pode provocar danos nas articulações - não decorrentes do impacto - mas do desnível do percurso. O que faz com que as pernas trabalhem em planos diferentes. Pelo mesmo motivo deve-se analisar cuidadosamente as ruas, se for o caso. Muitas delas são bastante arqueadas, e essa inclinação termina por prejudicar as principais regiões envolvidas nesse exercícios (tornozelos, joelhos, quadris e coluna). De todo modo, a rua é uma boa opção devendo-se escolher as mais planas, e as calçadas, como já foi dito, devem ser evitadas por serem muito duras.

torque

...Se o acarrara está se referindo a correr na areia descalço, concordo com vc thiago, que o impacto é grande, mas quando ele falou que o impacto na areia é menor, acho que ele está se referindo às pessoas que correm na areia de tênis. Aqui na minha cidade o mais comum é as pessoas correrem na areia batida(perto do mar) e de tênis e nesse caso o impacto é menor se comparado a outros tipos de solo.

Com relação ao grau de impacto, ele se dá em ordem crescente :1-areia batida, 2-grama, 3-asfalto, 4-cimento ou calçada.Nesse último, o impacto é o maior de todos.

Estava me referindo a correr descalço mesmo. E o impacto não é grande, pelo contrário. Mas, de qualquer forma, foi um erro isolar apenas o impacto e desconsiderar o desnível do terreno. Afinal, quanto mais plano ele é melhor. Um fator além da rigidez que deve ser considerado.

...areia batida perto do mar é um verdadeiro tapete favorecendo a corrida, que normalmente é feita de tênis...

Nesse caso é ideal. Aqui no Rio a areia rente ao mar é inclinada, o que como já foi dito é prejudicial - não por causa do impacto mas devido ao desnível.

Me desculpe acarrara, mas discordo com vc, vc está se confundindo um pouco, não é pq a areia é mais "fofa" q o asfalto q ela vai causar menos impacto, pode até perguntar pro Vitor(Vitz) ou qualquer outro q entenda disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante WARSTEINER

Seguinte...

quanto a correr na praia, se observarem bem, vc vai correr torto pois a beira da braia é como se fosse uma lomba, estaria forçando muito mais o lado que está virado para o mar. acho que o melhor e botar um tenis e correr no calçadão.

O negócio de corrigas de baixa intensidade e tiros de alta...o Flavio( um dos gemeos) corre 1h/dia em velecidade média, olhem o fat do cara e tirem as conclusões. e acho que ficar elevando e derrubando os batimentos cardiacos como sugere os tiros rápidos, não compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... na minha opinião, o exercício anaeróbio intervalado de alta intensidade como o proposto no texto , deve ser utilizado apenas no treinamento de alto nível (em conjunto com o aeróbio contínuo )para quem deseje melhorar a performance como um todo...

No entanto, deve-se ressaltar que o teste foi feito somente com exercícios AERÓBICOS, variando apenas a intensidade. Esse texto é tendencioso, dá a entender que os benefícios relativos à pesquisa sejam adivindos de trabalho com PESO, a pesquisa não foi feita desta forma. A atividade AERÓBICA de alta intensidade também irá propiciar aumento da massa magra além do gasto calórico momentâneo.

Nenhum exercício é somente aeróbio ou anaeróbio. Não existe uma chave(liga e desliga) no qual se possa dizer: aqui termina o metabolismo anaeróbio e começa o aeróbio., pois os sistemas são superpostos.A diferença é que qto maior a intensidade, maior a necessidade de se gerar energia de forma rápida e isso faz com que o sistema anaeróbio seja prioritariamente utilizado, uma vez que ele é o mais eficaz para gerar energia rapidamente para atender às demandas do exerc.

Um exercício intervalado pode tanto ser predominantemente aeróbio quanto anaeróbio. Vai depender de vários fatores : intensidade e duração do estímulo, intensidade e duração da pausa ativa, e capacidade aeróbia e anaeróbia daquele que o pratica.

Com relação a pesquisa, foram utilizadas pessoas com condicionamento médio( 5 meses de treino), estímulos(velocidades) no intervalado bem mais altos que a intensidade(vel.) no ex. contínuo, pausas ativas de cerca de 1 a 2 min( tempo suficiente para que o batimento caia p/ cerca de 120),e

nessas condições posso lhe afirmar que o metabolismo predominante foi o anaeróbio , e não o aeróbio como vc afirmou. Para que o aeróbio fosse o predominante, seria necessário diminuir a intensidade do estímulo, aumentar a pausa ou ambos.

Concluindo,levando-se em conta a relação custo/benefício, os exercícios predominantemente aeróbios (contínuos ou intervalados) são preferíveis aos predominantemente anaeróbios para efeito de perda de gordura e calorias, uma vez que os aeróbios causam uma melhor adaptação ao sistema cardiovascular, e a diminuição dos fatores de risco a ele relacionados.

PS A dúvida que muitos podem ter , é como pode o exercício predominantemente anaeróbio queimar mais gordura , já que essa pra ser oxidada depende de oxigênio( metabolismo aeróbio) ? A resposta é

simples, pois quanto maior for a intensidade do estímulo(tiro) , no intervalado, maior será a energia gasta no pós- estímulo (pausa) para repor os substratos utilizados (ATP CP glicogênio muscular), energia essa

que será obtida a partir do metabolismo aeróbio(principalmente gordura), e como os estímulos são sucessivos, é grande a quantidade de gordura oxidada, podendo ser superior à oxidada no aeróbio contínuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim mas terminamos ou sendo muito técnicos ou enrolando todo mundo, ao responder temos que tentar ser mais claros.

o exercicio aerobico(em predomineio)-queima gordura na hora em maior ou menos intencidade dependendo da frequencia,pois pod-se usar gordura como fonte de energia.

e exercicios anaerobicos vao usar gorduras para repor as reservas de glicogenio muscular e sintese proteica mas p/isso é necessaria uma dieta para ter melhor eficiencia.

portanto se pode emgrecer malhando ou fazendo aerobicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torque

...Nenhum exercício é somente aeróbio ou anaeróbio. Não existe uma chave(liga e desliga) no qual se possa dizer: aqui termina o metabolismo anaeróbio e começa o aeróbio., pois os sistemas são superpostos.A diferença é que qto maior a intensidade, maior a necessidade de se gerar energia de forma rápida...

Concordo plenamente. Apenas quis deixar claro que o teste não fora efetuado com exercícios com peso. A verdade é que a denominação AERÓBICOS e ANAERÓBICOS acabou perdendo seu verdadeiro significado - que está relacionado com a forma de obtenção de energia. Passou-se a utilizar esses termos para separar os exercícios com ênfase cardio-respiratória dos de força, respectivamente AERÓBICO e ANAERÓBICO. De todo modo, sua observação é de grande valia. Lembro-me de um frequentador do fórum ter dito que as pessoas sempre respiravam e, sendo assim, todos os exercícios eram AERÓBICOS, não existindo essa "história" de ANAERÓBICO. Uma tolice como essa seria evitada se ele conhecesse o verdadeira significado destes termos.

...nessas condições posso lhe afirmar que o metabolismo predominante foi o anaeróbio , e não o aeróbio como vc afirmou...

Bem, acho que já está tudo explicado.

Vitz

...portanto se pode emgrecer malhando ou fazendo aerobicos.

Exato! Mas, como TORQUE afirmou, sempre é bom priorizar a saúde. Por isso, as pessoas deveriam ter em mente a importância da prática tanto de exercícios AERÓBICOS, para melhoria da capacidade cardio-respiratória, quanto ANAERÓBICOS, em virtude dos benefícios musculo-esquelético.

thiago_sa

... discordo com vc, vc está se confundindo um pouco, não é pq a areia é mais "fofa" q o asfalto q ela vai causar menos impacto, pode até perguntar pro Vitor(Vitz) ou qualquer outro q entenda disso.

Eu e a FÍSICA. Quanto mais rígida é a superfície sobre a qual corremos, mais impacto terá que ser absorvido pelos nossos ossos e articulações. Isso é a 3a. lei de NEWTON: ação e reação, você faz força no chão e ele faz força em você. Quando parte dessa energia é absorvida a força devolvida é menor, havendo maior esforço para a locomoção. A areia quando muito fofa também pode prejudicar as articulações. Mas, PELO AMOR DE DEUS, não diga que é devido ao IMPACTO.

De qualquer forma, há uma pergunta no site de FÍSICA da Universidade Federal do Ceará que vai ajudá-lo, talvez, a aceitar o que digo.

"Pergunta: Além da força de atrito, porque é difícil caminhar sobre areia (por exemplo, areia de praia)?

Pergunta de: Osni Bodenmuller

Olá Osni! A grande dificuldade que temos ao tentar andar pela areia é devida ao fato de que a areia deforma quando caminhamos sobre ela e esta deformação não só dificulta nosso equilíbrio - o apoio dos pés de move - mas também absorve parte da energia que deveria ser destinada a nos locomover devido ao próprio atrito interno que existe entre os grãos de areia: é preciso gastar energia para deformar a areia, o que significa que precisamos de um trabalho adicional para caminhar sobre ela o que, por sua vez, dificulta nosso caminhar.

Resposta de: Danilo J. R. - USP, São Paulo"

Bem, há outras respostas, caso queira conferir é só ir lá: http://www.fisica.ufc.br/qsaber/respostas/qr0125.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitz

vc vai querer me dizer que no exercicio aerobico vc usa primeiro a glicose sanguinea do que o glicogenio muscular? pode até serem uzados de forma equilibrada porém é logico que as mitocondrias usam o glicogenio muscular para fornecer energia e se a fonte primária fosse o açucar do sangue todos teriam hipoglicemia...

Eu não defini a ordem de uso, mas de reserva. Quanto a GLICOSE SANGÜINEA realmente foi um erro dizer que elas eram ESGOTADAS - e você tem razão. O ocorreto é dizer que há uma pequena queda na concentração. Durante essa queda ocorre uma ação conjunta de ambos substratos energéticos, GLICOGÊNIO e metabolização dos LIPÍDIOS para fornecimento de energia para o organismo.

... é lógico que nao se pode comparar o que é de alta intencidade para uma pessoa de 70 anos e outra de 30 da mesma forma...

É lógico para você e para mim. Mas muitas outras pessoas vão ler isto e, sendo assim, é necessário deixar as coisas bem claras.

...quando eu me referi a rua nao quiz dizer que as pessoas fossem correr na avenida brasil ou a nenhuma via de trafego pesado e sim às calçadas,ciclovias/parques ou alguma area apropriada...

Sei disso. Não estava te ironizando, se isso ficou aparente. Apenas queria ressaltar que, se fôssemos tangenciar por esse lado, haviam vários outros fatores a considerar. E realmente em calçadas e ciclovias as pessoas podem ser atropeladas, assim como alguém pode pegar uma micose na praia.

...o fato da areia ser muito fofa ela prejudica fases fundamentais da marcha: o contato do retro pé,o balanço e o contato do ante pé onde se dará a impulsao. certamente a areia ou qualquer terreno inclinado nao é indicado para correr...

Sei disso, e acho que já estamos até repetitivos, pois vários posts já disseram a mesma coisa. Deve-se ter cuidado com ela exatamente por causa da insabilidade do terreno. Só não vou aceitar que venham dizer que é por causa do IMPACTO.

Segue ranking de superfícies da revista Runner's World (melhores para piores):

Superfície Nota

Grama 9.5

Trilha de mato rasteiro 9

Trilha de barro batido 8

Pista de atletismo de brita 7.5

Pista de atletismo sintética 7

Esteira 6.5

Asfalto 6

Praia 4

Concreto 0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acarrara na boa se vc concorda comigo nao precisa me citar e exemplificar pois a mensagem acaba ou ficando muito grande ou confundindo quem vai ler,algumas coisas que eu escrevi e vc escreveu de forma alguma levei como deboche mas as vezes temos que deixar as coisas o mais claras possivel para as pessoas além de nós que entendemos do assunto.e alem do mais várias vezes as pessoas querem saber apenas a indicação e nao o poruqe dela.

abraço e valeu o debate.

obrigado a todos que contribuiram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...