AngeloCG Postado 10 de julho de 2003 Postado 10 de julho de 2003 É o seguinte... Sou ectomorfo e estou começando um treino para ganhar massa. Segundas, quartas e sextas faço meu treino ABC, e nas terças e quintas pratico uma hora de natação. Meu objetivo na natação é manter meu condicionamento cardio-respiratório em dia, mas principalmente dar uma alargada na caixa torácica, deixar os ombros mais largos. Gostaria de opiniões de quem entende a respeito dessa minha rotina de treinamento... - A natação não pode prejudicar meus resultados na musculação, visto que é uma prática aeróbica e eu sou ectomorfo? - Está correto que nadar ajuda a alargar o tórax e os ombros? Essas são minhas dúvidas, espero que alguém possa me esclarecer. Valeu!
AngeloCG Postado 11 de julho de 2003 Autor Postado 11 de julho de 2003 Será que ninguém pode me ajudar aí?
hellraiser Postado 11 de julho de 2003 Postado 11 de julho de 2003 bom cara, vc é ectomorfo já tem dificuldades pra ganhar massa, então acho que a natação pode atrapalhar um pouco sim.
AngeloCG Postado 12 de julho de 2003 Autor Postado 12 de julho de 2003 E quanto ao desenvolvimento da musculatura dos ombros e tórax, a natação pode ajudar nesse aspecto? Creio que nadar desenvolva também a musculatura do diafragma, o que pode dar uma alargada no peito e nas costas, correto?
dansf Postado 12 de julho de 2003 Postado 12 de julho de 2003 bom a natação alarga os ossos até +- 12 anos de idade depois disso só server para condicionamento fisico , e com a musculação vc alarga o tórax e as costas assim alargando os ombros