Postado 10 de julho de 200321 anos É o seguinte... Sou ectomorfo e estou começando um treino para ganhar massa. Segundas, quartas e sextas faço meu treino ABC, e nas terças e quintas pratico uma hora de natação. Meu objetivo na natação é manter meu condicionamento cardio-respiratório em dia, mas principalmente dar uma alargada na caixa torácica, deixar os ombros mais largos. Gostaria de opiniões de quem entende a respeito dessa minha rotina de treinamento... - A natação não pode prejudicar meus resultados na musculação, visto que é uma prática aeróbica e eu sou ectomorfo? - Está correto que nadar ajuda a alargar o tórax e os ombros? Essas são minhas dúvidas, espero que alguém possa me esclarecer. Valeu!
Postado 11 de julho de 200321 anos bom cara, vc é ectomorfo já tem dificuldades pra ganhar massa, então acho que a natação pode atrapalhar um pouco sim.
Postado 12 de julho de 200321 anos Autor E quanto ao desenvolvimento da musculatura dos ombros e tórax, a natação pode ajudar nesse aspecto? Creio que nadar desenvolva também a musculatura do diafragma, o que pode dar uma alargada no peito e nas costas, correto?
Postado 12 de julho de 200321 anos bom a natação alarga os ossos até +- 12 anos de idade depois disso só server para condicionamento fisico , e com a musculação vc alarga o tórax e as costas assim alargando os ombros
Postado 12 de julho de 200321 anos E quanto ao desenvolvimento da musculatura dos ombros e tórax, a natação pode ajudar nesse aspecto? Creio que nadar desenvolva também a musculatura do diafragma, o que pode dar uma alargada no peito e nas costas, correto? Faça a natação objetivando melhorar o seu condicionamento cardiorrespi- ratório, e não a hipertrofia muscular.Vc não terá na natação resultados tão significativos com relação à hipertrofia, do que terá na musculação. Agora, os grupos mais trabalhados em termos de força e hipertrofia na natação, são os músculos que trabalham durante a puxada da água, principalmente a musculatura dorsal(extensores de ombro), além de propiciar algum aumento da caixa torácica, em razão do fortalecimento do diafragma e intercostais.Com relação ao fato da natação poder prejudicar seus ganhos na musculação, treinando 1h, como vc diz treinar, com intensidade moderada , por duas ou três x na semana, creio que isso não afetará, ou afetará pouco os seus ganhos.
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.