Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Respiração durante os exercícios


BMO

Post Destacado

Não existe um exercício que seja exclusivamente aeróbio ou anaeróbio.

O que há é a prevalência de um sistema sobre o outro. No caso da musculação para hipertrofia onde se treina a força dinâmica, há a predominância do sistema anaeróbio sobre o aeróbio. O fato de se fazer um exercício de predominância anaeróbia não quer dizer que vc não tenha que respirar(apnéia), mas sim que o organismo vai se utilizar de reações anaeróbias para conseguir dar conta das demandas energéticas

na unidade de tempo(que são altas nesse tipo de exercício), uma vez que as reações anaeróbias(que não necessitam de oxigênio), disponibilizam energia de forma muito mais rápida do que as reações aeróbias, que disponibilizam a energia de forma mais lenta. Claro que há treinos que são feitos totalmente em apnéia(por exemplo, os 100 metros rasos no atletismo, que duram cerca de 10 segs., e durante o qual não se respira).

Faço 3 séries de 10 repetições no supino. Só uso 15kg, mas faço em apnéia. Será que é por isso que eu fico quase morrendo já na sexta repetição? :)

O meu instrutor disse que eu devia fazer 15 repetições, mas não dá. Meu colega diz que eu começo a ficar roxo na oitava!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 19
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Tem algum problema respirar de qualquer jeito?

O que se recomenda é expirar durante a fase concêntrica e inspirar durante a excêntrica. Respirar de qquer jeito não vai lhe possibilitar uma boa coordenação do movimento, além do maior risco de se realizar manobra de Valsalva(expirar com a glote fechada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço 3 séries de 10 repetições no supino. Só uso 15kg, mas faço em apnéia. Será que é por isso que eu fico quase morrendo já na sexta repetição? :)

O meu instrutor disse que eu devia fazer 15 repetições, mas não dá. Meu colega diz que eu começo a ficar roxo na oitava!

Não é recomendado prender excessivamente a respiração durante a execução de treinamento de força, pois nessa condição, a pressão sanguínea se eleva muito , principalmente se a glote estiver fechada. A pressão sanguínea elevada torna mais difícil o trabalho do coração para bombear o sangue através da aorta, e isso passa a requerer uma maior quantidade de energia da musculatura cardíaca, aumentando os riscos de isquemia cerebral quando se trabalha com cargas altas e manobra de Valsalva, ocasionando a clássica palidez e tontura durante e ao término do exercício. Resumindo, respire corretamente e verá que a execução do exercício tornar-se-á mais fácil e mais confortável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é recomendado prender excessivamente a respiração durante a execução de treinamento de força, pois nessa condição, a pressão sanguínea se eleva muito , principalmente se a glote estiver fechada. A pressão sanguínea elevada torna mais difícil o trabalho do coração para bombear o sangue através da aorta, e isso passa a requerer uma maior quantidade de energia da musculatura cardíaca, aumentando os riscos de isquemia cerebral quando se trabalha com cargas altas e manobra de Valsalva, ocasionando a clássica palidez e tontura durante e ao término do exercício. Resumindo, respire corretamente e verá que a execução do exercício tornar-se-á mais fácil e mais confortável.

Cara, pode crê. Hoje fiz minha série de supino respirando. Muito melhor! Acho até que dá para fazer as 15 repetições depois de uns treinos. :)

Mas um colega meu, diferente de vocês, disse que é melhor expirar quando estivesse subindo o peso. Ele falou que se eu conseguisse soprar a barra ela podia até subir com mais facilidade. Para mim pareceu lógico, mas não senti muita diferença. Isso procede? :-?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, mas ai vc vão estar causando a manobra de valsava, vai aprimorar a ação dos músculos... mas as conseguencias não valem nenhum pouco a pena, a adoção da manobra de valsava no inicio do levantamento de peso aumenta a pressão arterial bruscamente e a medida que a pressão intratoracica eleva força o sangue proveniente do coração para dentro do sistema arterial o que pode causar redução de sumprimento sanguineo ao cerebro, Isso pode provocar vertigens, e até mesmo desmaios. Quando a glote é aberta e a pressão intratoracica é eliminada, o fluxo sanguineo normaliza-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...