Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MUSCULAÇÃO PARA CRIANÇAS auxilia no crescimento?

MarcoSUPINO

Post Destacado

Postado

Algumas questões para vcs. Musculação para crianças auxilia no crescimeto?

Qual a idade certa para começar?

Ou, idependemente da idade é possivel adptar um tipo treinamento, obtendo os mutios dos beneficios que a musculação proporciona aos adultos?

valeu, espero que respondam.

• Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Vou colocar minha opinião pessoal.

Crianças precisam brincar muito, correr, subir em árvore, jogar futebol, volei, judô, etc.

Esportes e brincadeiras de impacto facilitam o crescimento final, diferente da musculação.

Sem contar que o elemento lúdico da atividade física tem que estar presente. Bota uma criança pra dar um tiro de 400m(uma volta olimpica), a maioria acha um saco. Não endentem o objetivo. Em compensação são capazes de correr em brincadeiras de grupo por horas a fio. Musculação, em sala fechada, sem elemento lúdico...acho que não é por aí.

Desconheço alguma escola de treinamento físico que aconselhe a musculação cedo para crianças. Pelo contrário, todas afirmam que primeiro é preciso criar uma base de treinamento com brincadeiras ativas para depois ir especificando o movimento desejado.

Postado

Eh isso ai... o camarada ai disse tudo... porém, ainda a musculação Atrasa o crescimento (logicamente que a hipertrofica). Um treino ideal para uma ccriança seria uma natação, judo, até mesmo jiu-jiutsu. Acho q a idade certa para começar a malhar mesmo, seria com no minimo 15/16 anos, a idade em que eu comecei, pois ja estamos quase no tamanho total de crescimento e já entendemos os nossos objetivos com alguma clareza.

Postado

Certa vez, pude observar um instrutor/personal auxiliando uma criança. ele tinha aprox uns 12 anos.

eu achei estranho e perguntei: "mais não prejudica a criança?" Ele respondeu: "Não. Depende de como vc usa a musculação. Existem adolescentes de 13, 14, 15 anos realizando de forma incorreta trabaho de hipertrofia! E isso é incompatível com tais idades. Se vc usar a musculação da maneira correta, com um profissional acompanhando ela é benéfica pra todas as idades." Foi mais ou menos assim que ele me falou. O muleke acho que tava com artrite reumatóide que pelo que saiba atinge crianças tb. E ele disse que depois disso, o garoto teve ótimos progressos. Ele pega muito pouca carga e o intrutor tava sempre do lado.

Acho que com esses fatores não há muito o que se preocupar. O que acontece é que a maioria das pessoas tem muito mais MÁS impresões de que boas referentes a musculação.

Postado

Eu num acho muito legal criança malhar não cara...acho mais vantagem correr, pular...brincar!

Musculação tira muito a agilidade...

sei lá!

(sou total leigo)

Postado
Eu num acho muito legal criança malhar não cara...acho mais vantagem correr, pular...brincar!

Musculação tira muito a agilidade...

sei lá!

(sou total leigo)

CONCORDO COM VC TB

Postado

Em crianças na fase pré-pubere, devido a baixa taxa de testosterona, a hipertrofia é mto pequena ou insignificante(Fleck 1999). O aumento de força neste período é creditado a uma maior coordenação intra e intermuscular, sendo assim indicado atividades que melhorem a coordenação. A musculação não é contra-indicada, na verdade, é a menos indicada, devido a existência de outras atividades que oferecem uma maior gama de experiências motoras, podendo ser praticadas por crianças sem nenhum prejuízo no crescimento. E isso vale para meninos e meninas, já que nessa fase a diferença entre ambos é mínima(Hollmann & Hettinger 1989). Na puberdade, ocorrem muitas mudanças no corpo da criança: aumento da síntese de testosterona e consequente otimização do sistema anaeróbico(antes desse período qualquer estimula era eminentemente aeróbico); diferenciação das fibras musculares(lentas e rápidas) devido o aumento da testosterona(segundo Farinatti 1995 nessa fase ocorre um aumento significativo das fibras do tipo IIb); dismorfismo sexual

Durante a puberdade o ALA(aparelho locomotor ativo=músculos) se adapta muito mais rápido ao treinamento do que o ALP(aparelho locomotor passivo=ossos, tendões, ligamentos e articulações) como cita Weineck 1991. Dessa forma o treinamento deve ser mto bem prescrito, pois embora o ALA ja suporte cargas elevadas de treino(carga=somatório dentro do organismo de peso, recuperação, qtde de exercícios, número de repetições e etc) o ALP pode não suportar. Na prática, apesar do aluno ja sentir-se apto para um aumento na intensidade de treino é preciso respeitar o tempo de adaptação do ALP. Aumentos na intensidade de treinamento, nessa fase, devem ter como parâmetro a adaptação biopositiva do ALP. Caso isso não seja respeitado a chance de lesões é grande.

Outro ponto importante é que o púbere necessita de um maior tempo de recuperação. Devido o cresimento intenso uma grande qtde de energia é usada nesse processo, logo "sobra" pouco para o período da supercompensação(recuperação dos danos advindos do catabolismo durante o treino e melhora da coordenação pré-treino para que possa haver aumento dos estímulos).

Depois da puberdade, o treinamento de força em adolescentes deve ser feito como o dos adultos. O treinamento nessa fase é de grande valia, pois estimula o crescimento ósseo longitudinal e em espessura(hipertrofia óssea e maior mineralização) e a hipertrofia muscular.

Acho essa frase de grande importância:

A sensibilidade dos tecidos é proporcional à sua velocidade de crescimento - Lei de Mark-Jansen

Espero ter ajudado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar novo...