__ORACULO__ Postado 4 de julho de 2004 Postado 4 de julho de 2004 Se vc quiser adquirir algum conhecimento de fisiologia do exercício, deixe de ler dicionários e passe a ler livros técnicos da área. Já que vc gosta de fazer citações, vou transpor trechos de 2 dos melhores livros de fisiologia do exercício traduzidos para o português: 1-" Fisiologia do Exercício" de Scott Powers e Edward Howley- 3ª edição -pag.142- .... " A contração excêntrica ocorre quando um músculo é ativado, a força , produzida, mas o músculo se alonga. A contração concêntrica ocorre quando um músculo é ativado e encurta"...... 2-"Fisiologia do Exercício" de William McArdle 4ª edição-pag.404-...."A contração excêntrica ocorre quando a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo torna-se mais longo quando aumenta a tensão. A contração concêntrica ocorre quando o músculo se encurta.A contração isométrica ocorre quando o músculo gera força e tenta encurtar-se mas não consegue superar a resistência externa"..... Para vc melhor entender como o músculo pode a partir de uma contração se alongar, ou então contrair sem diminuir o seu comprimento, seria necessário vc ler sobre os componentes elásticos do sarcômero, entre eles a TITINA, mas posso lhe afirmar que vc não vai ter muitos esclarecimentos a respeito disso lendo um dicionário. O melhor mesmo é ler um bom livro técnico. P.S.-Se vc acha que não existe contração muscular na fase excêntrica, de onde vc acha que vem a força ou energia necessários para "segurar" o peso na fase negativa? A força só pode ser gerada pela contração do músculo, e se ela não existisse, todos os pesos iriam ao chão na fase excêntrica ou negativa. Pense sobre isso. A discussão era o emprego gramático da palavra contração dentro da fisiologia do exercício, estaria eu discutindo com vc que não há contração excêntrica sem saber o que é ao menos uma miofibrila? Seria eu tão pretensioso? Com certeza não. E sobre literaturas: PHDs Wilmore, Jack H. & Costill, David L. Fisiologia do Esporte e do Exercício2ª Edição. Editora Manole - 2001 - ISBN 85-204-1055-3 TIPOS DE AÇÃO MUSCULAR De um modo geral, o movimento muscular pode ser clasificado em três tipos *Concêntrica *Estática *Excêntrica Em muitas atividades, como na corrida e no salto, todos os três tipos de ação podem ocorrer durante a execução de um movimento coordenado suave. Por questões de clareza, no entanto, examinaremos cada tipo separadamente. AÇÃO CONCÊNTRICA Uma ação principal do músculo, o encurtamento, é denominada ação concêntrica. Estamos familiarizados com este tipo de ação. Para compreender o encurtamento muscular, lembre-se de nossa discussão anterior sobre o modo de deslizamento dos filamentos de actina e de miosina. Numa ação concêntrica, os filamentos de actina são puxados e aproximados uns dos outros. Como o movimento articular é produzido, as ações concêntricas são consideradas ações dinâmicas. AÇÃO ESTÁTICA (ISOMÉTRICA) Os músculos também podem atuar sem que haja movimento. Quando isso ocorre, o músculo gera força, mas o seu comprimento permaneçe estático(inalterado). Isso é denominado de ação estática, ou isométrica, porque não ocorre alteração do ângulo articular. AÇÃO EXCÊNTRICA Os músculos podem exercer força mesmo quando estão alongando(Aqui diz claramente que há força, mas nem por isso alguma coisa está se contraindo). Esse movimento é uma ação excêntrica. Um exemplo de ação excêntrica é a ação do músculo bíceps braquial quando você estende seu cotovelo para abaixar um grande peso. Nesse caso os filamentos de actina são tracionados ainda mais do centro do sacômero, essencialmente provocando seu alongamento. Sugiro também (encontra-se facilemnte em PDF) do AMERICAN COLLEGE of SPORTS MEDICINE: William J. Kraemer, Ph.D., FACSM (Chairperson); Kent Adams, Ph.D.; Enzo Cafarelli, Ph.D., FACSM; Gary A. Dudley, Ph.D., FACSM; Cathryn Dooly, Ph.D., FACSM; Matthew S. Feigenbaum, Ph.D., FACSM; Steven J. Fleck, Ph.D., FACSM; Barry Franklin, Ph.D., FACSM; Andrew C. Fry, Ph.D.; Jay R. Hoffman, Ph.D., FACSM; Robert U. Newton, Ph.D.; Jeffrey Potteiger, Ph.D., FACSM; Michael H. Stone, Ph.D.; Nicholas A. Ratamess, M.S.; and Travis Triplett-McBride, Ph.D. Progression Models in Resistance Training for Healthy Adults. Busque as palavras eccentric e veja se estão associadas a "contraction". Não estão. Se referem sempre a eccentric action. Outras.. COLLIANDER, E. B., and P. A. TESCH. Effects of eccentric and concentric muscle actions in resistance training. Acta Physiol. DUDLEY, G. A., P. A. TESCH, B. J. MILLER, and M. D. BUCHANAN. Importance of eccentric actions in performance adaptations to resistance training. Aviat. Space Environ. Med. 62:543–550 Então mais uma vez lhe solicito: Me diga algo que se contrai no movimento excêntrico que me darei por satisfeito. Valeu
torque Postado 4 de julho de 2004 Postado 4 de julho de 2004 AÇÃO EXCÊNTRICA Os músculos podem exercer força mesmo quando estão alongando(Aqui diz claramente que há força, mas nem por isso alguma coisa está se contraindo). Esse movimento é uma ação excêntrica. Um exemplo de ação excêntrica é a ação do músculo bíceps braquial quando você estende seu cotovelo para abaixar um grande peso. Nesse caso os filamentos de actina são tracionados ainda mais do centro do sacômero, essencialmente provocando seu alongamento. Vc prefere usar o termo AÇÃO MUSCULAR EXCÊNTRICA ao invés de CONTRAÇÃO EXCÊNTRICA ? OK. São termos diferentes para a mesma situação. Assim como McArdle e Powers, Wilmore também diz que durante a ação excêntrica, o músculo exerce força quando está se alongando, mas ele não diz que não está havendo o excitamento-contração do músculo durante essa ação ( ISSO QUEM DISSE FOI VOCÊ). Vc poderia me dizer, já que o músculo durante a ação muscular excêntrica pode produzir força, COMO essa força é produzida sem ser através de uma contração muscular? Estou curiosíssimo em conhecer essa nova modalidade de produção de força e energia musculares. P.S.- A dificuldade de vc entender como pode o músculo durante a fase excêntrica ter sofrido contração está no seu desconhecimento em relação aos componentes elásticos do sarcômero, como a titina. É a ação desse miofilamento que faz com que haja o alongamento da miofibrila durante a ação de deslizamento dos componentes contráteis( actina e miosina). Se vc quiser se esclarecer sobre a ação dos componentes elásticos leia o livro "Ciência da Flexibilidade" de Michael Alter-2ª edição.Inclusive na pág. 134 ele diz o seguinte:" A dor muscular tardia é, geralmente, maior após o exercício que consiste de trabalho excêntrico ( NO QUAL O MÚSCULO SE ALONGA ENQUANTO SE CONTRAI), oposto ao trabalho concêntrico (NO QUAL O MÚSCULO SE ENCURTA ENQUANTO SE CONTRAI)."
__ORACULO__ Postado 4 de julho de 2004 Postado 4 de julho de 2004 :" A dor muscular tardia é, geralmente, maior após o exercício que consiste de trabalho excêntrico ( NO QUAL O MÚSCULO SE ALONGA ENQUANTO SE CONTRAI) Isso é o mesmo que dizer que enquanto se puxa um elástico (alongando-o) ele está se contraindo. Isso vai contra as leis físicas da natureza, é o mesmo que dizer que estou crescendo ao passo que decresço, andando pra frente enquanto ando pra trás. Ilógico.. ou uma coisa ou outra. O dia em que alguém aplicar duas forças opostas a um elático e ele se contrair perante mim o parabenizarei, mas não só isso, me ajuelharei pois saberei que é um divino. Já me prolonguei demais nesta discussão, ecerro meus comentários por aqui.
torque Postado 4 de julho de 2004 Postado 4 de julho de 2004 Isso é o mesmo que dizer que enquanto se puxa um elástico (alongando-o) ele está se contraindo. Isso vai contra as leis físicas da natureza, é o mesmo que dizer que estou crescendo ao passo que decresço, andando pra frente enquanto ando pra trás. Ilógico.. ou uma coisa ou outra. O dia em que alguém aplicar duas forças opostas a um elático e ele se contrair perante mim o parabenizarei, mas não só isso, me ajuelharei pois saberei que é um divino. Já me prolonguei demais nesta discussão, ecerro meus comentários por aqui. Caro Oraculo, Vc me desculpe a sinceridade, mas é muita ingenuidade de sua parte querer comparar uma estrutura complexa como a muscular com um elástico. Ao contrário de vc, que citou várias referências bibliográficas sem que nenhuma delas contrariasse a minha afirmação, eu trouxe para vc citações de autores renomados que confirmam o que eu disse, ou seja, durante o trabalho excêntrico ocorre a contração e ao mesmo tempo o alongamento das fibras. É uma pena que vc queira encerrar a nossa discussão sem responder a minha pergunta do post anterior, ou seja, se existe produção de força durante a ação muscular excêntrica, COMO ela é produzida sem ser através de uma contração muscular? Vou citar um trecho do livro de Michael J Alter para mostrar-lhe que o que lhe parece ser tão ilógico, é na verdade muito simples: " Durante o trabalho excêntrico, o nº de fibras musculares contraídas diminui. Já que a carga de trabalho é dividida por um nº menor de componentes contráteis do músculo, a tensão em cada um aumenta. Consequentemente, estresse e tensão excessivos levam os componentes elásticos (principalmente a titina) a produzirem um maior alongamento nas fibras envolvidas, resultando em um comprimento total do músculo aumentado." Isso quer dizer que, embora haja uma pequeno encurtamento do músculo em função da ação contrátil, ocorre um maior alongamento em função da titina, fazendo com que no somatório, a ação de alongamento da titina acabe superando o encurtamento proporcionado pelo deslizamento da actina sobre a miosina, mas em nenhum momento essa contração deixa de existir ,caso contrário os pesos simplesmente despencariam durante a fase negativa ou excêntrica. Se vc ainda não se sente esclarecido procure, ao invés de contrariar o que existe na literatura científica, estudá-la na busca de sua compreensão. Um abraço.
PersonalUFRJ Postado 5 de julho de 2004 Postado 5 de julho de 2004 Como o Torque falou, é impossível comparar o músculo à um elástico, o múculo é um tecido ativo, vivo! Não é somente na fase excêntrica que ele se contrai, em exercícios de alongamento ele também se contrai, em qualquer ato de alongamento das fibras ocorre a contração promovida pelo fuso muscular, isto mesmo CONTRAI ALONGANDO!!!
__ORACULO__ Postado 5 de julho de 2004 Postado 5 de julho de 2004 AÇÃO EXCÊNTRICA Os músculos podem exercer força mesmo quando estão alongando(Aqui diz claramente que há força, mas nem por isso alguma coisa está se contraindo). Esse movimento é uma ação excêntrica. Um exemplo de ação excêntrica é a ação do músculo bíceps braquial quando você estende seu cotovelo para abaixar um grande peso. Nesse caso os filamentos de actina são tracionados ainda mais do centro do sacômero, essencialmente provocando seu alongamento. by Costill & Wilmore Então vcs querem dizer que exerçer força = contrair/encolher ? mudaram a acepção da palavra contração e nem eu nem a gramática tomaram conheçimento Que a força/tensão exercida pelas PCs da miosina que interagem durante a ação muscular excêntrica com os sítios ativos especializados sobre os filamentos de actina já é sinônimo de contrair/encolher? o que encolheu aí ? Teoria do filamento Deslizante : Deslizante, não contraente. Para alegarmos se algo está se contraindo ou alongando devemos analisar a sua morfologia. logo.... CONTRAÇÃO DISSO --(.............)-- PASSA PRA ISSO --(..)-- ALONGAMENTO É DISSO --(..)-- PARA ISSO --(............)-- Unidade Funcional Básica de uma Miofibrila? SARCÔMERO LOGO... Morfologia do Sarcômero: Fase Excêntrica Disso /__\ passa pra isso /___\ que passa pra isso /_______\ ..........\.../..........................\...../.................................\............./ Se as linhas Z estão se distanciando na fase excentrica logo o espaço entre elas está aumentando sendo assim impossível estarem se contraindo pois: contrair = Apertar(-se), encolher(-se), estreitar(-se). Os sarcômeros estão encolhendo ? Não. Morfologia Externa: Músculos e Tendões Os tendões da origem e inserção estão se afastando logo o espaço entre eles está aumentando sendo assim novamente impossível de estarem contraindo pois contrair =Apertar(-se), encolher(-se), estreitar(-se), Estão se encolhendo ? Mais uma vez não. Já citei as autoridades que usam ação muscular ao invés de contração(por que será?). Agora só me resta mandar-lhes um carta sugerindo usarem eles, o termo contração muscular excêntrica pois é mais apropriado. Avisar meu mestre e outros palestrantes de fisiologia para pararem de pregar que não existe contração excêntrica pois existe sim e eles estão equivocados. O problema só estará quando me indagarem a respeito do porquê que existe !!!
Victor Postado 5 de julho de 2004 Postado 5 de julho de 2004 Não é só aí que se costumam assassinar o português. Na engenharia se ouve muito em "as rigidezes das vigas e pilares". Rigidez, na engenharia, não é só um adjetivo. Também é substantivo. A "rigidez", no caso, é um parâmetro que avalia a rigidez dos elementos. Nem tem por que questionar essa distorção, ainda nem inventaram um termo pra substituí-la. Mas pode crer... contrair se esticando dói nos ouvidos. Mas isso também é uma questão de definição do termo cientificamente, afinal, se o nome que se deu pra descrever uma ação muscular é contração, então tenhamos paciência, por mais que não haja contração, no sentido literal da palavra. Porra, num exemplo do cotidiano... O tal do Pasqualli um dia resolveu dizer que risco de vida era errado, que na verdade o certo era risco de morte. Porra, vá se fuder!! O cara dizia que o perigo era de morte, não de vida e tal. Nunca passou pela cabeça dele que talvez há um século atrás se dizia "risco de perder a vida", ou coisa parecida, e a coisa se encurtou e ficou só "risco de vida". Todo mundo falava risco de vida e todo mundo entendia o significado. Quer mudar, tudo bem. Precisa? Não! Quer dizer, na ação muscular excêntrica, embora o músculo não se contraia, no sentido literal, se o termo contrair significa, ou foi traduzido assim, explicitando que haja ação muscular, ele sim está se "contraindo". É uma questão de cultura. Se houver consenso de que o uso de contrair tá errado, com o tempo ninguém mais vai falar nisso. Mas enquanto continuarem usando, não há nada a fazer se não aceitar que o usem, no máximo não concordar com seu emprego. Eu nunca digo contração excêntrica porque não me soa bem. Mas não posso forçar ninguém a não usá-lo, afinal vários termos tem significados divergentes na ciência e naquilo que se costuma entender como um português correto.
PersonalUFRJ Postado 6 de julho de 2004 Postado 6 de julho de 2004 Acrescentando ao que o victor falou: Até que se prove o contrário a única forma de um músculo gerar força é através da contração. E durante os 3 tipos de ação muscular ocorre geração de força pelos músculos! Se for analisar gramaticalmente termos técnicos de diversas áreas encontraremos diversos "erros".
__ORACULO__ Postado 6 de julho de 2004 Postado 6 de julho de 2004 Não é só aí que se costumam assassinar o português. Na engenharia se ouve muito em "as rigidezes das vigas e pilares". Rigidez, na engenharia, não é só um adjetivo. Também é substantivo. A "rigidez", no caso, é um parâmetro que avalia a rigidez dos elementos. Nem tem por que questionar essa distorção, ainda nem inventaram um termo pra substituí-la. Mas pode crer... contrair se esticando dói nos ouvidos. Mas isso também é uma questão de definição do termo cientificamente, afinal, se o nome que se deu pra descrever uma ação muscular é contração, então tenhamos paciência, por mais que não haja contração, no sentido literal da palavra. Porra, num exemplo do cotidiano... O tal do Pasqualli um dia resolveu dizer que risco de vida era errado, que na verdade o certo era risco de morte. Porra, vá se fuder!! O cara dizia que o perigo era de morte, não de vida e tal. Nunca passou pela cabeça dele que talvez há um século atrás se dizia "risco de perder a vida", ou coisa parecida, e a coisa se encurtou e ficou só "risco de vida". Todo mundo falava risco de vida e todo mundo entendia o significado. Quer mudar, tudo bem. Precisa? Não! Quer dizer, na ação muscular excêntrica, embora o músculo não se contraia, no sentido literal, se o termo contrair significa, ou foi traduzido assim, explicitando que haja ação muscular, ele sim está se "contraindo". É uma questão de cultura. Se houver consenso de que o uso de contrair tá errado, com o tempo ninguém mais vai falar nisso. Mas enquanto continuarem usando, não há nada a fazer se não aceitar que o usem, no máximo não concordar com seu emprego. Eu nunca digo contração excêntrica porque não me soa bem. Mas não posso forçar ninguém a não usá-lo, afinal vários termos tem significados divergentes na ciência e naquilo que se costuma entender como um português correto. Concordo com o que diz, mas se precisa mudar? já mudou, não em 100% dos casos, e se não mudasse também precisaria, já que os cientistas cairam em si sobre o significado errôneo, o engoliriam toda vez que se deparassem com ele?. Isso é o caso de inúmeros outros termos já alterados pela ciência. No caso da Anatomia se confundia muito as duas tubas (Uterina e Auditiva) ocorredno erros médicos onde se operava o lugar errado. Com o termo contração excêntrica muitos já estão habituados, mas para cientistas por exemplo que sabem deste equívoco, subiriam pelas paredes ao encontrar esse termo como eu também me sinto muito desconfortável, eu e eles somos obrigados a engolir isso? Não. Por isso o porquê de Eccentric/Concentric Muscular Action. Mas pode crer... contrair se esticando dói nos ouvidos. Mas isso também é uma questão de definição do termo cientificamente, afinal, se o nome que se deu pra descrever uma ação muscular é contração, então tenhamos paciência, por mais que não haja contração, no sentido literal da palavra. Neste caso se não for para explicar um fenômeno de acordo com o sentido da palavra, então começarei a utilizar-me de por exemplo Refração Muscular, já que não precisa ser coerente seria mais cômodo e diferente. E durante os 3 tipos de ação muscular ocorre geração de força pelos músculos! Concordo em número gênero e grau, nunca discordei e acredito que ninguém discorda disso. Até que se prove o contrário a única forma de um músculo gerar força é através da contração. Também concordo em número gênero e grau, se tratando de concêntrica e isometria. Agora a pergunta que não quer calar que ninguém se habilitou a responder sobre essa "contração" excêntrica é: O que se contrai?
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora