vitz Postado 20 de novembro de 2004 Postado 20 de novembro de 2004 o treino de potência ocorre quando a fase concentrica é feita com máxima velocidade e qualquer treino seja com altas repetiões ou baixas há treino de força e potência. a opção de atletas marciais treinarem HIT não quer dizer que este seja o melhor treino, pode apenas ser uma escolha pessoal. o HIT foi feito com objetivo de hipertrofia porém não adianta querer comparar o treino de força pura com o HIT afinal são feitos para objetivos diferentes. um é funcional o outro meramente estético. a força pura é usada em vários esportes vide: atletismo, basismo, levantamento olimpico e wsm. repetições mais demoradas podem exigir mais esforço bem como descanso menorer mas ai a discussão já parte para qual substrato energético vc quer usar e qual o objetivo de cada um. o movimento balístico não apresenta risco ao inviduo ou alguem já se machucou ao correr atrás de um onibus por exemplo, quando o ricardo citou o ato de subir ou descer do onibus com cadência apenas ilustrou que o usso de cadência não possui nenhuma aplicação na vida diária. há muitos individuos extremamente fortes e rápidos, vide olimpiadas, wsm, basismo, levantamento olimpico etc... porém é certo que esses individuos possuem um lastro genético maior e dessa forma progrediram dentro de sua individualidade sendo que um individuo normal não podeira alcansar seus feitos caso treinasse HIT ou qualquer outra forma de treino. concordo a respeito de tópicos mais variados, há um forum sobre treinamento de potência, força e velocidade porém ele ainda está começando.
FlavioFerro1/RJ Postado 20 de novembro de 2004 Postado 20 de novembro de 2004 Flavio: O Frederick Hatfield foi o primeiro cara a agachar com mais de 1000 libras. Ele é um Phd que tem inumeros livros publicados sobre treinamento de força (nao só fisiculturismo). Logo, há de se respeitar a opiniao dele. Fabricio: Nao existe sistema melhor. Existe sistema adequado. O principio do HIT tem varios "buracos". Ele funciona? Sim, porem (como todo metodo de treino) tem inumeras limitações e, so funciona ate certo ponto. Antes deu citar alguns exemplos preciso fazer uma observação. Tirando o fisiculturismo e aqueles que tem objetivos puramente esteticos, o HIT é praticamente inutil. Se alguem procura saude....existem inumeros outros metodos tao ou mais eficazes e menos desgastantes (lembre-se que uma pessoa "normal" nao quer ficar se matando na academia). Usar o HIT para treinar atletas?? So se for piada.... Alguns erros do HIT 1-2-3) Uma unica serie e Ir sempre ate a falha e Movimentos lentos Digamos que, com o objetivo de aumentar minha força maxima (para com mais força, colocar mais peso para crescer mais), eu queira aumentar minha força de partida (starting strenght) juntamente com minha potencia....isso pediria varias series e NAO ir a falha... 4-) Utilizar sempre o movimento sem "roubar". Aqui tudo vai depender da sua necessidade. Em determinada época de treino, pode ser mais valioso utilizar movimentos com mais carga e com a ajuda dos sinergistas....por falar nisso...para aqueles que gostam de isolar a musculatura eu proponho o seguinte: Faça um agachamento livre fazendo com que as costas e o abdomen nao atuem como sinergistas...logo não existe um porque de ter uma obstinação por isolamento no exercicio. 5-) Movimentos sempre lentos sao mais seguros Movimentos balisticos sao mais naturais e criam melhor adaptação. O risco deles é minimo, desde que bem aplicados. Ou sera que alguem aqui sobe/desce do onibus fazendo cadencia 2-1-4??? 6-) Voce tem chance de se machucar nos primeiros movimentos, antes de chegar a falha. Fazendo uma breve pesquisa com tecnicos (levantamento de peso, atletismo, remo e fisiculturismo) alem de varios professores da UFRJ eu ouvi o contrario. Na experiencia de todas essas pessoas - além do que é exposto na bibliografia da area de Ed. Fisica - o oposto é que é verdadeiro. Se isto fosse verdade, o ACSM que é uma das organizacoes mais conservadoras no meio da atividade fisica proporia series ate a falha.... 7-) Sempre procurar aumentar o peso a cada dia de treino Nao vou nem comentar isso. Se isso fosse possivel ad infinitum nao existiria periodização e os atletas de elite treinariam dessa forma.... Imaginem so...alguem que começa treinando com 15 anos e faz 50kg de supino. A cada semana ele aumenta 500gramas de cada lado. Ao final de 1 ano (vamos considerar 50 semanas) o supino dele passara a ser de 100kg. Com 23 anos ele é o novo recordista mundial com 450kg Aos 35 ele ira levantar apenas 1050kg.... Ridiculo....quem acredita nisso deve ainda crer no mito do Milo de Cretona.... Se eu parar para analisar o HIT com calma, certamente vao aparecer outros furos. Porém isso nao significa que isso nao funcione nem de resultado. Como o proprio Hatfield fala: "Enquanto qualquer forma de treino que voce esta usando nao te machuca, ela é boa. Mesmo se ela te impede de que voce alcance o seu potencial máximo, é melhor do que nao treinar." Então, em uma escala de "ruim", "bom" e "melhor", o HIT é bom. Outra coisa que, na minha opiniao, é muito mais importante do que sistemas de treino: Objetivo. Eu considero que se voce vai treinar com peso, que esse treino tenha alguma utilidade para voce, alem do ganho estetico. Ganho estetico é facil de conseguir com um pouco de planejamento cientifico. E, ja que podemos fazer isso de inumeras formas, porque nao usar uma que vai de trazer outros beneficios??? So para citar um exemplo....nao vejo aqui ninguem falando sobre treinamento para potencia.... Ricardo Gancz fala ricardo, tudo tranquilo??? por acaso vc seria o personal/ufrj?? se for, seja bem vindo!! me pareçe que vc é formado em educaçao fisica ou coisa semelhante, por isso, desde ja, admito que nao teria bases suficiente para discutir com vc assuntos mais tecnicos, pois sou formado em outra area! o que eu coloca aqui, sáo os anos de pratica que tenho no hit, estudos que fiz a respeito do metodo e tb sobre a musculaçao como um todo! vamos as sua crticas: 1. SERIE UNICA:: sim existe serie unica, mas quem tem fibras lentas ou intermediarias podem fazer a até 3 series!! serie unica apenas pra quem tem fibras rapidas. MOVIMENTOS CADENCIADOS LENTOS: percebo, nao só em mim, ms em outras 2 ou 3 pessoas que treinam o metodo, um grande ganho de força, comparado a treinos anteriores. vc diz " colocar mais peso para crescer mais...." - isso vc deve bem saber que força e hipertrofia nem sempre sao proporcionais. neste primeiro topico, na prte final, acho que vc confunde treino especifico para ganho de força com hipertrofia 4 SEM ROUBAR; ja vi diversas vezes caras fazendo rosca direta, mas fazendo um movimento de pendulo com a lombar, quando propus ao cara faze com a coluna apoiada, quem disse que o cara conseuir levantar ?? nem rezando, diminui em muito a carga!! logico, alguns exercicios livres, vc tende a dar uma roubada. mas entoa que vc diria as maquinas nautilus e medx que isolam completamente vc? 5 MOVIMENTOS LENTOS: os basistas utilizan-se do momentum, devido a rapidez dos seus movimentos. tente fazer um levantamento olimpico usando uma cadencia!!! pelo seu topico, da entender que vc nao aprova a cadencia 6. este topico é muito tecnico pra eu emitir uma opiniao mais correta, ms aqui vai: nos primeiros exercicios de cada musculo, vc esta forte, descansado, logo ujeito a aguentar grandes cargas, nao minha opiniao é justamente nesta fase que vc corre mais riscos de lesoes (tendoes, articulaçao). ex: supino, ir fazendo uma serie progressiva ( aumento de carga) vc ira adaptando seus tendoes aos pesos maiores que vc irá submete-los 7. vc, como formado em ef, sabe que a progrssao nunca será infinita, caso contrario eu poderia estar levantando 2000 kg no supino, isso é impossivel, chega uma hora que os aumentos vao se tornando cada vez mais dificis, eu mesmo ja senti isso se for o personal/ufrj, seja bem vinda sua volta um abraço
FlavioFerro1/RJ Postado 20 de novembro de 2004 Postado 20 de novembro de 2004 para completar: nao quero dizer com isso que sou dono da verdade, que os demais metodos nao servem, muito pelo contario! eu inclusive faço durante 2 meses do ano, um treino " normal" um abraço
turcoapuka Postado 21 de novembro de 2004 Postado 21 de novembro de 2004 Axu q a Melhor Forma de Treinamento é q kda um monta e descubra qual o melhor p/si msms....Mas Claro, com seus Fatores como: Alta Intensidade, Pesos mtu Difíceis, Volumes baixo á Moderados , Boa Alimentação, Descansu e mta DETERMINAÇÃO pois precisa-se e mtu p atingir seus Objetivos ou seja o kra tem q GOSTAR MUITO se quiser fikar com o corpo grande e Bonito...!!!!!!
radiohead Postado 21 de novembro de 2004 Postado 21 de novembro de 2004 Só, " kem iskrevi axim " é fracassado mesmo! Abreviações tudo bem, mas escrever desse jeito, todo zuado, me deixa louco!O que mais me irrita é que esse cara aprendeu a escrever certo no colégio, tenho certeza...
vitz Postado 21 de novembro de 2004 Postado 21 de novembro de 2004 ele não é o renato elder e se fosse não teria razão para ter vergonha de voltar a frequentar o forum, exceto pelos excelentes argumento do claudio, que são embasados na nata da fisiologia e biomecânica. não vejo razão nenhuma para que quemtem fibras rápidas, qualquer pessoa pode fazer qualquer tipo de treinamento desde que seja adaptado para sua realidade. realmente qualquer um que fizer treino de hipertrofia terá ganho de força porém não comparáveis ao de força pura. realmente o uso de cadência dá um aumento de força porém também causa aumento pressoricos que não são encontrados em treino de potência. fazer movimentos roubando são uma ferramenta de treino bem como repetições parciais. o problema é quando se começa a "roubar" desde o primeiro movimento. os basistas não se usam do momentum(como vcs gostam de escrever), pois seus movimentos não são rápidos ou pelo menos não rápidos como o dos levantadores olimpicos. não vejo nenhum problema em usar momento, desde que fosse feito um treinamento prévio. concordo quando vc diz em aumentar o peso de forma gradual para preparar as estruturas periarticulares para a carga, porém a medida que se treina o cansaço e o acumulo de metabolitos criam perdas na cordenação motora, além de cansaço. abraço flávio
FlavioFerro1/RJ Postado 21 de novembro de 2004 Postado 21 de novembro de 2004 ele não é o renato elder e se fosse não teria razão para ter vergonha de voltar a frequentar o forum, exceto pelos excelentes argumento do claudio, que são embasados na nata da fisiologia e biomecânica. não vejo razão nenhuma para que quemtem fibras rápidas, qualquer pessoa pode fazer qualquer tipo de treinamento desde que seja adaptado para sua realidade. realmente qualquer um que fizer treino de hipertrofia terá ganho de força porém não comparáveis ao de força pura. realmente o uso de cadência dá um aumento de força porém também causa aumento pressoricos que não são encontrados em treino de potência. fazer movimentos roubando são uma ferramenta de treino bem como repetições parciais. o problema é quando se começa a "roubar" desde o primeiro movimento. os basistas não se usam do momentum(como vcs gostam de escrever), pois seus movimentos não são rápidos ou pelo menos não rápidos como o dos levantadores olimpicos. não vejo nenhum problema em usar momento, desde que fosse feito um treinamento prévio. concordo quando vc diz em aumentar o peso de forma gradual para preparar as estruturas periarticulares para a carga, porém a medida que se treina o cansaço e o acumulo de metabolitos criam perdas na cordenação motora, além de cansaço. abraço flávio fala vitz, tudo tranquilo??? 1. realmente me confunde em ralação a pessoa, mas de forma nehuma disse que ele teria vergonha ou algo assim 2. o que existe em relaçao ao hit, são as bases em que ele se fundamenta, nao difundidas de forma cientifica. Por isso, essa polemica existe, soma-se a isso a forma meio que violenta como o claudio de fende e critica os demias metodos, mas ele sempre foi assim, foi moderador daqui, assim e acho que nao mudará 3. quanto as fibras rapidas: sim apenas uma serie seria suiciente para estas fibras, se nao me engano o mike fazia apenas 1 serie de rosca direta, e veja como eram os braços dele! nao quer dizer que mais 1 serie nao possa ser feita! 3, discordo de vc quando compara repetiçoe parciais (uma variavel) com as roubadas!! quem ja treinou nas maquinas do nautilus e medx sabem do que eu falo, corpo isolado, amplitude maxima, somente o musculo alvo sendo trabalhado 4, no seu ultimo paragrafo estamos de total acordo, Claro, a segunda repetiçao sempre sera mais dificil que a primeira e assim sucessivamnte (inclusive para as series) Vitz, veja bem, defendo sim o metodo, pois ele se mostrou eficiente pra mim e pra outras pessoas, contudo nao digo que ele é o melhor (pois nao conheço todos), mas ele é e contina sendo o melhor pra mim! cito 3 grandes fisiculturistas que treinaram hit: mike, doryan yantes e casey viator> se o metodo nao prestasse, esses caras nao perderiam seu tempo com um treino assim, concorda?? nao pretendo polemizar com vc ( no sentido ruim da palavra) pois o considero um dos melhores moderadores daqui e com posts muito esclarecedores ( sem puxa saquismo pq nao preciso disso nem vc) um abraço FlavioFerro
vitz Postado 22 de novembro de 2004 Postado 22 de novembro de 2004 desculpe flávio, me expressei mal, quiz dizer em relação ao claudio. o tipo de atitude dele que explica a maioria das ignorancias e violnecias que ocorrem atualmente. pois quando se age desta forma quando alguem pensa de forma diferente creio que ao invés de caminharmos rumo a uma sociedade mais culta e desenvolvida socioculturalmente estamos nos remetendo a ideias pobres e futeis. o problema das atitudes do claudio remetem apenas a ele pois enquanto ele ofende, xinga e fala calunia a respeito de outras pessoas ele apenas se rediculariza afinal várias pessoas já falaram que morrem de rir com os post dele, infelizmente do ponto de vista formador de opinião as respostas dele apenas ridicularizam o HIT como meio de treinamento já que ele não utiliza argumento nenhum. não quero comparar as máquinas nautilus ou medx porém quanto mais isolado melhor o trabalho do musculo, porem trabalhar de forma isolada tem seu lugar bem como trabalhar de forma roubada. depende do objetivo da pessoa, não julgo que seja correto porém de acordo com a forma de treinamento, descanso e tempo de treinamento a pessoa pode treinar apenas de forma isolada ou não para poupar tempo por exemplo. a repetição roubada é uma forma de incrementar o trabalho muscular bem como trabalho negativo ou ate mesmo o trabalho isometrico. concordo com vc flávio e esse é o grande problema do HIT que a maioria das pessoas não entende, ele tem o seu valor porém não quer dizer que outras formas de treinamento não são eficientes. agradeço seu elogio e também não levo pelo lado ruim esse post, normalmente me abestenho porque o claudio sempre leva essas discussãoes para o lado mais ignorante e mau educado possivel. o HIT é uma boa forma de treinar porém se vc treinar outras formas de treinamento como RML ou Potência por exemplo tambem terá bons resultados, o problema que a maioria das pessoas não entende é que por exemplo as formas de treinamento teria essa forma hipotética de agir: HIT: força 5, hipertrofia 7 e resistencia 6 potência: força 7.5, hipertrofia 5 e resistencia 6.5 rml: força 4.5, hipertrofia 4 e resistencia 8.5 dessa forma vc terá ganhos somados que poderiam ser: força 7.5, hipertrofia 7 e resistencia 8.5 que são numeros muito superiores que o HIT sem ser periodizado, imagine sua recuperaçao se vc conseguisse correr 20km sem se cansar ou trabalhe resistencia. esses numeros são hipotéticos porem não como uma forma de treinamento ser fantástica em tudo, se fosse dessa forma ao invés do cardiologista mandar a pessoa caminhar, do tri atleta nadar, correr e fazer ciclismo todos treinariam HIT. o HIT possui seu lugar porém ele precisa ser estudado, provada sua eficiencia e seus efeitos sobre o corpo. grande abraço flavio, é muito bom ter um debate inteligente com uma pessoa sensata.
SouOBOM Postado 22 de novembro de 2004 Postado 22 de novembro de 2004 O H.I.T ao meu ver é só mais uma boa forma de treino.... assim como existiram grandes fisiculturista adeptos ao H.I.T existiram muitos outros que não são adeptos, como o Arnold, lee haney, Ronnie Coleman que junto com o Doriam Yates foram os maiores campeões do Olympia, ou seja se um treino volumoso não fosse eficaz não teriamos o Coleman campeão por 7 anos seguidos, e que muitos dizem que por muitos anos que seguirão... Porém essa é minha visão de acordo com o fisiculturismo real, onde se usam anabolizantes, por que com isso toda a capacidade do ser humano é aumentada, como força, velocidade de recuperação, velocidade do metabolismo e axo sinceramente que disperdiçar tudo isso treinando de forma tão infrequente como se propoe o H.I.T é jogar tempo fora.... Agora quando o cara não é culturista, não use de forma alguma anabolizantes então o H.I.T tem a sua idéia bem reforçada
Lippe20 Postado 22 de novembro de 2004 Postado 22 de novembro de 2004 Concordo com o SouOBOM, axo q o HIT é um exelente treino, assim como muitos outros, porem, para culturistas axo q o melhor ainda é um treino volumoso.
Post Destacado