Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fugir do excesso de treino (over trainning), conselhos.

Post Destacado

Postado

Olá galera, estou treinando durante um certo tempo (6 meses) sou ex-atleta de natação que somado a minha boa genética facilita meu progresso muscular, me alimento bem, de três em três horas, na parte proteica além de carne e ovos, tomo um shake de proteína de soja três vezes ao dia.

O treino e a dieta de "engorda" me levaram nessa última semana a atingir 100 quilos, acompanhados de uma gordurinha abdominal, pois só vou secar no verão.

O meu caso é que treino pesadíssimo, no que diz respeito à intensidade, quase uma pré-exaustão, 4 exercícos pros grupos musculares grandes e três pro pequenos, isso duas vezes na semana pra cada grupo, ou seja treino o abc básico, mas com esse volume citado, a minha dúvida é a seguinte:

1 - ESTOU TREINANDO EM DEMASIA?

2- DEPENDE DA GENÉTICA OU TODOS (SEGUINDO UMA HIPÓTESE DE TREINAMENTO IGUAL) ENTRAM EM OVERTRAINNING APROXIMADAMENTE NA MESMA ÉPOCA?

3 - MESMO NÃO SENTINDO OS SINTOMAS BÁSICOS DO OVERTRAINNING ESTARIA EU COM O MESMO?

4 - SE EU DIMINUIR A CARGA DE TREINO VOU GANHAR NAS MEDIDAS OU PERDÊ-LAS?

5 - DEVO TREINAR CADA GRUPO MUSCULAR SÓ UMA VEZ POR SEMANA?

OBRIGADO PELA ATENÇÃO, POR FAVOR GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES CORRETAS E NÃO "ACHISMOS".

Abraços à todos.

Medidas:

PERNA 62,5 CM.

BRAÇO 44,0 CM

ANTE-BRAÇO 34,5 CM

PEITO - 123,0 CM

PANTURRILHA - 42,5

• Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Postado

E aí amigo.

1 - ESTOU TREINANDO EM DEMASIA?

Baseando-se na sua opinião pessoal em relação a intensidade do treino, acho que sim.

Primeiro, seu treino está de certa forma volumoso. Seria suficiente você realizar 3 exercícios para grupamentos musculares grandes e 2 exercícios para grupamentos musculares pequenos. Isso se os mesmos forem realizados com cadência e sempre tentando chegar até a falha.

Segundo, sua rotina ABC2x na semana é muito cansativa, não reservando tempo necessário para a sua recuperação muscular. Tente fazer ABC1x na semana e, provavelmente, os seus treinos irão melhoras e seus ganhos virão com maior facilidade.

2- DEPENDE DA GENÉTICA OU TODOS (SEGUINDO UMA HIPÓTESE DE TREINAMENTO IGUAL) ENTRAM EM OVERTRAINNING APROXIMADAMENTE NA MESMA ÉPOCA?

Depende da genética e de outros fatores externos.

O condicionamento físico é determinado de forma genética e também devido ao tipo de treinamento. Dando um exemplo genericamente, o tempo de recuperação muscular de um esportista é de 12/24h, enquanto o de uma pessoa normal é de 24/48/72h. Seguindo esse raciocínio, a possibilidade/tempo do esportista entrar em overtraining é maior do que de uma pessoa normal.

3 - MESMO NÃO SENTINDO OS SINTOMAS BÁSICOS DO OVERTRAINNING ESTARIA EU COM O MESMO?

Talvez. Novamente, é relativo para cada pessoa.

Eu nunca encontrei-me em um quadro de overtraining completo, mas já cheguei a sentir alguns sintomas, como desânimo e cansaço.

O desenvolvimento do overtraining normalmente é um processo gradativo e acumulativo. A falta de descanso, aliado à alimentação precária e treino intenso, vão minando o seu organismo até os sintomas começarem a aparecer de fato.

4 - SE EU DIMINUIR A CARGA DE TREINO VOU GANHAR NAS MEDIDAS OU PERDÊ-LAS?

Se você já treinava de forma correta (cadência, amplitude máxima, falha, biomecânica do exercício. etc), provavelmente a resposta é sim.

No caso da hipertrofia, você deve sempre buscar a quebra da homeostase, para que assim haja uma resposta de supercompensação e consequente crescimento muscular.

]5 - DEVO TREINAR CADA GRUPO MUSCULAR SÓ UMA VEZ POR SEMANA?

Resposta na primeira pergunta.

PS: Qual seu percentual de gordura?

[ ]'s

Postado

Alguns toques:

1. Treine só 3 xs por semana por 1 mês e veja se faz diferença para você.

2. Você está com pernas de sabiá. Tenho 13 kg a menos que você e tenho mais perna. E olha que não acho que tenho perna demais.

Postado

Alguns exercícios trabalham outros músculos, fora os específicos. Um bom exemplo são os exercícios para costas, como as remadas, que trabalham o bíceps. Então, neste caso, quando você fizer 4 exercícios para costas e três para bíceps, se o seu treino for de costasxbíceps, você estaria treinando seu bíceps bem mais que 3 vezes, e isso não é bom para hipertrofia, pois favorece um overtraining.

Eu, particularmente, gosto de treinar costas e peito no mesmo dia, pois trabalho também, em conjunto, os bíceps e os tríceps. Depois, em outro dia, faço um treino específico de braços, com exercícios isoladores e depois faço um treino específico de pernas e ombros. Como treino 3 vezes por semana, isso faz com que eu treine meus braços, no máximo, duas vezes, dando tempo para que eles se recuperem.

A minha genética permite que eu faça isso, mas já testei muitos outros métodos de treino, desde o velho Weider, até o DFHT e o HIT. Porém, como gosto da linha clássica e me dou bem com ela, fiquei no Weider mesmo. Pra mim, o Weider não é volumoso, mas sim, alguns intrutores é que o deixam volumoso. Quando sinto que estou estabilizando, mudo o exercício, a carga, a intensidade.

Postado

Pô sem palavras, obrigado pela opinião de vcs, às vezes ficamos tão imersos no treino que perdemos o foco correto, vou levar em consideração todos os toques e tentar uma melhor maneira de treinar...Obrigado ao crassolini, ao kubrick e ao wazzup_nigga.

Postado
NO NOTION,

Antes de mudar seu treino radicalmente, digo 'radicalmente', por que mudar de abc2x pra abc1x é diminuir 50% do volume de trabalho semanal, observe seus progressos. O princípio é simples: se algo está dando certo, progressos virão. Se você está a mais de 3 semanas sem ganhar peso corporal e sem aumentar as cargas nos exercícios, algo está errado, você PODE estar em overtraining.

Abraço e parabens por alcançar esse nível.

ps.: poderia dizer sua altura? sabe qual o bf? tem medida da cintura?

só por curiosidade

Isso mesmo!

Antes eu fazia uma rotina AB2x na semana... parece um absurdo né?

Eu conseguia levantar altas cargas e ter ganhos significativos, porém, do nada, eu parei de ganhar peso (estagnando nos 78kg) e mal conseguia aumentar 1kg na maioria dos exercícios. Resolvi então mudar para a rotina ABC1x na semana e meus resultados voltaram a aparecer. Agora estou com 83kg e ainda ganhando.

Leve em conta a consideração do Rafael: não se mexe em time que está ganhando.

[ ]'s

Postado
NO NOTION,

Antes de mudar seu treino radicalmente, digo 'radicalmente', por que mudar de abc2x pra abc1x é diminuir 50% do volume de trabalho semanal, observe seus progressos. O princípio é simples: se algo está dando certo, progressos virão. Se você está a mais de 3 semanas sem ganhar peso corporal e sem aumentar as cargas nos exercícios, algo está errado, você PODE estar em overtraining.

Abraço e parabens por alcançar esse nível.

ps.: poderia dizer sua altura? sabe qual o bf? tem medida da cintura?

só por curiosidade

Obrigado pelo toque amigo, nem me liguei em algi tão simples...olha minha cintura está em 88,0 cm e minha altura é 1,80...o BF mnão sei, mas acredito que esteja alto, pelo momento de treino em que me encontro...mais uma vez obrigado pelos toques...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...