LuanaLSS Postado 10 de julho de 2010 Postado 10 de julho de 2010 Sei que não é muito a área do pessoal aqui, mas to com uma dúvida na execução do 4 apoios com a perna fletida. Meu treinador havia me passado o exercício como um coice, subindo a perna tal que se formasse um angulo maior de 90 graus entre a perna e a coxa, para poder trabalhar o glúteo mínimo. Mas hj outro professor me viu fazendo o exercício e me disse que eu estava acabando com a minha coluna e que só se deve subir até 90 graus. Eu parei na hora, claro, pq eu sei que o exercicio em base instável com mto peso é perigoso (pego 22 quilos em cada perna). Po outro lado, lembro que há um tempo atrás eu não descia no agachamento até o clcanhar por sempre ouvir que fazia mal pro joelho, até que me informei de que bastava fazer o exercicio corretamente. Então, minha dúvida é sobre a execução do 4 apoios. Se alguém poder me dar um help, agradeço.
clark18 Postado 11 de julho de 2010 Postado 11 de julho de 2010 quanto a execuçao ta certa claro . Sobre a culuna tbm, porem nada que te impeça de fazer tal exercicio , se for assim entao nao fariamos agachamento pesado ou terra pesado . Ele falou issu pq todo instrutor é assim mesmo . mais se vc faz com essa carga seguinigica que vc esta adaptada pra issu ! certo ? Sobre a execuçao está certa. Lembre-se de dar um trabalho na lombar tbm nao necessariamente no mesmo dia claro.
Máximo Poder1338434574 Postado 11 de julho de 2010 Postado 11 de julho de 2010 Se a execução do exercicio for correta e com um peso controlavel eu acho que nao vai haver perigo para a coluna, por que o que pode ser perigoso não é a amplitude e sim a execução errada e o excesso de peso. Abraço.
brauliobritodasilva Postado 11 de julho de 2010 Postado 11 de julho de 2010 SE A SUA FORMA DE TREINO ESTIVESSE ERRADA SUA LOMBAR , JA TERIA A CUSADO, OQUE IMPORTA E OS RESULTADOS. TODO ISNTRUTOR TEM UMA VISÃO DIFERENCIADA SOBRE TREINAMENTOS.
Lipstick Postado 11 de julho de 2010 Postado 11 de julho de 2010 Acho q não dá pra comparar a execução do agachamento com gluteo 4 apoios. O agachamento profundo fazendo da maneira certa não prejudica a postura, mas o gluteo 4 apoios subindo mais q 90, acho dificil manter a coluna reta, veja muitas meninas fazendo com a coluna toda torta. Outra coisa Luana, nesse exercício o mais importante é a contração do gluteo e não a carga, mesmo pq não dá pra colocar muita.
LuanaLSS Postado 12 de julho de 2010 Autor Postado 12 de julho de 2010 Valeu pelas respostas pessoal! Pois é, minha lombar nunca acusou nada não, graças a deus, mas sei lá, né, não dá pra brincar com a coluna.. vou ficar mais atenta, vou tentar diminuir a amplitude e focar mais na contração como a lipstick falou. qq coisa eu posto de novo. valeu!
xRamiro-mg Postado 17 de setembro de 2010 Postado 17 de setembro de 2010 (desculpem ressucitar o topico, mas...) Lembro de uma aula de cinesiologia que tive. Meu professor, excelente fisioterapeuta por sinal, ao explicar o conceito de insuficiência ativa do músculo, citou esse exercício em particular: Pontes cruzadas / ligações transversais: Alongado: diminui o nº de pontes cruzadas Repouso: nº de pontes cruzadas normal Contraído: nº de pontos cruzadas ótimo Encurtado: excesso de pontes cruzadas . A força ativa do músculo é gerada pelo deslizamento da actina pela miosina diminuindo o comprimento do sarcômero. . A força gerada depende da quantidade de uniões das ligações transversais simultâneas. . Quanto maior a quantidade de uniões de ligações transversais, maior a quantidade de força ativa gerada dentro do sarcômero. . Uma mudança no comprimento da fibra –pela contração ativa ou alongamento passivo –altera a quantidade de sobreposição entre as ligações cruzadas e os filamentos de actina, consequentemente alterando a força ativa do músculo. Aplicando esses conceitos: Se você passa de muito 90º nesse exercício em específico vc está passando da "contração" pra "encurtamento" do glúteo, que é o alvo do trabalho. Assim sendo, você está diminuindo a capacidade dele de realizar força e você estará levantando a carga realizando a força com o auxílo de outros músculos que não os que você deseja trabalhar, o que vai te prejudicar em 2 sentidos: 1- vc vai acabar "descansando" os gluteos durante a execução do exercício e vai "sub-trabalha-lo"; 2- no caso desse exercício, com sobrecarga, a sobrecarga vai exatamente pra lombar - que pode não suportar e te causar problemas sérios. detalhe: Se analizarmos o posicionamento das fibras do "glúteo mínimo" - a função primária dele seria antes de abdução da coxa... pra extensão da coxa (como ocorre no exercício que vc citou) seria o gluteo máximo.
LuanaLSS Postado 18 de setembro de 2010 Autor Postado 18 de setembro de 2010 Opa, valeu pela contribuição técnica to fazendo o exercício com a amplitude menor mesmo! valeu!
Post Destacado
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.