Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

4 apoios

LuanaLSS

Post Destacado

Postado

Sei que não é muito a área do pessoal aqui, mas to com uma dúvida na execução do 4 apoios com a perna fletida. Meu treinador havia me passado o exercício como um coice, subindo a perna tal que se formasse um angulo maior de 90 graus entre a perna e a coxa, para poder trabalhar o glúteo mínimo. Mas hj outro professor me viu fazendo o exercício e me disse que eu estava acabando com a minha coluna e que só se deve subir até 90 graus. Eu parei na hora, claro, pq eu sei que o exercicio em base instável com mto peso é perigoso (pego 22 quilos em cada perna). Po outro lado, lembro que há um tempo atrás eu não descia no agachamento até o clcanhar por sempre ouvir que fazia mal pro joelho, até que me informei de que bastava fazer o exercicio corretamente. Então, minha dúvida é sobre a execução do 4 apoios. Se alguém poder me dar um help, agradeço.

• Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta
Postado

quanto a execuçao ta certa claro . Sobre a culuna tbm, porem nada que te impeça de fazer tal exercicio , se for assim entao nao fariamos agachamento pesado ou terra pesado . Ele falou issu pq todo instrutor é assim mesmo . mais se vc faz com essa carga seguinigica que vc esta adaptada pra issu ! certo ? Sobre a execuçao está certa. Lembre-se de dar um trabalho na lombar tbm nao necessariamente no mesmo dia claro.

Postado

Acho q não dá pra comparar a execução do agachamento com gluteo 4 apoios. O agachamento profundo fazendo da maneira certa não prejudica a postura, mas o gluteo 4 apoios subindo mais q 90, acho dificil manter a coluna reta, veja muitas meninas fazendo com a coluna toda torta.

Outra coisa Luana, nesse exercício o mais importante é a contração do gluteo e não a carga, mesmo pq não dá pra colocar muita.

Postado

Valeu pelas respostas pessoal! Pois é, minha lombar nunca acusou nada não, graças a deus, mas sei lá, né, não dá pra brincar com a coluna.. vou ficar mais atenta, vou tentar diminuir a amplitude e focar mais na contração como a lipstick falou. qq coisa eu posto de novo. valeu! :D

• 2 meses depois...
Postado

(desculpem ressucitar o topico, mas...)

Lembro de uma aula de cinesiologia que tive. Meu professor, excelente fisioterapeuta por sinal, ao explicar o conceito de insuficiência ativa do músculo, citou esse exercício em particular:

Pontes cruzadas / ligações transversais:

Alongado: diminui o nº de pontes cruzadas

Repouso: nº de pontes cruzadas normal

Contraído: nº de pontos cruzadas ótimo

Encurtado: excesso de pontes cruzadas

. A força ativa do músculo é gerada pelo deslizamento da actina pela miosina diminuindo o comprimento do sarcômero.

. A força gerada depende da quantidade de uniões das ligações transversais simultâneas.

. Quanto maior a quantidade de uniões de ligações transversais, maior a quantidade de força ativa gerada dentro do sarcômero.

. Uma mudança no comprimento da fibra –pela contração ativa ou alongamento passivo –altera a quantidade de sobreposição entre as ligações cruzadas e os filamentos de actina, consequentemente alterando a força ativa do músculo.

Aplicando esses conceitos:

Se você passa de muito 90º nesse exercício em específico vc está passando da "contração" pra "encurtamento" do glúteo, que é o alvo do trabalho. Assim sendo, você está diminuindo a capacidade dele de realizar força e você estará levantando a carga realizando a força com o auxílo de outros músculos que não os que você deseja trabalhar, o que vai te prejudicar em 2 sentidos: 1- vc vai acabar "descansando" os gluteos durante a execução do exercício e vai "sub-trabalha-lo"; 2- no caso desse exercício, com sobrecarga, a sobrecarga vai exatamente pra lombar - que pode não suportar e te causar problemas sérios.

detalhe: Se analizarmos o posicionamento das fibras do "glúteo mínimo" - a função primária dele seria antes de abdução da coxa... pra extensão da coxa (como ocorre no exercício que vc citou) seria o gluteo máximo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar novo...