Os métodos intensificadores (técnicas avançadas de treinamento de musculação) poderiam ser muito mais utilizados pelos musculadores para mais hipertrofia muscular. Os métodos de musculação mais conhecidos são:
drop set;
pausa-descanso;
bi-set;
tri-set;
pico de contração;
ponto zero;
SST;
FST-7.
Para que servem esses métodos e quando aplicá-los?
O métodos servem para aumentar a intensidade ou o volume de treinamento (o que gera mais hipertrofia) sem depender do aumento de carga (preservando as articulações e facilitando a periodização dos estímulos dos treinos por indivíduos que já se encontram no limite genético de força, isto é, que não conseguem mais aumentar a carga ou peso).
Os métodos de musculação são relevantes para indivíduos que já contam com pelo menos 6 (seis) meses a 1 (um) ano de treino, isto é, para aqueles que já dominam a técnica perfeita de execução correta dos movimentos dos exercícios de musculação, com consciência muscular, cadência lenta e força próxima do limite natural.
Em conclusão, os métodos valem muito a pena para indivíduos avançados na musculação, sendo excelentes para a manutenção dos ganhos de hipertrofia muscular, sem a necessidade de se abusar das cargas. Indivíduos iniciantes devem se preocupar mais com o aprendizado da técnica de execução correta dos exercícios de musculação, não havendo necessidade de adoção das técnicas avançadas de treino.